#06 – Omnichannel: integrando físico e online para um atendimento completo, com Malu Carneiro

Conteúdo criado por humano
Imagem de capa do episódio sobre atendimento omnichannel do podcast Segue a Linha

Como oferecer uma experiência completa em todos os seus canais de venda? Neste bate-papo, Maria Luiza Carneiro, fundadora da marca Shop Emme, compartilha os segredos por trás de uma Estratégia Omnichannel de sucesso. Confira dicas práticas para oferecer um atendimento eficaz e fidelizar os seus clientes.

Elenco do episódio

Apresentadores: Letícia Vaz, fundadora da Letícia Vaz Store, sócia e Head de Inovação em Moda da Nuvemshop, e Vitor Peçanha, diretor de marketing da Nuvemshop Next

Convidada: Malu Carneiro, fundadora da marca Shop Emme

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Resumo sobre o episódio “Omnichannel: integrando físico e online para um atendimento completo”

Quer passar por todo o conteúdo do episódio de maneira prática? Confira:

Início da jornada empreendedora

  • Malu começou a empreender aos 21 anos, vendendo peças online ainda durante a faculdade;
  • Inicialmente vendia roupas no Enjoei e depois criou seu primeiro site no Wix;
  • Usou o e-commerce como forma de financiar seus estudos e transição para São Paulo.

Estruturação e crescimento da marca

  • Confeccionava peças com base em elogios recebidos nas redes sociais;
  • A produção começou em Vitória e migrou para São Paulo após burnout com a rotina de viagens;
  • Fundou a Shop Emme e evoluiu de vendas online para showroom e, posteriormente, loja física.

Transição para o omnichannel

  • Iniciou com showroom em uma sala comercial e depois abriu loja no Shopping Morumbi em 2024;
  • Loja física surgiu como resposta à alta demanda e para reforçar presença da marca;
    Loja física hoje representa cerca de 10% do faturamento total, mas tem forte papel estratégico.

Experiência do cliente como diferencial

  • Atendimento humanizado e personalizado é prioridade na loja física e no online;
  • Malu replica no time a experiência que oferece nas redes sociais;
  • Estratégias como provador filmado e comunicação no WhatsApp ajudam a manter consistência.

Operação e processos internos

  • Estrutura de equipe definida com funções específicas para galpão, loja e reabastecimento;
  • Reposição de estoque feita semanalmente com acompanhamento por relatórios diários;
  • A integração entre loja física e online é gerida com atenção ao ERP e estoque atualizado.

Estratégias de CRM e fidelização

  • Coleta de dados dos clientes da loja física para manter contato via WhatsApp e e-mail;
  • Uso do WhatsApp para vendas rápidas, reservas e envio por motoboy;
  • Fidelização baseada em atendimento próximo, lembrança de nomes e relacionamento.

Criação e lançamento de coleções

  • Mix de produto definido por sazonalidade e análise de performance de peças;
  • Loja física influencia o redirecionamento de estoque, mas não a criação da coleção;
  • Evita lançamentos em dezembro no e-commerce, priorizando o físico nesse período.

Mídia paga e conteúdo

  • Investimento alto em mídia paga, principalmente no Facebook e TikTok;
  • Estratégia no TikTok é focada em conteúdo espontâneo e com tom mais informal;
  • Criação de conteúdo exclusiva por canal é vista como oportunidade de crescimento.

Acertos, erros e aprendizados

  • Abertura da loja física no Morumbi foi o maior acerto da trajetória;
  • Erros incluíram lançamento fracassado em dezembro e problemas com fornecedores;
  • Estoque e fluxo de caixa são as principais preocupações da operação.

Expansão e visão de futuro

  • Malu deseja abrir lojas em outras capitais, mas com cautela e sem pressa;
  • O objetivo é manter a filosofia de empresa estruturada, com bom ambiente interno;
  • Loja física é vista como essencial diante do crescimento da concorrência no online.

"Se eu desistir da minha empresa, eu acho que estou desistindo de mim. Porque a empresa, eu acho que eu sou a empresa."

Malu Carneiro
Malu Carneiro
CEO da Shop Emme e cliente da Nuvemshop Next

Materiais complementares aos temas abordados por Malu Carneiro

Confira, a seguir, alguns materiais que podem te ajudar a se aprofundar nos temas abordados por Malu Carneiro , Letícia Vaz e Vitor Peçanha no episódio:

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