O que é consultoria de marketing digital e como contratar ou fazer?

Na imagem, vemos um grupo de pessoas em uma empresa conversando, representando o que é consultoria de marketing digital.

Uma consultoria de marketing digital é um serviço oferecido por agências e empresas que inclui o diagnóstico, análise e planejamento de estratégias de divulgação online de um negócio. O objetivo é impulsionar os resultados da empresa na internet, aumentando as vendas e potencializando a marca.


Se você trabalha com publicidade online, certamente já ouviu falar em consultoria de marketing digital. Isso porque essa tem sido uma das áreas mais rentáveis para agências e freelancers investirem em especialização.

Por exemplo, oferecendo a consultoria como um dos serviços da sua empresa, você pode se tornar referência no mercado, obtendo uma grande cartela de clientes. Como resultado, o seu faturamento mensal vai aumentar.

Então, se você quer começar a trabalhar nessa área, mas ainda tem dúvidas sobre o assunto, fique tranquilo porque o artigo de hoje vai te ajudar! Pegue o bloquinho de notas e vem com a gente aprender sobre consultoria de marketing digital para empresas. 📝

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O que é consultoria de marketing digital para empresas?

Consultoria de marketing digital é um tipo de orientação para empresas que querem se posicionar melhor no mercado online.

Nesse contexto, agências e profissionais que oferecem esse serviço buscam realizar avaliações personalizadas por meio de um longo processo, que culmina no desenvolvimento de soluções para a organização.

De modo geral, todos os negócios precisam ter uma metodologia que garanta que os seus esforços e investimentos estejam valendo a pena. Sendo assim, a consultoria de marketing digital trabalha com um aconselhamento especializado e qualificado que ajuda empresas a tomarem boas decisões.

Como funciona a consultoria em marketing digital?

A consultoria em marketing digital funciona em sete etapas. A partir do momento em que o cliente é abordado ou entra em contato com o profissional, é realizada uma avaliação que vai pautar toda a estratégia do negócio.

Nesse momento, serão entendidos todos os processos passados, presentes e futuros da empresa, com a finalidade de aumentar a rentabilidade do negócio.

Basicamente, o passo a passo de uma consultoria de marketing digital para empresas envolve os seguintes pontos:

  1. Determinar os objetivos principais do negócio;
  2. Desenvolver/otimizar a marca da empresa;
  3. Definir metas de desempenho e análise de dados;
  4. Identificar meios de comunicação, possíveis clientes e influenciadores digitais;
  5. Construir influência da marca;
  6. Ajudar na criação de uma comunidade;
  7. Criar métricas para acompanhamento de resultados.

Além disso, é fundamental realizar uma análise da base atual de clientes, como também da concorrência e do segmento de mercado. Assim, você consegue criar uma boa estratégia para o seu cliente.

💡 Saiba mais: Como fazer uma análise de concorrência?

Quais são as vantagens da consultoria de marketing digital?

Agora que você já sabe o que é consultoria de marketing digital e como funciona, pode estar se perguntando quais são as vantagens de trabalhar com isso. Então, nos próximos tópicos, confira alguns dos benefícios de se especializar na área e alavancar os resultados do seu negócio. Veja a seguir:

Sua empresa se torna reconhecida no mercado

Ao oferecer um serviço de consultoria especializada para pessoas físicas ou jurídicas que queiram melhorar seu posicionamento digital, sua organização — ou você mesmo — pode se tornar mais reconhecida no mercado.

Desse modo, isso tende a atrair mais clientes para o seu negócio, criando um valor de marca que não existia antes na sua empresa.

Possibilidade de se tornar parceiro comercial de grandes empresas

Um dos grandes benefícios e diferenciais de se trabalhar com consultoria de marketing digital diz respeito ao networking que você pode construir. Com um serviço focado em ajudar empreendedores a melhorarem seu posicionamento digital, você consegue desenvolver parcerias com grandes empresas online.

Por exemplo, imagine que um cliente te procurou com a finalidade de melhorar o seu posicionamento orgânico.

Você pode oferecer uma consultoria e ainda indicar um parceiro que trabalhe exclusivamente com isso. Assim, você recebe um bônus por cada indicação e ainda tem as vantagens de um trabalho mais especializado e simplificado.

A Nuvemshop, por exemplo, tem um programa de Especialistas em que consultores de marketing digital podem ganhar 20% de comissão sobre a mensalidade ao criar ou migrar lojas virtuais.

Outro ponto positivo é que aqueles que indicam mais e-commerces têm seus serviços destacados na hora em que os lojistas pedem indicações de profissionais e serviços de marketing e design. Uma ótima forma de conseguir clientes e faturar, não é mesmo?

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Mais oportunidades para prospectar clientes

Uma vez que você está oferecendo um serviço especializado e repleto de benefícios para os clientes, há uma possibilidade maior de você aumentar a sua cartela de consumidores.

Isso porque agora você conseguirá se posicionar como uma marca que trabalha com um serviço que um nicho específico está buscando. Como resultado, sua atuação de mercado é aumentada.

Aumento no faturamento da organização

Este tópico está diretamente relacionado aos anteriores, visto que quanto mais reconhecimento, parceiros e clientes você conseguir, maior será o seu faturamento mensal.

Por isso, um bom posicionamento nas redes sociais, mostrando quais são os serviços realizados, é melhor para o seu negócio. Assim, você conseguirá atrair os olhares de novos clientes e sempre terá um bom valor no caixa.

Como fazer consultoria de marketing digital?

Para que você consiga aumentar seu faturamento com o serviço de consultoria de marketing digital para empresas, é fundamental que os consumidores saibam que você trabalha com isso. Então, em primeiro lugar, invista em uma estratégia de SEO, posicionando seu negócio como um dos principais que oferecem esse tipo de serviço.

