Link de pagamento: o que é, como funciona e como gerar para vender mais?

- Link de pagamento é uma solução para vendas que leva clientes direto para a página de checkout;
- A função do link de pagamento é encurtar o processo de compra, pulando etapas e economizando o tempo dos seus consumidores;
- As principais vantagens de usar um link de pagamento são: maior agilidade no fechamento das vendas, segurança nas transações e facilidade para vender em site.
Com expansão acelerada nos últimos anos, o e-commerce tornou-se um meio bastante competitivo. Para se destacar da concorrência, é preciso oferecer a melhor experiência de compra possível para seus clientes. Por conta disso, uma ferramenta de vendas que tem se popularizado é o link de pagamento.
Quando falamos do checkout, isto é, a fase final da compra, você sabia que a taxa média global de abandono de carrinhos chega a até 78.65%? Isso é o que diz um estudo feito pela Barilliance.
Com números tão altos, buscar soluções que ajudem a reverter esse quadro é essencial — e é exatamente isso que você encontrará neste artigo.
A seguir, te mostraremos o que é link de pagamento, como funciona e as as vantagens de usar essa alternativa no seu e-commerce, além de um passo a passo de como gerar. Então, vamos lá? 🔍
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O que é link de pagamento e como funciona?
Link de pagamento é uma solução para vendas que leva clientes direto para a página de checkout. Isto é, ele encurta o processo de compra, pulando etapas e economizando o tempo dos seus consumidores.
Afinal, de acordo o NuvemCommerce 2025, o relatório anual do e-commerce, o WhatsApp foi responsável por 46% das vendas em 2024 entre os lojistas da Nuvemshop. Aí a importância de ter um link de pagamento: direcionar o seu cliente para finalizar a compra de uma forma rápida e simplificada.
Isso porque, ao usar um link de pagamento, o seu consumidor não precisa acessar seu e-commerce e selecionar os itens desejados para efetuar o pagamento. Ele só precisa deixar claro os produtos em que tem interesse, e o próprio lojista cria um link personalizado que o direciona para a fase final da transação.
É importante frisar que ele não se trata de um meio de pagamento — além de um facilitador, o link de pagamento ajuda a vender mais. Acessando a página do link, seu cliente poderá escolher entre os meios de pagamento eletrônicos tradicionais, como o cartão de crédito, débito, Pix etc.
A principal vantagem do uso dessa opção é a possibilidade de vender pelas redes sociais e aplicativos de mensagem com maior rapidez, aumentando a taxa de conversão de um negócio.
4 vantagens do link de pagamento
Ainda não se convenceu? Separamos os principais pontos de como um link de pagamento te ajuda a vender mais:
1. Praticidade para o cliente
A principal vantagem do links de pagamento é, sem dúvidas, a rapidez no processo de compra. Ao encurtar o caminho até o checkout, o seu cliente tem menores chances de ter segundos pensamentos sobre a transação.
Além disso, todo mundo gosta de se sentir acompanhado durante processos dessa natureza, de forma que sua empresa ganhará pontos de confiança com sua clientela.
2. Maior facilidade no remarketing
Remarketing é uma estratégia que consiste em apresentar novamente produtos pelos quais potenciais clientes demonstraram interesse, mas não finalizaram a compra.
Nesse caso, o link pode ser personalizado para incluir esses itens específicos. Ao apresentá-los de novo com um link de pagamento, você faz com que o tempo de decisão seja mais curto e aumenta as chances de finalizar a venda.
3. Sincronia entre canais de venda
O link de pagamento cria um elo entre todos os seus canais de venda e atendimento. Isto é, ele torna-se uma opção viável conhecida pelos seus consumidores, gerando maior confiança e familiaridade com a sua empresa.
4. Mais segurança
Muitos consumidores ainda se sentem inseguros ao fazer compras online. Isso porque, apesar da facilidade, existem sites maliciosos e indivíduos mal-intencionados tentando aplicar golpes e roubar os dados pessoais das pessoas.
Nesse sentido, ao receber um link de pagamento direto dos canais oficiais da sua loja, é natural que seus clientes se sintam mais seguros e, como consequência, tenham uma imagem mais positiva da sua marca.
5. Possibilidade de vender pelas redes sociais
Nem precisamos falar que as redes sociais tornaram-se um excelente canal de aquisição de clientes, certo? Usando o link de pagamento, suas iniciativas nessas plataformas poderão ser mais rápidas e assertivas.
