E-mail marketing: 8 exemplos de sucesso

Exemplos de sucesso no e-mail marketing

O e-mail marketing foi uma das ferramentas pioneiras do marketing digital. E, embora já velho conhecido entre os profissionais da área, ele mantém seu brilho e continua gerando ótimas taxas de abertura e conversão de leads.

Como manda a tradição aqui do blog, separamos algumas das campanhas mais criativas que chegaram à nossa caixa de entrada nos últimos meses e apontamos seus pontos fortes para ajudar você na hora de criar as suas.

Ao clicar nos títulos, você será redirecionado para as comunicações originais e poderá conferir todo o conteúdo de cada uma na íntegra.

1. Submarino

E-mail marketing de ano novo

O conteúdo deste e-mail do Submarino é extremamente simples, mas eficiente. Trata-se de um gif que faz uma contagem regressiva e finaliza com a mensagem ilustrada na imagem, em uma clara referência à virada do ano.

A frase final “Esse ano promete!” gera uma grande identificação por parte dos destinatários. Afinal, quem nunca disse isso a si mesmo? O propósito da comunicação é fomentar a comunidade, não vender produtos. E isso foi facilmente atingido.

2. Renner

E-mail marketing verão
Ao desenvolver sua campanha de marketing para o verão, a Renner fugiu do clichê “praia e sol”. Apostou nas flores e, dentro do tema “beleza”, sugeriu produtos de diferentes categorias que se complementam: perfumes, maquiagens, bronzeadores etc.

Depois, variou os tópicos. Ao mencionar a promoção de 70% de desconto na loja, inseriu uma espécie de menu com diferentes opções de tamanho e itens, muito intuitivo para o usuário. E, através de outros três banners temáticos, apresentou a moda praia, a moda esportiva e seu cartão. Bastante conteúdo, sem redundância ou insistência.

3. Puket

E-mail marketing Volta as aulas
O tema “Volta às aulas”, por si só, já não é tão explorado em e-mails. A Puket, contudo, soube desenvolvê-lo de forma muito original: apresentou diferentes produtos a fim de contemplar perfis variados de consumidores (mala de rodinhas, mochila etc) sem deixar de lado sua identidade visual.

Mas o destaque ficou por conta das calls-to-action. Únicas em cada oferta, elas são diretas e informais, perfeitamente adequadas ao público-alvo da comunicação (meninas em idade escolar). Uma prova de que, com um bom vocabulário e um objetivo claro, é sempre possível inovar.

4. Shop2gether

E-mail marketing promoção verão
A Shop2gether assumiu uma missão: divulgar as ofertas de toda a loja de forma eficiente, sem cair no limbo das mensagens ignoradas. Por ter um tema e um público genéricos (vê-se que não há segmentação por gênero), o desafio era ainda maior.

A solução foi iniciar o e-mail com um belo banner destacando a porcentagem máxima de desconto, depois sugerir uma seleção de produtos para cada perfil de usuário. Encerrou-se o conteúdo com um mosaico de marcas, utilizando imagens dos modelos e não das peças – o que fez toda a diferença no aspecto visual e manteve um layout simétrico.

5. Antix

E-mail marketing promoção
A Antix conquistou seu lugar na lista por ter elaborado uma mensagem simples, mas diferenciada. O primeiro texto “Hoje é dia de” provoca a sensação de familiaridade, como se o usuário já acompanhasse os temas a cada comunicação.

Há apenas duas seções: “Queridinhos da semana”, que destaca as peças mais populares, e “Preços incríveis”, que apresenta as melhores promoções. Cada produto tem uma descrição amigável, seguindo a identidade da marca. E os elementos do layout estão dispostos de forma muito clean, deixando toda a atenção para as calls-to-action.

6. Zattini

E-mail marketing promoção
A Zattini foi outra empresa que apostou no mosaico ao elaborar seu e-mail marketing. A peça, de design minimalista, comunica com muita eficiência a informação a ser divulgada: o desconto de 60% em alguns produtos do e-commerce.

Porém, não se limita a isso: compõe os outros blocos com os nomes de algumas marcas em destaque, em um gif que pisca discretamente. No rodapé, dá informações de frete, troca e meios de pagamento – compondo uma mensagem não apenas atrativa e objetiva, mas útil para todos os clientes em potencial.

7. Walmart

E-mail marketing Halloween
O Walmart abordou um evento quase sempre negligenciado pelos profissionais do comércio – o Halloween – e provou que é possível associar seus produtos ao tema de forma criativa, basta explorar um pouco melhor o seu estoque.

O tema, por si só, já garantiria a originalidade na campanha, mas esta foi além: coordenou os títulos e textos de toda a comunicação de forma a promover a temática, tornando as informações muito mais relevantes dentro do contexto. Uma das seções, por exemplo, é chamada “Para hoje: games ou filmes de terror?!” e traz ofertas como o filme Drácula e o jogo Deadstring.

8. Magazine Luiza

E-mail marketing Black Friday
Por fim, o e-mail marketing do Magazine Luiza chama a atenção por sua estratégia multicanal. Uma das seções, por exemplo, diz “Os produtos que você viu na TV estão aqui!”, fazendo uma conexão com a publicidade offline.

Ao final, há um destaque para os botões de compartilhamento nas redes sociais – social proof é sempre bem-vindo, certo? E as categorias de produto clicáveis estão otimizadas para mobile, com botões grandes e claros e intuitivos.

Gostou?

Espero que você tenha se inspirado com os acertos das marcas no universo do e-mail marketing e possa aprimorar as ações do seu e-commerce! Caso queira mais dicas de quais conteúdos desenvolver no seu e-mail marketing, aproveite e veja nosso curso sobre inbound marteking!

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Luane Silvestre

Integra a equipe de conteúdo da Nuvem Shop e, como era de se esperar, adora escrever e não dispensa um bom café. É técnica em Informática, licenciada em Letras e especialista em Marketing - e tenta juntar tudo isso por aqui.


  • Claro adorei estas dicas simplesmente são diretas, o email marketing é uma das ferramentas mais poderosa para ser utilizada como estrategia de marketing digital.
    Quem não utiliza esta ferramenta está perdendo oportunidade obter um publico qualificado, já que ele está disposto a ouvi-lo a partir do momento que ele disponibilizou o seu e-mail para seu blog, seu negocio.

    • nuvemshop

      Olá, Osmar! Que bom que você gostou do nosso artigo 🙂

      Continue acompanhando o nosso blog para mais novidades sobre redes sociais, marketing e vendas online.

      Até mais!

  • nuvemshop

    Realmente, Fernando!

    Que bom que você gostou do nosso artigo. Continue acompanhando o nosso blog para mais novidades sobre redes sociais, marketing e vendas online.

    Até mais!

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