13/05/2016

Como utilizar o correio internacional na sua loja virtual

Um passo importante para quem quer expandir as vendas para outros países é definir previamente como as encomendas serão enviadas ao exterior. Da mesma forma que você se preocuparia com a eficiência na entrega de produtos aos clientes brasileiros, deve escolher atentamente qual empresa de logística internacional disponível no mercado se adequa melhor às necessidades do seu e-commerce.

Se você já está pensando em utilizar os Correios, neste artigo vamos te mostrar quais as ferramentas oferecidas e as limitações de postagem.

Como enviar uma encomenda ao exterior utilizando os Correios

Antes de escolher utilizar os Correios para enviar as encomendas a outros países, você deve levar em consideração que a ferramenta Webservice não foi desenvolvida para postagens internacionais. Isso significa que, caso você opte por trabalhar com a estatal, deverá cadastrar os preços e prazos para cada destino separadamente na sua loja virtual.

Se você utiliza a Nuvem Shop, o que aconselhamos é que fixe valor e prazo únicos para cada continente ou região. Assim, será mais simples para cadastrar e também atualizar as informações, caso necessário. Por exemplo: se o custo de envio da mercadoria para México e EUA é de 40 reais e o custo para entregar a mesma mercadoria no Canadá é de 48 reais, você pode cadastrá-los como um frete único com o valor maior para “América do Norte”.

Para que as encomendas sejam postadas da forma correta, caso o valor da remessa internacional seja superior a mil dólares ou seja considerado como item de exportação comercial, é obrigatório o preenchimento da DSE (Declaração Simplificada de Exportação).

Já se a sua mercadoria não se encaixa nas características acima, você poderá utilizar uma das seguintes opções:

SEDEX Mundi

O serviço expresso internacional dos Correios garante o prazo de entrega estabelecido. É a mais cara entre as opções e aceita mercadorias de até 30 quilos.

EMS (Mercadoria Expressa)

Mesmo sem a garantia de prazo do SEDEX Mundi e com preço inferior, com a EMS suas encomendas terão prioridade de transporte. O peso máximo aceito pelos Correios nessa modalidade é de 30 quilos dependendo do país de destino.

Leve Internacional

Serviço também prioritário, porém, com prazos maiores que os anteriores. Esta opção serve para encomendas que possuem até dois quilos.

Mercadoria Econômica

Sem prioridade de entrega, é a opção mais barata para envio de mercadorias e possui o limite de postagem de 20 quilos. Nesta modalidade, caso o destinatário não seja encontrado, a mercadoria estará sujeita ao pagamento de taxas para devolução ao remetente.

Todas as opções estão disponíveis para entrega em domicílio, possuem seguro gratuito automático e podem ser utilizadas tanto por pessoa física quanto jurídica. Você pode conferir todos os detalhes acessando a página de exportações do site dos Correios.

O que pode ser enviado ao exterior

A maioria dos produtos com comercialização permitida no Brasil também é liberada para exportação. Porém, você deve estar atento à lista de restrições dos Correios; nela está especificado quais produtos não são enviados, como animais vivos ou mortos, dinheiro em circulação atual, entre outras coisas.

É importante ressaltar que os Correios não dão tratamento especial para alimentos, portanto, não é o meio de envio mais indicado para esse tipo de mercadoria. Se este for o seu caso, a melhor opção é procurar uma transportadora que possa dar tratamento especial ao seu tipo de produto.

Entendido?

Oferecer entrega internacional na sua loja virtual pode dar destaque ao seu negócio e te colocar à frente dos concorrentes. Mas lembre-se que é fundamental ter uma boa organização no envio das encomendas, tal como informar ao cliente o prazo de entrega e o código de rastreio.

Se você quer vender produtos ao exterior, mas ainda não possui um e-commerce, aproveite e teste hoje mesmo nossa plataforma por 15 dias grátis.

Data da última atualização: 29/08/2018


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Renata Estevo

Renata é formada em relações internacionais e trabalha como consultora de e-commerce na Nuvem Shop. Adora colecionar cartões postais, não perde um jogo do seu time do coração, o Chelsea FC, e também não passa um dia sem usar o Pinterest.


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