O que é gift card e para que serve?

O que é gift card e para que serve?

Pontos principais do artigo:

  • Gift card, ou cartão-presente, é uma forma de compra feita por meio de créditos pré-pagos;
  • Geralmente, o vale-presente tem como objetivo presentear alguém e é uma boa opção, por ser fácil e prático de adquirir, ao mesmo tempo em que oferece liberdade de escolha para quem recebe o benefício;
  • As empresas que optam pelo gift card em suas lojas têm como benefícios a aquisição de novos clientes e aumento nas vendas.
  • Para aumentar ainda mais as vendas, você pode usar a estratégia de presentes virtuais e diversas outras. Confira o Curso de vendas online: as melhores técnicas de venda — é totalmente grátis! 😉

Presentear alguém pode ser uma dor de cabeça para muitas pessoas, que não têm tempo ou, até mesmo, inspiração suficientes para escolher com calma e precisão algo que se encaixe dentro das expectativas ou necessidades do presenteado. Nesse sentido, o gift card torna-se a opção ideal para suprir essa lacuna, pois oferece praticidade e liberdade para todos os envolvidos.

Para se ter uma ideia, esse tipo de produto é tão popular, que uma pesquisa da Global Gift Card Survey estimou que a indústria de cartões-presente deve movimentar mais de US$ 688 milhões até 2027 mundialmente.

Dessa forma, é importante entender como funciona o presente virtual e como ele pode ajudar uma empresa a lucrar mais no dia a dia. Vem com a gente para surpreender! 🎁

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O que é gift card?

Gift card, também conhecido como cartão-presente, é um crédito pré-pago transferível, adquirido em lojas que trabalham com a modalidade de compra online. Normalmente, é utilizado para presentear alguém de maneira prática e flexível, uma vez que a escolha dos itens é feita posteriormente, pela própria pessoa beneficiada.

Sendo assim, as lojas virtuais podem disponibilizar diferentes valores de gift card, oferecendo opções que atendam desde compradores que desejam dar um mimo, até presentes mais caros e elaborados.

exemplo de gift card da loja Calma SP

Exemplo de vale-presente da loja virtual Calma São Paulo, com valores que variam entre R$ 150 e R$ 650.

Ao mesmo tempo, tem sido comum que as próprias marcas façam campanhas para envio de gift cards aos clientes. É o caso do iFood, que usa a estratégia de fornecimento de cartão presente para aumentar a satisfação do cliente e estimular as compras na plataforma.

Como usar um gift card?

O gift card é uma sequência de números e letras (como uma chave de segurança ou PIN), que funciona, na prática, de forma parecida com o cupom de desconto. Ele pode ser obtido por meio de cartões físicos, enviados a um endereço designado, ou virtualmente.

Isto posto, a forma de usar o saldo dependerá do formato e tecnologia utilizados por cada estabelecimento comercial.

No caso das lojas online, a informação aparece na tela de conclusão de pagamento, ao mesmo tempo em que costuma ser enviada também para um e-mail cadastrado — que pode ser o da própria pessoa que adquiriu, ou de quem será presenteado.

Portanto, basta ao beneficiário acessar o site ou aplicativo onde a compra foi efetuada e seguir as instruções de uso. Normalmente, consiste em inserir o código no campo do cupom de desconto ou próprio para essa finalidade após selecionar os itens e concluir a compra.

Finalmente, o valor do gift card será abatido do total da compra automaticamente. Porém, lembramos que, quase sempre, o valor da compra deverá ser maior que o do vale presente, sem a possibilidade de uso parcial.

Outras regras, como prazos e valor máximo ou mínimo para utilização, ficam a critério dos lojistas e devem ser avaliadas e repassadas com atenção para evitar possíveis frustrações.

Quais as vantagens do gift card?

A principal vantagem do gift card para quem compra, recebe e para as empresas é a praticidade. Afinal, sua compra é rápida e descomplicada, bem como seu uso.

Contudo, o vale presente pode ser uma técnica de vendas poderosa para os lojistas de todos os portes e de diversos nichos de mercado. Alguns de seus benefícios incluem:

  • Flexibilidade de oferta;
  • Aquisição de novos clientes;
  • Antecipação de recebimentos;
  • Aumento nas vendas.

