Como vender na Temu: guia do zero ao avançado

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Na imagem, vemos uma pessoa embalando uma compra, representando o processo de envio de compras realizadas na Temu.

Se você tem uma loja virtual e está sempre de olho nas novas tendências do e-commerce, com certeza já ouviu falar da Temu. A plataforma chinesa de vendas online chegou com tudo ao Brasil e vem se destacando com preços baixos, frete grátis e um modelo de negócios voltado para o consumidor final, mas com grandes oportunidades para quem vende.

Pensando em te ajudar, vamos mostrar ao longo deste artigo tudo o que você precisa saber para vender na Temu, passando pelo funcionamento da plataforma, como criar sua loja, quais são as regras e até dicas práticas para ter sucesso por lá.

Se você está começando agora ou já vende em marketplaces como Shopee, Amazon ou AliExpress, este conteúdo vai te ajudar a entender como vender na Temu e aproveitar o boom da plataforma no Brasil. Vamos lá? 🤓

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Como funciona a Temu?

A Temu é um marketplace global pertencente ao grupo PDD Holdings, o mesmo da Pinduoduo — uma das maiores plataformas de e-commerce da China. Ela foi lançada nos Estados Unidos em 2022 e chegou ao Brasil no início de 2024.

Qual o diferencial da Temu para vendedores?

Diferentemente de marketplaces como Mercado Livre ou Amazon, a Temu funciona com um modelo de venda cross-border. Isso significa que, por enquanto, a maioria dos vendedores são da China, e os produtos vêm direto de lá para o consumidor brasileiro.

Ainda assim, é possível vender na plataforma como lojista local, principalmente se você trabalha com dropshipping, revenda de produtos importados ou tem capacidade de operar com preços competitivos.

Além disso, a Temu tem uma proposta mais agressiva de precificação, frete grátis e cupons de desconto, tudo pensado para atrair o consumidor final. E tem funcionado, pois o app da Temu rapidamente se tornou um dos mais baixados no Brasil, somente atrás do TikTok, de acordo com pesquisa divulgada pelo E-commerce Brasil.

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Como vender na Temu?

Se você se interessou pelo potencial da plataforma e quer criar sua loja, o processo é relativamente simples, mas exige atenção.

A seguir, vamos entender qual é o passo a passo completo para começar a vender na Temu. Confira:

1. Solicite uma conta de vendedor na plataforma

O primeiro passo é acessar o site oficial da Temu para vendedores, que é https://seller.temu.com. Nele, você vai encontrar um formulário para solicitar a criação da sua conta.

Nessa etapa, o importante é preencher o formulário com atenção, pois a Temu avalia cada solicitação individualmente.

2. Envie todos os documentos necessários

Após avaliarem a sua solicitação, a plataforma vai solicitar alguns dados e documentos básicos para validar seu cadastro. Então, se você for Pessoa Jurídica, por exemplo, será necessário informar o CNPJ, razão social, dados bancários e documentos do responsável legal pela empresa.

Tenha paciência nesse processo, uma vez que a plataforma segue um padrão criterioso para aceitar vendedores confiáveis e que vão proporcionar uma boa experiência para os clientes.

A Temu pode, inclusive, fazer uma análise mais cautelosa para garantir que os vendedores cumpram as normas da plataforma e consigam operar com eficiência logística e de preços.

3. Crie sua conta de vendedor na Temu

Após a aprovação e envio de documentos, você poderá acessar o painel do seller central da Temu, no qual conseguirá configurar sua loja dentro do marketplace, cadastrar produtos, acompanhar vendas e realizar ajustes operacionais.

Nessa área, você também terá acesso a campanhas promocionais, cupons e ferramentas para impulsionar sua loja.

Faça todo o cadastro de informações com cuidado, atenção e estratégia, pois essa etapa é o início da jornada do seu negócio na Temu.

4. Adicione seus anúncios de produtos

Com a conta pronta, é hora de cadastrar os produtos. Para fazer isso, a Temu exige informações detalhadas sobre cada item, como nome, descrição, fotos em boa resolução, variações (como tamanho e cor), preço e dados logísticos.

Seja estratégico nas descrições. Ao fazê-las, considere usar palavras-chave relevantes, além de pensar no SEO interno da plataforma e caprichar nas imagens.

