Como fazer a exibição de produtos e por que ela é importante?

Por: Marcos Paiva

Como fazer a exibição de produtos e por que ela é importante?

Pontos principais do artigo:

  • A exibição de produtos é uma forma de apresentar as mercadorias de maneira atraente e eficaz, de modo a chamar a atenção dos compradores e aumentar as vendas;
  • A primeira dica para fazer a exibição de produtos em sua loja é conhecer o seu público-alvo. Ao entendê-lo, use cores, formas e linguagens que sejam atraentes para os seus consumidores;
  • Em seguida, tanto em venda física quanto pela internet, dê preferência para exibição de itens com mais taxa de venda em lugares com maior destaque. Essa é uma boa estratégia para direcionar a atenção do cliente;
  • A exibição de produtos precisa de atualizações regulares para manter o interesse dos clientes. Ao criar uma loja grátis na Nuvemshop, é possível alterar os produtos na página inicial de uma loja online para destacar os mais importantes.

Para ter bons resultados com as vendas, é preciso tomar alguns cuidados. Assim, não basta apenas oferecer bons preços para lucrar: é importante ter atenção com a exposição dos produtos nas prateleiras, sejam elas na loja física ou no e-commerce.

Afinal, a visualização das mercadorias, a disposição, as cores e demais aspectos interferem diretamente sobre o desejo de compra de um consumidor. Interessante, não é?

Pensando nisso, neste artigo, separamos algumas dicas de como fazer a exposição de produtos para te ajudar a vender mais. Então, vamos lá?

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Como fazer a exibição de produtos?

A seguir, veja como criar a estratégia para exibição de produtos da sua loja de forma eficaz:

Conheça o seu público

A exibição de um mesmo produto pode ser diferente conforme o público que visitar a sua loja e isso deve ser considerado na hora de montar o layout. Sendo assim, é importante conhecer os seus clientes.

Para isso, responda a perguntas, como:

  • Qual é a idade majoritária?
  • Qual é o gênero predominante?
  • Qual é o nível de escolaridade?
  • Quais são os hábitos de consumo?
  • Qual é o estilo de vida?
  • Entre outras questões que possam ser relevantes.

Ao responder a essas perguntas, você poderá escolher cores, formas e linguagens que sejam atraentes para os seus consumidores. Afinal, um público-alvo mais leigo pede uma comunicação simplificada e uma exibição de produtos mais detalhada, por exemplo.

Priorize os itens com maior taxa de venda

Ao pensar na exibição dos produtos, tanto em venda física quanto pela internet, dê preferência para itens com maior taxa de venda em lugares com maior destaque. Essa é uma boa estratégia para direcionar a atenção do consumidor para mercadorias que sejam mais estratégicas.

Dessa forma, no caso de uma loja física, lugares para montar prateleiras, como portas de entrada, vitrines ou um lugar próximo ao caixa podem ser uma boa opção. Quem nunca comprou aquele chocolate que pegou na prateleira enquanto estava na fila do supermercado, não é mesmo?

Caso você também venda por um site de compras, priorize produtos que mais sejam vendidos na página inicial da sua loja virtual. Invista em imagens de qualidade, que mostrem bem os detalhes do produto.

💡Saiba mais: Guia completo para tirar fotos para e-commerce

Além disso, lembre-se de manter uma harmonia visual em todo o seu e-commerce, desde as cores até as fontes utilizadas. Isso ajuda a transmitir a mensagem de que a sua marca é organizada e sabe o que está fazendo.

Agrupe produtos com características semelhantes

Se você trabalha com diferentes tipos de mercadorias, ao pensar na estratégia de exibição de produtos, o ideal é agrupá-los com características semelhantes.

Por exemplo, caso venda roupas em uma loja física, pode criar sessões para calças, camisetas, vestidos e por aí vai. O importante é que essa organização seja intuitiva para deixar a experiência do cliente mais simples e agradável.

