Como escolher um nome de loja para começar a vender pela internet?

Por: Camila Ribas

Letreiro de loja chamada

Alguns exemplos de nomes de lojas para começar são:

  • [Sua marca] + Concept
  • [Sua marca] + Acessórios
  • [Sua marca] + Bijoux
  • Glamour + [seu nome]
  • Ateliê + [Seu nome]
  • [Nome da marca] + universo do tênis

Quer se aprofundar e conferir dicas de como escolher o nome da sua loja? Continue a leitura do artigo!


Como escolher nomes de lojas para começar a vender pela internet? Ao começar um negócio online, essa é uma das primeiras perguntas que devem ser respondidas por um empreendedor.

O nome de uma marca deve ser muito bem pensado, já que ele precisa traduzir seus produtos, se comunicar com seu público e criar empatia. Parece difícil, não é? Mais do que isso, esta é uma etapa complexa do planejamento da sua empresa.

Além de ser a identidade de uma empresa, o nome do seu negócio é aquele que será referência para indicações, ajudará na fidelização de clientes e fará com que a marca tenha autoridade e relevância entre consumidores na web.

O problema é que muitos empreendedores acreditam que essa é a primeira etapa para montar uma loja virtual, mas não é bem assim. Para facilitar o seu trabalho de fazer a melhor escolha do nome do seu negócio, o ideal é definir os produtos que vão ser vendidos e em seu e-commerce e para qual nicho de mercado.

Então, quer saber como escolher nomes de lojas para começar a vender online? Confira, a seguir, um guia para escolher a melhor opção para o seu e-commerce! Mas, antes de colocar a mão na massa, veja uma ferramenta gratuita para te ajudar no processo criativo da escolha do nome ideal para a sua marca:

👉 Ferramenta grátis: Gerador de nomes

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Agora, vamos às dicas?

1. Conheça seu público-alvo

A primeira dica para escolher um nome de loja para começar o seu e-commerce é conhecer o seu público-alvo. Entender para quem sua marca trabalha ajuda no processo para definir quais nomes representam essas pessoas.

Uma dica é fazer uma análise da concorrência e iniciar uma pesquisa com possíveis consumidores que atendam ao perfil que você quer atingir. Sugira palavras aleatórias e veja quais são melhor recebidas pelo público.

Na hora de considerar como sua marca vai se chamar, não se esqueça de escolher algo que seja fácil de lembrar e que não se pareça com algo que já existe.

2. Defina o nicho de mercado

Outro ponto essencial para a escolha de um bom nome de loja para começar a vender online é ter uma visão clara do que ele será. Ainda que sua loja abranja diversos segmentos, é importante focar em um nicho de mercado para não confundir os clientes e contribuir para a criação dessa identidade.

Por isso, entenda qual fatia de mercado você quer explorar com mais impacto. Ao contrário do que muitos pensam, segmentar pode, sim, alavancar as vendas de um e-commerce.

💡 Saiba mais: O que é e como definir o seu nicho de mercado

3. Escolha um nome que tenha relação com o seu negócio

Para facilitar na identificação do público com sua marca, é importante que o nome tenha relação com o segmento dos seus produtos e seu nicho de atuação.

Para isso, faça uma lista de palavras relacionadas à sua atividade e use a criatividade para abrir um leque de opções ao lado de cada uma delas.

Essa atividade chama-se brainstorming, ou “tempestade de ideias”, em tradução para português. Ela consiste em anotar toda e qualquer ideia que venha à mente, sem filtros ou julgamentos. Passado um tempo, você pode olhar tudo o que foi anotado e descartar o que não está relacionado com o mercado que você quer atingir.

Quer um exemplo? Se você pretende vender camisetas online, precisa escolher um nome para seu e-commerce que faça parte desse universo, como: [Sua marca] + camisetas personalizadas, [Sua marca] + camisetas personalizadas online.

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4. Opte por nomes para lojas curtos e simples

Para escolher um nome impactante para seu e-commerce, prefira os curtos e objetivos. Nomes menores — de uma ou duas sílabas, por exemplo — podem fixar na memória e ter uma sonoridade melhor do que um nome mais longo e complexo.

Além de contribuir para que os consumidores se identifiquem e lembrem da sua marca, nomes curtos também ajudam na hora de registrar o domínio do seu e-commerce.

Por fim, lembre-se de que o nome para loja virtual não deve ter uma grafia muito difícil. Afinal, as pessoas precisarão escrevê-lo para buscar no Google e nas redes sociais, por exemplo. Por isso, simplifique!

5. Prefira nomes atemporais

Eu tenho certeza que você quer que seu negócio faça sucesso por muito tempo, certo? Portanto, na hora escolher nomes de loja para começar o seu e-commerce, opte por aqueles que estão além do seu tempo.

Escolher nomes que remetem a memes, piadas ou a assuntos pontuais pode fazer muito sucesso no início. Por outro lado, com o tempo, eles podem cair no esquecimento facilmente. Para evitar esse problema, evite modismos e escolha nomes atemporais e que combinem com o seu negócio em qualquer época.

Quer entender melhor? Observe as marcas de sucesso que atuam no mesmo segmento que você e veja se alguma delas ficou obsoleta com o tempo. As que perduram, invariavelmente, têm nomes impactantes, fáceis de lembrar e sem nenhuma ligação com modismos passageiros.

6. Veja se o nome está disponível para registro

Com o passo a passo acima, você já deve ter escolhido o nome do seu e-commerce, certo? Mas a tarefa não termina por aí. Depois de fazer sua opção, é preciso que você verifique se o nome está disponível no Registro.br e no Internic.