Além disso, é importante entender a intenção de busca do usuário na internet. Para isso, faça uma análise de mercado e descubra o que o seu público-alvo pesquisa para encontrar esse tipo de resultado.

Por fim, invista no seu valor de marca e mostre para os consumidores que você realiza um bom trabalho por meio da prova social.

Quais as melhores consultorias de marketing digital?

Existem diversos tipos de consultoras de marketing digital, com diferentes especialidades e oferecendo variados serviços. Para que você possa selecionar a que melhor se encaixa no seu perfil profissional ou modelo de negócio, fizemos uma lista com as melhores do mercado. Confira:

Ecommerce na Prática

A Consultoria do Ecommerce na Prática é um serviço personalizado para negócios online que vai além do marketing. Visando potencializar resultados para empresas de e-commerce, a Consultoria 360º do EnP conta com um profissional especializado que faz uma análise completa da empresa para identificar oportunidades de melhoria e, a partir dessa análise, propõe soluções personalizadas e faz todo o acompanhamento do e-commerce durante três meses.

Essa é uma consultoria focada em pessoas que já têm negócio estruturado e desejam expandir para o mercado digital ou têm encontrado dificuldade em escalar as vendas na internet.

Além disso, a Ecommerce na Prática também oferece a formação em Consultor de E-commerce, que faz parte do seu programa de formação de consultores. O objetivo desse curso profissionalizante é treinar consultores competentes que sejam capazes de ajudar pequenos e médios negócios a alcançarem o sucesso.

Novas turmas são abertas a cada trimestre, então inscreva-se para não perder sua vaga!

AceleraVix

A AceleraVix é uma consultora de marketing digital bastante diversa, com profissionais de diversas especialidades.

Com foco em melhorar a presença digital de empresas, a AceleraVix oferece serviços de marketing nas redes sociais, criação e otimização de site ou blog e estudo e avaliação da persona de um negócio.

Hit Digital

A Hit Digital é uma consultora de marketing bastante consolidada no mercado, com centenas de empresas se beneficiando dos seus projetos. Entre seus focos de atuação, podemos destacar a gestão de redes sociais e a produção de conteúdo digital.

Sonna

A Sonna oferece diversos serviços, mas tem como especialidade a criação de identidades visuais marcantes. Logo, se você acha que seu negócio pode se beneficiar de uma presença visual que capture a atenção do seu público, essa pode ser a melhor opção.

💡 Saiba mais: O que é identidade visual e como definir a da sua marca?

Camelo Digital

A Camelo Digital tem foco em consultoria de marketing de tráfego pago, como o Google Ads e o Instagram Ads.

Essa é uma estratégia que costuma ser adotada para alcançar resultados rápidos e no curto prazo. Então, se é isso o que você procura, a Camelo Digital certamente poderá te ajudar.

Agência Ade

Com foco em criatividade, a Agência Ade é especializada na criação de roteiros para vídeos do YouTube e Instagram. Portanto, se você acha que seu negócio pode se beneficiar de iniciativas nessas redes, essa pode ser uma escolha certeira.

O que saber antes de contratar uma consultoria de marketing digital?

Se o seu objetivo é contratar uma consultoria de marketing digital, preste atenção aos seguintes fatores:

  • Reputação no mercado;
  • Portfólio de serviços prestados e empresas atendidas;
  • Experiência com consultoria de marketing digital para empresas do seu segmento;
  • Custo-benefício da solução e escopo da proposta, uma vez que nem sempre o menor preço vale a pena;
  • Alinhamento com os objetivos e princípios da sua empresa;
  • As próprias ações de marketing digital que a consultoria utiliza para promover seus serviços.
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Já sabe tudo sobre consultoria de marketing digital?

Esperamos que este artigo tenha respondido todas as suas dúvidas sobre o que é consultoria de marketing digital. Contar com profissionais especializados, sejam eles freelancers, consultores ou agências, é fundamental para quem quer expandir os negócios e atingir novos patamares.

Se você trabalha ou quer começar a atuar na área de consultoria de marketing digital, que tal trabalhar com a Nuvemshop? Torne-se referência em e-commerce cadastrando-se no nosso programa. Seja Especialista e conte com o benefício de se conectar com o maior ecossistema de lojas virtuais da região! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre consultoria de marketing

Consultoria de marketing digital é um tipo de orientação para empresas que desejam se posicionar melhor no mercado digital.

Antes, é preciso definir quais os objetivos do negócio. Então, é a hora de desenvolver ou otimizar a marca da empresa em questão, construindo influência e criando uma comunidade de clientes fiéis. Para isso, é essencial identificar qual o público-alvo e seus canais de comunicação preferidos. Por fim, para acompanhar os resultados das estratégias, defina metas e invista na análise de dados.

Uma consultoria pode custar desde R$ 150 reais, a depender do grau de experiência do profissional e o grau de complexidade de cada caso. Apesar disso, é importante considerar variáveis como o tempo de implantação das estratégias e o esforço investido na iniciativa. Para alcançar retornos mais significativos, é provável que seja necessário um investimento maior.

Ao buscar uma consultoria de marketing digital, sua empresa se torna mais reconhecida no mercado. Além disso, você aumenta as chances de conquistar novos clientes e de formar parcerias com grandes empresas. O resultado final é um aumento significativo no faturamento do seu negócio.

Faça com que os clientes saibam que você trabalha com isso. Então, desenvolva uma pesquisa de mercado com o seu público-alvo, invista em estratégias de SEO e agregue mais valor à sua marca trabalhando sua proposta e identidade visual.

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