Não é segredo, mas é sempre bom reforçar que os produtos bem apresentados têm muito mais chances de aparecer nas buscas e converter em vendas.

💡Saiba mais: Como tirar fotos de produtos para e-commerce?

5. Configure a entrega

A logística é um ponto crucial na Temu. Isso porque o modelo atual é majoritariamente cross-border, o que significa que o tempo de entrega pode ser mais longo.

Por outro lado, se você tiver estoque no Brasil, pode se destacar da concorrência com um grande diferencial competitivo ao oferecer entregas mais rápidas.

A Temu ainda está desenvolvendo soluções de fulfillment local, e lojistas que já estiverem preparados saem na frente. Por isso, fique de olho também nas regras de rastreamento e prazos de envio, pois a plataforma penaliza vendedores que atrasam entregas ou não atualizam corretamente o status dos pedidos.

6. Divulgue a sua loja na plataforma

Além de cadastrar produtos, é importante dar visibilidade à sua loja. Por isso, considere participar das campanhas promocionais da Temu, ative cupons de desconto e acompanhe o desempenho dos seus anúncios.

Para ter resultados ainda melhores com o seu negócio, você também pode usar estratégias fora da plataforma para divulgar sua loja, como tráfego pago, parcerias com influenciadores ou marketing de conteúdo.

Quais são as políticas de venda da Temu?

Para atuar na Temu de forma segura, é preciso conhecer as regras que norteiam a operação de vendedores. Isso porque essas políticas buscam assegurar transparência e qualidade para o comprador, além de proteger a reputação da própria Temu.

Abaixo, vamos passar pelas principais políticas da plataforma para você se preparar para segui-las corretamente na sua jornada de se tornar um vendedor da Temu. Confira:

Preços e promoções

De acordo com a Temu, para atuar na plataforma, os vendedores devem praticar preços justos e competitivos. Sendo assim, se um produto apresentar valor muito acima ou muito abaixo do praticado no mercado, pode ser removido ou sofrer restrições pela plataforma.

Além disso, as promoções precisam ter prazos definidos e condições claras, sem termos ambíguos, garantindo que o cliente compreenda exatamente quais descontos está recebendo e até quando eles são válidos.

Frete e prazos de entrega

No que diz respeito aos fretes, a Temu informa que eles devem estar corretamente calculados e alinhados à modalidade escolhida. Desse modo, se houver alguma taxa adicional ou cobrança por parte da transportadora, isso deve ser previamente informado ao cliente, de forma transparente, evitando surpresas no momento do checkout.

Em caso de atraso na entrega, a Temu geralmente oferece um crédito de R$ 10 ao consumidor, sendo responsabilidade do vendedor garantir que o pedido seja despachado dentro do prazo acordado.

Devoluções e reembolso

A política de devolução voluntária da Temu permite que o consumidor devolva o produto em até 90 dias, dependendo da categoria, sendo 45 ou 60 dias para eletrônicos de maior porte, conforme descrito na página de cada item e informado no site da Temu.

O primeiro envio de devolução é gratuito para o comprador, desde que esteja dentro da janela de devolução voluntária. A partir daí e após o recebimento do produto devolvido, o vendedor deve emitir o reembolso total ou parcial, de acordo com o estado do item e as normas aplicáveis no Brasil.

Por outro lado, em caso de defeito ou produto que não corresponda à descrição, o vendedor deve arcar com o custo do frete de devolução.

Atendimento ao cliente

De acordo com as regras de atendimento ao consumidor na Temu, os vendedores têm metas de tempo de resposta para responder às dúvidas dos clientes, considerando que um atendimento rápido pode gerar melhores avaliações e maior confiança do comprador.

Além disso, a plataforma também reforça que é fundamental responder a feedbacks negativos com cordialidade e oferecer soluções, como troca ou reembolso, quando cabível.

Garantias e certificados

Dependendo da categoria do produto (como brinquedos, eletrônicos, utensílios alimentícios), pode ser exigida a apresentação de certificações de segurança ou conformidade com normas brasileiras, como INMETRO ou Anatel.

Dito isso, caso os vendedores não apresentem a documentação exigida, os anúncios serão removidos até a comprovação das licenças necessárias.

