Como vender roupas pelo Instagram segundo especialistas

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Mulher manuseando roupas em uma arara, como se fosse a dona de uma loja querendo aprender como vender roupas no Instagram
Pontos principais do artigo:
  • Vender roupas pelo Instagram é uma forma promissora de começar nas vendas online e faturar alto no segmento de moda;
  • Para começar, crie uma conta profissional, elabore um calendário de postagens, utilize imagens de qualidade e use o Instagram Shopping para expor seu catálogo;
  • Se você ainda não vende roupas pelas redes sociais, crie uma loja virtual grátis na Nuvemshop e conecte seu e-commerce ao Instagram para marcar quantos produtos quiser.

Com o tempo, o Instagram foi deixando de ser uma simples rede social para tornar-se o ponto de partida de vários novos empreendedores. Para o mundo da moda, o apelo visual do canal fez com que as principais marcas de roupas investissem em iniciativas voltadas para a rede. Dito isso, se você está aqui, deve estar em busca de aprender como vender roupas pelo Instagram, certo?

Se sim, você fez uma ótima escolha. Afinal, segundo levantamento feito pela Meta e publicado no Digital Report 2025, o Instagram tinha 141 milhões de usuários ativos no Brasil no início de 2025.

Além disso, 90% dos usuários do Instagram seguem pelo menos uma conta de empresa e 70% costumam ver anúncios enquanto assistem a vídeos na plataforma. Logo, esse é um excelente canal para expor suas roupas e projetar a sua marca.

Então, vamos direto ao assunto? Neste artigo, vamos compartilhar as melhores dicas para vender roupas no Instagram, incluindo estratégias de marketing digital e as principais ferramentas de vendas da plataforma. Vamos lá?

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1. Crie um Instagram comercial

Antes de começar, é preciso configurar sua conta no Instagram comercial. Isso porque, ao usar a plataforma no modo voltado para empresas, você vai contar com um conjunto de ferramentas que te vão ajudar nas iniciativas nessa rede.

O Instagram Business conta com recursos que não estão disponíveis nos perfis normais, como o Instagram Insights para análise de dados de alcance e engajamento, além de relatórios com perfis detalhados dos seus seguidores.

O Instagram Ads para anunciar posts e direcionar para o público-alvo com mais assertividade e também o Instagram Shipping usado para divulgar seus produtos e redirecionar os usuários da rede social para seu site de vendas.

Então, se você ainda não tem uma conta comercial no Instagram, siga o passo a passo:

  1. Com o app instalado, cadastre-se informando usuário, e-mail, telefone e senha;
  2. Depois de logar, acesse “Configurações”;
  3. Clique em “Conta”;
  4. Selecione a opção Mudar para conta profissional;
  5. Escolha uma categoria para seu negócio;
  6. Na próxima tela, selecione “Empresa”;
  7. Por fim, preencha as informações de contato solicitadas e clique em avançar.

Pronto! Agora você já pode começar a vender roupas pelo Instagram.

💡Saiba mais: Como vender pelo Instagram

Antes de continuar, assista ao vídeo sobre como vender roupas pelo Instagram:

2. Conheça sua concorrência

O processo para traçar estratégias eficazes nas redes envolve muito estudo e pesquisa. Antes de saber em quais iniciativas investir, é preciso conhecer alguns elementos centrais, como a sua concorrência e público-alvo.

Portanto, antes de traçar um plano para o seu Instagram, observe o que as principais marcas do setor têm feito. Para isso, tente responder a algumas dessas perguntas:

  • Quais tipos de conteúdo produzem: ensaios fotográficos, Stories, Reels?
  • Com que frequência postam?
  • Oferecem promoções e ofertas pela plataforma? Se sim, de que forma?
  • A linguagem escolhida é mais formal ou informal?
  • Entre outras.

3. Crie um cronograma de publicações

Outro fator importante quando falamos de engajamento no Instagram é a consistência de publicações. Isto é, para que o seu público continue engajado, é importante manter uma certa frequência no lançamento de novos conteúdos.

Com um cronograma e planejamento prévio, sua produção será mais focada e eficaz, levando em consideração feriados e datas comemorativas, por exemplo.

Além disso, é superimportante que o cronograma de publicações seja bem estruturado e alinhado aos objetivos do seu negócio.

