As lojas de fantasia vendem roupas, acessórios e artigos para festas e eventos temáticos. Atuando nessa área, você pode vender fantasias para adultos, crianças, bebês e pets. Os temas vão desde personagens de animações e séries até animais, super-heróis, profissões e vários outros.
Com o fim da pandemia da Covid-19, em 2022, os eventos temáticos voltaram com tudo e as lojas de fantasias tiveram um crescimento significativo. No Brasil, as datas com maior desempenho de vendas para o setor são o Carnaval e o Halloween. Além disso, os eventos de cosplay do universo geek e otaku não param de crescer e contribuem para o crescimento desse mercado.
Dados do NuvemCommerce 2023. Resultado de uma pesquisa exclusiva com mais de 2.000 lojistas Nuvemshop.
38%
Em vendas no ano anterior
1,3%
Taxa de conversão de e-commerces maduros
0,8%
Taxa de conversão de e-commerces iniciantes
R$255
Ticket médio do ano anterior
Embora não seja um negócio tão comum, a competição é acirrada no mercado de lojas de fantasia. Para se destacar da concorrência, é importante oferecer fantasias e acessórios diferenciados, trabalhar com opções de compra e aluguel, e surfar nas tendências mais recentes do mercado. Você pode, por exemplo, oferecer trajes de protagonistas de séries e novelas em alta, figuras históricas, memes e personagens de anime e mangá.
O público-alvo de uma loja de fantasia é bastante diverso, pois existem roupas e acessórios para adultos, adolescentes, crianças, bebês e até pets. A dica é focar em quem toma a decisão de compra — no caso, adultos, pais e responsáveis. Além disso, muitas lojas de fantasias também atendem empresas que precisam de trajes especiais para eventos, espetáculos, congressos e festas temáticas.
A demanda por fantasias tem grande influência da sazonalidade, com picos de vendas em datas comemorativas como Carnaval, Halloween, festas de Ano Novo e eventos temáticos em geral. No entanto, o fluxo não para, pois também são realizadas festas de aniversário, casamentos e eventos corporativos de forma permanente. Por isso, o segredo é reforçar o estoque e garantir a disponibilidades nas épocas de maior procura, sem deixar de oferecer produtos exclusivos durante o ano todo.
Para abrir uma loja de fantasia, os principais custos são: estoque de produtos, aluguel de espaço para o ponto de venda, decoração, marketing e funcionários para atender clientes. Você pode reduzir esse investimento pela metade — ou até mais — se optar por uma loja virtual, uma vez que não terá que gastar com a locação de espaço e a montagem de uma loja física.
Existem várias oportunidades para expandir os negócios de uma loja de fantasia. Você pode, por exemplo, incluir produtos como perucas, máscaras, maquiagem artística e itens de decoração no seu catálogo. Outra ideia é criar um serviço de aluguel de fantasias e fazer parcerias com organizadores de eventos e festas temáticas. Se quiser ir além, você ainda pode oferecer serviços de customização e criação de fantasias sob medida.
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Primeiro lote disponível em 23 de Abril