O mesmo é válido para exibições de produtos em um site de compras. Aqui, atente-se em criar categorias para cada item.

Ao fazer a categorização, você proporciona uma navegação mais intuitiva para os usuários, permitindo que eles encontrem facilmente o que estão procurando.

💡Saiba mais: Categorias de produtos: como criar e organizar no e-commerce

Tenha uma boa descrição de produtos

A organização de produtos de uma loja física precisa ser atrativa e o menos poluída possível. Mas nada impede de investir na descrição dos itens ao pensar na exibição de produtos.

Informações como preço, detalhes do material e algum dado específico sobre a peça no informativo do produto na prateleira podem ajudar na credibilidade da sua marca, evitando que o cliente faça perguntas para o vendedor e acelere a decisão de compra.

No caso de vendas pela internet, a descrição dos produtos já é um ponto indispensável. Alguns dados que não podem faltar são nome do produto, funcionalidades e variações, como cores, tamanhos e voltagem, entre outros.

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Atualize a exibição de produtos regularmente

A exibição de produtos precisa de atualizações regulares para manter o interesse dos clientes. Assim sendo, adicione novas mercadorias, destaque diferentes itens e atualize as informações conforme necessário.

Essa dica é válida tanto para lojas físicas quanto para virtuais. Plataformas de e-commerce como a da Nuvemshop, por exemplo, permitem alterar os produtos na página inicial de uma loja online para destacar os mais importantes.

Nesse caso, existem duas opções: escolher se deseja exibir as mercadorias em grade ou carrossel ou escolher a quantidade de produtos por linha, mínimo de dois e máximo de seis. Veja um exemplo abaixo, da loja Maria João Camisaria, hospedada na Nuvemshop:

loja maria joao. hospedada na Nuvemshop, com layout de exibição de produtos em destaque

Para saber mais sobre o assunto, veja os guias abaixo:

👉Confira os tutoriais:

Por que pensar na exposição de produtos?

A exibição de produtos é uma forma de apresentar as mercadorias de um jeito atraente e eficaz, de modo a chamar a atenção dos compradores e aumentar as vendas. A seguir, veja algumas vantagens de pensar nesse ponto para o seu negócio:

Atrair a atenção

Uma exibição de produtos bem elaborada pode chamar a atenção dos clientes e fazer com que eles notem o seu negócio, causando a sensação de necessidade pelos itens exibidos.

Isso é importante porque, se a sua loja não for chamativa ou organizada, muito provavelmente não será notada. E isso influencia diretamente o nível de vendas de uma marca, não é mesmo?

💡Saiba mais: Como atrair clientes para uma loja virtual e física?

Influenciar na decisão de compra

Ao investir na organização de produtos, é possível oferecer informações valiosas sobre a mercadoria, como preços, características, promoções e benefícios.

Tudo isso pode ajudar os clientes a tomarem melhores decisões de compra e aumentar o ticket médio do seu negócio, por exemplo, porque as pessoas terão uma visão mais clara para que possam escolher mais itens.

💡Saiba mais: O que é processo de compra e quais as suas etapas?

Trazer credibilidade

Além de atrair a atenção, uma boa organização dos produtos deixa os potenciais compradores mais confiantes. Layouts bem elaborados fazem com que o consumidor se sinta mais seguro com a sua compra.

Além disso, o cliente percebe que a marca está verdadeiramente preocupada em solucionar o seu problema de forma eficaz e não apenas focando no lucro.

Pronto para preparar a sua exibição de produtos?

Ao longo deste artigo, vimos algumas dicas para fazer a exibição de produtos do seu negócio. Lembre-se de estudar o seu público-alvo para ser certeiro nas decisões de cores, identidade visual e linguagem.

E, se você ainda não vende pela internet, o que acha de criar uma loja grátis com a Nuvemshop? Monte sua loja e comece a vender hoje mesmo, é prático, seguro e não precisa de conhecimentos técnicos! 💙

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