Vale a pena trabalhar com consultoria de marketing digital?

Por: Luiz Piovesana

Na imagem, vemos um grupo de pessoas em uma empresa conversando

Se você trabalha com publicidade online, certamente já ouviu falar em consultoria de marketing digital. Isso porque essa tem sido uma das áreas mais rentáveis para agências e freelancers investirem em especialização. Por exemplo, oferecendo a consultoria como um dos serviços da sua empresa, você pode se tornar referência no mercado, obtendo uma grande cartela de clientes. Como resultado, o seu faturamento mensal vai aumentar.

Então, se você quer começar a trabalhar nessa área, mas ainda tem muitas dúvidas sobre o assunto, fique tranquilo porque o artigo de hoje vai te ajudar! Pegue o bloquinho de notas e vem com a gente aprender sobre consultoria de marketing digital. 📝

O que é consultoria de marketing digital?

Consultoria de marketing digital é um tipo de orientação para empresas que querem se posicionar melhor no mercado digital. Nesse contexto, agências e profissionais que oferecem esse serviço buscam realizar avaliações personalizadas por meio de um longo processo, que culmina no desenvolvimento de soluções para a organização.

De modo geral, todos os negócios precisam ter uma metodologia que garanta que seus esforços e investimentos estejam valendo a pena. Sendo assim, a consultoria de marketing digital trabalha com um aconselhamento especializado e qualificado que ajuda as empresas a tomarem boas decisões.

Como funciona a consultoria em marketing digital?

A consultoria em marketing digital funciona em etapas. A partir do momento em que o cliente é abordado ou entra em contato com o profissional, é realizada uma avaliação que vai pautar toda a estratégia do negócio. Nesse momento, serão entendidos todos os processos passados, presentes e futuros da empresa, com a finalidade de aumentar a rentabilidade do negócio.

Basicamente, o passo a passo de uma consultoria de marketing digital envolve os seguintes pontos:

  1. Determinar os objetivos principais do negócio;
  2. Desenvolver/otimizar a marca da empresa;
  3. Definir metas de desempenho e análise de dados;
  4. Identificar meios de comunicação, possíveis clientes e influenciadores digitais;
  5. Construir influência da marca;
  6. Ajudar na criação de uma comunidade;
  7. Criar métricas para acompanhamento de resultados.

Além disso, é fundamental realizar uma análise da base atual de clientes, como também da concorrência e do segmento de mercado. Assim, você consegue criar uma boa estratégia para o seu cliente.

💡 Saiba mais: Como fazer uma análise de concorrência?

Quais são as vantagens de trabalhar com consultoria de marketing digital?

Agora que você já sabe o que é consultoria de marketing digital e como funciona, pode estar se perguntando quais são as vantagens de trabalhar com isso. Então, nos próximos tópicos confira alguns dos benefícios de se especializar na área e alavancar os resultados do seu negócio. 🚀

Sua empresa se torna reconhecida no mercado

Ao oferecer um serviço de consultoria especializada para pessoas físicas ou jurídicas que queiram melhorar seu posicionamento digital, sua organização — ou você mesmo — pode se tornar mais reconhecida no mercado.

Desse modo, isso tende a atrair mais clientes para o seu negócio, criando um valor de marca que não existia antes na sua empresa.

Possibilidade de se tornar parceiro comercial de grandes empresas

Um dos grandes benefícios e diferenciais de se trabalhar com consultoria de marketing digital diz respeito ao networking que você pode construir. Com um serviço focado em ajudar empreendedores a melhorarem seu posicionamento digital, você consegue desenvolver parcerias com grandes empresas online.

Por exemplo, imagine que um cliente te procurou com a finalidade de melhorar o seu posicionamento orgânico. Você pode oferecer uma consultoria e ainda indicar um parceiro que trabalhe exclusivamente com isso. Assim, você recebe um bônus por cada indicação e ainda tem as vantagens de um trabalho mais especializado e simplificado.

A Nuvemshop, por exemplo, tem um programa de Especialistas em que consultores de marketing digital podem ganhar 20% de comissão sobre a mensalidade ao criar ou migrar lojas virtuais. Outro ponto positivo é que aqueles que indicam mais e-commerces têm seus serviços destacados na hora em que os lojistas pedem indicações de profissionais e serviços de marketing e design. Uma ótima forma de conseguir clientes e faturar, não é mesmo?

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Mais oportunidades para prospectar clientes

Uma vez que você está oferecendo um serviço especializado e repleto de benefícios para os clientes, há uma possibilidade maior de você aumentar a sua cartela de consumidores. Isso porque agora você conseguirá se posicionar como uma marca que trabalha com um serviço que um nicho específico está buscando. Como resultado, sua atuação de mercado é aumentada.

Aumento no faturamento da organização

Este tópico está diretamente relacionado aos anteriores, visto que quanto mais reconhecimento, parceiros e clientes você conseguir, maior será o seu faturamento mensal. Por isso, um bom posicionamento nas redes sociais mostrando quais são os serviços realizados, é melhor para o seu negócio. Assim, você conseguirá atrair os olhares de novos clientes e sempre terá um bom valor no caixa.

Como encontrar clientes que queiram uma consultoria de marketing digital?

Para que você consiga aumentar seu faturamento com o serviço de consultoria de marketing digital, é fundamental que os consumidores saibam que você trabalha com isso. Então, em primeiro lugar, invista em uma estratégia de SEO, posicionando seu negócio como um dos principais que oferecem esse tipo de serviço.

Além disso, é importante entender a intenção de busca do usuário na internet. Para isso, faça uma análise de mercado e descubra o que o seu público-alvo pesquisa para encontrar esse tipo de resultado. Por fim, invista no seu valor de marca e mostre para os consumidores que você realiza um bom trabalho por meio da prova social.

Resumo

Esperamos que o artigo de hoje tenha respondido todas as suas dúvidas sobre consultoria de marketing digital. Agora, antes de ir, confira um breve resumo sobre os principais pontos abordados no texto:

O que é consultoria de marketing digital?

Consultoria de marketing digital é um tipo de orientação para empresas que querem se posicionar melhor no mercado digital.

Quais são as etapas de uma consultoria de marketing digital?

  1. Determinar os objetivos principais do negócio;
  2. Desenvolver/otimizar a marca da empresa;
  3. Definir metas de desempenho e análise de dados;
  4. Identificar meios de comunicação, possíveis clientes e influenciadores digitais;
  5. Construir influência da marca;
  6. Ajudar na criação de uma comunidade;
  7. Criar métricas para acompanhamento de resultados.

Quais são as vantagens de trabalhar com consultoria de marketing digital?

  • Sua empresa se torna mais reconhecida no mercado
  • Possibilidade de se tornar um parceiro comercial de grandes empresas
  • Mais oportunidades para prospectar clientes
  • Aumento no faturamento do negócio

Como encontrar clientes que queiram uma consultoria de marketing digital?

Faça com que os clientes saibam que você trabalha com isso. Então, desenvolva uma pesquisa de mercado com o seu público-alvo, invista em estratégias de SEO e determine mais valor para a sua marca.

E, se você trabalha ou quer começar a atuar na área de consultoria de marketing digital, que tal trabalhar com a Nuvemshop? Torne-se referência em e-commerce cadastrando-se no nosso programa. Seja Especialista e conte com o benefício de se conectar com o maior ecossistema de lojas virtuais da região! 💙

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