Como criar um site de vendas? 7 passos para começar

- Para criar um site de vendas, você precisa definir o método de venda, criar um nome para sua loja e escolher uma plataforma de e-commerce para montar sua loja virtual;
- Os custos de um site de vendas dependem da plataforma escolhida. Porém, pode-se considerar que os custos fixos de um site de vendas variam entre R$ 70 e R$ 669 mensais;
- Na Nuvemshop, você pode criar um site de vendas gratuito em poucos minutos, com todas as ferramentas para impulsionar seu negócio online.
O comércio eletrônico vem crescendo tanto em número de consumidores quanto entre empreendedores. Então, para aproveitar esse mercado, entender como criar um site de vendas é essencial. Esse tipo de site é a forma mais profissional de vender pela internet, seja para comercializar produtos físicos ou até mesmo serviços.
Criar um site de vendas é uma excelente ideia para quem quer ter um negócio próprio, porque exige um baixo custo para começar e torna possível alcançar um grande número de pessoas. Mas também porque, segundo a previsão do Statista, o e-commerce brasileiro pode crescer 11% a cada ano até 2029.
Além disso, de acordo com o relatório NuvemCommerce, o comércio eletrônico brasileiro cresceu 16% em 2024, ultrapassando R$ 200 bilhões em faturamento.
Para criar um site de vendas do zero, você deve seguir alguns passos essenciais:
- Definir os objetivos do seu negócio;
- Escolher uma plataforma de e-commerce;
- Registrar um domínio próprio;
- Criar um design atrativo e funcional;
- Adicionar os produtos com descrições detalhadas e fotos de qualidade;
- Configurar meios de pagamento e envio;
- Promover seu site com estratégias de marketing.
Continue a leitura para entender cada passo em detalhes. E, se você está com pressa para ter sua loja online, experimente a Nuvemshop de graça e tenha um site de vendas sem precisar informar seu cartão de crédito:
Como criar um site de vendas?
Criar um site de vendas pode parecer desafiador à primeira vista, mas com o passo a passo certo é totalmente possível. Essa etapa é essencial para quem deseja vender pela internet de forma profissional e escalável.
Afinal, segundo o relatório NuvemCommerce, o Brasil teve mais de 90 milhões de consumidores online só em 2024. Foram 26 milhões de compradores únicos que passaram por lojas da Nuvemshop ao longo do ano — uma grande oportunidade para quem quer começar a vender pela internet.
A seguir, você vai aprender o que é necessário para tirar sua loja virtual do papel. E, se preferir um conteúdo em vídeo, basta conferir as nossas dicas de como montar um site gratuito:
1. Defina os objetivos do seu site
Antes de criar seu site de vendas, é essencial definir os objetivos do negócio. Isso significa entender o que você deseja alcançar com sua loja virtual e qual será o seu foco principal.
Você pode, por exemplo:
- Vender produtos físicos, como roupas, acessórios ou alimentos;
- Comercializar produtos digitais, como e-books ou cursos online;
- Prestar serviços, como consultoria, aulas ou atendimentos;
- Compartilhar conteúdo informativo, como blog posts ou vídeos para atrair a audiência.
Então, nesta primeira etapa, é importante se perguntar: “O que eu quero alcançar com a minha loja virtual?”. A partir da resposta, você vai entender qual é o seu objetivo.
Por exemplo: uma loja de moda autoral que quer expandir suas vendas nacionais; um professor de inglês que deseja vender videoaulas por assinatura; um consultor de finanças que combina sessões online com e-books para complementar a receita.
Mas, como definir o objetivo certo? Para isso:
- Pense no que você vende hoje e no que pretende vender no futuro;
- Se ainda não atua no varejo, escolha o que vender para ganhar dinheiro na internet;
- Avalie quem é seu público-alvo e como ele prefere comprar;
- Considere se seu foco inicialmente será crescimento de vendas, construção de autoridade ou atração de audiência.
Definir seus objetivos é importante porque ajuda a escolher a plataforma ideal, o layout mais adequado, os meios de pagamento e até as estratégias de divulgação da sua loja. Sem clareza sobre esses fatores, fica mais difícil estruturar um site de vendas eficiente.