A seguir, entenda mais sobre cada um deles:

Flexibilidade de oferta

Por ter a possibilidade de ser oferecido em múltiplos valores e permitir que os clientes escolham entre todos os produtos do portfólio, o cartão presente atende a diversos perfis de clientes e torna a compra atrativa.

Aquisição de novos clientes

Ao ser distribuído como presente, o gift card alcança um público novo, que talvez não conheceria ou consumiria da marca sem esse incentivo. Dito isto, aumentam as chances de fidelizar novos clientes.

💡 Saiba mais: Como atrair e fidelizar clientes?

Antecipação de recebimentos

Com a venda de gift cards, a empresa recebe os valores antes mesmo de escoar os produtos. Com isso, a loja pode trabalhar com uma margem de fluxo de caixa — algo essencial para todo tipo de comércio — enquanto os créditos não são utilizados.

💡 Saiba mais: O que é a antecipação de recebíveis e como funciona? [+ guia para fazer]

Aumento nas vendas

Uma vez que o cartão presente estabelece um valor fixo para utilização, dificilmente a pessoa beneficiada escolherá itens que custem exatamente o mesmo que o vale.

Logo, isso favorece táticas como o cross selling e up selling, em que o comprador acaba se interessando por mais itens mais caros do que pretendia adquirir ou relacionados a ele, aumentando o ticket médio e, consequentemente, o faturamento.

💡 Saiba mais: 7 técnicas de persuasão para aumentar as vendas

Como vender gift cards na minha loja?

Se você se interessou em vender gift cards, nós podemos te ajudar. Primeiramente, é necessário ter um site preparado para oferecer essa facilidade, certo?

Sabemos que existem diversas opções no mercado, mas, se você gostou exatamente da proposta simples e prática do vale-presente, vai amar a Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina.

Após criar sua loja virtual, será preciso apenas:

  1. Acessar a Loja de Aplicativos Nuvem;
  2. Procurar e selecionar o aplicativo que deseja integrar com a sua loja (como o Gifty, por exemplo);
  3. Clicar em “Instalar Aplicativo”;
  4. Esperar painel administrativo Nuvemshop ser aberto;
  5. Clicar em “Aceitar e começar a usar”;
  6. Ser direcionado para concluir o cadastro no site do aplicativo escolhido.

E prontinho! Você já pode aproveitar todos os benefícios que o gift card pode trazer para o seu negócio. 💰

Inclusive, quem tem uma loja virtual na Nuvemshop pode oferecer a opção de embrulhar o pedido para presente com uma taxa adicional no carrinho por meio do aplicativo Gift Wrap, que é totalmente gratuito.

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E aí, que tal aproveitar a facilidade do gift card?

Oferecer diversidade de opções de produtos, serviços e pagamentos é uma das formas de atrair mais clientes para uma loja e potencializar os lucros.

O gift card é uma estratégia atrativa e vantajosa para todos os envolvidos em uma compra, e pode ser o incentivo que faltava para você começar um negócio e aproveitar ao máximo as oportunidades que o empreendedorismo tem para dar.

Crie uma loja virtual grátis na Nuvemshop e confira como é simples criar não só gift cards, mas outras inúmeras estratégias de marketing para alavancar suas vendas! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre gift card

Gift card é um crédito pré-pago que pode ser transferido para outra pessoa, em forma de presente. Dessa forma, o cliente compra um saldo preestabelecido, que fica disponível para um terceiro consumir da forma que achar mais conveniente.

O gift card é uma maneira prática de presentear alguém, pois encurta o processo de compra ao exigir somente a escolha do estabelecimento e o valor que será disponibilizado. A partir disso, é o presenteado quem definirá que produtos deseja adquirir com o saldo recebido.

É possível comprar um gift card em lojas físicas e virtuais, bem como em plataformas de serviços. Alguns exemplos que trabalham com essa oferta são: Renner, Submarino, Nintendo, Netflix, iFood, Google Play Store ou qualquer outro estabelecimento que ofereça vales-compra de valores fixo.

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