O que é playbook de vendas, qual a importância e como criar um?
O playbook de vendas é como um guia estratégico que contém as melhores práticas e informações essenciais para a equipe de vendas de uma empresa. Isso inclui, por exemplo, instruções sobre os produtos e serviços oferecidos, ferramentas utilizadas, contatos de clientes, dicas de abordagem, entre outros.
Um estudo realizado pela Sales Hacker mostrou que 65% dos vendedores passam a maior parte do seu tempo focados em atividades não relacionadas às vendas. Além disso, aproximadamente 75% dos negócios de um funil de vendas nunca fecham.
Mas, afinal, como superar essas estatísticas e contar com uma equipe comercial focada e altamente produtiva?
Existem várias respostas para isso. No entanto, hoje, estamos aqui para falar de uma solução específica: a criação de um playbook de vendas. Essa estratégia já é usada por muitas empresas e ajuda vendedores e líderes a ter um processo de vendas mais conciso e alinhado.
Ficou interessado no assunto? Então, continue lendo para saber o que é playbook de vendas e confira um passo a passo de como criar um! 📝
O que é playbook de vendas?
Playbook de vendas é um documento que contém melhores práticas, processos e informações essenciais para a equipe de vendas de uma empresa. Eles descreve de forma concisa o que um vendedor deve fazer em diferentes situações.
O termo playbook vem da expressão em inglês “play by the book”, que significa “jogar conforme as regras”. Logo, é um conjunto de instruções que devem ser seguidas para padronizar o processo comercial dos negócios.
Embora não seja um substituto para um treinamento de vendas, um bom playbook é um recurso valioso que os vendedores e os profissionais de marketing podem usar para relembrar e implementar as melhores práticas em tempo real, otimizando a operação como um todo.
A ideia é garantir que todos na equipe sigam métodos comprovados e mantenham consistência na abordagem com os clientes. Dessa forma, sua equipe saberá exatamente como lidar com diferentes situações de vendas, melhorando as habilidades dos vendedores e a sua taxa de sucesso.
💡Saiba mais: Tipos de vendas mais comuns no mercado e por que usá-los na sua empresa
Como fazer um playbook de vendas?
Para criar as bases para um ótimo playbook de vendas, você precisa incluir alguns elementos essenciais. O principal ponto é ter um script de vendas conciso e bem elaborado. No entanto, existem outros aspectos fundamentais. Veja alguns deles:
1. Convoque seus maiores especialistas no assunto
Sua equipe de liderança não deve criar seu playbook de vendas sem envolver outras áreas, nem uma única pessoa deve criá-lo para toda a organização.
Aqui, você precisará de um pequeno grupo central de indivíduos para supervisionar a criação e manutenção do manual. Essas pessoas serão os gestores dos projetos, garantindo que o manual seja criado em tempo hábil, distribuído às equipes apropriadas e atualizado periodicamente.
Além deles, contribuições de vários departamentos e pessoas em diferentes cargos também devem ser incluídas. Uma liderança de vendas, alguém que trabalhe com o desenvolvimento dos produtos, o time de marketing e equipes de operações são alguns exemplos.
💡 Saiba mais: Segredos para vender mais na sua empresa
2. Insira a visão geral da empresa
Abra o playbook com uma breve descrição da história, visão, missão e valores da sua empresa. Essa descrição deve incluir uma discussão sobre como o departamento de vendas está organizado em termos de funções e territórios.
Quando os vendedores conhecem essas informações, eles entendem melhor o propósito e a cultura organizacional. Isso cria uma conexão emocional e garante que a comunicação seja alinhada com os objetivos estratégicos do negócio.
3. Defina os produtos
Crie uma lista de todos os produtos e serviços que os representantes de vendas estarão vendendo. Inclua informações básicas sobre preços, proposta de valor central, produtos competitivos, etc.
Com informações detalhadas, os vendedores estarão preparados para responder a perguntas difíceis dos clientes e lidar com objeções de forma mais eficaz, oferecendo argumentos sólidos que ajudam a fechar vendas.