Como alerta João Pedro Motta, especialista em economia dos criadores e growth hacking:

"O maior erro das marcas hoje é usar o Instagram de forma aleatória, sem um objetivo claro. Se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve"

João Pedro Motta
João Pedro Motta
Especialista em growth hacking

Se quiser ajuda para montar seu cronograma de postagens, temos um material gratuito sobre o assunto:

📘 Confira o e-book: Cronograma de postagens no Instagram

Sem ideias de publicações? Nao deixe seu publico na mão, aproveite para usar o gerador de posts para Instagram gratuito para criar conteúdos personalizados para a rede social da sua marca:

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4. Inclua descrições detalhadas

Um dos principais desafios do e-commerce é o fato de não ser possível manusear os itens antes de finalizar a compra. Por conta disso, ao divulgar seus produtos, é importante incluir descrições completas, com todas as informações técnicas e valores.

No caso das roupas, é importante deixar claro os tamanhos e variações de cores disponíveis. Pense bem: imagine que seu cliente se interessou por um item, mas o prefere em outra cor.

Se a informação de que você o tem em outra cor não estiver fácil, você pode perder a oportunidade de fechar a venda e oferecer ao seu consumidor o que ele deseja. E não queremos isso, certo?

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5. Tire boas fotos dos produtos

Nem precisamos dizer que o Instagram é uma rede social bastante visual, certo? Além disso, estamos falando de vender roupas, um tipo de produto com um forte apelo estético.

Por isso, é fundamental que você capriche nas imagens dos seus produtos. Tente prestar atenção a fatores como a iluminação, escolhendo sempre ângulos que destaquem as cores e detalhes mais atrativos de cada peça.

Se possível, invista em fotos profissionais e ensaios fotográficos. Essa é, sem dúvidas, uma iniciativa capaz de gerar muito engajamento nesse setor, além de dar um tom mais profissional para a sua marca.

Entretanto, se você não tem uma câmera profissional, não se preocupe! Essa é a dica de ouro que a CEO da Calma São Paulo deu no podcast Segue a Linha:

Faz o que você pode com tudo que você tem. Não espera ter uma câmera boa. Se não tiver, faz com o celular mesmo. Às vezes, a gente está esperando uma coisa mágica acontecer, mas essa coisa mágica não existe. Só você pode fazer acontecer.

CEO Calma São Paulo

 

💡 Saiba mais: Como tirar fotos de roupas: dicas para vender mais na internet

Confira dicas de como tirar fotos de alta qualidade dos seus produtos, sem demandar grande investimento:

📘Confira o e-book: Guia completo de como tirar fotos de produtos para loja virtual

6. Crie legendas atrativas

Boas legendas desempenham um papel importante no marketing para lojas de roupas no Instagram, já que têm o poder de transformar uma simples imagem em uma narrativa envolvente. Ao complementar visualmente o produto com informações detalhadas sobre tamanhos, cores e estilo, as legendas ajudam os seguidores a tomar decisões de compra mais informadas.

Além disso, uma legenda criativa e bem redigida pode estabelecer uma conexão emocional com o público, transmitindo a personalidade da marca o que a torna mais memorável.

Ao contar histórias por trás das peças ou compartilhar curiosidades sobre o processo de design, as legendas não apenas incentivam a compra, mas também aumentam o engajamento e a fidelidade dos clientes.

Por fim, incluir chamadas para ação diretas nas legendas, como “Compre agora” ou “Confira nosso site”, pode impulsionar o tráfego para a loja online e gerar conversões.

💡Saiba mais: Como colocar o botão comprar agora no Instagram?

7. Capriche na construção do seu feed

Boas fotos são um excelente começo, mas também é importante pensar na aparência do seu feed como um todo. Afinal, se tratando de e-commerces de moda, uma estética consistente pode agregar muito valor a sua marca.

Para isso, conheça as diferentes formas de construir um feed atraente. Existem alguns modelos e fórmulas conhecidas, como:

  • Feed em xadrez;
  • Feed organizado por colunas;
  • Feed organizado por fileiras;
  • Feed minimalista;
  • Feed organizado por cor;
  • Entre outros.

Essa dica mostra que, além de criar conteúdo autêntico, é importante ter um feed harmônico, já que um perfil bem estruturado visualmente faz diferença para atrair e reter o público, como se fosse um canal exclusivo no meio de milhares.

💡Saiba mais: Como organizar o feed do Instagram?

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8. Integre sua conta a uma loja virtual com o Instagram Shopping

O Instagram Shopping é uma ferramenta criada com o objetivo de facilitar compras pela plataforma. Por meio dela, é possível incluir etiquetas em fotos e stories com informações como nomes e preços de itens.