Se quiser saber mais sobre o assunto, confira nosso conteúdo explicando o que são objetivos SMART e baixe o guia completo de como usar o Lean Canvas para elaborar um plano de negócio para o seu e-commerce:
📘 Confira o e-book: Lean Canvas: template grátis + exemplos práticos
Estruture a operação para vender produtos físicos
Se você pretende vender produtos físicos, é importante entender como funciona a operação por trás de cada venda. Mesmo em uma loja online, você será responsável por tarefas que vão desde o armazenamento até o envio do pedido ao cliente.
Por isso, é fundamental se planejar com antecedência e considerar o espaço, os materiais e o tempo necessários para atender os pedidos com qualidade e eficiência.
Veja alguns pontos essenciais que você precisa considerar desde o início:
- Planejamento de estoque: compre apenas o necessário no início para evitar prejuízo com produtos parados ou vencidos;
- Organização do espaço físico: reserve um local para armazenar, embalar e despachar os pedidos com praticidade;
- Precificação correta: leve em conta todos os custos (produto, frete, embalagem, taxas etc.) ao definir o preço de venda. A nossa planilha de precificação pode simplificar essa etapa;
- Controle de inventário: registre e atualize a quantidade de produtos disponíveis para evitar erros de venda;
- Materiais de embalagem: escolha embalagens seguras e adequadas para proteger os produtos até que cheguem aos clientes;
- Logística de envio: defina os meios de envio (Correios ou transportadoras), calcule o frete e estipule prazos realistas. A ferramenta gratuita Calculadora de frete pode ser muito útil;
- Regularização e nota fiscal: avalie o melhor enquadramento para seu negócio — como microempreendedor individual (MEI ), microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP) — e como serão emitidas as notas fiscais;
- Política de troca e devolução: crie regras claras para lidar com essas situações, conforme o Código de Defesa do Consumidor. Temos um Gerador de política de troca e devolução gratuito que pode te ajudar;
- Atendimento ao cliente: esteja disponível para tirar dúvidas, acompanhar pedidos e resolver possíveis problemas;
- Acompanhamento dos pedidos: mantenha o cliente informado sobre o status do envio e ofereça rastreamento sempre que possível.
Ter clareza sobre esses pontos desde o início evita imprevistos e ajuda a estruturar uma operação mais profissional e preparada para crescer.
"A base do negócio é essencial. Você pode ter a melhor ideia, mas se não souber precificar, gerenciar estoque e vender, não adianta. A gente viu vários influenciadores criando marcas que não deram certo porque faltava estrutura."
2. Escolha uma plataforma de e-commerce
Para criar seu site de vendas, você precisa escolher uma plataforma de e-commerce que atenda às suas necessidades. Algumas opções populares no Brasil são: Nuvemshop, Shopify, Wix, Yampi, Tray e Loja Integrada.
Cada uma tem suas particularidades. A Nuvemshop, por exemplo, oferece plano gratuito, suporte em português e integrações prontas para quem está começando, mas também mais avançadas para quando seu negócio decolar.
Portanto, estude as opções disponíveis no mercado e pergunte para outros lojistas sobre suas experiências com as diferentes empresas. Assim, você consegue selecionar a plataforma de vendas online grátis que atende melhor às suas necessidades.
