07/10/2016

Cross-selling e Upselling: conheça essas técnicas de venda e como aplicá-las no seu e-commerce

tecnica de venda upsselling e cross-selling

Existem muitas técnicas de venda no mercado para fazer com que o usuário chegue até a sua loja online. Hoje, no entanto, nós vamos falar de duas técnicas que podem ser aplicadas quando o consumidor já está no seu e-commerce e pronto para finalizar a compra.

Conhecidas como Cross-selling e Upselling, as duas técnicas têm como objetivo aumentar o ticket médio dos pedidos; que lojista não tem esse sonho?

Se você já quer saber mais sobre como aplicá-las ao seu negócio, vem comigo!

Cross-selling

Cross-selling, que em livre tradução pode significar venda cruzada, consiste em oferecer ao consumidor outros produtos relacionados com o item que ele pretende comprar na sua loja online.

Essa técnica também é conhecida como “compre junto” e é usada por muitas lojas virtuais. Ao adicionar ao carrinho um determinado item, o usuário verá alguns produtos relacionados pelos quais ele pode se interessar. Por exemplo, se você adicionar ao carrinho um videogame, será mostrada também a opção de adquirir um jogo – ou um controle para esse console. Veja um exemplo:

tecnica de venda upsselling ecommerce

Geralmente essa técnica funciona melhor se você oferecer desconto para que o usuário leve os dois produtos juntos. Lembre-se também que o valor dos produtos sugeridos deve ser menor do que o produto que já está no carrinho, ok?

Em outras palavras, é como ir ao McDonald’s e a atendente perguntar se, ao invés de comprar só o hambúrguer, você quer levar o combo por apenas mais cinco reais. 😛

Upselling

Sabe quando você quer comprar aqueleee tênis lindo, mas custa um rim e, então, tem que se contentar com uma versão mais modesta e que não é lá uma Brastemp? Pois é, os clientes também podem passar por essa situação na sua loja.

E foi pensando na situação descrita acima que surgiu a técnica Upselling para aumentar a felicidade dos seus clientes como consumidores e a sua como lojista.

Ok, mas como funciona? A técnica é aplicada assim que o usuário coloca o produto no carrinho e clica no botão para se dirigir ao checkout. O Upselling consiste em oferecer ao comprador um desconto para que ele troque o produto escolhido por um superior exatamente neste momento antes de ir ao checkout. E, dependendo do desconto que você possa dar ao cliente, isso pode funcionar muito bem.

É possível ver essa técnica aplicada em grandes varejistas online, já que é uma boa forma de incentivar a compra de produtos meio encalhados por serem muito caros. Itens que mexem com a emoção do consumidor, como tênis, roupas e acessórios, têm mais chances de se dar bem com a estratégia.

Imagine que você precisa comprar um relógio o quanto antes e a diferença entre o modelo X, que é lindo e mede até seus batimentos cardíacos, e o modelo Y, que é bem mais simples, é de 250 reais. Você já está no carrinho, se dirigindo ao checkout para comprar o modelo mais barato, quando surge um popup na sua tela dizendo que você ganhou cem reais de desconto para adquirir o modelo mais caro que você queria. E aí, qual você compra?

exemplo cupom de desconto
Boa parte das pessoas acha que vale a pena fazer um malabarismo financeiro para poder levar o produto de melhor qualidade, elevando assim o ticket médio da compra. E é exatamente isso que é o upselling.

Resumindo, o upselling nada mais é que oferecer desconto para o cliente comprar um produto de preço um pouco maior. 😉

Entendido?

Espero que essas duas técnicas tenham te dado boas ideias de como aumentar o valor das suas vendas e também a desencalhar algumas peças do seu estoque.

Se você ainda não tem uma loja online, que tal começar hoje mesmo a vender pela internet testando a Nuvem Shop por 15 dias grátis?

Data da última atualização: 29/08/2018


O que você achou desse conteúdo?


Renata Estevo

Renata é formada em relações internacionais e trabalha como consultora de e-commerce na Nuvem Shop. Adora colecionar cartões postais, não perde um jogo do seu time do coração, o Chelsea FC, e também não passa um dia sem usar o Pinterest.

    cross-selling-e-upselling-conhea-essas-tcnicas-de-venda-e-como-aplic-las-no-seu-e-commerce