Essa funcionalidade permite marcar produtos no Instagram com o famoso ícone de sacolinha. Além disso, ao usar esse recurso, uma nova aba listando seus produtos é criada no seu perfil. As mercadorias são mostradas como fotos, mas sempre vão incluir um link para o seu e-commerce.

Assim, o processo de compra e navegação pelo seu catálogo se torna mais fluido. Como consequência, você direciona o tráfego da rede para sua loja e aumenta suas taxas de conversão.

A Nuvemshop, por exemplo, oferece integração com o Instagram Shopping no seu plano grátis, permitindo que você sincronize seu catálogo na plataforma com sua conta na rede social. Além disso, se você quer facilitar a venda de looks completos no seu e-commerce (o famoso “compre o look”), é só utilizar o aplicativo Shop the Look.

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9. Faça parcerias com influenciadores

Uma tendência do marketing para o Instagram são as parcerias com influenciadores digitais. É da nossa natureza sentir maior confiança em uma compra quando o produto foi indicado por alguém em quem confiamos, não é mesmo?

O marketing de influência funciona de forma parecida. Nesse caso, indivíduos com grandes audiências na rede tornam-se verdadeiros lançadores de tendências, influenciando diretamente no comportamento de compra dos seus seguidores.

Para fazer parcerias que te trarão os melhores resultados, busque por influenciadores com destaque no seu nicho de mercado e que sejam seguidos pelo seu público-alvo.

Ou seja, caso você tenha um brechó online, por exemplo, pode ser interessante buscar influenciadores com um estilo mais voltado para roupas usadas e antigas. Assim, você garante que sua marca vai ser exposta diante de uma audiência com interesse nesse tipo de proposta.

💡Saiba mais:

Na Nuvemshop, por exemplo, você pode conectar sua loja virtual a aplicativos específicos para a contratação e gestão de influenciadores digitais, como o Ovni – Contrate Influenciadores e o Viral – Marketing de Influenciadores. Esses apps permitem que você procure pelos influencers ideais para a sua marca, crie cupons de desconto, gerencie suas campanhas e pague comissões de diversas formas. Crie sua loja virtual hoje mesmo:

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10. Considere os anúncios pagos

O Instagram Ads é a ferramenta oficial de anúncios da plataforma. Criando conteúdos de qualidade, você pode atrair tráfego orgânico para o seu perfil, mas isso não quer dizer que você não possa se beneficiar também do tráfego pago.

As duas estratégias podem ser complementares. Enquanto a criação de conteúdos relevantes funciona muito bem no longo prazo, o uso do Instagram Ads pode trazer resultados mais rápidos.

Com esse recurso, é possível configurar o tipo de público que você deseja atingir, o que facilita o processo de posicionar sua marca diante do seu público-alvo, influenciando diretamente na sua taxa de conversão e faturamento.

O especialista em Growth, João Pedro Motta, destaca o papel estratégico do Instagram no crescimento de e-commerces:

"O Instagram hoje é um dos principais motores de crescimento de quase todos os e-commerces, porque ele permite anunciar de uma forma que é boa tanto para descoberta quanto para recuperação de carrinho. A plataforma, além de apresentar novos produtos, engaja e recupera a audiência"

João Pedro Motta
João Pedro Motta
Especialista em growth hacking

 

💡Saiba mais:

Por que é importante investir em marketing para loja de roupas no Instagram?

Investir em marketing para uma loja de roupas no Instagram é importante devido ao amplo alcance e à alta taxa de engajamento que a plataforma oferece. Com tantos usuários ativos por mês e uma grande proporção deles seguindo marcas comerciais, o Instagram se tornou um ambiente propício para promover produtos de moda. Veja os principais motivos, em detalhes:

Influência nas decisões de compra

Grande parte dos usuários utiliza o Instagram para avaliar produtos e marcas antes de efetuar uma compra, destacando a importância de uma presença marcante nessa plataforma para influenciar as decisões de compra dos consumidores.

Ferramentas para impulsionar as vendas

Outro motivo para investir em marketing para loja de roupas no Instagram é a capacidade da plataforma de oferecer recursos específicos para impulsionar as vendas, como o Instagram Shopping.

Esse recurso permite que os usuários comprem diretamente os produtos anunciados, simplificando a jornada de compra e aumentando a conversão. Ainda, como vimos, o Instagram oferece ferramentas de análise de métricas que permitem às marcas monitorar o desempenho de suas campanhas e ajustar suas estratégias conforme necessário para maximizar o retorno sobre o investimento.