Veja o depoimento da Flávia, a empreendedora por trás da Soho Papelaria, que escolheu a Nuvemshop para abrir sua loja e migrou para Next depois que o negócio cresceu:
@nuvemshop #embalandopedido #papelaria 📦👀Sempre quis ver uma loja de papelaria embalando pedido? Vem assistir a Flávia, da loja virtual Soho Papelaria, embalando um pedido enquanto compartilha dicas de vendas. Se você tem uma loja no modelo D2C, ama papelaria ou está começando a empreender, esse conteúdo vai te inspirar a elevar o nível das suas entregas! Acompanhe o passo a passo dessa papelaria embalando pedido & você vai ver como cada detalhe faz diferença. 🛍️💡 #papelariafofa #papelariaonline #embalagem @Soho papelaria
Lembre-se de que não são todas as plataformas que permitem criar um site de vendas gratuito. Por isso, é importante ficar de olho nessa informação para aproveitar essa vantagem. Confira, abaixo, um comparativo das funcionalidades oferecidas pelas plataformas mais buscadas no Brasil:
Recursos | Nuvemshop | Shopify | Yampi | Tray | Loja Integrada | Wix |
Certificado de segurança (SSL) grátis | ✅ | ✅ | ✅ | ✅ | ✅ | ✅ |
Plano básico gratuito | ✅ | ❌ | ✅ | ❌ | ✅ | ❌ |
Suporte técnico em português | ✅ | ❌ | ✅ | ✅ | ✅ | ✅ |
Número ilimitado de produtos, vendas e visitas em todos os planos | ✅ | ✅ | ✅ | ❌ | ❌ | ❌ |
Acesso ao código-fonte (HTML/CSS/JS) | ✅ | ✅ | ✅ | ✅ | ✅ | ❌ |
Meio de pagamento próprio com isenção de tarifa por venda | ✅ | ❌ | ❌ | ❌ | ✅ | ❌ |
Linha de crédito própria | ✅ | ❌ | ❌ | ✅ | ❌ | ❌ |
Integração com marketplaces (Mercado Livre, Magalu, Amazon, Shopee) | ✅ | ✅ | ✅ | ✅ | ✅ | ✅ |
Desconto progressivo nativo | ✅ | ❌ | ✅ | ✅ | ✅ | ❌ |
Relatórios e análises de vendas | ✅ | ✅ | ✅ | ✅ | ✅ | ✅ |
Migração gratuita de outras plataformas | ✅ | ❌ | ✅ | ✅ | ❌ | ❌ |
Meio de envio próprio com benefícios exclusivos para o lojista | ✅ | ❌ | ❌ | ✅ | ✅ | ❌ |
Solução de ponto de venda (PDV) para gerenciar loja física e virtual | ✅ | ✅ | ❌ | ✅ | ❌ | ❌ |
Múltiplos idiomas e moedas para vendas internacionais em todos os planos | ✅ | ✅ | ❌ | ✅ | ❌ | ✅ |
Integração com redes sociais (Instagram, TikTok, Facebook) | ✅ | ✅ | ✅ | ✅ | ✅ | ✅ |
Recuperação de carrinhos abandonados em todos os planos | ✅ | ✅ | ✅ | ✅ | ❌ | ❌ |
Inserção de pedidos manuais em todos os planos | ✅ | ✅ | ❌ | ✅ | ❌ | ❌ |
Mais de 15 aplicativos de dropshipping | ✅ | ❌ | ✅ | ❌ | ❌ | ✅ |
Recursos avançados de SEO e Marketing integrados | ✅ | ✅ | ✅ | ✅ | ✅ | ✅ |
Além desses pontos listados na tabela, há outros critérios que você deve levar em consideração durante a sua escolha de plataforma de e-commerce:
Avalie o custo-benefício da plataforma
Saber quanto você pode investir é essencial para criar um site de vendas com responsabilidade financeira. Para isso, compare os planos oferecidos pelas plataformas e as funcionalidades disponíveis.
A Nuvemshop, por exemplo, tem o plano gratuito mais completo do mercado. Com ele, você tem quantidade ilimitada de produtos, vendas e visitas, tema responsivo, checkout transparente, isenção de tarifa por venda usando o Nuvem Pago, integração com Correios e Jadlog via Nuvem Envio e muito mais.
Confira o comparativo de preços entre as principais plataformas para criar sites de vendas:
Plataforma | Custo estimado |
Nuvemshop | Plano gratuito disponível e planos pagos a partir de R$ 59 |
Shopify | Entre US$ 14 e US$ 2.300 ao mês |
Yampi | Plano gratuito disponível e planos pagos a partir de R$ 147 ao mês |
Tray | Entre R$ 19 e R$ 400 ao mês |
Loja Integrada | Plano gratuito disponível e planos pagos entre R$ 43 e R$ 1.599 ao mês |
Wix | Entre R$ 15 e R$ 340 ao mês |
Além da mensalidade, considere se há cobrança de taxas por venda, custos com apps adicionais e integrações. Avaliar o custo-benefício ajuda a planejar os próximos passos do negócio sem comprometer o seu orçamento.
