Como fazer a automação do WhatsApp para vender mais?

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Empreendedora negra segura o celular mostrando como fazer a automação no WhatsApp para seu colega, um homem branco de barba.
Pontos principais do artigo:
  • Automação de WhatsApp é uma estratégia que permite criar mensagens automáticas, programar respostas e integrar o aplicativo com chatbots;
  • Ao automatizar suas vendas no WhatsApp, você agiliza o atendimento, aumenta as conversões e reduz as tarefas manuais no dia a dia;
  • Traga seu negócio para a Nuvemshop e aproveite todas as vantagens do Nuvem Chat para automatizar seus atendimentos!

Se você vende pela internet, sabe como é cansativo se tornar refém do WhatsApp da sua empresa. São centenas de mensagens, clientes com pressa e vendas que acabam perdidas porque você não dá conta de oferecer um atendimento personalizado a cada consumidor.

A boa notícia é que existe um jeito simples de solucionar esse problema — a automação de WhatsApp.

Afinal, segundo levantamento divulgado pelo NuvemCommerce 2025, o WhatsApp é um dos principais canais de venda para mais de 45% dos varejistas. Logo, automatizar as vendas pelo app é o caminho para poupar tempo, agilizar o atendimento e impulsionar as conversões do seu negócio.

Mas, se você não sabe por onde começar, não se preocupe! Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre automação de WhatsApp: o que, como funciona, como usar, principais ferramentas e muito mais. Continue a leitura e veja como usar o recurso para aumentar as vendas! 🚀

Automatize seu atendimento no WhatsApp e não perca mais vendas com uma IA que conversa do jeito da sua marca!

O que é automação de WhatsApp?

A automação de WhatsApp é o uso de ferramentas para enviar mensagens automáticas, responder clientes, organizar atendimentos e até fazer vendas pelo aplicativo sem precisar responder tudo manualmente.

O próprio WhatsApp, em sua versão para negócios, oferece funcionalidades nativas que contribuem para a automação. É possível, por exemplo, configurar mensagens de saudação e ausência, programar respostas rápidas e criar um catálogo de produtos.

Além disso, o mercado está repleto de aplicativos e ferramentas de automação para WhatsApp que permitem automatizar conversas e fluxos de atendimento. Logo, se você tem um negócio próprio e atende clientes pelo aplicativo, precisa entender qual é a solução de automação ideal para o seu negócio. É o que vamos descobrir nos próximos tópicos!

💡 Saiba mais: Como abordar um cliente pelo WhatsApp: dicas infalíveis

Como funciona a automação de WhatsApp?

A automação de WhatsApp acontece a partir de um sistema, ferramenta ou chatbot integrado ao WhatsApp Business para tornar o atendimento mais ágil. Funciona assim:

  1. Cliente envia uma mensagem de dúvida;
  2. O sistema identifica palavras-chave ou o contexto da mensagem;
  3. Essa identificação aciona um fluxo de resposta automática;
  4. Quando o robô não consegue resolver, a conversa é encaminhada para um atendente.

Ou seja, um sistema de automação para WhatsApp não substitui o contato humano, mas agiliza tarefas simples repetitivas, como responder preço ou disponibilidade de produtos em estoque. Assim, o vendedor pode focar nos atendimentos que realmente precisam de atenção personalizada.

💡 Saiba mais: Como fazer atendimento via WhatsApp?

Quais as vantagens de automatizar o WhatsApp para vendas?

Agora que você entendeu um pouco mais sobre a automação de WhatsApp, deve estar se perguntando quais são as vantagens desse recurso. Veja as principais:

1. Atendimento 24/7

Com os recursos de automação do WhatsApp, você pode criar respostas automáticas, configurar fluxos de conversa inteiros e enviar ofertas sem precisar da ação humana. É como ter um exército de robôs atendentes trabalhando 24/7 a favor do seu negócio.

Sabe aquela mensagem que o cliente manda à meia-noite de uma sexta-feira? Com uma ferramenta de automação, ela pode ser respondida, garantindo que o consumidor fique satisfeito sem que você precise abrir mão do seu tempo de descanso.

