Guia sobre como anunciar no Instagram Ads

Por: Luane Silvestre
Guia sobre como anunciar no Instagram Ads

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Você sabe o que é Instagram Ads e como utilizá-lo a favor da sua marca? Neste post, confira as respostas para tais perguntas! 😉

Com mais de um bilhão de contas ativas, o Instagram se tornou um excelente canal de comunicação – pessoal, mas especialmente profissional. Segundo o Hootsuite, atualmente mais de 30% dos usuários afirmam comprar/contratar produtos e serviços a partir de divulgações feitas nessa rede social.

Conteúdos publicados no Instagram alcançam 30% mais engajamento, se comparados aos do Facebook. Além disso, mais de 200 milhões de instagrammers visitam, no mínimo, uma conta comercial por dia.

Logo, para administradores de lojas virtuais, esta é uma oportunidade única para exibir produtos e momentos alternativos da produção, reforçar a proposta do negócio, estreitar o relacionamento com os clientes, alcançar visibilidade e, consequentemente, vender pela internet.

O que é Instagram Ads?

Instagram Ads é a ferramenta para criar anúncios pagos no Instagram — tanto no Stories, quanto no feed.

Para configurar campanhas no Instagram Ads, é necessário definir: objetivo, nome, público-alvo (dados demográficos e comportamentais), posicionamento, orçamento, programação e formatos de cada campanha. Sobre esse último tópico, acompanhe mais detalhes a seguir.

Recursos do Instagram Ads

Como dito, o Instagram Ads oferece diferentes formatos de anúncios. Atualmente existem cinco opções:

  1. Imagem: com foco em reconhecimento da marca, alcance e visitas;
  2. Vídeo: com o propósito de aumentar a conversão, possibilita selecionar produções em .mp4, .mov ou .gif de até 60 segundos. De acordo com o Search Engine People, este formato pode crescer o tráfego em até 157%!;
  3. Multimídia: permite combinar vídeo, imagem, texto e som (uma espécie de apresentação em slides), e é mais utilizado com o objetivo de contar histórias;
  4. Carrossel: com até 10 imagens ou vídeos, tem o foco em reconhecimento da marca, conversão e alcance. Possibilita utilizar emojis e hashtags;
  5. Coleção: apresentação em tela cheia nos dispositivos móveis. Permite a associação de vídeo, apresentação multimídia e foto, voltado para tráfego, conversão e visitas.
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O que é preciso para usar o Instagram Ads?

Para divulgar sua marca através do Instagram Ads, é indicado ter uma conta comercial nessa rede social. Além de permitir a criação de anúncios, através desse tipo de perfil, você pode ter acesso ao Instagram Insights.

Essa plataforma tem como propósito reunir e apresentar as principais métricas do seu negócio – desde curtidas e comentários a informações do seu público (idade, principais localizações, principais horários de acesso etc).

Ademais, é obrigatório possuir um perfil empresarial no Facebook para a criação de campanhas por meio da ferramenta Gerenciador de Anúncios.

Como anunciar no Instagram Ads?

Para anunciar no Instagram, basta acompanhar os próximos passos:

  1. Abra o Gerenciador de Anúncios e clique em Audience Insights;
  2. Selecione quais idades e gêneros deseja atingir. Não se esqueça de selecionar os interesses pessoais do seu target também;
  3. Com isso feito, salve o seu público-alvo;
  4. No menu principal, acesse Gerenciador de Anúncios > Criar;
  5. Configure nome, objetivo e público da campanha (aquele foi criado anteriormente);
  6. No campo Posicionamento, selecione onde o seu anúncio deverá aparecer – neste caso, apenas no Feed e Stories do Instagram;
  7. Em seguida, você deverá criar a campanha em si, selecionando o formato que deseja anunciar (imagem, vídeo, carrossel etc), texto e link com uma UTM;
  8. E pronto! O anúncio entrará em análise e, geralmente depois de uma hora, estará ativo.

Lembre-se de que a peça gráfica da campanha deve estar em alta resolução. Se você não tiver familiaridade com o Photoshop, indicamos uma ferramenta bastante simples e online para edição de fotos, o Canva.

Se quiser recapitular os passos anteriores e conferir dicas extras, assista a este tutorial completo:

Tudo certo para criar anúncios no Instagram Ads?

O procedimento é mais simples do que parece. Executando as etapas acima, você poderá criar seus próprios anúncios no Instagram Ads e aumentar a audiência do seu negócio. Foco na conversão e mãos à obra!

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