Considere:
- Valor da mensalidade do plano escolhido;
- Taxas por venda (fixas ou percentuais);
- Inclusão ou não de meios de pagamento e frete integrados;
- Necessidade de contratar ferramentas externas (e seus custos);
- Benefícios extras oferecidos, como domínio grátis ou suporte prioritário.
Saiba mais sobre os planos da Nuvemshop e descubra qual é o melhor para o momento do seu negócio. Ou, se preferir, pode fazer a comparação entre os recursos disponíveis diretamente na página de planos e preços.
Verifique os recursos e as funcionalidades disponíveis
Segundo o relatório NuvemCommerce 2025, os principais desafios para vender online, de acordo com os próprios lojistas, envolvem falta de capital para investir, altos custos com soluções de marketing e frete, além da falta de tempo e conhecimento para lidar com a tecnologia.

Fonte: NuvemCommerce 2025
Para driblar esses desafios, é fundamental escolher uma plataforma que tenha os recursos certos desde o início. Busque aquela que ofereça meios de pagamento integrados (como Pix e cartão), solução de crédito para lojistas, layouts personalizáveis, integração com redes sociais e marketplaces, calculadora de frete, suporte a SEO e relatórios completos.
Isso garante uma operação mais eficiente e ajuda a impulsionar as vendas com menos esforço e custos.
Dê atenção a recursos como:
- Checkout transparente e seguro;
- Blog integrado à plataforma e ferramentas de SEO;
- Integração com redes sociais e WhatsApp;
- Painel de relatórios com dados de visitas, conversões e vendas;
- Presença em marketplaces (Shopee, Mercado Livre, Magazine Luiza etc.);
- Aplicativos adicionais e possibilidade de personalização do layout.
Considere o suporte e a facilidade de uso
Para quem está começando, é essencial escolher uma plataforma intuitiva, que facilite a criação e gestão da loja sem exigir conhecimentos técnicos.
Verifique se a plataforma oferece:
- Painel de administração fácil de usar;
- Suporte por e-mail, chat ou WhatsApp em português;
- Base de conhecimento com tutoriais atualizados;
- Comunidade ativa de usuários ou fórum de dúvidas;
- Treinamentos, webinars e conteúdos educativos gratuitos.
Com a Nuvemshop, por exemplo, você pode começar a vender de forma gratuita e sem a necessidade de contratar ajuda externa. Se tiver dúvidas sobre como dar os primeiros passos na plataforma, confira o nosso guia descomplicado:
💡 Saiba mais: Como vender pela Nuvemshop
E se ainda não criou a sua loja virtual, junte-se à plataforma de e-commerce líder da América Latina:
3. Registre um domínio para sua loja virtual
Escolha um nome de domínio que represente sua marca e seja fácil de lembrar. O domínio é o endereço do seu site (exemplo: minhaloja.com.br), e transmite mais credibilidade.
Primeiro, verifique se o nome desejado está disponível usando nossa ferramenta gratuita de verificação de domínio. Depois, registre-o em sites especializados, como o Registro.br.
Vamos explicar como fazer isso a seguir, acompanhe!
Preciso registrar domínio antes de criar a loja?
A resposta é não. Você pode usar um subdomínio gratuito (ex: .lojavirtualnuvem.com.br) e registrar o domínio personalizado depois.
Contudo, essa funcionalidade está disponível para os lojistas que escolherem um dos planos pagos. Caso queira permanecer no gratuito, não é possível adicionar um domínio próprio.
Veja o exemplo da loja virtual Segredinho, um brechó online que usa o domínio compartilhado da Nuvemshop:
Nesse caso, o endereço da loja é ssegredinho.lojavirtualnuvem.com.br. Caso a marca queira registrar um domínio próprio no futuro, basta comprá-lo e adicioná-lo ao painel da loja.
Por que o domínio é importante?
Registrar um domínio próprio dá mais profissionalismo e confiança ao seu site, o que pode ajudar a aumentar suas vendas. Além disso, um domínio personalizado facilita a divulgação da sua marca, tanto online quanto offline (em redes sociais, cartões de visita, embalagens etc.).
