Vender produtos de limpeza online é lucrativo

Crie uma loja virtual em poucos minutos na Nuvemshop e comece a vender produtos de limpeza para todo o país.

Você não precisa de cartão de crédito para começar.

Homem segurando o celular, representando como vender online com a Nuvemshop.
Mulher segurando o celular ao lado de uma imagem de como criar uma loja virtual com a Nuvemshop e vender online.

Comece a vender produtos de limpeza pela internet

O Brasil é o quarto mercado global em consumo de produtos de limpeza. Para aproveitar esse segmento lucrativo e vender para todo o país, crie uma loja virtual na Nuvemshop.

A partir de um processo fácil e intuitivo, você cadastra seus produtos em instantes e administra todas as informações do seu negócio em um só lugar.

A Nuvemshop também oferece a maior variedade de meios de pagamento e envio, para que você tenha a liberdade de vender como e para quem quiser.

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Perguntas frequentes sobre vender produtos de limpeza

Vender produtos de limpeza pode ser uma ótima oportunidade, visto que a demanda por esse tipo de produto é constante.

No entanto, é importante seguir algumas dicas básicas, garantindo o sucesso da operação. Confira!

Defina o público-alvo

Antes de mais nada, é necessário definir com quem você deseja se comunicar, entendendo quais são as suas necessidades e expectativas em relação aos produtos e serviços prestados.

Essa compreensão fará com que você adapte toda a sua abordagem, traçando metas e estratégias alinhadas com seus objetivos, além de aumentar a probabilidade de aceitação por parte dos consumidores e a conversão de vendas.

Conheça o produto

É fundamental conhecer a fundo os tipos de produtos de limpeza que você irá vender, quais são as suas funcionalidades e uso prático.

Assim, você consegue reforçar os seus benefícios e diferenciais em relação aos concorrentes, ao mesmo tempo que transmite confiabilidade para os seus clientes.

Invista na apresentação

É muito frequente que esse tipo de produto seja comprado pela apresentação e informações contidas, sendo que, quanto mais detalhadas e atrativas forem, melhor será para as suas vendas.

Seja na loja física ou para vender produtos de limpeza pela internet, é muito importante que a exibição e disposição dos produtos sejam claras e satisfatórias, chamando a atenção de potenciais clientes.

Faça campanhas de marketing

Promoções casadas de produtos que se relacionam, seja pela marca, finalidade ou complementaridade, são uma boa oportunidade para conquistar novos clientes.

Oferecer descontos por quantidade também é uma forma de conseguir clientes maiores, como empresas e residenciais, por exemplo.

Além disso, divulgue sua marca e itens nas redes sociais e em grupos de interesse, oferecendo cupons e promoções fixas ou de acordo com a sazonalidade.

Busque parcerias

Estabelecimentos comerciais e residenciais são ótimas oportunidades para vender mais e com recorrência.

Por isso, divulgue e beneficie grupos como restaurantes, escritórios e condomínios, fazendo com que seus produtos saiam em maior escala.

Incentive o feedback de clientes

Estimule que seus clientes avaliem não só o seu atendimento e a experiência de compra, mas também os produtos que você vende.

Com isso, você conseguirá entender em quais aspectos pode melhorar, o que está faltando para alcançar a excelência e aprimorar seus serviços continuamente.

Acompanhe as tendências

À medida que novos produtos são lançados no mercado, a demanda muda.

Portanto, mantenha-se informado e se atente às mudanças constantes de consumo para se adaptar e atender às preferências do público.

Vender produtos de limpeza pela internet envolve todas as questões de uma loja física, ao mesmo tempo que apresenta algumas particularidades.

Sendo assim, se você quer saber como vender produtos de limpeza pela internet, confira as dicas abaixo:

Escolha a plataforma de vendas online

Há diversas formas de vender esse tipo de produto, mas talvez as mais populares sejam a venda por marketplaces (como o Mercado Livre ou Amazon, por exemplo) ou em sites próprios.

Nas lojas virtuais, a vantagem é que você tem mais flexibilidade para definir as suas próprias regras de negócio, tornando-o facilmente escalável.

Na Nuvemshop, por exemplo, você cria um site totalmente personalizado, escolhendo os meios de pagamento e envio mais interessantes para você e seus clientes e customizando a loja como preferir.

Crie uma loja virtual atrativa e funcional

Além de investir em uma plataforma de e-commerce descomplicada de usar e com design arquitetado para a conversão de vendas, como a Nuvemshop, também recomendamos que você se esforce em criar uma loja virtual que, além de bonita, tenha a melhor exposição possível de seus produtos.

Ela precisa ter fácil navegação, permitindo que os clientes encontrem exatamente o que estão buscando. Logo, pense bem na categorização de produtos, já que isso torna a experiência de compra muito mais fácil e objetiva.

Ofereça boas condições de pagamento e frete

Disponibilizar variedade de formas de pagamento e frete é essencial para quem vende online.

Muitas vezes, o público que busca por esse tipo de produto procura nas lojas virtuais condições melhores do que as das lojas físicas — incluindo frete reduzido ou grátis, além de cupons de desconto.

É por isso que a escolha da plataforma de e-commerce é tão importante: com a Nuvemshop, por exemplo, você consegue ofertar a maior variedade de fretes do mercado, além de ter isenção na taxa por venda, utilizando o Nuvem Pago.

Faça descrições detalhadas sobre seus produtos

Ainda que você tenha muitos itens em seu portfólio, criar boas páginas é mandatório para que seus produtos se tornem tão interessantes online quanto seriam em uma loja física.

