07/08/2014

Como medir os resultados das campanhas do Google Ads

Medir campanhas Google Ads

O que falta para resolver os problemas do mundo na maioria das vezes é analisar os dados e seguir os resultados. (Bill Gates)

Bill Gates é um dos maiores gênios do planeta. A frase do fundador da Microsoft mostra a importância de mensurar resultados e colocar a análise desses resultados em prática. Se você tem uma loja virtual, investe em marketing online e nunca olhou para os números, saiba que você está perdendo uma oportunidade de ouro de evoluir seu negócio.

Neste post nós ensinaremos você a medir os resultados obtidos através de campanhas de links patrocinados do Google. Existem duas maneiras de se fazer isso, uma simples e outra avançada. Falaremos sobre cada uma delas ao longo do texto. Vamos lá?

O que é uma conversão?

Antes de partirmos para as formas de mensurar os resultados, é importante definir o que é uma conversão. Na prática, uma conversão é alguma atividade feita por um usuário dentro do seu site. Pode ser uma compra, um cadastro para receber ofertas e novidades, um cadastro para baixar um conteúdo, etc. Trocado em miúdos, é qualquer coisa que gere valor para o negócio.

Para saber quais campanhas, anúncios e palavras-chave trouxeram resultado dentro do Google Ads, será preciso configurar o acompanhamento de conversões. Com essa ferramenta (que é gratuita) configurada na sua loja, você conseguirá mapear tudo aquilo que está gerando valor para seus clientes e, por consequência, terá mais chances de aumentar o retorno sobre o investimento (ROI)entenda o que é ROI e saiba como calculá-lo nesse artigo.

Como configurar o acompanhamento de conversões?

Configurar o acompanhamento de conversões é simples. Você pode seguir o tutorial oferecido pelo próprio Google (também no vídeo abaixo) ou, caso utilize a Nuvem Shop, executar os passos adiante:

1. Ao abrir o Google Ads, vá em “Ferramentas” e depois em “Conversões”:

Como medir campanhas do Google Ads

2. Dentro de “Conversões”, clique no player “+ Conversão”:

Como medir campanhas do Google Ads

3. Defina o nome da conversão e a fonte. Neste caso vamos criar um relatório para analisar as vendas provenientes de anúncios de links patrocinados. Depois, clique em “Salvar e continuar”:

Como medir campanhas do Google Ads

4. No próximo passo você especificará os detalhes que vai querer saber sobre suas vendas. Utilize as janelas ao lado de cada item para entender melhor todos tópicos e assim escolher a melhor alternativa para o seu negócio:

Como medir campanhas de links patrocinados

5. No próximo passo o Google irá gerar um código HTML para você inserir na sua loja. Se é você mesmo quem faz as mudanças do site, escolha a segunda alternativa e copie o código gerado:

Como medir campanhas de links patrocinados

6. Com o código copiado, vá até o Administrador Nuvem, clique em “Configurações” e depois em “Configurações avançadas”:

Como medir campanhas do Google Ads

7. Por fim, cole o código HTML fornecido pelo Google na janela “Código de Conversão” e atualize o administrador:

Como medir campanhas do Google Ads

Pronto! Agora o acompanhamento de conversões está configurado no seu e-commerce. Lembre-se que ele poderá demorar até 24 horas para começar a funcionar de fato e que as conversões devem ser contabilizadas sempre que alguém finalizar uma compra e chegar à pagina de “obrigado pela compra”.

Resultados gerados pelo acompanhamento de conversões

Depois de instalar o acompanhamento de conversões na sua página, fique de olho nos resultados gerados por ele para conseguir conhecer melhor seu cliente, aperfeiçoar o desempenho das suas campanhas e consequentemente vender mais.

Através dos funis de pesquisa você terá acesso a dados valiosos sobre os seus anúncios, cliques e outros elementos que fazem parte da sua campanha online. E como acessar os funis de pesquisa? Esse tutorial do Google fará um tour junto com você pela sua conta e te ensinará detalhadamente como utilizá-los.

Seguindo o passo a passo indicado você poderá adicionar os dados gerados pelo acompanhamento de conversões à guia “Campanhas”, habilitar o relatório de caminhos mais comuns, que mostrará o caminho percorrido pelos clientes dentro da sua loja antes de concluir uma conversão, entre outras coisas.

Utilizando o Google Analytics para medir resultados

Outra alternativa para mensurar suas conversões é vincular o Google Analytics ao Google Ads, configurar objetivos, utilizar URL’s parametrizadas e o Analytics para e-commerce. Abaixo, compartilho uma série de links que devem te ajudar a medir e analisar os resultados das suas campanhas de links patrocinados pelo Google Analytics:

Resumo

Acompanhar de perto os resultados dos seus anúncios é a chave para o sucesso, pois só assim você saberá onde está errando (se é que está errando) e conseguirá reparar esses erros. No post de hoje pudemos observar como você pode fazer isso através do próprio Google Ads e também ao utilizar o Google Analytics. Ficou alguma dúvida? Tem alguma experiência que queria compartilhar conosco? Comente na caixinha abaixo!

Até a próxima!

Data da última atualização: 30/08/2018


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Bruno Fernandes

Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.


  • Odo Reginatto

    Buenas pessoal. Seria bem interessante atualizar este post com o formato atual do Google Ads e do Painel Nuvemshop. Obrigado desde já!

    • nuvemshop

      Olá, Odo! Como vai?

      Já estamos programando a atualização deste e de outros artigos sobre Google Ads, eles serão alterados em breve.

      Agradecemos sua sugestão 🙂

      Até mais!

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