2. Aumento das conversões

Se aumentar a taxa de conversão é um dos objetivos do seu negócio, automatizar as vendas no WhatsApp pode ser um passo decisivo. Afinal, a automação permite atender muito mais clientes em menos tempo, agilizar o processo de compra e proporcionar uma experiência mais fluida e satisfatória. Consequentemente, as vendas só têm a crescer!

3. Personalização das mensagens

Embora a automação de WhatsApp crie padrões de atendimento, as mensagens ainda podem ser personalizadas para diferentes segmentos de públicos. Com os chatbots, por exemplo, as respostas podem ser planejadas de acordo com as perguntas mais comuns de cada tipo de cliente.

Além disso, já existem sistemas de automação de mensagens no WhatsApp capazes de simular uma conversa com um atendente real. O Nuvem Chat, por exemplo, ferramenta exclusiva para lojistas Nuvemshop, é uma inteligência artificial criada para conversar com o jeito da sua marca.

Você personaliza o tom de voz e a personalidade do assistente para refletir a identidade da sua loja. Assim, mesmo um atendimento totalmente automatizado pode criar uma experiência humana com o seu cliente.

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4. Qualificação de leads

Para empresas que trabalham com um funil de vendas estruturado e técnicas de inbound marketing, a automação do WhatsApp também é perfeita para fazer a qualificação de leads.

Basta um contato inicial do consumidor para que as ferramentas coletem as informações necessárias e saibam a hora certa de enviar o contato para o time de vendas.

💡 Saiba mais: Como fazer a qualificação de leads para vender mais?

5. Relatórios detalhados

As ferramentas de automação ainda oferecem relatórios detalhados que ajudam a tomar decisões acertadas sobre o uso do aplicativo na estratégia de vendas. Você pode, por exemplo, verificar quais mensagens convertem mais, qual é a taxa de resposta de clientes e qual o tempo médio de atendimento dos clientes que fecham um pedido.

6. Integração com outros sistemas

Para fechar, quando você automatiza seu WhatsApp, também tem a possibilidade de integrar o aplicativo com outros sistemas do negócio. O mais popular, sem dúvidas, é o software CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente).

Com o WhatsApp integrado a um CRM, você consegue rastrear o status de todos os contatos, fazer o follow-up de vendas (acompanhamento dos contatos enviados), mensurar o tempo para fechamento dos negócios e muito mais.

💡 Saiba mais: CRM para ecommerce: benefícios e melhores ferramentas

Como fazer a automação de WhatsApp?

Existem três formas de implementar a automação para WhatsApp:

  • Utilizar as funções básicas de automação do app WhatsApp Business;
  • Fazer a integração com a API oficial do WhatsApp Business;
  • Escolher uma ferramenta de automação de WhatsApp e fazer a integração com o app.

Veja como funciona cada uma dessas opções:

App grátis do WhatsApp Business

Para pequenas e médias empresas que não têm um grande volume de pedidos, o app gratuito do WhatsApp Business costuma ser suficiente. Ele não tem recursos avançados de automação, mas oferece algumas ferramentas básicas, como:

  • Mensagem de saudação, enviada quando o cliente entra em contato com a sua empresa pela primeira vez;
  • Mensagem de ausência, utilizada quando a sua empresa não está no horário do expediente;
  • Respostas rápidas pré-configuradas para responder a perguntas frequentes, como horário de funcionamento, produtos disponíveis, preços, etc.;
  • Agendamento de mensagens para serem enviadas em horários específicos.

Plataforma WhatsApp Business (API oficial)

A Plataforma WhatsApp Business é a API (Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicativos) oficial do Instagram para empresas que precisam de uma solução de automação mais robusta.

No entanto, essa é uma ferramenta mais técnica e que exige conhecimento em programação para criar fluxos de resposta, chatbots e painéis de dados, por exemplo.

A solução oferece modelos personalizáveis de mensagens automáticas para toda a jornada de compra, além de chatbots, opção de atendimento com vários atendentes e envio de status de pedidos.

Ferramentas para automação de WhatsApp

Por fim, a terceira opção é integrar seu aplicativo com alguma das diversas ferramentas de automação disponíveis no mercado. Elas vão se conectar à base técnica para que você consiga usar os recursos de forma simples e prática, sem precisar desenvolver tudo do zero.

Isso porque essas plataformas utilizam a API oficial por trás, mas entregam tudo pronto para o usuário: criação de fluxos de conversa, configuração de chatbots, integração com e-commerce, segmentação de contatos, relatórios e muito mais.

