7 melhores meios de pagamento para e-commerce

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Na imagem, vemos uma pessoa com um notebook a sua frente, enquanto mexe no celular.
Pontos principais do artigo:
  • Os melhores meios de pagamento são aqueles que são mais procurados pelos seus clientes. No Brasil, por exemplo, o Pix e o cartão de crédito são os campeões de preferência de consumidores online;
  • A Nuvemshop oferece seu próprio meio de pagamento, o Nuvem Pago, além de integrações com diferente plataformas de pagamento para e-coomerce parceiros como Appmax, Asaas, Cakemoney, Cielo, Mercado Pago, Moip, PagSeguro, Pagar.me, PayPal e PicPay;
  • Na Nuvemshop, você cria sua loja virtual grátis e receba pagamentos online de forma automática e com mais segurança para você e para seus clientes.

Se você vende pela internet, com certeza já teve alguma dúvida sobre os meios de pagamento para e-commerce. Afinal, será que vale a pena oferecer todas as formas de pagamento na sua loja virtual? Como fazer essa integração? E como funcionam as taxas de cada plataforma?

Realmente, são muitas perguntas. Por isso, preparamos este artigo para te ajudar a esclarecer todas as dúvidas sobre os meios de pagamento mais utilizados, como receber pagamentos online no seu site e quais as melhores plataformas de pagamento para e-commerce. Vamos lá?

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Quais são os meio de pagamento para o e-commerce mais usados?

De acordo com o Banco Central, o Pix foi o meio de pagamento mais usado no Brasil em 2024. No e-commerce, não foi diferente. Segundo levantamento interno da Nuveshop, o Pix também representou 46% de todos pedidos pagos, seguido pelo cartão de crédito, com 45% do total.

Entretanto, na prática, não existe um único meio de pagamento que seja melhor para o e-commerce, mas sim algumas opções que devem ser priorizadas para garantir a conveniência dos seus clientes na hora do checkout.

De acordo com a biblioteca de dados E-commerce Data Library da PCMI, estes são os meios de pagamento para e-commerce mais usados pelos brasileiros:

  • Pix;
  • Cartão de crédito nacional;
  • Cartão de crédito internacional;
  • Boleto bancário;
  • Cardeira digital;
  • Cartão de débito.

Segundo dados do NuvemCommerce, relatório anual do e-commerce brasileiro, em datas sazonais, como a Black Friday, em que o ticket médio dos pedidos tende a ser maior, é comum que o cartão de crédito se torne o meio de pagamento mais utilizado. Já nos finais de ano, com a injeção do 13º salário na economia, os consumidores voltam a aproveitar os descontos oferecidos em pagamentos via Pix.

Ou seja, nenhuma loja virtual pode deixar de oferecer Pix e cartão de crédito se quiser se manter competitiva no cenário atual.

No entanto, todos os meios de pagamentos têm suas vantagens e desvantagens. Por isso, vamos entender melhor como funcionam essas modalidades e como você pode integrar sua loja virtual com as principais plataformas de pagamento para e-commerce do mercado.

Como receber pagamentos online no meu site?

Existem três principais formas de receber pagamentos em um site de vendas: por meio de intermediadores, adquirentes ou gateways de pagamento. Todos eles servem para processar pagamentos online com segurança, mas cada um atua de forma diferente.

Confira cada uma das opções e exemplos de plataformas de pagamento para e-commerce:

Intermediadores

Os intermediadores oferecem vários meios de pagamento através de uma única integração, ou seja, pelo mesmo sistema de gerenciamento. Existem diversas opções no mercado e em todas elas o cadastro é bem simples.

A facilidade do intermediador é que você pode abrir uma conta e receber seus pagamentos sem a necessidade de ter um CNPJ. Você também recebe o dinheiro em uma única vez, mesmo que o cliente tenha parcelado a compra, e já conta com um serviço antifraude incluso.