4. Crie um esboço das personas
O playbook de vendas também deve incluir um esboço do público-alvo e de todas as personas (representação do cliente ideal) que sua empresa pretende alcançar.
Essas informações serão de uso essencial durante a fase de prospecção, já que permitem que os vendedores personalizem suas abordagens e mensagens, tornando-as mais relevantes e eficazes para diferentes tipos de clientes.
5. Inclua a visão geral do processo de vendas
Escreva uma visão geral passo a passo de como uma venda típica avança. Quais etapas precisam ser executadas em cada estágio do processo e quais membros da equipe de vendas assumirão a responsabilidade por tarefas específicas?
Mapear seu processo em um exemplo do mundo real também pode ser útil. Aqui, também considere incluir as principais fontes de captura de leads (clientes em potencial), pois isso pode ser muito útil para a sua equipe.
💡Saiba mais: Qualificação de leads: o que é e como usar?
6. Adicione a metodologia de vendas
Se sua equipe de vendas usa uma metodologia ou técnica de venda específica, descreva resumidamente o método, fornecendo uma lista de recursos para representantes que desejam aprender mais.
Afinal, lembre-se de que novos representantes podem não estar habituados a essa metodologia. Assim, incluir essas informações no playbook de vendas pode ser uma maneira de otimizar o seu treinamento e garantir que eles tenham um material de apoio em caso de dúvidas.
💡 Saiba mais: O que é controle de vendas e como aplicar? [+ planilha grátis]
7. Insira as mensagens
Esta seção deve oferecer aos representantes de vendas uma noção concreta das mensagens que sua empresa usa para declarações de posicionamento, e-mails de prospecção, ligações, demonstrações de produto e outras comunicações críticas.
Inclua exemplos de mensagens fortes em vários estágios do processo. Como os representantes de vendas devem se apresentar a novos clientes em potencial ou lidar com objeções? Essa parte é ótima para alinhar o discurso.
8. Defina os KPIs
Por fim, discuta como sua empresa e gerentes observam os KPIs, que são os indicadores-chave de performance. Quais métricas os representantes de vendas devem prestar mais atenção?
Com base em dados anteriores, quais KPIs estão mais associados ao sucesso de vendas? Qual é o processo preferido para rastrear KPIs individuais? Historicamente falando, quais são as maiores dificuldades da empresa no processo de vendas? Deixe tudo isso anotado e bem claro.
💡 Saiba mais: Principais métricas de vendas para acompanhar
Quais os benefícios do playbook de vendas?
Organizações com ótimos playbooks de vendas conseguem desfrutar de muitos benefícios. Novos representantes passam pelo processo de integração com mais rapidez, enquanto os vendedores também são mais capazes de aproveitar as vantagens dos recursos disponíveis.
O processo de vendas se torna mais consistente em toda a organização, encurtando o ciclo de vendas. No final das contas, sua equipe fecha mais negócios e contribui ativamente para o crescimento da empresa.
Mas, tudo isso não acontece apenas no momento em que você cria um playbook de vendas. Para ver os benefícios, seu playbook deve atender às necessidades dos usuários. Desde o início, você precisa delinear seus objetivos principais ao criar o manual. Pense em quais aspectos do processo de vendas precisam ser melhorados.
Por fim, não se esqueça de inserir esse material na equipe, afinal, sem isso, será impossível desfrutar de todas as vantagens desse conteúdo. Para surtir efeito, ele precisa ser compreendido e usado.
💡 Saiba mais: Como elaborar um plano de marketing?
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Entendeu o que é playbook de vendas?
Agora, é só colocar a mão na massa e começar a escrever seu playbook de vendas contando com a ajuda dos especialistas do seu negócio. Inicialmente, esse processo pode parecer complicado e até mesmo demorado. Por isso, lembre-se de consultar esse guia e seguir os passos para ter sucesso!
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