Quick commerce: entregas em minutos no varejo brasileiro

- O quick commerce é um modelo logístico para vendas online em que os consumidores recebem suas compras em poucos minutos ou horas;
- O foco do q-commerce está na agilidade e qualidade dos processos, aprimorando a logística para se adequar aos novos modos de compra;
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Na busca por tornar a compra online cada vez mais simples e atrativa, o segmento de e-commerce vive em um constante processo de evolução e inovação. O quick commerce, também conhecido como q-commerce, é uma forma de aprimorar a agilidade e a qualidade nas entregas.
De forma resumida, o quick-commerce, ou entregas ultrarrápidas, é caracterizado pela entrega de produtos, geralmente, em menos de uma hora. Esse modelo de negócios tem foco em conveniência e rapidez, sendo muito utilizado para entregas de mercadorias de primeira necessidade, como alimentos, bebidas, remédios e itens de conveniência.
Então se você quiser mais sobre o assunto, continue a leitura e veja como funciona o quick commerce, quais são as suas vantagens e como se adequar a um mercado mais competitivo e dinâmico.
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O que é quick commerce?
Quick commerce, também conhecido como q-commerce ou “comércio rápido”, é uma modalidade de vendas online que tem como proposta realizar entregas ultrarrápidas, ou em outras palavras, em questão de minutos ou poucas horas. A ideia é gerar vendas baseadas no senso de urgência e trazer mais comodidade aos clientes.
A ideia do q-commerce é atender necessidades urgentes do consumidor, como repor um item de supermercado, comprar um medicamento ou até entregar bebidas e lanches para ocasiões de última hora.
Para isso, as empresas precisam se adaptar e criar uma estrutura propícia, que consiga atender aos pedidos rapidamente e, paralelamente, mantenha o valor do frete igualmente competitivo.
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Como funciona o quick commerce?
O q-commerce trabalha com um conceito parecido com o da pronta-entrega, em que os produtos já estão prontos para serem enviados ou em fase de finalização. No entanto, nesse caso, o grande destaque está no planejamento logístico otimizado e na gestão de estoque meticulosa que garantem uma entrega ultrarrápida (entre dez a 60 minutos).
Entenda os principais componentes por trás dessa operação:
Infraestrutura logística
Diferente da maioria das compras online, no q-commerce, os produtos não saem de um centro de distribuição distante, a operação acontece a partir de estruturas compactas posicionadas estrategicamente nas cidades:
Dark stores
Normalmente, as empresas que prestam q-commerce operam por meio de dark stores, também conhecida como “loja escura” ou “loja fantasma”.
São espaços fechados ao público, focados em atender exclusivamente aos pedidos online. Dessa forma, conseguem centralizar as tarefas e atender prontamente, criando um fluxo rápido de separação e envio.
Hubs urbanos
Os hubs urbanos funcionam como pequenos centros logísticos posicionados de forma estratégica em bairros de grandes cidades, como São Paulo, por exemplo. Esse tipo de armazém tem como foco ampliar a cobertura de entrega e diminuir o last mile (ou última milha em português).
Eles podem funcionar de forma simples como uma loja física adaptada ou um ponto de retirada.
Micro-fulfillment center
O micro-fulfillment center (MFC) são pequenos centros de distribuição automatizados que costumam ser integrados a supermercados ou farmácias, por exemplo. Eles utilizam tecnologia como robôs de picking (coletar, em português) e sistemas de gerenciamento de estoque para acelerar o processo de envio para o consumidor.
Infraestrutura tecnológica
Para que o q-commerce funcione é importante que todos os pontos de operação estejam conectados em tempo real, o que necessita de tecnologia de ponta por trás da operação. Veja como funciona:
Aplicativos de compra
O primeiro passo do q-commerce é a realização do pedido por meio de um aplicativo próprio da loja ou plataforma parceira como iFood ou Zé Delivery, por exemplo. Assim que o pedido é feito, o sistema identifica o estoque mais próximo e aciona a equipe para separar os itens.
Geolocalização
Com a localização do cliente, o sistema escolhe a melhor rota e aciona o entregador que está mais próximo. Esse processo ajuda a reduzir o tempo e evita deslocamentos desnecessários.
Quais são as vantagens do quick commerce?
O q-commerce é muito vantajoso para empresas que desejam modernizar as entregas e oferecer um serviço de qualidade ao público. A seguir, reunimos todos os benefícios que ele pode proporcionar:
Fidelização de clientes
A agilidade é a base de tudo o que falamos até agora. Atender com maestria a urgência das pessoas é o que vai chamar a atenção do público e o que vai aumentar as chances dos clientes voltarem a comprar na sua loja.
E nem precisamos dizer que nada melhor do que ter uma base de clientes satisfeitos e dispostos a consumir sempre, não é mesmo? Portanto, cuide para que o nível de serviço seja sempre excelente e atenda às necessidades dos consumidores para aumentar as chances de fidelização.
Comodidade
Proporcionar a conveniência de receber as compras em tão pouco tempo é, certamente, um grande passo para encantar os clientes.
Desde que a entrega seja feita com cuidado e qualidade, a comodidade proporcionada pode se igualar ou até mesmo superar a experiência do cliente em uma loja física. Ou seja, essa é mais uma fatia de mercado que sua empresa pode alcançar, ampliando a base de consumidores.
Redução de estoque
O quick commerce exige que o controle de estoque seja rigoroso, dado que os itens devem estar sempre à mão e na quantidade certa para garantir a eficiência nos envios.
Sendo assim, a empresa evita produzir mais do que o necessário, reduzindo o desperdício e os custos.
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💡Saiba mais: O que é estoque mínimo e como fazer o cálculo no meu negócio?