Para ativar um intermediador de pagamentos na sua loja, basta que você:

  • Efetue o cadastro no intermediador que você preferir;
  • Valide a sua conta junto ao intermediador. Na maioria dos casos, é necessário enviar comprovante de residência e documentos pessoais;
  • Configure o intermediador na sua loja;
  • Faça uma compra teste para verificar o fluxo de como você é avisado sobre o pagamento daquele pedido;
  • O pagamento do pedido é liberado para você dentro da sua conta virtual do intermediador entre 1 e 30 dias após a compra (quanto maior o prazo, menor a taxa);
  • Quando o dinheiro estiver disponível, basta que você solicite o saque para a sua conta bancária (na maioria dos casos precisa ser conta-corrente);
  • Dentro de 2 a 7 dias, após solicitado, o dinheiro ficará disponível para você.

Se você já tem uma loja na Nuvemshop, é possível utilizar o Nuvem Pago, o serviço de pagamentos exclusivo da plataforma e o único com tarifa de venda grátis. Com ele, além de ter uma gestão mais centralizada do seu faturamento e sistema antifraude de ponta, é possível receber pagamentos via Pix, cartão de crédito e débito, link de pagamento e boleto bancário.

Além do Nuvem Pago, também é possível integrar sua Nuvemshop com outras plataformas de pagamento para e-commerce por meio da Loja de Aplicativo. Algumas das principais são:

Adquirentes

Os adquirentes são empresas como a Cielo e a Rede. Elas realizam a comunicação entre a loja e a bandeira do cartão (Visa, Mastercard etc.) no momento da transação.

Para utilizar a conexão direta com os adquirentes, o varejista deve fazer um credenciamento junto ao adquirente e seguir algumas normas de cadastro de empresa. Esse processo costuma ser mais rígido do que apenas um simples cadastro e exige uma API de pagamento.

O processo costuma ser o seguinte:

  • Você precisará ter um CNPJ para se credenciar;
  • Depois disso, deve se credenciar junto à operadora. Hoje, a Nuvemshop possibilita que você integre a sua loja com a Cielo;
  • Após este credenciamento, virá até você uma pessoa que faz o recolhimento dos documentos (em alguns casos, pode ser necessário enviar via Correios);
  • Após cerca de sete dias, você receberá um e-mail informando seu código de credenciamento junto à operadora;
  • Depois da venda, você receberá o dinheiro automaticamente em sua conta corrente após 30 dias.

💡Saiba mais: Cielo no e-commerce: taxas, como usar e como contatar?

Se seu cliente parcelou a compra, você receberá da mesma forma. Um exemplo: um consumidor fez uma compra no dia 01/06 no valor de R$ 1 mil e parcelou em cinco vezes.

Se a sua taxa para pagamento parcelado nessa quantidade for de 5%, você terá um desconto de R$ 50 que será automaticamente feito na primeira parcela. Nas outras, o valor integral será depositado.

Com umm adquirente, você também deverá assumir o risco de possíveis fraudes nas compras, o que faz com que muitas lojas online acabem optando apenas por intermediadores. Porém, a Nuvemshop tem parceria com a ClearSale, que é um sistema de gerenciamento de risco para te ajudar nessas situações. Entenda:

👉 Confira: Como instalar ClearSale na Nuvemshop?

Gateways

O gateway de pagamento é a plataforma que faz o vínculo entre as bandeiras de cartão e os adquirentes, que acabamos de conhecer, para que uma transação possa ser realizada online.

Essa tecnologia é mais utilizada por médias e grandes empresas devido à maior necessidade de controle sobre o pagamento. Em geral, os gateways exigem contratos diretos com eles, ao invés de apenas a criação de uma conta para usufruir do serviço.

Os gateways também prestam serviços como o da compra por um clique, o de pagamento com dois cartões e o estorno de valores.

A desvantagem é, novamente, a falta de controle de fraudes e a necessidade de ter convênios com as operadoras de cartões e bancos. Em alguns casos, assim como acontece com os adquirentes, o vendedor recebe o pagamento de forma parcelada. Um exemplo de plataforma de pagamento para e-commerce que presta esse tipo de serviço é o Pagar.me.

