Como vender artesanato pela internet em 2025? Passo a passo

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Empreendedores Nuvemshop com sua loja online
Pontos principais do artigo:
  • O passo a passo de como vender artesanato pela internet envolve escolher os canais de vendas, planejar o marketing, tirar fotos atrativas, criar descrições detalhadas, calcular preço de venda e oferecer diferentes meios de envio e pagamento;
  • Você pode vender artesanato pela internet com uma loja virtual própria, marketplaces e também nas redes sociais;
  • Ao optar por vender artesanato pela internet com a Nuvemshop, você cria uma loja grátis e vende para todo o Brasil, sem a necessidade de conhecimentos técnicos!

Já pensou em transformar um hobby em profissão e ainda ganhar dinheiro com isso? Pois saiba que essa é uma realidade para muitas pessoas no Brasil, e a tecnologia veio para democratizar ainda mais esse tipo de trabalho. Mas, afinal, como vender artesanato pela internet? É sobre isso que falaremos neste artigo!

Continue a leitura e conheça oito dicas para impulsionar o seu negócio de artesanato, além de sites e plataformas pelos quais você pode vender os seus produtos. Vamos lá? 🎨

Antes de continuar, aproveite a oportunidade para abrir uma loja virtual grátis na Nuvemshop e vender artesanato para os quatro cantos do Brasil:

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📽️Veja também: 10 ideias de artesanato para vender

1. Defina os canais de vendas

O primeiro passo para começar a vender artesanato online é escolher o canal de venda que melhor atende às suas necessidades. Existem marketplaces e sites para vender artesanato especializados nesse tipo de comércio, mas ter a sua própria loja virtual ou utilizar as redes sociais também são ótimas opções.

Abaixo, vamos nos aprofundar melhor em cada um deles. Confira!

Loja virtual própria

Em qualquer nicho de mercado do varejo, ter a sua própria loja virtual garante uma postura profissional ao seu negócio, transmitindo mais confiança para o cliente na hora de realizar suas compras. Por isso, buscar uma boa plataforma de e-commerce é a primeira opção da nossa lista para criar um site atraente.

A grande vantagem é a possibilidade de ter o seu endereço próprio na internet — algo como: www.nomedasualoja.com.br —, além de poder personalizar o seu site, deixando-o com a identidade visual da sua marca.

Veja ideias de nomes incríveis para lojas de artesanatos com o gerador gratuito:

👉 Ferramenta grátis: Gerador de nomes para loja de artesanatos

Utilizando plataformas como a Nuvemshop, por exemplo, você mesmo pode criar a sua loja virtual grátis, de forma simples e intuitiva, sem a necessidade de conhecimentos técnicos e com a possibilidade de começar a vender no mesmo dia.

Por ser mais profissional, essa é a opção adequada para crescer e fortalecer a sua marca. Mas, para que isso de fato aconteça, é preciso ter dedicação na hora divulgar seu site.

Veja o exemplo da Ateliê Pontos e Fios, loja de artesanato especializada em crochê:

Captura de tela loja de artesanato online Atelie Pontos e Fios

Aproveite para conhecer a história da empreendedora da área de crochê que começou no marketplace e alcançou o sucesso com sua loja virtual própria na Nuvemshop mais a fundo:

🚀 Veja o case de sucesso: Ateliê Pontos e Fios: do marketplace à independência da loja virtual

"Indico a Nuvemshop para todos que querem abrir uma loja virtual. O jeito de montar a loja é muito simples, o atendimento é solícito e o preço cabe no bolso. Além disso, o frete fica bem mais em conta e eu tenho liberdade para colocar parcelamento, frete grátis e o que eu quiser."

Kellen Sinhoreli Feichus
Kellen Sinhoreli Feichus
CEO da Ateliê Pontos e Fios

Faça como a Kellen Feichus, do Ateliê Pontos e Fios e abra sua loja virtual grátis na Nuvemshop:

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Elo7

Além de ter seu próprio e-commerce para vender artesanatos, fazer a integração com um marketplace especializado no segmento pode te ajudar a escalar o negócio. Nesse sentido, uma opção bastante interessante é o site Elo7.