Como já mencionamos, o domínio é o nome que as pessoas digitam no navegador para acessar sua loja virtual — como se fosse o endereço digital do seu negócio. Então, para que os consumidores te encontrem com facilidade, é importante escolher bem o domínio.
Dicas para escolher um bom domínio
Veja alguns pontos importantes para acertar na escolha:
- Prefira nomes curtos, fáceis de lembrar e de digitar;
- Evite usar números, hífen ou palavras complicadas;
- Verifique se o nome escolhido está disponível para registro;
- Se possível, use a extensão .com.br, que é familiar ao público brasileiro.
👉 Confira o nosso tutorial completo de como escolher o nome para o endereço do domínio.
Onde posso comprar meu domínio próprio?
Depois de escolher o nome e conferir se ele está disponível na ferramenta Verificar domínio, você precisa comprá-lo em um site especializado. O custo é anual, e a maioria dos provedores oferece um processo simples de compra e renovação.
Depois da compra, é necessário conectar (ou, como se diz, “apontar”) o domínio para sua loja virtual, o que pode ser feito facilmente com a ajuda deste tutorial: como usar um domínio próprio na Nuvemshop.
Confira alguns dos principais sites onde você pode registrar seu domínio:
- Registro.br;
- GoDaddy;
- Hostinger;
- HostGator;
- Locaweb;
- KingHost;
- Superdomínios;
- UOL Host;
- Redegator.
O Registro.br é uma das soluções mais escolhidas pelos lojistas, por isso criamos um tutorial completo e detalhado para ajudar você a comprar e registrar o seu nome na plataforma. Veja:
Muita gente se pergunta quanto tempo demora entre comprar e usar o domínio. Após o registro, pode levar até 48 horas para que ele esteja ativo e funcionando corretamente.
Além disso, é importante ter em mente que o domínio expira. Portanto, lembre-se de renová-lo todos os anos para manter o endereço ativo e evitar que outra pessoa o registre.
4. Crie um design atrativo e funcional para sua loja virtual
Um bom design é essencial para oferecer uma excelente experiência ao usuário (UX). Escolha um layout atrativo e intuitivo, com menus claros e que facilite a navegação.
Tenha em mente que os clientes que acessam o seu site estão procurando solucionar os seus problemas. Por isso, é fundamental que você priorize a experiência do usuário (UX) e entregue todas as informações relevantes sem complicações, levando em consideração os princípios da usabilidade.
Abaixo, veja o exemplo da loja virtual Midas Touch:
A marca utiliza o tema Baires, um dos modelos prontos da Nuvemshop. Essa é a prova de que lojas que usam o mesmo tema não necessariamente são iguais. Isso porque todos os layouts da Nuvemshop são 100% personalizáveis. Ou seja, cada lojista pode alterar os elementos na página conforme a sua preferência.
Lembrando que, ao abrir um site de vendas gratuito, você tem acesso a um tema, o layout Morelia, e pode personalizar vários detalhes, como tamanho das imagens, estilo da barra de navegação, banners e muito mais de forma simples e prática, mesmo sem conhecimentos técnicos.
Quer ver na prática como personalizar o layout da sua loja virtual? Então, confira o tutorial abaixo:
👉 Conheça a nossa Loja de temas
Por que o design influencia nas vendas?
O visual de um e-commerce não serve apenas para deixar a loja bonita, ele impacta diretamente na decisão de compra do cliente.
Um site bonito e bem estruturado transmite profissionalismo e ajuda o cliente a confiar mais na sua loja. Por outro lado, um layout desorganizado, com menus confusos ou imagens pesadas, pode gerar frustração e fazer o visitante desistir da compra.
Lembre-se: o objetivo do design não é apenas embelezar, mas tornar a navegação simples, rápida e agradável — e facilitar a compra.
O que é identidade visual e por que ela importa?
A identidade visual é o conjunto de elementos que representam visualmente a sua marca, como o logotipo, as cores e o estilo gráfico. É com ela que o cliente reconhece sua marca e cria uma conexão.