💡 Saiba mais: Qual é o gateway de pagamento mais barato? Veja se vale a pena

7 principais meios de pagamento para e-commerce

O Pix e o cartão de crédito são os meios de pagamento mais usados no e-commerce. Mas, além deles, também existem outras formas de receber pagamentos online no seu site. Veja quais são as principais:

  1. Pix;
  2. Cartão de crédito;
  3. Boleto bancário;
  4. Débito online;
  5. Transferência bancária;
  6. Carteira digital;
  7. Link de pagamento.

Agora, confira os detalhes sobre cada um e como funcionam:

1. Pix

O Pix é um sistema de pagamento e transferências lançado pelo Banco Central em 2020. O serviço permite que as transações sejam realizadas em tempo real, 24 horas por dia e sete dias por semana. O meio de pagamento é usado por 70% dos brasileiros, segundo a pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

É possível usar o Pix por meio de um código de identificação criado por cada usuário e por QR Codes. Diferente do DOC e TED, as transferências e pagamentos feitos via Pix acontecem em um prazo máximo de dez segundos. Assim, unir esse meio de pagamento à sua estratégia pode ser um passo para aumentar o fluxo de caixa imediato.

Com essas informações em mãos, vale mencionar que, se você vende pela Nuvemshop, também pode incentivar a conversão em sua loja com gatilhos que reforçam oportunidades exclusivas, como frete grátis e descontos por meios de pagamento específicos, como o Pix.

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2. Cartão de crédito

O pagamento no cartão de crédito é a modalidade utilizada por 57% dos consumidores brasileiros, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Trata-se do primeiro meio de pagamento aceito por todas as lojas virtuais. Além disso, ele permite que, muitas vezes, os consumidores parcelem as compras.

Por meio do cartão, basta que a pessoa insira os dados, como número do cartão, código de segurança e CPF, na hora de fazer o checkout em seu site e termine a transação. Normalmente, a confirmação de pagamento é feita poucos minutos após a finalização da compra.

No entanto, o número de golpes relacionados à clonagem de cartão tem aumentado cada vez mais. Portanto, para que os consumidores se sintam seguros em seu site de compras, é necessário oferecer algumas garantias, como o certificado SSL e os selos de segurança. Desse modo, você diminui os riscos de que as informações sejam roubadas e o cartão do cliente clonado, por exemplo.

3. Boleto bancário

O boleto bancário é um meio de pagamento bastante popular no Brasil. Essa é uma alternativa escolhida por pessoas que têm um baixo limite no cartão ou nem sequer possuem um. Ele também é utilizado por aqueles compradores mais desconfiados.

Ao contrário do cartão de crédito, há uma demora entre dois e dez dias úteis para que um título seja compensado. Além disso, como o boleto é gerado e o consumidor não necessariamente realiza o pagamento no mesmo instante, é necessário estar atento para lembrá-lo quando a data de vencimento estiver se aproximando.

O processo para contratar essa modalidade varia um pouco de banco para banco, mas, em geral, segue estes passos:

  • Ter uma conta aberta no banco em que pretende receber;
  • Entrar em contato com o gerente da sua conta e solicitar a carteira sem registro do banco;
  • Liberar essa carteira e também alguns dados que você deverá inserir na sua loja;
  • Para saber quais títulos você recebeu, você deverá acessar diariamente o seu internet banking (ou gerenciador, dependendo do banco), baixar o arquivo de retorno de pagamentos e utilizar o sistema do seu banco que lê estes arquivos.

Praticamente todos os bancos oferecem boleto registrado, porém, na maioria deles, apenas contas de pessoa jurídica podem emitir os títulos de cobrança. Na Nuvemshop você poderá utilizar os seguintes bancos:

  • Itaú;
  • Bradesco;
  • Santander;
  • Banco do Brasil;
  • Caixa
  • Sicredi.