10 melhores ferramentas de automação para WhatsApp

Chegou o momento de conhecer as principais ferramentas de automação para WhatsApp disponíveis no mercado. Confira a lista dos campeões:

  1. Nuvem Chat;
  2. Robbu;
  3. Blip;
  4. Zendesk;
  5. WPP Marketing;
  6. Mensagex;
  7. Letalk;
  8. Sak;
  9. Fleezy;
  10. Whatsplaid GPT.

Agora, vamos conhecer as funcionalidades de cada ferramenta em detalhes.

1.Nuvem Chat

Nuvem Chat é solução de atendimento para WhatsApp exclusiva para lojistas Nuvemshop. Trata-se de um assistente virtual que combina a inteligência artificial com o verdadeiro toque humano para te ajudar a automatizar e escalar os atendimentos no WhatsApp.

O Nuvem Chat é uma IA própria para lojas virtuais. Ou seja, ele foi criado para “entender” os desafios de quem lida com pedidos, prazos de entrega, dúvidas sobre produtos e fluxos de troca. Tudo isso por meio de uma inteligência artificial conversacional, que conversa com o jeito da sua marca.

A cobrança do Nuvem Chat é baseada no uso real da ferramenta. Ou seja, você só paga pelas conversas atendidas com inteligência artificial. O valor por conversa varia de acordo com o plano contratado. Desse modo, quanto mais avançado o plano, menor a tarifa cobrada por cada interação com a IA.

💡Saiba mais: Como funcionam os planos da Nuvemshop?

Além disso, é possível testar o Nuvem Chat gratuitamente por 15 dias antes de ativar o plano de uso. Dessa forma, você conhece a ferramenta na prática e decide com mais segurança se ela faz sentido para o seu negócio.

Ver planos e preços

2. Robbu

A Robbu é uma das principais plataformas de automação de WhatsApp, Instagram e Facebook. Com ela, você pode automatizar conversas com chatbots que usam inteligência artificial, criar jornadas omnichannel e ter vários atendentes atuando ao mesmo tempo na sua conta.

Os preços da ferramenta são personalizados de acordo com as necessidades da empresa. Quem tem uma loja virtual na Nuvemshop pode instalar o aplicativo Robbu e fazer a integração direta com seu e-commerce.

⚙️ Instale o aplicativo: Robbu

3. Blip

A Blip é uma empresa pioneira em soluções de comunicação digital que atende mais de 5 mil marcas. Sua principal solução é uma plataforma impulsionada por IA que promove a integração com o WhatsApp e oferece chatbots, mensagens automáticas e relatórios personalizados.

Os planos da Blip custam a partir de R$ 1.199 ao mês (plano com até 10 atendentes e até 800 conversas mensais), sendo uma opção de plataforma mais robusta.

4. Zendesk

A Zendesk é uma plataforma renomada em automação de atendimento via WhatsApp com mais de 110 mil clientes. O sistema pode ser integrado com diversos apps de mensagens e oferece chatbot, conversas por voz, e-mail marketing, painéis analíticos e muito mais.

Os planos da Zendek custam entre R$ 359 e R$ 755 por agente ao mês, com opção de teste grátis e planos anuais com desconto.

5. WPP Marketing

A WPP Marketing é uma das plataformas de automação para WhatsApp com o melhor custo-benefício do mercado. Com ela, você pode utilizar seu próprio número, integrar o app com seu e-commerce, instalar chatbots e programar campanhas de marketing automatizadas.

Os preços do WPP Marketing vão de R$ 99 ao mês, no plano Starter (até 500 mensagens mensais), até R$ 199 ao mês, no plano Unlimited (mensagens ilimitadas). Para os lojistas Nuvemshop, é só instalar o aplicativo

⚙️ Instale o aplicativo: WPP Marketing

6. Mensagex

Para quem busca preços acessíveis, o Mensagex é mais uma opção que cabe no bolso de pequenos empreendedores. Ele oferece gestão de mensagens, personalização de contatos, envio de conversação por meio de templates e integração simplificada.

Os planos custam entre R$ 165 e R$ 1.375 ao mês, de acordo com o número de requisições necessárias. Mais uma vez, os lojistas Nuvemshop têm a integração com o Mensagex à disposição na Loja de Aplicativos.