Dicas para aplicar a identidade visual no seu site:
- Defina duas ou três cores principais e use de forma consistente em botões, banners e títulos — use a ferramenta Gerador de paleta de cores para te ajudar;
- Escolha fontes fáceis de ler, sem exageros ou enfeites;
- Mantenha o mesmo estilo visual em toda a loja e nas redes sociais;
- Adicione o seu logotipo, mesmo que ele seja simples — você pode usar a nossa ferramenta gratuita Criador de logo.
Ter uma identidade visual consistente não é só uma questão estética — ela ajuda a criar credibilidade e memória de marca.
Preciso contratar um designer?
Se você tiver condições financeiras para isso, contar com um designer pode ser um ótimo investimento. Esse profissional consegue:
- Ajudar na criação da identidade visual;
- Pensar em uma estrutura visual estratégica para o site;
- Evitar erros comuns de usabilidade, como excesso de informações ou carregamento lento das páginas.
Abaixo, veja o exemplo da loja Acarolac Brand. O tema escolhido foi o Rio, mas com as diversas personalizações realizadas no layout, a marca assumiu um visual único e inconfundível:
Vale reforçar que, se você não tiver condições de investir em um designer freelancer ou em uma agência no momento, não há problema algum em usar um tema pronto. O diferencial estará na sua personalização.
Aproveitando o assunto, veja outras lojas brasileiras de sucesso com templates inspiradores:
- Calma São Paulo;
- Ferpa Design;
- Shop Emme;
- LV Store;
- Belong Be;
- Store Guette;
- Entre muitas outras.
👉 Confira a lista com os melhores layouts da Nuvemshop.
Navegação simples é igual a mais conversões
Clientes que acessam seu site estão em busca de uma solução — e querem encontrá-la rápido. Um bom layout ajuda o visitante a entender onde clicar e o que fazer, sem esforço. E é isso que grandes empreendedores, como a Viih Tube, já entenderam:
"Ninguém quer apertar 50 botões para fazer uma compra, ninguém quer ter dificuldade de encontrar um produto, de entender o site. Então, no meu ponto de vista, o que faz um e-commerce ser um sucesso é ele ser prático e fácil de mexer."
Boas práticas de usabilidade:
- Use até cinco ou seis categorias principais no menu;
- Nomeie as seções de forma objetiva e clara;
- Mantenha o botão de “Comprar” em destaque;
- Adicione um campo de busca visível, no topo da página.
Temos um vídeo completo e explicativo mostrando como criar categorias, páginas e menus da sua loja, para torná-la fácil de navegar. Confira:
Seu layout precisa funcionar bem no celular
Hoje em dia, é muito comum que os consumidores acessem lojas virtuais diretamente pelo celular. Por isso, é essencial priorizar um design responsivo — ou seja, adaptado para diferentes tamanhos de tela, como smartphones e tablets.
Para você ter uma ideia, 78,1% das vendas dos lojistas Nuvemshop são feitas por dispositivos móveis, segundo o NuvemCommerce 2025. E, no mundo todo, o e-commerce mobile já representa 60% das vendas pela internet e deve atingir os 62% até 2027, de acordo com o site Statista.
Antes de publicar seu site de vendas, teste:
- A navegação pelo celular funciona bem?
- Os botões estão visíveis e fáceis de clicar?
- O texto está legível sem precisar dar zoom?
- As imagens carregam rápido?
Precisa de ajuda para potencializar o seu negócio? Encontre agências, consultores e freelancers que sabem tudo sobre a Nuvemshop e como otimizar sua loja e suas vendas. Conheça o marketplace de Especialistas da Nuvemshop.
5. Adicione seus produtos com boas fotos e descrições
Crie páginas de produto com descrições detalhadas, fotos de alta qualidade e informações relevantes. Isso ajuda o cliente a tomar decisões com confiança e aumenta as chances de conversão no seu site.
Para que a experiência de compra seja completa e profissional, é importante organizar as informações de forma clara e atrativa. Veja os elementos essenciais de uma boa página de produto:
- Nome do item;
- Fotos do produto em alta qualidade (mostrando diferentes ângulos e variações, se houver);
- Descrição completa (incluindo benefícios, tamanhos, materiais etc.);
- Preço e formas de pagamento disponíveis;
- Prazo de envio e política de trocas/devoluções.