Essa etapa vai mostrar a você se alguém tem o domínio que você gostaria de registrar e se é necessário pensar em alternativas.

Além do domínio, você precisa checar se o nome escolhido pode ser patenteado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Para que tudo dê certo, é preciso que o nome esteja disponível nas duas etapas anteriores.

Marcas que já têm propriedade intelectual protegida não podem ser usadas por terceiros, sob risco de multas e outras sanções judiciais. Para evitar problemas, portanto, fique atento ao registro do nome do seu e-commerce.

Definido o nome da sua loja virtual, hora de registrá-lo. Para saber mais sobre o assunto, confira nosso artigo com o passo a passo:

💡 Saiba mais: Como registrar o nome e a marca da minha empresa

7. Se necessário, mude o nome

Depois de seguir as dicas listadas, você vai conseguir definir o nome da sua loja. Todavia, sabemos que as coisas podem mudar com o tempo. Portanto, se acreditar que uma alteração no nome faz sentido para sua estratégia, considere essa possibilidade.

Você sabia que a marca esportiva Nike se chamava Blue Ribbon quando foi criada? O nome quer dizer “fita azul”, em tradução livre, e foi empregado pelo fundador da empresa, Phil Knight, quando investidores japoneses perguntaram como sua empresa se chamava — e ele não havia batizado seu negócio ainda. Rapidamente, ele olhou para a fita azul de um prêmio que tinha ganho e estava exposto em seu quarto e resolveu dar esse nome.

Como vimos, não houve planejamento na hora da escolha desse primeiro nome. Então, muitos anos depois, por motivos legais, ele precisou pensar em outra opção. Após um brainstorming com sua equipe, ele acabou aceitando a sugestão de “Nike”.

Dessa vez, a marca foi batizada a partir de um elemento que tinha tudo a ver com o segmento dos materiais esportivos. Além disso, o nome é curto, fácil e memorável.

19 ideias de nomes de lojas virtuais para começar

Para te ajudar no processo criativo para escolher um nome de loja virtual, separamos algumas referências.

Lembrando que são apenas sugestões, uma vez que você precisa de um nome original e que faça sentido para o seu negócio, certo? Dito isso, vamos às opções:

Loja virtual de roupas

Na hora de criar um nome para começar a vender roupas, você precisa levar em conta o segmento e o público-alvo.

Afinal, existem os e-commerces voltados para moda masculina, feminina, esportiva, etc, além do tipo de negócio que oferece acessórios para todos os estilos.

Veja alguns exemplos de nome para este segmento:

  • [Sua marca] + Concept
  • [Sua marca] + Roupas e Acessórios
  • [Sua marca] + Moda Feminina
  • [Sua marca] + Modas
  • [Sua marca] + Ternos
  • Camisetas personalizadas + [Sua marca]
  • Roupas esportivas + [Sua marca]
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Lojas de bijuterias online

As lojas de bijuterias online são populares na internet e precisam chamar a atenção entre tantos correntes. Por isso, é importante adequar o nome à faixa de preço e tipo de público, já que há diferença entre bijuterias e semijoias, por exemplo.

Veja algumas ideias:

  • [Sua marca] + Acessórios
  • [Sua marca]+ Bijoux
  • Glamour + [seu nome]
  • Bijuterias + [sua marca]

👉 Ferramenta grátis: Gerador de nome

E-commerce de artesanato

As lojas virtuais de artesanato costumam ter nomes mais pessoais para mostrar personalização dos produtos.

Alguns exemplos:

  • Ateliê + [Seu nome]
  • [Seu nome] + Artesanato com pedras naturais
  • [Seu nome] + Arte em madeiras
  • Moda Artesanal + [Seu nome]

Nomes para lojas virtuais de calçados

A regra para escolher um nome virtual para lojas de calçados é a mesma do segmento de moda: adaptar-se ao público.

Confira alguns exemplos:

  • [Nome da sua marca] + Calçados
  • [Nome da marca] + Salto alto
  • [Nome da marca] + Botas
  • [Nome da marca] + universo do tênis
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Resumo

Viu como escolher nomes de lojas para começar o seu e-commerce é importante para o sucesso do seu negócio? Quer saber como essa estratégia pode ser ainda mais impactante? Leia também nosso artigo com as principais dicas de como criar um logo de sucesso!

Antes de ir embora, veja um resumo deste conteúdo:

Como escolher nomes de lojas para começar a vender pela internet?

  1. Conheça seu público-alvo
  2. Defina o nicho de mercado
  3. Escolha um nome que tenha relação com o seu negócio
  4. Opte por nomes para lojas curtos e simples
  5. Prefira nomes atemporais
  6. Veja se o nome está disponível para registro
  7. Se necessário, mude o nome

19 ideias de nomes de lojas virtuais para começar

  • [Sua marca] + Concept
  • [Sua marca] + Roupas e Acessórios
  • [Sua marca] + Moda Feminina
  • [Sua marca] + Modas
  • [Sua marca] + Ternos
  • Camisetas personalizadas + [Sua marca]
  • Roupas esportivas + [Sua marca]
  • [Sua marca] + Acessórios
  • [Sua marca] + Bijoux
  • Glamour + [seu nome]
  • Bijuterias + [sua marca]
  • Ateliê + [Seu nome]
  • [Seu nome] + Artesanato com pedras naturais
  • [Seu nome] + Arte em madeiras
  • Moda Artesanal + [Seu nome]
  • [Nome da sua marca] + Calçados
  • [Nome da marca] + Salto alto
  • [Nome da marca] + Botas
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