13/04/2017

Boom do smartphone: como aumentar as vendas da sua loja virtual pelo celular

Como aumentar as vendas da sua loja virtual pelo celular

Na última Black Friday, 58% de todas as visitas de lojas da Nuvem Shop foram realizadas por dispositivos móveis. Outros índices sugerem que esse número pode ter chegado a quase 80%, especialmente em lojas que contam com uma estratégia ativa de marketing no Facebook e no Instagram (duas fontes de acesso que são utilizadas quase que unicamente por celulares).

Mas esse fenômeno é favorável para o seu negócio? Como o comportamento dos clientes impacta no desempenho da sua loja virtual?

A primeira coisa que devemos entender para responder essa pergunta é a taxa de conversão de acesso por celulares. Ou seja: do total de visitas que são realizadas, quantas vendas foram geradas por esse canal?

A conversão é um indicador muito importante no e-commerce e nos permite determinar em qual grau a loja traz confiança aos usuários para que eles realizem as compras. Tanto essa métrica quanto a de tráfego podem ser obtidas com ferramentas como o Google Analytics.

Mas voltando à questão do mobile: mesmo que o tráfego desde telefones em lojas virtuais seja muito alto, a conversão de vendas é três ou quatro vezes menor do que pelo computador. Ou seja, hoje em dia a maioria das pessoas navegam pela internet a partir de dispositivos móveis, mas a probabilidade de compra é muito baixa em comparação com o desktop.

Por que as pessoas compram tão pouco de celulares?

Existem vários estudos que abordam esse tema. De maneira geral, a baixa conversão do mobile em relação ao desktop é uma questão de experiência do usuário. Assim como em lojas de rua, na internet a experiência de compra é determinante para captar vendas.

Pelo celular existem fatores críticos que fazem que uma experiência seja mais (ou menos) satisfatória: a performance, a velocidade da página, as funcionalidades, a usabilidade, entre outras coisas. Não é difícil ver que as empresas que se preocupam em oferecer uma boa experiência de compra em celulares têm um índice de compra mobile bem mais alto.

Então, quais alternativas eu posso oferecer aos meus clientes?

Design responsivo

Essa solução se caracteriza por ser adaptável, uma vez que a página é criada com um layout flexível e outras características técnicas, fazendo com que a informação se adapte aos diferentes tipos de página – seja um computador ou um celular.

A única desvantagem do design responsivo é que, como ele não é pensado exclusivamente para mobile, as informações podem ser exibidas de forma não agradável para o usuário. Por isso, ele pode apresentar uma baixa taxa de conversão em vendas.

WebApps

Assim como o design responsivo, essa solução também está pensada para navegação no navegador de dispositivos móveis, e a principal diferença do WebApp é que este se trata de uma página especialmente desenvolvida para o uso em dispositivos móveis.

Com uma solução como o WebApp, é possível decidir quais informações serão exibidas para o usuário, como disponibilizar os elementos da página e outras particularidades que melhoram a experiência em relação a performance e usabilidade – e que também geram uma maior taxa de conversão de vendas, comparando-se ao design responsivo.

Quando se acessa uma página de um navegador, pelo celular, o domínio fica como m.xxxxx.com. A principal desvantagem do WebApp é que, por estar separado do website original, requer mais recursos para ser implementado e mantido.

Aplicativos nativos

Os aplicativos nativos (apps) são aqueles que devem ser baixados pela Apple Store (iPhone) ou Google Play Store (Android) para que possam ser utilizados. As pessoas usam aplicativos para tudo: pedir comida, ouvir música, assistir filmes e séries, acompanhar suas finanças etc. E comprar não é uma exceção.

Em comparação com as soluções web que foram citadas anteriormente, os aplicativos apresentam grandes vantagens em relação a performance, velocidade e usabilidade. Podemos dizer que oferecem umas das melhores experiências de compra possíveis pelo celular.

Quando esses aplicativos são instalados, permitem utilizar elementos que, em navegadores convencionais, não são possíveis de alcançar (câmera para escanear QR code, uso de geolocalização etc.). Além disso, possibilitam o envio de push notifications, que são uma das ferramentas mais poderosas que temos hoje para reter e fidelizar nossos clientes atualmente. As push notifications são alertas de texto especiais, que aparecem nas telas dos telefones dos usuários, independentemente de eles estarem interagindo ou não com o aplicativo.

A vantagem dos aplicativos é a maior conversão de vendas, que permite aumentar a taxa de recompra na loja graças às ferramentas de fidelização. A desvantagem é que, para que o usuário possa utilizá-lo a primeira vez, ele precisa fazer o download.

Quem vai baixar o aplicativo da minha loja virtual?

Os aplicativos nativos podem ser utilizados por diferentes públicos, dependendo do posicionamento da sua marca e o tipo de produto que você tem. Os grupos mais comuns são os clientes mais fiéis. Também são muito utilizados por aqueles usuários mais habituados a smartphones.

Em termos estratégicos, um dos maiores desafios para um negócio de e-commerce a longo prazo é conseguir aumentar a quantidade vendas sobre a base de clientes cadastrados e, além disso, conquistar novos clientes constantemente. Fazer com que clientes instalem o aplicativo da loja é uma das melhores alternativas disponíveis para alcançar essa meta.

Para saber mais como obter um aplicativo da sua loja, que te ajude a aumentar suas vendas e que esteja integrado com a sua loja na Nuvem Shop, te aconselho a dar uma olhada na Loja de Aplicativos Nuvem.

Data da última atualização: 16/02/2018


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Leandro Nabel

Argentino e vegetariano em um país de carnívoros. De família empreendedora, com o sonho de revolucionar a forma que que compramos. Cofundador do CLINC!, membro da comissão de m-commerce da CACE.


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