O que é e como funciona o ePacket? [guia completo]

Por: Renata Estevo

Entregador andando na rua com caixas de encomendas epacket

Você está procurando uma forma mais fácil de enviar produtos da China para os seus clientes? Se a resposta for sim, o ePacket, um tipo de encomenda internacional expressa enviada por e-commerces do país, pode ser a solução para quem pretende fazer dropshipping ou, em outras palavras, terceirizar o estoque e o envio dos produtos.

Quer saber mais? Então, continue a leitura deste guia! Vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o ePacket: o que é, como rastrear encomendas desse meio de envio, quais produtos você pode despachar e como fazer dropshipping com ele.

Não tem tempo para ler o artigo? Sem problemas. Temos o texto na versão em áudio para você escutar onde estiver. É só apertar o play!

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O que é ePacket?

ePacket é o tipo de encomenda internacional expressa enviada por e-commerces localizados na China e em Hong Kong, cujo prazo de envio é, geralmente, de 30 dias.

Essa modalidade permite o rastreio da remessa, tornando-se, assim, mais confiável. Além disso, o ePacket é um tipo de envio conhecido por ter um tempo de entrega mais rápido do que os tradicionais, cuja demora pode ser de até 60 dias.

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Principais vantagens do ePacket

Existem algumas vantagens em utilizar o ePacket em suas compras internacionais ou estratégias de dropshipping. São elas:

1. Rastreio de encomendas

Não existem dúvidas que a possibilidade de rastreio das encomendas é a principal vantagem do ePacket. Com o recurso, o cliente pode acompanhar o envio do produto desde o momento em que ele sai da loja do fornecedor na China até o endereço de entrega, sem qualquer custo adicional. Para isso, podem ser utilizados sites oficiais dos serviços postais, como oferecido pelos Correios, por exemplo.

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2. Devolução gratuita de produtos

Outro benefício do ePacket é a possibilidade da devolução gratuita de produtos que não foram entregues. O seu cliente não recebeu o produto comprado em seu site? Isso acontece com bastante frequência quando se trata de vendas online, principalmente, com importação de produtos. E como proceder neste caso?

Se você utiliza o serviço de envio de mercadorias chinês, os produtos que não foram entregues são devolvidos para o vendedor, sem custo adicional. Isso tudo ajuda a agilizar o processo de troca e devolução da sua loja virtual.

Ao longo deste artigo, vamos entender melhor como funciona cada um destes processos.

Quais países aceitam o ePacket?

É possível receber encomendas internacionais da China e de Hong Kong pelo serviço de ePacket, inclusive no Brasil. Agora, confira a lista de países contemplados pelo serviço postal chinês:

  • Alemanha;
  • Arábia Saudita;
  • Austrália;
  • Áustria;
  • Bélgica;
  • Brasil;
  • Canadá;
  • Cazaquistão;
  • Coreia do Sul;
  • Dinamarca;
  • Espanha;
  • Estados Unidos;
  • Finlândia;
  • França;
  • Grécia;
  • Holanda;
  • Hong Kong;
  • Indonésia;
  • Irlanda;
  • Israel;
  • Itália;
  • Japão;
  • Luxemburgo;
  • Malásia;
  • México;
  • Noruega;
  • Nova Zelândia;
  • Polônia;
  • Portugal;
  • Reino Unido;
  • Rússia;
  • Singapura;
  • Suécia;
  • Suíça;
  • Tailândia;
  • Turquia;
  • Ucrânia;
  • Vietnã.
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Quais encomendas posso enviar por ePacket?

O objetivo da modalidade de frete ePacket é facilitar as vendas das lojas virtuais chinesas para o resto do mundo. Por isso, as encomendas elegíveis para esse tipo de envio devem:

  • Pesar no máximo 2 kg;
  • Medir até 60 cm x 90 cm;
  • O valor da compra não pode exceder US$ 400.

Como fazer o rastreamento do ePacket?

Depois de um cliente realizar uma compra internacional em sites da China, será gerado um código de rastreio.

Ele poderá acompanhar os detalhes da entrega direto pela página de rastreamento dos Correios ou pelo site da transportadora EMS. Outras opções para rastreio do ePacket são os sites Parcels, 17Track ou Muambator.

Para conferir onde se encontra a encomenda, basta inserir o mesmo código de rastreio informado anteriormente pelo vendedor em algum dos endereços que apresentamos.

Banner do rastreador de encomendas para o conteúdo sobre como enviar produtos pelo correio.

O produto com frete ePacket não foi entregue ao cliente, e agora?