Por já ser conhecido por divulgar produtos feitos à mão, pessoas que se interessam por esses tipos de mercadoria costumam fazer buscas diretamente pela plataforma de venda de artesanato. Dessa maneira, a chance de ser encontrado por clientes mais propensos à conversão também cresce.

Captura de tela marketplace de artesanato Elo7

Por lá, é possível criar o seu perfil de vendedor e cadastrar os produtos que você deseja ofertar. Para isso, as tarifas cobradas do artesão variam entre 18% e 20%, além de uma taxa fixa de R$3,99 por item vendido.

💡 Saiba mais:

Mercado Livre

Outra opção de marketplace — desta vez, não tão nichado — é o Mercado Livre. Considerado como um dos maiores shoppings online da América Latina, a empresa viu seu faturamento crescer 185% com a pandemia do coronavírus e, desde então, a popularidade da plataforma só cresceu! Isso representa uma oportunidade de ouro para divulgar seus artesanatos.

Como a concorrência nessa plataforma também pode ser grande, é importante que você ofereça diferenciais para convencer o cliente a comprar da sua loja. Algumas dicas são apostar em um preço competitivo e ofertar produtos únicos e diferenciados.

Saiba mais sobre como funciona o Mercado Livre e como fazer a integração com a Nuvemshop:

📹 Veja também: Como integrar o Mercado Livre na minha loja Nuvemshop?

Antes de continuar, descubra o que os maiores nomes do mercado estão discutindo, planejando e apostando para crescer. Faça parte da nossa newsletter:

Marketplace do Facebook

Entrando no universo das redes sociais, o marketplace do Facebook também se torna um excelente canal de vendas para os seus trabalhos artesanais. As vantagens são muitas, a começar pela isenção de qualquer custo ou taxa na hora de cadastrar os itens que você vai vender.

Outros benefícios são a possibilidade de integrar a página no Facebook com a sua loja virtual e a criação de anúncios e publicações patrocinadas dentro da própria rede social, aumentando, assim, a exposição dos seus produtos.

Já a principal desvantagem de utilizar o marketplace do Facebook está no fato de a plataforma não ser integrada a nenhum meio de envio e pagamento. Ou seja, a entrega e a cobrança dos artesanatos devem ser combinadas entre o vendedor e o comprador.

Instagram

O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no Brasil e no mundo e, por isso, torna-se também uma excelente vitrine para divulgar os trabalhos artesanais que você produz.

Além de ser uma plataforma totalmente visual — na qual você pode explorar diferentes ângulos e conteúdos sobre os seus produtos —, assim como no Facebook, também é possível criar anúncios pelo Instagram Ads.

Se você não tem uma loja virtual, toda a negociação de envio e entrega dos produtos tem que ser feita pelo próprio direct do aplicativo.

Mas, se você já tem um e-commerce, pode utilizar o Instagram Shopping integrado com o seu site. Assim, o usuário tem acesso ao seu catálogo de produtos por ali e, na hora de comprar, é direcionado para a sua loja.

Página inicial Instagram Atelie Pontos e Fios

Assista ao vídeo a seguir e descubra o passo a passo simples para integrar o Instagram na Nuvemshop:

📹 Veja também: Como integrar Instagram Shopping na Nuvemshop?

Pinterest

Da mesma forma que o Instagram, o Pinterest também é uma maneira de vender artesanato pela internet grátis. A rede social é totalmente focada no visual e te dá a oportunidade de explorar o uso das fotos dos seus produtos, em diversos ângulos e cenários.

Por ser uma plataforma na qual as pessoas navegam buscando por inspirações, é uma ótima pedida para divulgar trabalhos manuais e artesanais.

Além disso, a novidade é que, com o Pinterest Ads, também é possível criar anúncios, alcançar mais usuários e conquistar vendas dentro do aplicativo.

Na Nuvemshop, por exemplo, você pode fazer a integração com o Pinterest de forma simples e gratuita. O aplicativo do Pinterest para Nuvemshop permite que as empresas conectem suas lojas da Nuvemshop ao Pinterest, facilitando a apresentação dos produtos a milhões de pessoas no Pinterest com uma única integração.