Ambiente visual e identidade de marca

Por fim, o Instagram é um ambiente altamente visual, ideal para destacar produtos de moda por meio de conteúdo atrativo e relevante. Ao investir em marketing para loja de roupas nessa plataforma, as marcas têm a oportunidade de criar uma identidade visual forte, contar histórias envolventes por trás de seus produtos e se conectar de forma mais autêntica com seu público-alvo.

Isso aumenta o reconhecimento da marca e também fortalece o relacionamento com os clientes, gerando fidelidade e engajamento a longo prazo.

📹 Veja também: Vendas no Instagram: 5 dicas para vender mais no Instagram de loja online!

Por que integrar o Instagram a uma loja virtual?

Integrar uma loja virtual ao e-commerce oferece uma série de vantagens significativas. Simplificando o processo de compra, pagamento e envio de produtos, enquanto reduz o tempo gasto no atendimento ao cliente, você pode se concentrar mais no crescimento do seu negócio, enquanto a plataforma cuida do resto.

Além disso, ao profissionalizar sua abordagem de vendas e a experiência de compra, você eleva sua marca a um próximo nível, oferecendo uma experiência mais completa aos clientes.

Com layouts adaptáveis e intuitivos, desenvolver sua loja virtual se torna mais fácil, refletindo o estilo da sua marca sem a necessidade de um desenvolvedor. Ainda, você pode construir sua loja com mais segurança e conhecimento, contando com todos os recursos que uma plataforma de e-commerce oferece.

Dispondo de benefícios exclusivos para quem já te conhece pelas redes sociais e expondo seus produtos nas principais ferramentas e vitrines virtuais, você amplia seu alcance e atrai novos públicos de forma mais eficaz.

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Já sabe como vender roupas pelo Instagram?

Esperamos que tudo tenha ficado claro sobre como vender roupas pelo Instagram. É certo que essa rede tornou-se um meio bastante proveitoso para negócios em expansão. Seguindo nossas dicas, você poderá projetar sua marca na plataforma com maior facilidade e aumentar suas vendas.

Aproveitando que está aqui, que tal aliar sua estratégia no Instagram com um e-commerce próprio? Crie uma loja virtual gratuita com a Nuvemshop e aproveite inúmeros benefícios. Esperamos por você! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como vender roupas pelo Instagram

Primeiro, é preciso conhecer a sua concorrência e estudar o que está sendo feito por eles. Então, é hora de traçar a sua estratégia com base nos conteúdos que geram mais engajamento para o nicho, como ensaios fotográficos com suas roupas. Por fim, capriche nas fotos e na estética do seu feed e aplique estratégias de marketing digital conhecidas, como o marketing de influência e o tráfego pago, por meio do Instagram Ads.

Por ser um produto com forte apelo estético, é importante que suas fotos tenham aparência profissional e demonstrem a qualidade dos seus produtos. Busque sempre apresentar suas peças em uma iluminação que valorize as cores reais e realcem os detalhes mais atrativos.

Para começar a divulgar roupas no Instagram, é essencial criar um perfil comercial atraente, otimizando a biografia com um @ fácil de lembrar, inserindo palavras-chave relevantes e utilizando emojis para transmitir a personalidade da marca. Produzir conteúdo relevante para o público-alvo é fundamental, utilizando uma paleta de cores definida, oferecendo dicas de moda, montando looks completos e mantendo uma frequência consistente de postagens para manter a página sempre atualizada. Além disso, é importante explorar o potencial dos Stories para compartilhar informações extras, bastidores da marca e interagir de forma mais próxima com os seguidores, aumentando assim o engajamento e a visibilidade da marca.

Crie conteúdo relevante e atrativo que ressoe com o público-alvo, utilizando fotos e vídeos de alta qualidade que destaquem os produtos de forma criativa. Além disso, é importante interagir regularmente com os seguidores respondendo a comentários, mensagens diretas e marcando usuários em publicações relevantes. Utilizar hashtags estratégicas relacionadas ao nicho da moda e participar de tendências como desafios e eventos sazonais também podem aumentar a visibilidade da marca e estimular o engajamento. Por fim, promover concursos, sorteios e parcerias com influenciadores digitais são estratégias eficazes para impulsionar o engajamento e ampliar o alcance da loja de roupas no Instagram.

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