Destaque todas as funcionalidades e os benefícios nas descrições dos produtos, além de utilizar palavras-chave relevantes para aumentar a probabilidade de os mecanismos de busca (como o Google) mostrarem seu site nos primeiros resultados de pesquisa.

Exiba boas fotos

Assim como os textos, as imagens fazem toda a diferença para quem quer vender produtos de limpeza pela internet.

Certifique-se de publicar imagens em boa qualidade, para que os usuários possam ver detalhes com nitidez, além de exibir os produtos em diferentes ângulos, com boa iluminação.

Tenha uma boa presença online

Para criar conexão com os seus clientes em potencial, nada melhor do que ajudá-los a resolver dúvidas e problemas.

Uma das formas de vender produtos de limpeza pela internet é suprindo a experiência que a loja física proporciona. Ou seja, realizando demonstrações práticas do produto e de seu uso no dia a dia.

Para isso, você pode produzir pílulas de conteúdo que expliquem a melhor maneira de usá-los, como potencializar resultados e detalhar quais são os seus diferenciais em relação a outras versões.

As redes sociais, como TikTok e Instagram, são ideais para captar a atenção dos consumidores. Basta garantir que as publicações sejam de qualidade e constantes.

De forma geral, o custo para abrir uma loja física para vender produtos de limpeza deve ser a partir de R$ 30 mil, podendo ser multiplicado inúmeras vezes, dependendo do planejamento estratégico e financeiro que se tem.

Portanto, o investimento inicial para abrir uma loja física de produtos de limpeza leva em consideração gastos com locação comercial, reformas, estoque, licenças, equipamentos e mão de obra.

Dessa forma, é preciso levar em consideração o modelo e tamanho do estabelecimento comercial que se deseja trabalhar.

Por outro lado, ao criar uma loja virtual, esse custo é reduzido consideravelmente, visto que alguns gastos, como aluguel, reforma e equipamentos podem ser eliminados.

A Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina, por exemplo, oferece o plano gratuito mais completo do mercado e, com ele, você já pode começar a vender em instantes.

O lucro da venda de produtos de limpeza é variável e depende dos custos que cada negócio terá em sua operação.

Questões como custos operacionais, aquisição de estoque e volume de vendas impactam diretamente na composição do lucro de negócios desse ramo.

Em geral, a taxa de lucro líquido no segmento varia entre 20% a 50%, considerando diferentes modelos de venda e a estratégia de precificação de cada um deles.

Produtos tradicionais, como detergentes e sabões multiúso, tendem a ter um lucro menor, entre 20 e 30%. Enquanto isso, os diferenciados, como biodegradáveis e para materiais específicos (couro, paredes), rendem uma margem de lucro maior, algo em torno de 30% a 50%, por contarem com o quesito inovação.

Paralelamente, é preciso considerar o tipo de venda. As lojas físicas têm um lucro líquido de 10% a 20%, pois os gastos com aluguel, estoque e funcionários são mais elevados.

Já as lojas online têm custos operacionais menores, podendo alcançar margens entre 30% e 50%.

Por outro lado, empresas que traçam estratégias de marketing bem elaboradas e conseguem fechar vendas por atacado (para lojas, condomínios ou restaurantes, por exemplo) também podem alcançar lucros entre 30% e 50%.

Para começar um negócio no segmento de produtos de limpeza, é fundamental que você conheça a lista de produtos de limpeza que mais vendem.

Sendo assim, confira os nichos que você pode alcançar:

Desinfetantes

Disponíveis na versão líquida ou spray, eles são os mais procurados para eliminar germes, bactérias e vírus, podendo ser aplicados em pisos, azulejos e superfícies em geral.

Sabões

Para lavagem de roupas e superfícies, possuem diversas versões e, normalmente, são perfumados.

Essa categoria inclui os detergentes em geral ou para máquina de lavar louça, sabão em pó ou líquido para roupas e sabonetes para higienização das mãos.

Álcool

O álcool também é um produto popular no Brasil, sobretudo por sua capacidade de desinfecção de superfícies e combinação com outros componentes para potencializar a limpeza.

Além disso, ele também se tornou popular para higienização rápida e prática das mãos em ambientes externos, sendo procurado tanto na versão líquida quanto na em gel.

Água sanitária

A água sanitária é ideal para limpezas mais pesadas, em superfícies como azulejos e pisos frios.

Ela ajuda a eliminar bactérias, odores e a tirar o mofo de ambientes úmidos, como áreas de serviço e banheiros.

Limpadores multiúso

Produtos de limpeza versáteis, que ajudam a limpar pisos, azulejos, móveis e eletrodomésticos.

Podem ser encontrados na versão líquida ou em spray, sendo que as variantes mais populares são as perfumadas.

Limpa-vidros

Produtos práticos, em spray, que ajudam a limpar vidros e espelhos rapidamente, removendo manchas, gordura e poeira.

Desengordurantes

Removem gordura e sujeira pesadas de superfícies como fogão, cozinha em geral ou churrasqueiras.

Normalmente, vêm em versão cremosa ou líquida, com ou sem perfume.

Produtos de limpeza ecológicos

Seguindo a demanda dos consumidores por itens mais sustentáveis, os produtos de limpeza ecológicos estão ganhando cada vez mais espaço.

Limpadores biodegradáveis, produtos sem fosfato e esponjas naturais são alguns exemplos que ganharam espaço nesse lucrativo mercado.

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