Antes de continuar, descubra o que os maiores nomes do mercado estão discutindo, planejando e apostando para crescer. Faça parte da nossa newsletter:

Dicas para vender na Temu

Agora que você já sabe como começar, vale anotar algumas estratégias para ter sucesso na Temu. Por isso, pensando em te ajudar, separamos dicas úteis abaixo. Confira:

1. Escolha o seu nicho e fornecedores com critério

Embora seja tentador listar muitos produtos, recomendamos que você aposte em um nicho de mercado específico em que você tenha expertise ou acesso a bons fornecedores.

A Temu, por exemplo, tende a priorizar vendedores que conseguem manter um histórico consistente de vendas e avaliações positivas. Portanto, antes de cadastrar dezenas de SKUs, selecione produtos com demanda comprovada e margem saudável.

No processo de escolher o mercado em que você vai trabalhar, considere usar ferramentas de pesquisa de tendências de mercado, como Google Trends e plataformas de análise de concorrência, para entender quais segmentos estão em alta.

Agora, em relação aos fornecedores, a Nuvemshop tem uma ferramenta grátis que pode te ajudar com isso. Veja a seguir:

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2. Se possível, invista em imagens profissionais e vídeos curtos

Em um ambiente no qual o preço costuma ser o fator determinante, a qualidade visual faz diferença nos cliques. Sabendo disso, coloque como uma prioridade na sua loja dentro da Temu capturar fotos com fundo branco, alta definição e, se possível, inclua uma imagem extra que mostre o produto em uso ou em escala real (por exemplo, uma blusa vestida por uma modelo). Abaixo, confira um exemplo do que estamos falando:

Na imagem, vemos um exemplo de vendas de roupa para você se inspirar e vender na Temu.

Além disso, criar vídeos curtos de até 15 segundos para destacar características-chave pode ser interessante e fazer toda a diferença para o cliente. Cada vez mais, o uso de vídeos está ganhando relevância, como mostra uma pesquisa divulgada pelo E-commerce Brasil em que 93% dos consumidores dizem que vídeos interativos são um fator decisivo para a decisão de compra.

💡Saiba mais: Como fazer vídeos de produtos para e-commerce?

3. Utilize cupons e participe de campanhas de desconto

Não é segredo que oferecer cupons de desconto é uma tática eficiente para captar clientes novos e reter os atuais. Sabendo disso, não deixe de criar cupons que estimulem a recompra, como os clássicos “10% off na segunda compra” ou “Frete grátis para pedidos acima de R$ 100”.

Ao fazer isso, lembre-se de estipular validade curta (7 a 15 dias) para criar um gatilho mental de senso de urgência, por exemplo, mas evite períodos de alta sazonalidade. Isso porque o ideal é aproveitar momentos de menor concorrência, como após as datas comemorativas, para se destacar.

💡Saiba mais: Estratégias para criar campanhas de desconto

E aí, tudo entendido sobre como vender na Temu?

A Temu ainda é uma novidade para muitos lojistas brasileiros, mas já se mostra uma grande oportunidade para quem quer diversificar canais de venda e alcançar um público gigante.

Conforme aprendemos no artigo acima, a dica principal é ficar atento às atualizações da plataforma, investir em produtos com boa saída e manter um bom relacionamento com os clientes.

Se você quer começar a vender online, criar sua loja virtual na Nuvemshop vai ser uma escolha inteligente. E se já vende em outros canais, a Temu pode ser uma ótima aliada para ampliar sua presença e alcançar novos públicos. Por isso, não perca tempo, faça um teste grátis de 7 dias e comece a vender agora! 💙

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Perguntas frequentes

Para vender na Temu, você precisa se cadastrar como fornecedor na plataforma, apresentar documentos da sua empresa, passar pela análise de aprovação e, se for aceita, poderá cadastrar produtos, definir preços e condições logísticas conforme as regras do marketplace.

Sim, é possível ganhar dinheiro vendendo na Temu, principalmente se você trabalhar com produtos competitivos, preços atraentes e boa logística. A plataforma tem grande alcance global, o que pode ampliar suas vendas, desde que você saiba operar com margens saudáveis e controle de custos.

Os produtos mais vendidos na Temu costumam ser itens de baixo custo e alta demanda, como eletrônicos baratos, acessórios para celular, itens de beleza, roupas, utensílios domésticos e produtos de moda. Da mesma forma, itens com apelo visual, boa avaliação e preço competitivo se destacam mais.

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