O que é YouTube Shorts e como usar? [passo a passo 2024]
Sabemos que a internet está sempre lançando novas tendências e para não ficar para trás é preciso surfar na mesma velocidade e investir nas inovações. Foi isso que a maior plataforma de vídeos do mundo online fez ao criar o YouTube Shorts.
O formato de vídeos curtos tem feito sucesso no mundo online com o TikTok e também com o Reels do Instagram. Sendo assim, no final de 2020, a modalidade para vídeos de até 60 segundos foi criada pelo YouTube.
Se você quer saber mais sobre o YouTube Shorts, conferir o passo a passo para criar seu vídeo e ainda entender como usar a ferramenta na estratégia de marketing da sua empresa é só seguir a leitura. Vamos lá?
💡 Saiba mais: Como usar o estúdio de criação do YouTube para decolar seu canal
O que é YouTube Shorts?
YouTube Shorts é a funcionalidade da rede social que permite o compartilhamento de vídeos curtos de até 60 segundos. Foi criada após o sucesso do TikTok e do Reels do Instagram. Sendo assim, tem o funcionamento muito parecido com essas plataformas.
Nele, é possível participar das tendências do mundo online, gravar tutoriais rápidos, participar de desafios de dança e muito mais! Para tornar o vídeo mais interessante, o aplicativo permite diversas edições, como alterar a velocidade da gravação, adicionar filtros e incluir legendas.
Sabemos que o YouTube é a maior plataforma de vídeos no formato horizontal na internet, ou seja, é possível assistir ao conteúdo em diversos dispositivos, como no computador e em SmartTVs.
Entretanto, com a popularização do smartphone e dos vídeos rápidos, a plataforma lançou o YouTube Shorts com vídeos verticais que só podem ser visualizados por aparelhos celulares.
💡Saiba mais: Como criar um canal no YouTube e ganhar dinheiro?
Como criar vídeo para o YouTube Shorts?
Abaixo, confira o tutorial para criar um vídeo para o YouTube Shorts usando o smartphone:
1. Faça login no YouTube e, na página inicial, clique em “+” e escolha a opção “Criar um Short”:
- Depois, é só começar a gravar o vídeo clicando no botão central ou selecionar vídeos da galeria. Nessa parte, é necessário definir o tempo de duração do conteúdo que pode ser de 15 ou 60 segundos. Também é possível adicionar efeitos e muito mais.
- Agora, é o momento de revisar o seu vídeo. Você pode aproveitar para inserir música, narração, filtros, texto e outros.
- Por fim, insira informações como o título do vídeo e legenda, define a visibilidade e clique em “Enviar Shorts”. Pronto, o seu vídeo de curta duração será postado no YouTube!
💡Saiba mais: Guia de como fazer vídeos para o YouTube
Como usar o YouTube Shorts na estratégia de marketing da sua empresa?
O YouTube Shorts pode ser usado para atrair clientes e gerar vendas quando incluído na estratégia de marketing da sua empresa da forma correta. Para te ajudar, separamos abaixo algumas dicas para ter sucesso com a funcionalidade. Confira:
Conheça seu público-alvo
Antes de tudo, é necessário conhecer o público-alvo da sua empresa. Isso porque, ao falarmos do YouTube Shorts, as possibilidades são inúmeras e nem todos os públicos gostam das trends que estão bombando, como os desafios de dança, por exemplo. Então é necessário entender qual tipo de conteúdo é atrativo para os seus clientes.
Para ter sucesso em sua estratégia de marketing, indicamos que crie uma persona para o seu negócio, ou seja, um personagem semifictício para representar o seu cliente ideal.
Dessa forma, levante todos os dados possíveis sobre esse personagem, como quais as redes sociais preferidas, quais formatos de vídeo gostam de assistir, qual a idade, quais os horários em que estão conectados, qual a profissão etc.
Você pode construir a persona com base nos clientes já existentes em seu negócio. Para isso, envie pesquisas, realize entrevistas e busque o máximo de informações possíveis sobre eles.
Com isso, a sua empresa consegue definir quais os melhores tipos de conteúdos, o tom de voz da marca e construir uma estratégia certeira para atingir seu público-alvo.
💡Saiba mais: Buyer persona: como identificar o seu cliente ideal?
Responda às perguntas dos clientes
Com certeza a sua marca recebe dúvidas de consumidores todos os dias, certo? Uma forma inteligente de responder essas questões é criar um Short no YouTube. Até porque mais de um cliente pode ter a mesma dúvida e, ao respondê-la dessa forma, você pode alcançar mais pessoas.
Então, uma dica é separar as principais questões que a sua marca recebe e criar um vídeo de 60 segundos respondendo. Depois disso, é só divulgar o vídeo por outras redes sociais, como WhatsApp e Instagram. Com isso, você pode atrair novos seguidores para o YouTube e aumentar o engajamento com a sua empresa.
💡 Saiba mais: O que são tags para YouTube?
Aposte nas histórias
Outro tipo de estratégia que costuma atrair a atenção das pessoas é o storytelling, ou seja, a capacidade de contar histórias a partir de narrativas envolventes para criar conexões.
Sabendo disso, você pode criar Shorts no YouTube contando a história da sua marca ou um case de sucesso, por exemplo. Lembre-se de trabalhar na construção de uma narrativa autêntica para despertar a curiosidade e a identificação com o público.
💡Saiba mais: Como contar histórias que vendem com o storyselling?
Analise os dados de desempenho
Por último, mas também muito importante, se dedique a analisar os dados de desempenho do seu YouTube Shorts. Isso porque de nada adianta investir na publicação de diversos vídeos sem saber se estão gerando algum resultado.
Para isso, o YouTube oferece dados e relatórios sobre o desempenho dos Shorts. Assim, é possível entender qual público está gostando dos vídeos e interagindo, além de conferir quais Shorts são mais populares. Todo esse processo de análise é importante para criar conteúdos relevantes para sua persona.
💡Saiba mais: Como vender no YouTube: passo a passo para começar
Tudo certo sobre YouTube Shorts?
Esperamos que este conteúdo tenha esclarecido o que é o YouTube Shorts e como fazer uso da ferramenta para impulsionar a estratégia de marketing digital do seu negócio. Lembre-se de que, antes de aderir a uma nova rede social, é importante verificar se o público-alvo da sua empresa faz uso dessa plataforma. Assim, você garante o sucesso da sua marca.
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