Como enviar encomenda por transportadora: passo a passo

- Para enviar uma encomenda por transportadora é necessário escolher as transportadoras e configurá-las em sua loja virtual, usar um gateway de frete, preparar a embalagem, solicitar a coleta e acompanhar a entrega;
- Para escolher a melhor transportadora para seu e-commerce é necessário considerar fatores como tipo de produto, prazos, custos e área de cobertura;
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O frete é um dos pontos-chave na logística empresarial, pois garante que seu produto chegue até o cliente da forma mais rápida, econômica e segura possível. Pensando nisso, é importante saber como enviar encomenda por transportadora na sua loja virtual.
Hoje, além dos Correios, temos inúmeras opções de empresas que entregam encomendas em todo o Brasil. Cabe a você selecionar as que atendem melhor às suas necessidades e aumentam a satisfação de seus clientes.
Vamos ajudar nessa tarefa mostrando o passo a passo para enviar encomenda por transportadora, além de dar dicas para escolher a melhor empresa. Embarque com a gente! 🚚
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Como funciona o envio de encomendas por transportadora?
Se você quer saber como enviar encomenda por transportadora, é provável que tenha uma loja virtual e queira entender como funciona esse meio de envio. Hoje, existem diversas opções de empresas transportadoras que podem atender seu negócio e levar suas encomendas até seus clientes.
De modo geral, as lojas online têm duas opções: enviar encomendas por transportadoras ou pelos Correios, a estatal de fretes do país. Em ambos os casos, é necessário fornecer algumas informações básicas para despachar um pacote, tais como:
- Nome do remetente e do destinatário;
- Endereço de origem e destino;
- Dimensões do pacote (altura, largura e comprimento);
- Peso do pacote.
Com essas informações, a transportadora faz o cálculo do frete. No e-commerce, por exemplo, o cliente pode fazer o cálculo na hora de fechar o pedido, se você tiver uma loja integrada com a empresa de logística.
Então, se o serviço atender à necessidade do cliente e o valor for vantajoso, o frete é confirmado e você só precisa aguardar a coleta do objeto (ou levá-lo até um centro de distribuição da empresa, se for o caso).
Além disso, é preciso adicionar um documento que comprove a origem da mercadoria.
Se o produto não tiver nota fiscal, é possível preencher uma declaração de transporte, no caso das transportadoras, ou uma declaração de conteúdo, no caso dos Correios.
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Como enviar encomenda por transportadora no e-commerce?
É muito fácil enviar encomendas por transportadoras no e-commerce, graças à tecnologia atual das lojas online. Veja como funciona passo a passo:
1. Escolha as transportadoras
Primeiro, você deve escolher uma ou várias transportadoras para enviar seus produtos. É importante que as empresas tenham uma boa reputação no mercado, ofereçam seguro para os produtos e tenham um bom custo-benefício em seus fretes.
Alguns exemplos de operadores são Jadlog e Total Express. Lembrando que você pode trabalhar com várias transportadoras em sua loja online, de modo que o cliente sempre possa selecionar o frete mais vantajoso para sua região.
Lucas Araújo, gerente de Customer Success na Nuvem Envio, fala sobre a importância de escolher boas transportadoras para garantir uma melhor experiência para os clientes:
É super importante que vocês tenham como parceiros bons transportadores logísticos que tenham indicadores operacionais estabilizados então sempre foquem em qualidade, experiência do cliente e entrega dentro do prazo.
💡Saiba mais: Qual a melhor transportadora para e-commerce?
2. Use um gateway de frete
A forma mais fácil de enviar encomendas por transportadoras no e-commerce é utilizar um sistema chamado gateway de frete. Ele permite a integração entre a sua loja virtual e as principais transportadoras do mercado, além dos Correios.
Com o recurso, você pode oferecer diferentes opções de envio e prazos ao comprador final. Além disso, a tecnologia garante uma gestão estratégica no processo de entrega das mercadorias, que pode aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual.
O gateway de frete funciona de uma maneira bem simples: o cliente adiciona os produtos ao carrinho de compras e informa o CEP para entrega. A partir daí, as informações são direcionadas para o sistema que, automaticamente, retorna com as opções de envio que a sua loja virtual oferece. Veja como a ferramenta funciona no checkout de um carrinho de compras:
Nuvem Envio: o melhor gateway de frete
Na Nuvemshop, você conta com o exclusivo Nuvem Envio, nossa própria solução de fretes integrada a mais de 30 transportadoras. Com ela, você tem as seguintes vantagens:
- Fretes mais baratos, sem necessidade de negociação direta com transportadoras;
- Mais opções de envio via Correios, Jadlog, Loggi, entre outras empresas;
- Automação do processo de envio, eliminando trabalho manual;
- Rastreamento automático e painel completo e integrado para gestão dos pedidos;
- Suporte especializado, oferecendo mais segurança na operação;
- Soluções otimizadas via crossdocking, garantindo melhor custo-benefício.
