Loja de suplementos

As lojas de suplementos vendem produtos alimentares e nutricionais como suplementos esportivos, multivitaminas, substitutos de refeições, proteínas, entre outros.

Dessa forma, elas atendem à demanda de um amplo mercado de saúde, bem-estar e fitness.

Crescimento do mercado

Hoje, 59% dos lares brasileiros têm ao menos uma pessoa utilizando suplementos, segundo dados da Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres).

Esse crescimento é reflexo do aumento da conscientização sobre saúde e bem-estar na população. Com cada vez mais pessoas realizando atividades físicas com frequência, as lojas de suplementos só tendem a crescer no país.

Tendências do mercado

Algumas tendências observadas no mercado de suplementos incluem a busca por produtos naturais, orgânicos e livres de substâncias artificiais, como corantes e adoçantes.

O público também tem se diversificado, aumentando a demanda por produtos direcionados a grupos específicos, como veganos, atletas de alto rendimento, diabéticos, etc. Além disso, uma forte tendência do setor é o foco na nutrição personalizada.

Panorama do Setor

Dados do NuvemCommerce 2023. Resultado de uma pesquisa exclusiva com mais de 2.000 lojistas Nuvemshop.

08.3%

Em vendas no ano anterior

1,6%

Taxa de conversão de e-commerces maduros

1,4%

Taxa de conversão de e-commerces iniciantes

R$243

Ticket médio do ano anterior

Concorrência

O mercado de suplementos é altamente competitivo, com várias marcas e lojas físicas e online se multiplicando no país. O melhor caminho para se destacar é mirar em nichos de mercado específicos, uma vez que os produtos mais comuns já são oferecidos por empresas maiores — e não é fácil competir em preço com os grandes.

Além disso, é possível se diferenciar da concorrência por meio da oferta de produtos exclusivos, consultoria especializada, promoções regulares e programas de fidelidade.

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Público-alvo

O público-alvo de uma loja de suplementos é muito abrangente, incluindo pessoas que praticam atividades físicas regularmente, atletas, entusiastas de fitness, pessoas que querem perder peso, idosos que buscam suplementação nutricional e indivíduos preocupados com a saúde e o bem-estar em geral.

Existem ainda os segmentos mais específicos como veganos, pessoas que fizeram cirurgia bariátrica, pessoas com intolerâncias alimentares, entre outros.

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Canais de distribuição

Uma loja de suplementos pode integrar diversos canais de vendas, como uma loja física, uma loja virtual e marketplaces. Isso pode ajudar a alcançar um público mais amplo e oferecer conveniência aos clientes.

No caso da loja online própria, as vantagens são conseguir abrir o negócio com um investimento menor, vender para todo o Brasil — e até para o exterior — e ter autonomia para divulgar sua marca na internet.

Legislação e regulamentação

No Brasil, é preciso ter atenção a alguns pontos na regulamentação da sua loja de suplementos. Existe, por exemplo, a análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), porque os produtos podem ser considerados tanto alimentos como medicamentos.

Para os itens com teor medicamentoso, é preciso respeitar uma restrição publicitária que impede certas formas de divulgação. Além disso, você deve verificar as regras municipais, pois é possível que sejam exigidas licenças e alvarás para abertura de loja física.

Parcerias estratégicas

Estabelecer parcerias com academias, centros de estética, personal trainers, nutricionistas e profissionais de saúde pode ser uma estratégia eficaz para conseguir indicações de clientes.

Custos

Abrir uma loja de suplementos envolve investimentos em estoque, aluguel de espaço, marketing, equipe e formalização do negócio. É importante fazer um planejamento financeiro cuidadoso para garantir um retorno rápido sobre o valor investido.

Se você busca uma oportunidade com custo menor, pode começar sua loja de suplementos abrindo um MEI (Microempreendedor Individual) e vendendo pela internet.

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