⚙️ Instale o aplicativo: Mensagex

7. Letalk

A Letalk é uma plataforma de automação de WhatsApp que se diferencia pelos chatbots humanizados. A empresa oferece recursos de mensagens automáticas, pré-cadastro, atendimento multiusuários, sistema de filtros por etiquetas e envios em massa.

A empresa oferece dois planos: o Iniciante, que custa R$ 297 por mês e permite até 250 mensagens por dia, e o Avançado, que custa R$ 497 por mês e permite até 1.500 mensagens por dia.

8. Sak

O Sak é a primeira plataforma brasileira de recuperação de boletos e carrinhos abandonados com WhatsApp e e-mail. Com ela, você consegue implementar múltiplos atendentes, recuperar carrinhos, monitorar boletos, capturar leads e muito mais.

O Sak oferece um teste grátis de três dias e planos que custam entre R$ 35 e R$ 1.159 ao mês. Clientes Nuvemshop têm desconto de 75% no pacote Empreender Plus, que reúne aplicativos como CJ Dropshipping by Dropi, 365 Artes, Botão Zap, Rastreio, Landing Page e muito mais.

⚙️ Instale o aplicativo: Sak

9. Fleezy

O Fleezy é a solução ideal para lojistas que buscam automatizar a comunicação com seus clientes via WhatsApp. Com esse app, você consegue enviar notificações automáticas sobre o status dos pedidos, recuperar carrinhos abandonados e facilitar a recuperação de pagamentos via Pix e boleto bancário.

O aplicativo tem planos que custam entre R$ 89 e R$ 249 ao mês, sendo que o plano inicial permite o envio de até 400 mensagens. No plano avançado, as mensagens são ilimitadas e o suporte via e-mail e WhatsApp é prioritário.

⚙️ Instale o aplicativo: Fleezy

10. Whatsplaid GPT

O Whatsplaid GPT é uma plataforma inovadora que simplifica a integração do WhatsApp com chatbots de inteligência artificial, utilizando a tecnologia avançada do ChatGPT. Seu chatbot inteligente melhora a satisfação do cliente, aumenta as taxas de conversão e reduz devoluções, tornando seu atendimento mais eficaz e personalizado.

O aplicativo Whatsplaid GPT cria um Widget em seu e-commerce com o ícone do WhatsApp. Quando o cliente clicar para entrar em contato com atendimento da sua loja, automaticamente um assistente “robô” vai realizar a tarefa de entender a demanda e formular uma resposta humanizada para responder às dúvidas ou solicitações do consumidor.

Os planos do aplicativo custam a partir de R$ 99 ao mês no plano anual, chegando a R$ 199 mensais para a versão mais avançada. Ainda é possível fazer um teste grátis de até 50 atendimentos ou 7 dias.

⚙️ Instale o aplicativo: Whatsplaid GPT

Como escolher a melhor plataforma de automação para WhatsApp?

Na hora de escolher uma plataforma de automação para WhatsApp, considere os seguintes critérios:

  • Necessidades da empresa;
  • Integrações compatíveis;
  • Segurança;
  • Reputação da empresa;
  • Usabilidade.

Saiba mais sobre cada um desses pontos para tomar a decisão certa:

Avalie as necessidades da empresa

Como vimos, existem ferramentas de automação de WhatsApp com as mais diversas funcionalidades e valores. Então, vale analisar quais recursos são realmente necessários para a sua empresa e qual é o volume de contatos mensal.

Se você tem um pequeno negócio, por exemplo, talvez não valha a pena investir muito dinheiro em um chabot avançado que automatiza todo o processo de compra. Nesse caso, uma automação mais simples com mensagens automáticas e um pré-atendimento pode ser suficiente.

💡 Saiba mais: Como enviar mensagem automática no WhatsApp?

Procure por integrações compatíveis

Ao escolher seu software, priorize sempre aqueles que são compatíveis com as soluções utilizadas atualmente pela empresa. Se você utiliza outros mensageiros além do WhatsApp, por exemplo, pode preferir uma plataforma que se conecta também ao Facebook Messenger e ao Instagram.

