04/05/2016

Como enviar produtos vendidos no seu e-commerce utilizando os Correios

Como enviar produtos correios

Enviar cartas e produtos pelos Correios geralmente é uma tarefa simples, porém, neste artigo vamos te dar algumas dicas de como enviar da forma mais eficiente as encomendas da sua loja virtual.

Como embalar corretamente dos produtos

Neste vídeo te mostramos como embalar os produtos da melhor forma e colar a etiqueta de envio para a postagem nos Correios.

Quais tipos de embalagem os Correios aceitam?

Para enviar os produtos vendidos em sua loja você poderá utilizar diversos tipos de embalagem – desde que acomodem bem a mercadoria. Os Correios aceitam pacotes feitos de papel ou papelão, além de embalagens de plástico, isopor, madeira ou metal, considerando que devem estar embrulhadas com papel liso e resistente.

Caso possua um grande número de vendas, procure lojas de embalagens que vendam as caixas no material que mais faça sentido para o seu negócio e compre-as no atacado, economizando assim algum dinheiro.

Já se a sua loja online vende objetos bem pequenos e leves, como películas para unhas, por exemplo, uma alternativa é enviar os pedidos em envelopes de carta. Nesse caso será mais econômico para o seu negócio (já que é mais barato) e também terá um peso menor durante a pesagem para o cálculo de frete na agência dos Correios.

Qual o melhor horário para postagem?

Geralmente, as encomendas postadas até as 15 horas são direcionadas para o centro de distribuição no mesmo dia. Isso significa que se você realizar uma postagem após esse período o produto ficará na agência onde foi postado até as 15 horas do dia seguinte, seguindo então para a entrega.

Por isso, é aconselhável se atentar a esse detalhe caso seu cliente tenha pressa em receber o produto via SEDEX, e-SEDEX* ou PAC. Você também poderá colocar informações sobre os horários de postagem das encomendas na página de “Políticas de Compra” da loja virtual para que seus clientes estejam cientes na hora de comprar.

Caso não tenha como se dirigir até a agência dos Correios, você poderá contratar o serviço de disque coleta para que não haja atrasos na entrega das mercadorias.

Como fazer logística reversa pelos Correios

Se o produto enviado até a casa do seu cliente não serviu, pela Lei do E-commerce você deverá oferecer a troca gratuita da mercadoria. Neste caso, a forma mais simples de fazer isso é através do serviço de logística reversa dos Correios.

Para que seu cliente possa devolver o produto, você deverá entrar no site dos Correios e solicitar um “Código de Autorização de Postagem”, que será gerado como e-ticket. Depois, é só enviar esse código ao seu cliente por e-mail e ele poderá postar a encomenda, que será enviada ao endereço autorizado por você sem pagar nada.

Essa ferramenta está disponível em quatro modalidades: domiciliar (coleta na casa do cliente), simultânea domiciliar (coleta e entrega), em agência (cliente deve levar o produto até a agência dos Correios) e simultânea em agência (coleta e retirada devem ser feitas na agência). Além disso, você poderá escolher entre SEDEX, e-SEDEX ou PAC, sendo que para cada um desses tipos de entrega há um preço diferente.

Entendido?

Os Correios possuem diversos serviços e conhecê-los bem é fundamental para que você possa ter uma boa experiência no envio das mercadorias vendidas através do seu e-commerce.

Se você ainda está procurando uma plataforma para montar sua loja virtual, que tal começar hoje mesmo e testar a Nuvem Shop por 15 dias grátis?

* [ATUALIZAÇÃO] Desde 1º de janeiro de 2017 os Correios não oferecem mais a opção do e-Sedex. Para mais informações acesse aqui.

Data da última atualização: 29/08/2018


O que você achou desse conteúdo?


Renata Estevo

Renata é formada em relações internacionais e trabalha como consultora de e-commerce na Nuvem Shop. Adora colecionar cartões postais, não perde um jogo do seu time do coração, o Chelsea FC, e também não passa um dia sem usar o Pinterest.


    como-enviar-produtos-vendidos-no-seu-e-commerce-utilizando-os-correios