Também é possível oferecer pagamento por boleto de forma mais simples se você utilizar um intermediador de pagamento, como o Nuvem Pago.

💡 Saiba mais: Como funciona o boleto parcelado em compras e dívidas?

4. Débito online

Apesar de ter perdido espaço para o Pix nos últimos anos, o débito online ainda é meio de pagamento muito usado no e-commerce. Na prática, o que acontece é uma transferência entre contas, o que faz com que o dinheiro seja liberado no mesmo instante para a conta da sua loja.

Para contratar esse serviço, basta entrar em contato com o gerente do seu banco. Em geral, é cobrada da empresa apenas uma tarifa quando o volume é baixo. Essa tarifa varia de R$ 0,30 a R$ 0,50 por negócio concluído.

Se sua loja estiver na Nuvemshop, você também poderá ter o débito online por meio de alguns intermediadores de pagamentos que oferecem essa opção.

💡 Saiba mais: Como fazer cobrança online e quais as melhores plataformas?

5. Transferência bancária

A transferência bancária também é um meio de pagamento oferecido por muitos e-commerces. Todavia, vale ressaltar que, como o processo não é automatizado, quando as vendas começam a escalar, é mais difícil manter o controle sobre essa forma de pagamento.

Isso acontece porque, com ela, você deve fornecer os dados da sua conta bancária ao cliente, esperar que ele faça o depósito e pedir o comprovante para validar a transação. Por isso, não é o meio de pagamento mais recomendado.

💡 Saiba mais: TED demora quanto tempo para cair?

6. Carteiras digitais

As carteiras digitais estão ganhando cada vez mais popularidade e se consolidando entre as novas tendências para pagamento online. Segundo dados do NuvemCommerce, por exemplo, 31% dos lojistas pretendem incorporar esse meio de pagamento no e-commerce.

Esses aplicativos concentram o dinheiro do usuário em uma conta digital e, através dela, é possível realizar transferências e pagamentos sem a necessidade de um cartão.

Alguns serviços como PicPay e PayPal são bastante populares nesse segmento, principalmente por oferecerem cashback aos usuários. Desse modo, trabalhar com esses meios de pagamento pode ajudar bastante na decisão de compra dos seus clientes.

💡 Saiba mais: Como funciona uma carteira digital?

7. Link de pagamento

Por fim, o link de pagamento é uma solução para vendas que leva clientes direto para a página de checkout. Assim, ele encurta o processo de compra, já que o cliente não precisa acessar o site, procurar o produto e adicionar ao carrinho: ele vai direto para a parte do pagamento.

De forma geral, a opção do serviço já vem incluída no pacote de serviços de plataformas de pagamento para e-commerce. Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar um link personalizado utilizando o Nuvem Pago.

Isso permite que você venda por qualquer canal, como WhatsApp e redes sociais, oferecendo muita praticidade e conveniência aos seus clientes. Veja como funciona:

Como funciona o Nuvem Pago?

Como já mencionamos, o Nuvem Pago é o sistema de pagamento para e-commerce integrado da Nuvemshop, permitindo que lojistas aceitem pagamentos por cartão de crédito, Pix e boleto bancário sem necessidade de contratar intermediários.

Ele oferece um checkout otimizado e seguro, reduzindo a taxa de abandono de carrinho e facilitando as compras. As taxas variam conforme o prazo de recebimento escolhido pelo lojista, sendo mais baixas para prazos mais longos e um pouco mais altas para antecipações.

O dinheiro das vendas pode ser transferido para a conta bancária cadastrada, com possibilidade de resgate manual ou automático. Além disso, o Nuvem Pago conta tecnologia antifraude avançada, tornando as transações mais seguras para lojistas e clientes.