Mas lembre-se de conhecer os detalhes do processo de integração para ter certeza de que a ferramenta será viável para o seu negócio. Prefira sempre os aplicativos e plataformas que são conectados facilmente e não requerem processos muito complexos para começarem a funcionar.

O Nuvem Chat, por exemplo, é totalmente integrado ao painel da sua loja Nuvemshop, o que permite que ele acesse informações de produtos e estoque para responder dúvidas em tempo real.

"Gosto da facilidade e funcionalidade da plataforma, que me auxilia muito no fluxo de mensagens atuais, tirando um grande gargalo do atendimento, que é a demanda em resolver dúvidas simples."

João Felipe
João Felipe
Cliente Nuvemshop Next e representante da Loja Sopro Company

👉 Confira: Como ativar o Nuvem Chat na minha loja Nuvemshop?

Priorize a segurança

Lembre-se de que os dados de clientes transmitidos por WhatsApp são altamente valiosos para a sua empresa. Logo, a solução de automação escolhida precisa oferecer recursos de segurança avançados para proteger essas informações, sempre em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Pesquise sobre a reputação da empresa

Antes de contratar uma plataforma, pesquise sobre a reputação da empresa e leia avaliações de outros usuários. Você pode verificar os próprios cases publicados pela marca, comentários nas redes sociais e também opiniões em sites como Reclame Aqui.

Considere a usabilidade

E, claro, é fundamental que a ferramenta de automação de WhatsApp seja fácil de usar no dia a dia. Se possível, faça um teste grátis antes de contratar o serviço para entender o funcionamento da solução na prática.

Isso vai te ajudar a avaliar se a plataforma oferece uma interface intuitiva, menus claros e tutoriais de apoio. Quanto mais simples for a configuração de fluxos e mensagens, menos tempo sua equipe gastará com treinamentos e mais rápido você conseguirá colocar a automação em prática.

Venha para a Nuvemshop e teste o Nuvem Chat gratuitamente por 15 dias

Como fazer automação de WhatsApp de forma gratuita?

Se você ainda não tem orçamento para investir em uma ferramenta de automação para WhatsApp, saiba que também é possível fazer automações mais simples diretamente no aplicativo. Veja o passo a passo:

1. Utilize o WhatsApp Business

Qualquer processo de automação começa com a configuração do WhatsApp Business, a versão do aplicativo exclusiva para negócios. Para criar sua conta comercial no WhatsApp, é só seguir os passos abaixo:

  • Baixe e instale o aplicativo do WhatsApp Business para Android ou iOS, ou selecione a opção “Mudar para perfil comercial” nas suas configurações, caso já utilize o aplicativo na versão pessoal;
  • Aceite os termos de serviço, confirme seu número e permita o acesso aos contatos e fotos;
  • Crie um perfil comercial completo, adicionando a categoria da empresa, o logotipo, o endereço comercial e o horário de funcionamento.

2. Defina uma mensagem de saudação e de ausência

No aplicativo grátis do WhatsApp Business, seus primeiros passos devem ser a criação de uma mensagem de saudação e outra de ausência.

Assim, seus clientes terão sempre uma resposta imediata quando enviarem uma mensagem, seja de boas-vindas ou informando sobre o horário de atendimento.

3. Crie respostas automáticas

Você vai ver que o WhatsApp Business oferece diversos modelos para preparar respostas automáticas com antecedência. Então, o próximo passo é escrever mensagens padronizadas para as perguntas mais frequentes dos seus clientes.

Por exemplo, você pode ter respostas com a descrição dos principais produtos e preços para enviar instantaneamente aos clientes.

4. Crie etiquetas personalizadas

O WhatsApp Business oferece um recurso de etiquetas que permite organizar as conversas com os clientes em diferentes categorias. Assim, você pode criar rótulos do tipo “Aguardando pagamento” ou “Novos clientes” para saber em que estágio estão os contatos.

5. Avalie a necessidade de novos recursos

Após configurar os recursos básicos de automação, avalie se será necessário buscar uma solução mais avançada para agilizar seu atendimento.

Se você sente que está perdendo o controle das conversas ou demorando mais tempo do que o ideal para responder aos clientes, por exemplo, é sinal de que chegou a hora de investir em uma plataforma de automação.

Como fazer a automação do WhatsApp na Nuvemshop?