Ao seguir esse formato, você transmite mais segurança ao cliente e melhora o desempenho do seu site nas buscas — uma etapa essencial para quem está aprendendo como criar um site de vendas eficiente.
Confira um tutorial completo mostrando como cadastrar seus produtos na plataforma da Nuvemshop, seja de forma massiva ou individual:
Lembre-se de incluir no seu site uma barra de busca por produtos em destaque na sua loja virtual, além de informações sobre formas de pagamento, valores de frete, prazos de entrega, de maneira direta e simplificada.
6. Configure pagamentos e envios
Configure os meios de pagamento mais usados no Brasil — como cartão de crédito, Pix, boleto bancário e carteiras digitais — e defina as opções de envio adequadas para seu público.
O que considerar ao escolher o meio de pagamento:
- Taxas por transação (fixas ou variáveis);
- Prazos de repasse dos valores;
- Mecanismos de segurança e antifraude;
- Tipo de checkout oferecido.
A Nuvemshop oferece integração com diversos meios de pagamento, incluindo o Nuvem Pago, uma solução própria com isenção de tarifa por transação, checkout transparente e acelerado e repasse rápido, ideal para facilitar a gestão financeira da sua loja.
Confira o vídeo a seguir para saber tudo sobre o Nuvem Pago e tenha suas principais dúvidas respondidas:
👉 Conheça o painel do Nuvem Pago
Na etapa de envio, é importante escolher modalidades que atendam ao seu público com bons prazos e preços. Além dos Correios, é possível trabalhar com transportadoras privadas, como Loggi e JadLog, ou oferecer retirada em loja física, se você tiver um ponto de apoio.
O que considerar ao escolher o meio de envio:
- Dimensões e peso dos produtos;
- Abrangência geográfica da transportadora;
- Prazo de entrega e custo do frete.
Com o Nuvem Envio, você conecta sua loja a diversas transportadoras e aos Correios em um só lugar, com cotações automáticas de frete, rastreamento integrado e condições exclusivas para lojistas da plataforma.
Saiba mais sobre como enviar os primeiros pedidos na sua loja virtual:
👉 Veja como gerenciar os pedidos com o Nuvem Envio
7. Promova sua loja virtual com marketing digital
Para atrair visitantes e aumentar suas vendas, utilize estratégias como SEO, redes sociais, anúncios pagos e e-mail marketing. Essas táticas são cruciais para divulgar sua loja ao público certo.
Veja, a seguir, como aplicar cada uma delas:
SEO (otimização para mecanismos de busca)
O SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca) é uma das formas mais sustentáveis de atrair tráfego orgânico para o seu site. Ele consiste em otimizar as páginas da sua loja com palavras-chave relevantes, descrições claras, URLs amigáveis e conteúdos de qualidade.
Ao seguir boas práticas de SEO, seus produtos têm mais chances de aparecer entre os primeiros resultados do Google, o que aumenta a visibilidade e atrai potenciais compradores.
Anúncios pagos
Investir em mídia paga é uma forma rápida de impulsionar a sua loja com anúncios.
Com ferramentas como Google Ads, Meta Ads (Facebook e Instagram) e TikTok Ads, você pode segmentar públicos específicos com base em interesses, localização, faixa etária e comportamento, e exibir anúncios diretamente para esse público.
O segredo para essa estratégia está em testar diferentes formatos, acompanhar as métricas e ajustar as campanhas com frequência.
Redes sociais
Além do Google, uma boa ferramenta para essa divulgação são as redes sociais. Elas permitem que você faça publicações para seus seguidores e, eventualmente, novas audiências, além da criação de anúncios para alcançar um público ainda maior, filtrando de acordo com os usuários que você gostaria de atingir.
Marketing de influência
Uma estratégia complementar à anterior é o marketing de influência. Ele envolve parcerias com influenciadores digitais que produzem conteúdos conectados com a sua audiência. Dessa forma, eles ajudam a aumentar a visibilidade da sua marca, gerar autoridade e conquistar novos clientes de forma mais autêntica.
