Loja de fantasia

As lojas de fantasia vendem roupas, acessórios e artigos para festas e eventos temáticos. Atuando nessa área, você pode vender fantasias para adultos, crianças, bebês e pets. Os temas vão desde personagens de animações e séries até animais, super-heróis, profissões e vários outros.

Tendências do mercado

Com o fim da pandemia da Covid-19, em 2022, os eventos temáticos voltaram com tudo e as lojas de fantasias tiveram um crescimento significativo. No Brasil, as datas com maior desempenho de vendas para o setor são o Carnaval e o Halloween. Além disso, os eventos de cosplay do universo geek e otaku não param de crescer e contribuem para o crescimento desse mercado.

Panorama do Setor

Dados do NuvemCommerce 2023. Resultado de uma pesquisa exclusiva com mais de 2.000 lojistas Nuvemshop.

38%

Em vendas no ano anterior

1,3%

Taxa de conversão de e-commerces maduros

0,8%

Taxa de conversão de e-commerces iniciantes

R$255

Ticket médio do ano anterior

Concorrência

Embora não seja um negócio tão comum, a competição é acirrada no mercado de lojas de fantasia. Para se destacar da concorrência, é importante oferecer fantasias e acessórios diferenciados, trabalhar com opções de compra e aluguel, e surfar nas tendências mais recentes do mercado. Você pode, por exemplo, oferecer trajes de protagonistas de séries e novelas em alta, figuras históricas, memes e personagens de anime e mangá.

Público-alvo

O público-alvo de uma loja de fantasia é bastante diverso, pois existem roupas e acessórios para adultos, adolescentes, crianças, bebês e até pets. A dica é focar em quem toma a decisão de compra — no caso, adultos, pais e responsáveis. Além disso, muitas lojas de fantasias também atendem empresas que precisam de trajes especiais para eventos, espetáculos, congressos e festas temáticas.

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Demanda

A demanda por fantasias tem grande influência da sazonalidade, com picos de vendas em datas comemorativas como Carnaval, Halloween, festas de Ano Novo e eventos temáticos em geral. No entanto, o fluxo não para, pois também são realizadas festas de aniversário, casamentos e eventos corporativos de forma permanente. Por isso, o segredo é reforçar o estoque e garantir a disponibilidades nas épocas de maior procura, sem deixar de oferecer produtos exclusivos durante o ano todo.

Custos

Para abrir uma loja de fantasia, os principais custos são: estoque de produtos, aluguel de espaço para o ponto de venda, decoração, marketing e funcionários para atender clientes. Você pode reduzir esse investimento pela metade — ou até mais — se optar por uma loja virtual, uma vez que não terá que gastar com a locação de espaço e a montagem de uma loja física.

Oportunidades de crescimento

Existem várias oportunidades para expandir os negócios de uma loja de fantasia. Você pode, por exemplo, incluir produtos como perucas, máscaras, maquiagem artística e itens de decoração no seu catálogo. Outra ideia é criar um serviço de aluguel de fantasias e fazer parcerias com organizadores de eventos e festas temáticas. Se quiser ir além, você ainda pode oferecer serviços de customização e criação de fantasias sob medida.

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