Vantagens do Nuvem Pago:

  • Integração automática com a Nuvemshop, sem necessidade de configurações complexas;
  • Checkout otimizado, aumentando a conversão de vendas;
  • Aceita PIX, boleto e cartões de crédito, com possibilidade de parcelamento;
  • Isenção de tarifa de transação para lojistas Nuvemshop;
  • Taxas que variam de acordo com o plano contratado, sendo que os valores diminuem à medida que a empresa cresce;
  • Proteção contra fraudes, garantindo mais segurança nas transações;
  • Maior taxa de aprovação de pagamentos do mercado;
  • Possibilidade de usar o checkout acelerado para permitir compras com 1 clique e reduzir o abandono de carrinho;
  • Facilidade no resgate dos valores, com opção de transferência automática.

E, quanto às taxas do Nuvem Pago, você pode conferir a tabela abaixo:

Plano Taxa cobrada Prazo de recebimento
Plano Começo 4,69% + R$ 0,35 fixo 30 dias
5,19% + R$ 0,35 fixo 14 dias
5,69% + R$ 0,35 fixo 2 dias
Plano Essencial 4,19% + R$ 0,35 fixo 30 dias
4,69% + R$ 0,35 fixo 14 dias
5,19% + R$ 0,35 fixo 2 dias
Plano Impulso 3,69% + R$ 0,35 fixo 30 dias
4,19% + R$ 0,35 fixo 14 dias
4,69% + R$ 0,35 fixo 2 dias
Plano Escala A partir de 3,29% + R$ 0,35 fixo 30 dias
A partir de 3,69% + R$ 0,35 fixo 14 dias
A partir de 3,99% + R$ 0,35 fixo 2 dias

👉 Confira: Como ativar o Nuvem Pago na minha loja?

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Tudo entendido sobre os principais meios de pagamento para e-commerce?

Esperamos que com essas dicas você tenha entendido melhor como funcionam os meios de pagamento para e-commerce. Lembre-se de que não basta escolher os mais populares, mas aqueles que se encaixem nas necessidades do seu negócio e do seu público.

E, se você já vende online e quer profissionalizar o seu negócio para receber pagamentos de forma automática e com segurança, venha para a Nuvemshop! Crie sua loja virtual grátis e aproveite todas as vantagens do Nuvem Pago para ajudar o seu negócio a crescer. 💙

Referências: 

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre meios de pagamento para e-commerce

O Pix e o cartão de crédito são os meios de pagamento mais utilizados pelos consumidores online. Em seguida, também estão boleto bancário, carteira digital e cartão de débito.

Para receber um pagamento online, é necessário contar com uma plataforma de pagamento para e-commerce para intermediar a transação. Existem três principais ferramentas que oferecem esse serviço: intermediadores, adquirentes ou gateways de pagamento.

Para integrar meios de pagamento a um site de vendas é necessário fazer a integração com plataformas que podem intermediar as transações, como intermediadores, adquirentes ou gateways de pagamento. Em plataformas de e-commerce, essa integração é realizada por meio da Loja de Aplicativos.

Para aceitar cartão de crédito no e-commerce, você precisa de um sistema de pagamento integrado à sua loja virtual. Na Nuvemshop, é possível receber pagamentos com cartão por meio do Nuvem Pago, que é gratuito e já vem totalmente integrado à sua loja, ou baixar uma solução intermediadora por meio da Loja de Aplicativos.

O custo de uma plataforma de pagamentos para e-commerce pode variar de acordo com o volume de vendas, meios de pagamento oferecidos, prazos de recebimento, opção de parcelamento e inclusão de sistema antifraude. Algumas plataformas cobram mensalidade + custo fixo por transação + taxa que varia de acordo com o meio de pagamento e prazo de recebimento.

Para escolher os melhores meios de pagamento para sua loja virtual, é preciso equilibrar conveniência para o cliente e custos para o negócio. Para isso, entenda quais são os meios de pagamento mais usados pelo seu público, pesquise opções de plataformas para pagamento de e-commerce e avalie as taxas por transação, além de tarifas fixas e prazo de recebimento.

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