O que é YouTube Shorts e como usar? [passo a passo 2024]

Imagem da tela de um notebook mostrando o YouTube Shorts

Sabemos que a internet está sempre lançando novas tendências e para não ficar para trás é preciso surfar na mesma velocidade e investir nas inovações. Foi isso que a maior plataforma de vídeos do mundo online fez ao criar o YouTube Shorts.

O formato de vídeos curtos tem feito sucesso no mundo online com o TikTok e também com o Reels do Instagram. Sendo assim, no final de 2020, a modalidade para vídeos de até 60 segundos foi criada pelo YouTube.

Se você quer saber mais sobre o YouTube Shorts, conferir o passo a passo para criar seu vídeo e ainda entender como usar a ferramenta na estratégia de marketing da sua empresa é só seguir a leitura. Vamos lá?

💡 Saiba mais: Como usar o estúdio de criação do YouTube para decolar seu canal

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O que é YouTube Shorts?

YouTube Shorts é a funcionalidade da rede social que permite o compartilhamento de vídeos curtos de até 60 segundos. Foi criada após o sucesso do TikTok e do Reels do Instagram. Sendo assim, tem o funcionamento muito parecido com essas plataformas.

Nele, é possível participar das tendências do mundo online, gravar tutoriais rápidos, participar de desafios de dança e muito mais! Para tornar o vídeo mais interessante, o aplicativo permite diversas edições, como alterar a velocidade da gravação, adicionar filtros e incluir legendas.

Sabemos que o YouTube é a maior plataforma de vídeos no formato horizontal na internet, ou seja, é possível assistir ao conteúdo em diversos dispositivos, como no computador e em SmartTVs.

Entretanto, com a popularização do smartphone e dos vídeos rápidos, a plataforma lançou o YouTube Shorts com vídeos verticais que só podem ser visualizados por aparelhos celulares.

💡Saiba mais: Como criar um canal no YouTube e ganhar dinheiro?

Como criar vídeo para o YouTube Shorts?

Abaixo, confira o tutorial para criar um vídeo para o YouTube Shorts usando o smartphone:

1. Faça login no YouTube e, na página inicial, clique em “+” e escolha a opção “Criar um Short”:

Como criar shorts no youtube passo 1

  1. Depois, é só começar a gravar o vídeo clicando no botão central ou selecionar vídeos da galeria. Nessa parte, é necessário definir o tempo de duração do conteúdo que pode ser de 15 ou 60 segundos. Também é possível adicionar efeitos e muito mais.

Captura de tela de como criar YouTube Shorts passo 2

  1. Agora, é o momento de revisar o seu vídeo. Você pode aproveitar para inserir música, narração, filtros, texto e outros.

Captura de tela de como criar YouTube Shorts passo 3

  1. Por fim, insira informações como o título do vídeo e legenda, define a visibilidade e clique em “Enviar Shorts”. Pronto, o seu vídeo de curta duração será postado no YouTube!

Captura de tela de como criar YouTube Shorts passo 4

💡Saiba mais: Guia de como fazer vídeos para o YouTube

Como usar o YouTube Shorts na estratégia de marketing da sua empresa?

O YouTube Shorts pode ser usado para atrair clientes e gerar vendas quando incluído na estratégia de marketing da sua empresa da forma correta. Para te ajudar, separamos abaixo algumas dicas para ter sucesso com a funcionalidade. Confira:

Conheça seu público-alvo

Antes de tudo, é necessário conhecer o público-alvo da sua empresa. Isso porque, ao falarmos do YouTube Shorts, as possibilidades são inúmeras e nem todos os públicos gostam das trends que estão bombando, como os desafios de dança, por exemplo. Então é necessário entender qual tipo de conteúdo é atrativo para os seus clientes.

Para ter sucesso em sua estratégia de marketing, indicamos que crie uma persona para o seu negócio, ou seja, um personagem semifictício para representar o seu cliente ideal.

Dessa forma, levante todos os dados possíveis sobre esse personagem, como quais as redes sociais preferidas, quais formatos de vídeo gostam de assistir, qual a idade, quais os horários em que estão conectados, qual a profissão etc.

Você pode construir a persona com base nos clientes já existentes em seu negócio. Para isso, envie pesquisas, realize entrevistas e busque o máximo de informações possíveis sobre eles.

Com isso, a sua empresa consegue definir quais os melhores tipos de conteúdos, o tom de voz da marca e construir uma estratégia certeira para atingir seu público-alvo.

💡Saiba mais: Buyer persona: como identificar o seu cliente ideal?

Responda às perguntas dos clientes

Com certeza a sua marca recebe dúvidas de consumidores todos os dias, certo? Uma forma inteligente de responder essas questões é criar um Short no YouTube. Até porque mais de um cliente pode ter a mesma dúvida e, ao respondê-la dessa forma, você pode alcançar mais pessoas.

Então, uma dica é separar as principais questões que a sua marca recebe e criar um vídeo de 60 segundos respondendo. Depois disso, é só divulgar o vídeo por outras redes sociais, como WhatsApp e Instagram. Com isso, você pode atrair novos seguidores para o YouTube e aumentar o engajamento com a sua empresa.

💡 Saiba mais: O que são tags para YouTube?

Aposte nas histórias

Outro tipo de estratégia que costuma atrair a atenção das pessoas é o storytelling, ou seja, a capacidade de contar histórias a partir de narrativas envolventes para criar conexões.

Sabendo disso, você pode criar Shorts no YouTube contando a história da sua marca ou um case de sucesso, por exemplo. Lembre-se de trabalhar na construção de uma narrativa autêntica para despertar a curiosidade e a identificação com o público.

💡Saiba mais: Como contar histórias que vendem com o storyselling?

Analise os dados de desempenho

Por último, mas também muito importante, se dedique a analisar os dados de desempenho do seu YouTube Shorts. Isso porque de nada adianta investir na publicação de diversos vídeos sem saber se estão gerando algum resultado.

Para isso, o YouTube oferece dados e relatórios sobre o desempenho dos Shorts. Assim, é possível entender qual público está gostando dos vídeos e interagindo, além de conferir quais Shorts são mais populares. Todo esse processo de análise é importante para criar conteúdos relevantes para sua persona.

💡Saiba mais: Como vender no YouTube: passo a passo para começar

Tudo certo sobre YouTube Shorts?

Esperamos que este conteúdo tenha esclarecido o que é o YouTube Shorts e como fazer uso da ferramenta para impulsionar a estratégia de marketing digital do seu negócio. Lembre-se de que, antes de aderir a uma nova rede social, é importante verificar se o público-alvo da sua empresa faz uso dessa plataforma. Assim, você garante o sucesso da sua marca.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre YouTube Shorts

YouTube Shorts é a funcionalidade da rede social que permite o compartilhamento de vídeos curtos de até 60 segundos.

Atualmente, os criadores de conteúdo não ganham nenhuma participação na receita dos anúncios exibidos no Shorts. Mas, a plataforma criou o Fundo de recompensa do YouTube Shorts que distribui US$ 100 milhões entre os youtubers com melhor desempenho.

No YouTube Shorts são exibidos vídeos curtos de 15 ou 60 segundos no formato vertical para serem exibidos no smartphone.

Para criar um Shorts no YouTube basta fazer o login na plataforma, clicar em “Criar um Short”, filmar o que deseja, editar, inserir um título e publicar.

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