Durante o processo de entrega, pode ocorrer de o produto não chegar à casa de seu cliente. Essa é a minoria dos casos, mas, eventualmente, pode acontecer.

O primeiro passo é entender, na página de rastreamento, por que a encomenda não foi entregue. Exceto para os casos em que o pedido tenha sido roubado ou extraviado, o produto será devolvido ao vendedor.

Nessas situações, você deverá entrar em contato com o fornecedor por meio da página de atendimento ao cliente do site onde comprou o produto e abrir um “pedido de disputa”, solicitando o estorno da compra.

Para os fornecedores do AliExpress, por exemplo, a resposta sobre o estorno acaba ocorrendo entre três e vinte dias.

Vale lembrar que, neste caso, será feito o estorno parcial da compra, ou seja, a devolução do valor pago pelos produtos, sem o valor do frete.

Há alguma taxa ao receber uma encomenda por ePacket no Brasil?

Para pessoa física, mesmo que a sua compra fique abaixo do valor limite de US$ 400, o governo brasileiro cobra um imposto de importação para desembaraçar (liberar na alfândega) envios internacionais nos casos em que a nota fiscal ultrapasse US$ 50.

Como fazer dropshipping por meio do ePacket?

Se você já é lojista ou está pensando em começar um negócio no modelo dropshipping — ou seja, de envio das mercadorias diretamente dos fornecedores para o cliente final —, saiba que é possível utilizar a modalidade de entrega ePacket para todo o Brasil.

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Para isso, basta acessar o site do fornecedor de dropshipping escolhido, como o Alibaba, por exemplo, selecionar o produto, preencher o endereço do seu comprador e escolher a opção de frete ePacket.

Logo você receberá o código de rastreio e deverá informá-lo ao seu cliente junto com o prazo estimado de entrega. Simples, não?

Vale ressaltar que você também deve acompanhar a entrega do produto à casa do seu cliente. Isso porque, caso haja algum problema, você deve intermediar a comunicação. Afinal, o comprador adquiriu a mercadoria na sua loja, ok?

💡 Saiba mais: Dropshipping: tudo o que você precisa saber

Como fazer dropshipping com produtos do AliExpress?

Se você tem ou quer criar uma loja Nuvemshop, é possível importar de forma automatizada para seu e-commerce os produtos que quiser entre os 2,5 bilhões de itens do AliExpress para dropshipping.

Quem permite essa integração direta é o aplicativo Dropi. Com ele, você escolhe os produtos que quer vender, importa as informações sobre os artigos para sua loja virtual e os clientes já podem comprar.

Sempre que uma compra for feita em seu e-commerce, o pedido será enviado ao fornecedor. Você deverá realizar o pagamento — apenas depois que seu cliente pagar a você — e ele enviará a encomenda diretamente ao consumidor, tudo em nome da sua loja. Fácil, não é?

👉 Saiba mais: Como instalar o aplicativo Dropi?

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Resumo sobre o ePacket

Esperamos que este guia rápido tenha te ajudado a conhecer melhor a modalidade de envio do ePacket! Afinal, com ele, é possível receber encomendas com a segurança do rastreio e em um prazo menor que o tradicional. E, não apenas receber, mas também enviá-las para seus clientes no modelo de dropshipping. 😉

Antes de terminar, vamos fazer um resumo rápido:

O que é ePacket?

ePacket é o tipo de encomenda internacional expressa enviada por e-commerces localizados na China e em Hong Kong, cujo prazo de envio é, geralmente, de 30 dias. Essa modalidade pode ser usada por quem pretende fazer dropshipping no Brasil.

É possível receber entregas por ePacket no Brasil?

É possível receber encomendas internacionais da China e de Hong Kong pelo serviço de ePacket no Brasil.

Quais encomendas posso enviar por ePacket?

As encomendas elegíveis para esse tipo de envio devem:

  • Pesar no máximo 2 kg;
  • Medir até 60 cm x 90 cm;
  • O valor da compra não pode exceder US$ 400.

Como fazer o rastreamento do ePacket?

Você poderá acompanhar os detalhes da entrega direto pela página de rastreamento dos Correios ou pelo site da transportadora EMS. Para conferir onde se encontra a encomenda, basta inserir o mesmo código de rastreio informado pelo vendedor em algum desses endereços.

Há alguma taxa ao receber uma encomenda por ePacket no Brasil?

Para pessoa física, mesmo que a sua compra fique abaixo do valor limite de US$ 400, o governo brasileiro cobra imposto de importação para desembaraçar (liberar na alfândega) envios internacionais nos casos em que a nota fiscal ultrapasse US$ 50.

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