Com o Nuvem Envio, os lojistas da Nuvemshop aumentam a conversão da loja virtual graças ao frete mais acessível, que evita o abandono de carrinho e estimula o fechamento da compra. Para os lojistas da Nuvemshop Next, nossa plataforma para marcas em expansão, o aumento de conversões chega a 18%.
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Além disso, você ainda tem diversas opções de gateways de frete em nossa Loja de Aplicativos. Alguns que se destacam são Jadlog, Total Express e Frenet. Para usá-los, é só criar sua loja virtual em poucos passos, conectar os aplicativos e começar a enviar pelas transportadoras.
📹 Veja também: Nuvem Envio: descubra o segredo dos serviços de frete
3. Prepare a embalagem
Assim que chegar a confirmação do pedido com envio por transportadora, você deve embalar o item para despachá-lo. Para isso, siga as regras determinadas pelo parceiro logístico escolhido pelo cliente.
Além disso, lembre-se que, se você vende produtos frágeis é importante usar plástico bolha ou outro material de proteção para envolver os itens e evitar danos.
4. Solicite a coleta
Cada transportadora define um horário de coleta. Muitas vezes, as coletas solicitadas até às 11h ou 12h são feitas no mesmo dia pela empresa, agilizando a entrega.
Deixe o pedido pronto e bem embalado para agilizar o processo de coleta pela transportadora.
5. Acompanhe a entrega
Assim que a transportadora coletar sua encomenda, você e seu cliente poderão acompanhar o processo de envio por meio do código de rastreamento. Dessa forma, fica mais fácil verificar o andamento da entrega e solucionar qualquer problema que aconteça no caminho.
Enviar a encomenda não significa abandonar o produto: é importante acompanhar o status do pedido para garantir que a experiência do cliente seja satisfatória até o recebimento da mercadoria.
Lucas Araújo explica a importância do acompanhamento do status do pedido:
Bom tracking faz diferença e também, a gente sabe que logística é complexa, mas ela pode ser simplificada, então um bom painel de gestão de pedidos você consegue acompanhar de uma maneira macro qual é o status pedido, se já foi entregue, se está em andamento, se foi extraviada, se está em algum atraso para você contatar o destinatário final, então isso faz uma boa diferença para a experiência do cliente.
💡Saiba mais: Como escolher um app de rastreamento de encomendas?
Transportadoras ou Correios: qual é a melhor forma de envio?
Na hora de enviar um produto para um cliente, surge a dúvida: é melhor mandar pelos Correios ou por uma transportadora privada? Para fazer essa escolha, você deve avaliar os seguintes critérios:
Tamanho e peso da encomenda
Os Correios aceitam encomendas de até 100 centímetros de comprimento e 30 kg. Acima disso, é preciso contratar uma transportadora especializada.
Quantidade de encomendas
Para quem envia poucos itens, os Correios têm preços mais acessíveis e modalidades econômicas como PAC e PAC Mini. Para quem precisa enviar quantidades maiores, as transportadoras podem chegar a preços mais vantajosos em suas negociações.
Praticidade
É mais fácil orçar um frete nos Correios, já que os preços são tabelados e há uma calculadora exclusiva para isso. Já nas transportadoras, nem sempre há um sistema para calcular o valor e às vezes é preciso negociar.
Calcule o frete e prazos de envios para as suas encomendas com a calculadora de frete gratuita:
Prazo de entrega
Tanto os Correios quanto as transportadoras têm opções de frete econômico, que são mais econômicas e demoradas, e opções de entrega expressa, que são mais rápidas e têm um valor mais alto.
Local de entrega
Os Correios têm a maior abrangência territorial nas entregas, mas há muitas transportadoras atendendo o território nacional. Logo, é preciso checar se a empresa de sua preferência atende a região necessária.
Tipo de produto
Para produtos mais simples de serem embalados e que não quebram durante o transporte, os Correios atendem bem. No entanto, se você trabalha com itens mais frágeis ou alimentos, por exemplo, uma transportadora é mais indicada pelo cuidado específico com os pacotes.
💡Saiba mais: Quando utilizar transportadora ou Correios no e-commerce?
Entendeu como enviar encomenda por transportadora?
Viu como é fácil enviar encomendas por transportadora na sua loja online? Graças à tecnologia, seu cliente pode selecionar o frete mais vantajoso no momento do checkout, agilizando a entrega e facilitando sua gestão logística.
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