Em poucas etapas, as lojas que instalaram o aplicativo podem integrar, autenticar, carregar um catálogo de produtos e mensurar conversões usando a tag do Pinterest.

Quando o catálogo de produtos é carregado, o Pinterest automaticamente cria pins de produto deixando seus produtos à vista e à disposição dos clientes em potencial na plataforma.

👉Confira: Como inserir o Pinterest na minha loja Nuvemshop?

TikTok

Vender no TikTok é uma ótima maneira de aumentar o alcance dos seus produtos e atrair público qualificado. A rede social de vídeos curtos é uma das plataformas mais utilizadas no mundo para resenha de itens, ou seja, muitas pessoas usam a rede para buscar reviews de marcas e produtos.

O primeiro passo para vender no TikTok é criar uma conta para o seu negócio, a chamada TikTok Business. Depois disso, recomendamos que você integre a rede social com sua plataforma de e-commerce.

A Nuvemshop é parceira certificada pelo TikTok e essa integração pode ser feita de maneira simples. Assista ao vídeo para descobrir o passo a passo completo:

📹 Veja também: Como integrar o TikTok com a minha Nuvemshop?

Aproveite para criar uma loja virtual grátis e integrar com os melhores marketplaces e redes sociais agora mesmo:

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2. Tenha um planejamento de marketing digital

Seja qual for a ferramenta escolhida para vender artesanato na internet, é importante ter uma estratégia de marketing digital bem consolidada. Isso vai garantir que você esteja explorando os melhores canais para divulgar a sua marca e os seus produtos.

Nossa dica é apostar no marketing de conteúdo, utilizando técnicas de SEO (Search Engine Optimization, em inglês) para rankear nas primeiras páginas dos mecanismos de busca, como o Google.

Aproveite e baixe nosso Checklist de SEO técnico grátis, que tem todas as dicas para dominar o topo do Google:

✅ Confira a checklist: SEO técnico

Além disso, para as vendas nas redes sociais trabalhar com influenciadores digitais pode garantir um ótimo retorno e melhorar a proximidade entre marca e público. Nesse caso, é importante saber que você pode começar com micro influenciadores, a depender do seu orçamento.

3. Tire fotos atrativas dos seus produtos

Com certeza você já ouviu dizer que “uma imagem vale mais do que mil palavras”, certo? Mas a verdade é que uma boa imagem pode valer muito mais do que qualquer outro argumento de venda. Então, invista na produção de fotos dos seus artesanatos.

E isso não quer dizer que você precise contratar um fotógrafo profissional. Com o seu próprio smartphone é possível tirar fotos incríveis. Nossa dica, então, é se atentar à iluminação, aos ângulos clicados e à edição das imagens.

Quer saber mais sobre como tirar fotos dos seus trabalhos para vendê-los pela internet? Então baixe agora nosso e-book:

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4. Crie descrições detalhadas

Pelo fato de não poder tocar ou ver o produto fisicamente, comprar pela internet ainda gera desconfiança em muitas pessoas. Pensando nisso, caprichar na descrição — seja vendendo produtos pela loja virtual própria ou pelas redes sociais — transmite mais confiança ao seu cliente.

No caso de artesanatos, busque dar detalhes, como diferenciais, cores e todas as dimensões de cada peça. Lembre-se de também adaptar a linguagem ao público-alvo que você pretende atingir.

Outra dica é aproveitar o espaço destinado à descrição para listar os principais benefícios do produto, agregando mais valor a ele.

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5. Calcule o preço de venda

Muitos artesãos têm dificuldade para calcular o preço do artesanato, o que pode levar a prejuízo e quebra do negócio. Por isso, é importante ter cuidado na hora de precificar os produtos.

Para começar, você precisa somar o custo dos materiais utilizados na confecção, calcular o custo da sua hora de trabalho, incluir os gastos fixos e variáveis e adicionar sua margem de lucro.

Precisa de uma forcinha na hora de precificar? Baixe a planilha de precificação da Nuvemshop. É grátis!

