10 exemplos de e-mail marketing para aumentar sua taxa de conversão

O e-mail marketing é uma das ferramentas pioneiras do marketing digital. E, embora já seja um velho conhecido entre os profissionais da área, ele mantém seu brilho e continua gerando ótimas taxas de abertura e conversão de leads.
Como manda a tradição aqui do blog, separamos algumas das campanhas mais criativas que chegaram à nossa caixa de entrada nos últimos meses e apontamos seus pontos fortes para ajudar você na hora de criar as suas.
Portanto, sem mais delongas, vamos à leitura! 🧐
1. Netshoes
Começando pela Black Friday, uma das principais datas do comércio eletrônico brasileiro. Essa data é muito bem aproveitada pelos profissionais de marketing, além de gerar um grande volume de vendas.
A mensagem da Netshoes chama a atenção pela sua paleta de cores. Em vez de usar o padrão da marca, optaram por aplicar a dupla “preto + amarelo” comumente associada ao evento. Embora seja importante manter a identidade visual do seu negócio consistente, em ocasiões especiais a inovação pode ser interessante para destacar-se da concorrência.
Veja na imagem abaixo:
Outros pontos que merecem destaque são o desconto significativo oferecido para todos os produtos da loja, o frete grátis em alguns deles e a seleção variada de itens com preços bastante visíveis. Recursos que fazem toda a diferença!
2. Lojas Americanas
Já a campanha das Lojas Americanas para o evento, manteve o padrão de cores próprio da marca, com a divulgação de um cupom de desconto para ser utilizado em compras no site. Veja:
A seleção de produtos é bastante diversificada, atendendo a diferentes personas de clientes. O layout segue dois tipos de disposição dos itens e tem um CTA (chamada-para-ação) claro e objetivo: “Compre agora”. Mas o maior trunfo da marca foi criar sua própria versão do evento, a “Red Friday”. Foi uma boa solução para aderir à data com originalidade.
💡 Saiba mais: O que é e-mail marketing promocional e como criá-lo?
3. Walmart
Este e-mail do Walmart chama a atenção por sua abordagem completamente diferente. Em vez de oferecer descontos, atua como um “cartão de Natal”, com uma imagem especial e votos para essa data.
Mais do que gerar vendas (objetivo não demonstrado explicitamente), a mensagem busca incentivar a fidelização do cliente. Com um texto mais emotivo e mencionando o nome do destinatário logo no início, sugere atenção, cuidado e consideração. E, às vezes, palavras assim têm mais impacto na escolha do consumidor do que calls-to-action e cupons de desconto.
A empresa, no entanto, não deixou de usar o tradicional oferecimento de descontos para essa época do ano. Na segunda mensagem, seguiu a linha de “cartão” apresentando um conteúdo totalmente voltado para as promoções. Veja:
A primeira parte destaca a faixa maior, de 50%, e encaminha para uma listagem geral de produtos. A segunda informa os benefícios oferecidos para cada setor, com links para as páginas específicas. Uma boa forma de sugerir compras sem deixar que os produtos “ofusquem” o aspecto natalino e atingir clientes interessados em diferentes itens.
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4. Zattini
A Zattini, que tem uma identidade visual mais minimalista e elegante, soube mantê-la muito bem em sua campanha temática de Ano Novo . Investiu também em um “cartão com benefícios”, mas sem mencionar descontos.
Embora não seja tão associado ao consumo quanto as datas anteriores, o Ano Novo é um evento bastante interessante para as lojas. Nesse período, as pessoas buscam renovação, e podemos aproveitar a oportunidade para oferecer produtos que inovem suas rotinas.
A técnica escolhida foi usar uma mensagem criativa e animada sobre a virada do ano associada a um bônus de R$ 50 para compras acima de R$ 170, faixa adequada para o preço médio de seus produtos. Mas seu ponto forte foi mesmo o design, bastante original, com detalhes de acordo com as festas da época.
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5. Submarino
O conteúdo deste e-mail marketing do Submarino é extremamente simples, mas eficiente. Trata-se de um gif que faz uma contagem regressiva e finaliza com a mensagem ilustrada na imagem, em uma clara referência à virada do ano.
A frase final “Esse ano promete!” gera uma grande identificação por parte dos destinatários. Afinal, quem nunca disse isso a si mesmo? O propósito da comunicação é fomentar a comunidade, não vender produtos. E isso foi facilmente atingido.
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6. Renner
Ao desenvolver sua campanha de marketing para o verão, a Renner fugiu do clichê “praia e sol”. Apostou nas flores e, dentro do tema “beleza”, sugeriu produtos de diferentes categorias que se complementam: perfumes, maquiagens, bronzeadores etc.
Depois, variou os tópicos. Ao mencionar a promoção de 70% de desconto na loja, inseriu uma espécie de menu com diferentes opções de tamanho e itens, muito intuitivo para o usuário. E, por meio de outros três banners temáticos, apresentou a moda praia, a moda esportiva e seu cartão. Bastante conteúdo, sem redundância ou insistência.
7. Puket
O tema “Volta às aulas”, por si só, já não é tão explorado em e-mails. A Puket, contudo, soube desenvolvê-lo de forma muito original: apresentou diferentes produtos a fim de contemplar perfis variados de consumidores (mala de rodinhas, mochila etc.) sem deixar de lado sua identidade visual.
Mas o destaque ficou por conta das calls-to-action. Únicas em cada oferta, elas são diretas e informais, perfeitamente adequadas ao público-alvo da comunicação (meninas em idade escolar). Uma prova de que, com um bom vocabulário e um objetivo claro, é sempre possível inovar.
💡 Saiba mais: O que é e-mail marketing promocional e como criá-lo?
8. Shop2gether
A Shop2gether assumiu uma missão: divulgar as ofertas de toda a loja de forma eficiente, sem cair no limbo das mensagens ignoradas. Por ter um tema e um público genéricos (vê-se que não há segmentação por gênero), o desafio era ainda maior.
A solução foi iniciar o e-mail com um belo banner destacando a porcentagem máxima de desconto, depois sugerir uma seleção de produtos para cada perfil de usuário. Encerrou-se o conteúdo com um mosaico de marcas, utilizando imagens dos modelos e não das peças —- o que fez toda a diferença no aspecto visual e manteve um layout simétrico.
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9. Antix
A Antix conquistou seu lugar na lista por ter elaborado uma mensagem simples, mas diferenciada. O primeiro texto “Hoje é dia de” provoca a sensação de familiaridade, como se o usuário já acompanhasse os temas a cada comunicação.
Há apenas duas seções: “Queridinhos da semana”, que destaca as peças mais populares, e “Preços incríveis”, que apresenta as melhores promoções. Cada produto tem uma descrição amigável, seguindo a identidade da marca. E os elementos do layout estão dispostos de forma muito clean, deixando toda a atenção para as calls-to-action.
10. Rappi
Para fechar a nossa lista de exemplos de e-mail marketing, trouxemos um caso um pouco mais agressivo. A Rappi optou por uma comunicação direta e incisiva, dando destaque ao fator que pode gerar maior conversão: o benefício oferecido ao usuário.
Essa é uma escolha que pode dar muito certo se você souber o que oferecer ao seu público. Além do mais, o tom imperativo da mensagem também é um fator que tende a colaborar para o sucesso da campanha.
Veja na imagem abaixo:
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Resumo
Espero que você tenha se inspirado com os acertos das marcas no universo do e-mail marketing e possa aprimorar as ações do seu e-commerce. Caso queira mais dicas de quais conteúdos desenvolver no seu e-mail marketing, aproveite e veja nosso guia completo sobre inbound marketing!
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