Você pode começar com microinfluenciadores — perfis menores, mas com alta taxa de engajamento — que costumam ter um custo mais acessível e uma audiência mais fiel. O ideal é escolher criadores de conteúdo que compartilhem os mesmos valores da sua marca e tenham afinidade com seus produtos.
Independentemente da sua escolha, tenha em mente que os influenciadores têm o poder de mobilizar comunidades engajadas, criando conexões genuínas entre a marca e o público.
"Chega um momento em que o tráfego para a loja estagna. Nessa hora, o marketing de influência deixa de ser uma escolha e passa a ser uma obrigação para que o e-commerce continue crescendo."
Se você quiser entender mais a fundo sobre marketing de influência e como as comunidades são fundamentais para potencializar as vendas online, confira o primeiro episódio do podcast Segue a Linha:
🎙️ Ouça o podcast: O poder das comunidades nas vendas online, com Marcela Carrasco
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma das estratégias mais eficazes para manter o relacionamento com seus leads (pessoas cadastradas) e clientes. Por meio dele, você pode enviar promoções, novidades, conteúdos e até lembrar o consumidor de produtos deixados no carrinho.
Com o Nuvem Marketing, você pode configurar campanhas de e-mail diretamente pelo painel da sua loja, sem precisar usar ferramentas externas.
A plataforma oferece modelos prontos e automações que facilitam o envio de mensagens para clientes em diferentes etapas da jornada de compra — como boas-vindas, pós-venda e abandono de carrinho.
No tutorial abaixo, saiba tudo sobre essa funcionalidade e aprenda a configurá-la no seu site de vendas:
Recursos adicionais para criar um site de vendas
Antes de colocar sua loja no ar, vale conhecer alguns recursos essenciais que fazem toda a diferença no dia a dia do seu negócio. Confira:
Hospedagem
Toda loja precisa de uma hospedagem confiável para estar sempre no ar. Na Nuvemshop, você não precisa contratar hospedagem separadamente — já está inclusa na plataforma.
A estrutura é segura, escalável e preparada para receber picos de acesso em datas especiais.
Suporte
Atendimento rápido e eficiente é essencial para fidelizar clientes. Use canais como WhatsApp, e-mail ou chat para conversar com seu público e fortalecer o relacionamento com a comunidade da sua marca.
Para facilitar ainda mais esse contato, a Nuvemshop oferece o Nuvem Chat, uma ferramenta de atendimento integrada à sua loja virtual que utiliza inteligência artificial para personalizar a conversa e otimizar o suporte ao cliente no WhatsApp.
Com ela, você pode responder dúvidas em tempo real, enviar mensagens automáticas e manter o histórico de conversas organizado em um só lugar.
O Nuvem Chat também permite personalizar o tom de voz usado nos atendimentos, além de funcionar perfeitamente em dispositivos móveis — o que garante agilidade e proximidade no atendimento ao cliente, mesmo quando você estiver longe do computador.
📹 Veja também: Como usar o Nuvem Chat: a IA que conversa do jeito da sua marca!
Análise
Acompanhe métricas como visitas, conversão e produtos mais vendidos. A Nuvemshop oferece painel com relatórios em tempo real.
Esses dados ajudam a identificar oportunidades de crescimento e otimizar sua estratégia. Confira como é a visualização das vendas realizadas na sua loja:
E, se depois de todos esses passos detalhados você ainda tiver dúvidas, pode sempre contar com o Ecommerce na Prática, a maior escola de e-commerce do Brasil. Lá você tem acesso a diversos cursos que ensinam desde como montar sua loja e começar a vender até estratégias para gerenciar e escalar o negócio com eficiência.
Pronto para montar seu site de vendas gratuito?
Esperamos que este conteúdo tenha respondido suas dúvidas sobre como criar um site de vendas passo a passo e quanto custa manter uma loja virtual.
E, se você quer montar seu site de vendas o quanto antes, crie sua loja grátis com a Nuvemshop. Aproveite todas as vantagens da nossa plataforma e venda de maneira profissional para milhares de pessoas, sem precisar de conhecimentos técnicos para começar! 💙