Diminuição do custo logístico
Por falar em redução de custos, outra vantagem é a economia com gastos logísticos.
Por exigir proximidade da operação com a área que se deseja atender, há redução significativa nas despesas de combustível, pedágios e manutenção.
Além do mais, algumas empresas optam por contratar transportadoras ou empresas terceirizadas, o que também pode reduzir os encargos administrativos.
Diferencial competitivo
Optar por trabalhar com entregas ultrarrápidas pode ser o diferencial competitivo da sua empresa. Com o q-commerce sua marca ganha destaque no mercado e tem grandes chances de aumentar suas vendas.
Dessa maneira, a tendência é captar novos clientes, aumentar o seu market share, ou seja, a fatia de mercado que sua empresa pode dominar, e se distanciar de seus concorrentes.
Como implementar o quick commerce?
Garantir que seus clientes tenham esse benefício não é tão simples quanto pode parecer. No Brasil, o quick commerce funciona bem no tradicional sistema de delivery de comida, e timidamente em outros setores, como mercado, farmácias e pet shop, por exemplo.
Implementar esse modelo logístico é complexo, pois as empresas precisam ter uma estrutura bem consolidada para que tudo funcione de acordo com o divulgado pela marca e esperado pelos consumidores.
Confira os principais pontos de atenção para implementar a entrega expressa em seu negócio:
Faça um bom planejamento de processos
Sem um ótimo planejamento e gestão de processos, a operação certamente vai ficar comprometida. Entenda como seria um fluxo perfeito para o seu modelo de negócio, analisando todas as etapas: a venda, a separação, o manuseio de embalagens e a entrega.
Faça simulações e certifique-se de que não haja gargalos, pois cada obstáculo enfrentado nas atividades pode significar prejuízo ou má reputação para o seu negócio.
A dica é contar com a automação para e-commerce, já que ela é importante para ter um processo mais rápido e regular.
Controle o estoque com precisão
Outro aspecto de extrema importância é o monitoramento preciso de estoque. A organização e a disposição estratégica dos itens nesse modelo são primordiais, uma vez que os responsáveis pela separação deverão encontrar imediatamente o que precisam.
Além de controlar o fluxo de entrada e saída de mercadorias com a ajuda de um sistema de gestão, também é importante manter o abastecimento sob controle, repondo o que for necessário para que as vendas corram bem.
💡Saiba mais: Como escolher o sistema de controle de estoque certo para sua empresa?
Além disso, não se esqueça de contar com fornecedores confiáveis e que ajudem a suprir sua loja com rapidez caso você tenha um volume alto e inesperado de vendas.
Escolha uma boa plataforma de e-commerce
A seleção de uma plataforma de e-commerce para hospedar sua loja virtual faz toda a diferença. Afinal, você vai precisar integrar todas as atividades com os aplicativos e softwares necessários para que a automação funcione.
Desse modo, conte com uma plataforma robusta, segura e, ao mesmo tempo, simples e intuitiva, como a Nuvemshop. Aliás, um dos recursos disponíveis para os nossos lojistas é o Nuvem Envio, que centraliza a gestão logística e oferece os melhores tempos de entrega e valores de frete, com base em algoritmos inteligentes. Legal, né? Então, que tal começar a vender pela maior plataforma de e-commerce da América Latina? Crie sua loja grátis:
Capriche na comunicação
As pessoas simplesmente amam uma entrega rápida e bem feita. Para aproveitar a popularidade do quick commerce e aumentar consideravelmente as suas vendas, divulgue a operação em seus canais e nas redes sociais.
Investir no SEO local para que o serviço apareça nas buscas da internet por quem está na sua região também é uma boa forma de mostrar essa vantagem para a vizinhança.
Lembre-se de que a comunicação é importante para fazer com que o quick commerce tenha sucesso. Nesse sentido, a empresa precisa gerar um volume de vendas considerável, com a finalidade de arcar com os custos de aluguel e manutenção do espaço, equipe dedicada, logística e gastos em geral.
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Exemplos de quick commerce no Brasil
‘O modelo de quick commerce vem ganhando força no Brasil, especialmente nas grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A seguir, veja como algumas empresas estão aplicando o q-commerce na prática:
Rappi Turbo
O Rappi Turbo promete entregas em até dez minutos e, para cumprir essa promessa, opera com dark stores, localizados estrategicamente em regiões urbanas. Imagine que você está no meio de uma receita e percebe que esqueceu o molho de tomate. É aí que o Rappi Turbo se destaca: com foco em itens de necessidade imediata, como produtos de mercado, higiene e bebidas, o app garante agilidade com entregas em poucos minutos.
Zé Delivery
O Zé Delivery funciona sem uma estrutura própria de logística: a plataforma realiza a distribuição local de bebidas por meio de parceria com bares, mercados e distribuidoras que funcionam como pontos de entrega e retirada.
Com isso, o app consegue reduzir o tempo de entrega para menos de 60 minutos e manter os preços competitivos. É a solução ideal para aqueles momentos em que você esqueceu de comprar as bebidas, seja antes de uma festa ou durante o intervalo do jogo de futebol.
💡Saiba mais: O que é PUDO e como adotar os pontos de retirada?
Tudo pronto para entregar seus produtos ainda hoje?
O quick commerce ainda não é uma realidade para todos os cantos do Brasil, mas pode ter certeza que ele está ganhando mais adeptos a cada dia.
Conforme a urgência dos consumidores aumenta e as empresas procuram se tornar mais competitivas, o q-commerce vem conquistando seu espaço.
Sendo assim, que tal se antecipar e correr para estruturar a melhor operação logística do seu nicho de mercado?
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