A plataforma de e-commerce Nuvemshop tem várias soluções que ajudam você a automatizar as vendas e o atendimento via WhatsApp. São recursos nativos e aplicativos de terceiros que facilitam sua vida e aumentam suas conversões.

Para ativar o Nuvem Chat, basta seguir o passo a passo:

  1. Acesse o painel da sua loja Nuvemshop;
  2. Localize o menu lateral e procure pela seção “Chat”;
  3. Clique em “Ativar”;
  4. Em poucos segundos, o assistente será instalado e habilitado em sua loja.

Aqui, vale destacar que o Nuvem Chat está sendo liberado gradualmente. Caso ainda não esteja aberto para você, é possível solicitar acesso na nossa lista exclusiva e obter acesso antecipado.

Além disso, como vimos na lista de ferramentas de automação de WhatsApp, existem várias plataformas que podem ser integradas diretamente à sua loja virtual Nuvemshop. Você encontra todas elas na nossa Loja de Aplicativos Nuvem.

Confira também outras funcionalidades de automação de WhatsApp disponíveis na Nuvemshop:

Botão de chat do WhatsApp

Assim que você cria sua loja virtual na Nuvemshop, seja no plano gratuito ou pago, já pode adicionar um botão de WhatsApp ao seu site. É só acessar seu painel de administrador, escolher a opção “Configurações > WhatsApp” e clicar em “Informar telefone”.

Então, basta marcar a opção “Mostrar um botão na loja para que possam te contatar pelo WhatsApp”. Pronto, seus clientes poderão contatar sua loja diretamente pelo WhatsApp com um clique.

👉 Confira: Como habilitar o chat do WhatsApp na Nuvemshop?

Teclado Nuvem

O Teclado Nuvem é mais um um recurso exclusivo da Nuvemshop para compartilhar facilmente os produtos da sua loja com seus contatos do WhatsApp. Depois de instalar essa funcionalidade, você consegue selecionar qualquer produto do seu catálogo rapidamente no campo de mensagens e enviar para o cliente no mesmo instante.

Para habilitar o Teclado Nuvem, você deve baixar o aplicativo da Nuvemshop para Android ou iOS. Depois, é só selecionar a opção “Teclado Nuvem” e seguir as instruções para configurar o recurso.

👉 Confira: Como habilitar e usar o Teclado Nuvem?

Link de pagamento

Com o Nuvem Pago, o meio de pagamento exclusivo da Nuvemshop, você consegue gerar links de pagamento e enviá-los por WhatsApp para seus clientes. Assim, os consumidores são direcionados para o seu checkout e podem pagar com cartão de crédito — uma maneira muito mais fácil do que enviar dados para Pix e transferência.

Entendeu como automatizar seu WhatsApp?

Esperamos que este artigo tenha iluminado suas ideias sobre a automação de WhatsApp. Agora você sabe que pode contar com recursos gratuitos do aplicativo e com uma série de ferramentas que impulsionam seu atendimento e suas vendas!

Então, chega de perder tempo respondendo mensagens de clientes até de madrugada. Traga seu negócio para a Nuvemshop e aproveite todas as vantagens do Nuvem Chat para automatizar e escalar os seus atendimentos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre automação no WhatsApp

Com a versão gratuita do WhatsApp Business, você já consegue criar diversas respostas automáticas e opções de respostas rápidas para atender seus clientes com mais agilidade. Para uma automação mais avançada, é preciso utilizar a API oficial do WhatsApp ou uma das plataformas disponíveis no mercado, que permitem utilizar chatbots, fazer atendimento multiusuários e disparar campanhas em massa.

A melhor plataforma de automação para WhatsApp é aquela que atende às necessidades da sua empresa. Entre as principais do mercado, estão: Robbu, Blip, Zendesk, WPP Marketing, Mensagex, Letalk, Sak, Fleezy e Whatsplaid GPT.

No mercado, você vai encontrar ferramentas de automação para WhatsApp com diversos planos e preços. Os valores começam em cerca de R$ 50, para pequenas empresas, e ultrapassam facilmente os mil reais em soluções complexas para grandes empresas.

Sim, o próprio WhatsApp, inclusive, oferece uma API oficial para automação. O que não é permitido é o uso de softwares piratas para disparo em massa ou spam, o que pode levar até ao bloqueio do número da sua empresa.

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