📈Confira planilha: Planilha de precificação

Kellen Sinhoreli Feichus, do Ateliê Pontos e Fios, contribui com sua opinião sobre a precificação dos itens artesanais:

Infelizmente, muitas pessoas querem pagar muito barato em artesanato porque acham que é um ‘passatempo’, não entendem a complexidade do trabalho. Mas vender pela internet me permitiu alcançar pessoas de todo o Brasil que realmente valorizam meu produto.

6. Ofereça diferentes métodos de pagamento

Como qualquer venda feita pela internet, oferecer diferentes métodos de pagamento é uma boa opção para que o cliente sinta que tem o poder de escolha ao comprar determinado item.

Cartão de crédito, boleto bancário, transferência e Pix são modalidades de pagamento para e-commerce com diferentes características. Vale analisar cada uma delas e buscar o equilíbrio para disponibilizar opções que também sejam boas para você como lojista.

💡Saiba mais: Formas de pagamento para usar na sua Nuvemshop

7. Configure os meios de envio

Também é importante oferecer diferentes meios de envio na sua loja virtual, como Correios e transportadoras. Para produtos artesanais, é comum a configuração de um frete com prazo adicional para confecção, de modo que o cliente saiba que leva um tempo até a produção e envio do item.

Na Nuvemshop, por exemplo, você pode usar o aplicativo Frete Hero para informar prazos adicionais de entrega automaticamente. Assim, cada produto artesanal pode ter seu prazo personalizado, garantindo que o consumidor saiba exatamente quando vai ser entregue.

8. Invista em embalagens personalizadas

Ao receber uma encomenda comprada pela internet, é bem provável que a expectativa do seu cliente esteja lá no alto. Imagine, então, a felicidade dele se você puder surpreendê-lo já com a embalagem?

Produtos artesanais costumam transmitir uma sensação de cuidado e personalidade. Por isso, caprichar na embalagem para artesanato pode deixar o seu consumidor ainda mais satisfeito com a compra que ele fez.

💡Saiba mais: Unboxing experience: o que é e como usar para vender mais?

Tenha em mente que, nesse caso, os detalhes fazem toda a diferença. Você pode, por exemplo, imprimir um carimbo personalizado com o logo da sua marca. Ou, então, enviar um cartãozinho com uma mensagem carinhosa ao cliente. Esse é o momento de abusar da sua criatividade!

Crie um logo personalizado para sua marca em poucos minutos:

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Pronto para vender artesanato?

E aí, gostou do conteúdo? Esperamos que você saia daqui sabendo como vender artesanato pela internet e pronto para começar! O meio online tornou-se um espaço cheio de possibilidades para os mais variados nichos. Se antes os artesanatos se limitavam a pequenas tendas na rua, hoje você tem chances de viralizar e alcançar milhares de pessoas com seus produtos.

E, se você está convencido a criar a sua própria loja virtual para vender seus artesanatos pela internet, te convido a criar sua loja grátis na plataforma da Nuvemshop. Aqui, você cadastra todos os seus produtos e pode começar suas vendas hoje mesmo! Esperamos por você. 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como vender artesanato pela internet

Antes, você precisa definir seus canais de venda — podem ser marketplaces, redes sociais ou sua própria loja virtual. Definidos seus canais, é fundamental ter um plano de marketing digital. Com isso feito, certifique-se de tirar fotos atrativas dos seus produtos, criar descrições detalhadas e caprichar nas embalagens dos seus pedidos.

Os artesanatos que mais vendem são os voltados à reciclagem de materiais, além de velas aromáticas e os sabonetes e cosméticos artesanais. Outros produtos muito procurados são os elaborados com tricô, crochê, macramê e as peças de cerâmica.

A forma mais comum  de vender artesanato é por meio dos marketplaces. Apesar disso, criar uma loja virtual também é uma excelente forma de alcançar seu público, já que você pode investir na sua marca, criando e projetando sua própria proposta e identidade visual, além de contar com taxas de venda mais baixas.

O melhor marketplace para vender artesanatos é o Elo7, por ser focado nesse tipo de produto. Ainda assim, criar sua própria loja virtual pode ser uma boa pedida para complementar sua estratégia e aumentar sua margem de lucro.

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