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Perguntas frequentes sobre vender pelo Instagram
Para começar, é necessário ter um catálogo de produtos físicos cadastrado no Facebook Business. Além disso, é preciso que sua conta na rede social seja profissional e seu perfil represente a marca. Por fim, é importante estar em conformidade com as políticas e os termos de uso da empresa Meta (antigo Facebook).
Para vender pelo Instagram é preciso transformar a sua conta pessoal em profissional. Veja como é possível fazer isso:
    Acesse o seu perfil no Instagram;
  1. Vá até o menu, no canto superior direito;
  2. Clique em “Configurações”;
  3. Selecione “Conta”;
  4. Escolha a opção “Mudar para conta profissional”;
  5. Acesse “Continuar”;
  6. Marque a opção “Empresa”;
  7. Selecione a categoria em que sua empresa melhor se encaixa e pronto!
Empresas que não têm uma loja virtual própria também podem vender pelo Instagram e gerenciar os pedidos manualmente. Para isso, é preciso cadastrar os produtos no Facebook Business por meio da página Gerenciador de Negócios. Siga os passos abaixo para começar a vender na rede social:
  1. Na página web do Gerenciador de Negócios, selecione “Começar”;
  2. Escolha a opção “Criar uma loja” e clique em “Começar”;
  3. Vá em “Avançar” e escolha o melhor método para finalizar a compra;
  4. Na sequência, eleja os canais de venda. No caso, será a sua página do Instagram;
  5. Agora, crie o seu catálogo de produtos. Para isso, vá em “Catálogo” e depois em “Adicionar itens”;
  6. Após inserir as informações sobre os produtos, finalize o processo.
  1. Crie um perfil comercial e escreva uma boa bio do Instagram;
  2. Publique fotos e vídeos com boa qualidade para vender mais pelo Instagram;
  3. Use as hashtags a seu favor;
  4. Escreva legendas interessantes e atrativas;
  5. Elabore um calendário de publicações;
  6. Alterne o horário das postagens para entender o comportamento do público;
  7. Invista no Instagram Shopping para vender mais;
  8. Crie anúncios pelo Instagram Ads;
  9. Promova sorteios e promoções no Instagram;
  10. Firme parcerias com influenciadores digitais;
  11. Use o Instagram Stories e o Reels para se aproximar dos seus seguidores;
  12. Ofereça cupons de desconto exclusivos para o Instagram;
  13. Interaja com os seguidores e responda às mensagens diretas (DMs).
O Instagram Shopping é uma funcionalidade que permite adicionar tags nas fotos de contas comerciais. Essas etiquetas possibilitam adicionar preços e hiperlinks aos produtos, fazendo com que os seguidores sejam redirecionados à sua loja virtual. Para ativar a loja, é preciso cumprir os seguintes requisitos:
  • Ter uma conta comercial integrada a um catálogo do Facebook (administrado no Gerenciador de Negócios, pelo Facebook for Business);
  • Vender produtos (e não serviços);
  • Ter de um site para linkar aos produtos, preferencialmente uma loja virtual;
  • Seguir as políticas do Instagram.
Ao gerar o arquivo .xml, por meio do Pixel do Facebook, as informações dos seus produtos já serão carregadas no catálogo do Instagram Shopping, inclusive os preços — o que torna o processo mais simples e rápido. No entanto, caso queira, a rede social também te permite cadastrar dados manualmente, como nomes, descrições e preços.
Os produtos que mais vendem no Instagram pertencem às categorias de saúde, cosméticos, perfumaria, moda, acessórios, decoração, eletrodomésticos, esporte, produtos eletrônicos, livros, alimentos, bebidas e assinaturas de produtos.