Isso porque, ao interagir com potenciais consumidores e constatar a intenção de compra, tudo que você precisa fazer é enviar o link com o produto desejado pelo chat em questão. No caso do Instagram, por exemplo, com o uso do direct.
Se você costuma anunciar nas redes, esse tipo de ação tem o potencial de aumentar consideravelmente o seu faturamento.
Como criar um link de pagamento em poucos passos?
Existem várias plataformas que permitem a geração de um link de pagamento para seus clientes. Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar um link personalizado utilizando nosso gateway de pagamento exclusivo para os lojistas, o Nuvem Pago. Assim, você poderá vender por qualquer canal, como WhatsApp e redes sociais, oferecendo muita praticidade e conveniência aos seus clientes.
Essa função está sendo liberada gradualmente e logo estará disponível para todos os lojistas Nuvemshop. Para usar a ferramenta, é só ter o cartão de crédito da sua loja ativo no Nuvem Pago e criar seu Link de Pagamento seguindo o tutorial abaixo:
- Acesse o menu lateral esquerdo do seu painel administrativo, clique em Nuvem Pago e, depois, em Links de Pagamento;
- Inclua o nome do seu cliente e o valor da venda;
- Escolha o tempo de expiração do Link;
- Se desejar, inclua uma descrição da compra;
- Envie para seu cliente pelo WhatsApp ou outras redes sociais.
Caso ficou em dúvida sobre a funcionalidade, veja um vídeo sobre o assunto:
📹 Veja também: Link de Pagamento Nuvemshop: como usar a funcionalidade para vender mais?
Confira também as vantagens de usar o Link de Pagamento Nuvem Pago:
- Visibilidade de todos os pagamentos no seu painel Nuvem Pago;
- Suas vendas via redes sociais ainda mais rápidas;
- As taxas do cartão são as mesmas que você já conhece;
- Você não paga a tarifa por venda da Nuvemshop;
- Proteção do antifraude inclusa também nas vendas via Link.
Margem apertada e dificuldade em precificar? Na Nuvemshop você cria sua loja virtual e vende com o Nuvem Pago, que tem CPT isento, mais economia para você e mais previsibilidade nos seus lucros. Saiba mais:
Onde usar o link de pagamento para maximizar suas vendas?
Uma das maiores vantagens do link de pagamento é a versatilidade: você pode usá-lo em diferentes canais de comunicação para transformar interações em vendas de forma rápida e segura.
Veja os principais locais onde essa ferramenta funciona melhor:
WhatsApp Business
O WhatsApp é hoje um dos canais de vendas mais poderosos. Com o link de pagamento, você consegue fechar negócios diretamente durante o atendimento, sem precisar que o cliente acesse um site ou aplicativo adicional.
Basta compartilhar o link na conversa e o cliente finaliza a compra em poucos cliques, isso torna o processo mais ágil e aumenta a taxa de conversão.
Caso precise, use a ferramenta grátis Gerador de link para WhatsApp e facilite a comunicação com o seu público:
No Instagram, os links de pagamento são grandes aliados de quem vende pelas redes sociais. Você pode incluí-los na bio usando ferramentas de agregadores de links, ou adicioná-los nos Stories por meio do adesivo de link.
Dessa forma, quem se interessar por um produto pode ir direto para o checkout, reduzindo barreiras de compra.
E-mail marketing
O e-mail continua sendo uma ótima estratégia de relacionamento e conversão. Com o link de pagamento, você pode enviar cobranças de serviços, ofertas exclusivas ou até finalizar uma venda que começou em outro canal.
Sendo assim. é uma maneira prática de transformar campanhas em resultados concretos.
Entendeu tudo sobre link de pagamento?
Em um cenário cada vez mais competitivo, o diferencial do seu negócio pode estar nos detalhes. Então, oferecer soluções de pagamento que ajudem seus clientes a economizar tempo pode ser uma excelente escolha para a sua empresa.
E, já que está aqui, que tal criar uma loja virtual gratuita com a Nuvemshop? Nossa plataforma é a número um da América Latina, e, como você viu, é muito simples integrá-la com outras formas de vender, como é o caso do link de pagamento. Comece hoje mesmo de forma fácil, rápida e sem precisar de nenhum conhecimento técnico. Estamos esperando por você. 💙
Referências