7 vantagens do CRM para a estratégia digital da sua empresa

Por: Luiz Piovesana

Imagem mostrando pessoas trabalhando em equipe, representando as vantagens de um CRM.

As vantagens do CRM são:

  • Conhecer melhor seus clientes;
  • Segmentar melhor as estratégias;
  • Aumento de retenção de clientes;
  • Comunicação mais alinhada;
  • Antecipação de necessidades;
  • Potencializar o compliance da empresa;
  • Aumentar a receita;
  • Satisfação dos clientes de forma geral.

Confira o artigo completo e saiba mais sobre o assunto.


Uma pesquisa realizada pelo Capterra, uma plataforma de avaliação de softwares com relevância internacional, mostrou que 47% dos usuários de CRM disseram que essa estratégia teve um impacto significativo na retenção de clientes e a mesma porcentagem também confirmou o impacto na satisfação do cliente.

De fato, muitas empresas atualmente utilizam estratégias e softwares de CRM em suas ações rotineiras, e os resultados são comprovados. No entanto, para iniciar esse projeto, você tem que saber exatamente quais são as principais vantagens que um CRM pode te proporcionar. E é exatamente sobre isso que vamos falar nesse artigo. Boa leitura!

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1. Melhor conhecimento dos clientes

Por mais simples que possa parecer, o simples fato de você ter todas as informações de cada contato armazenadas em um único local, torna o CRM uma ferramenta de comunicação superpoderosa.

Como uma folha de dicas que garante acesso fácil a informações importantes, um sistema de CRM oferece às suas equipes de vendas, marketing e atendimento ao cliente uma vantagem competitiva muito grande

Com a ajuda do CRM, você pode salvar todas as atividades, projetos, vendas, mensagens de chat ao vivo, trocas de e-mail, faturas, pedidos, contratos ou solicitações de serviço ao cliente nas quais um contato já esteve envolvido. Ou seja, um sistema de CRM permite que você conheça melhor quem são seus contatos e o que eles desejam.

💡 Saiba mais: O que é CRM e porque sua empresa precisa desse sistema

2. Melhor segmentação

Ninguém quer fazer negócios com uma multidão sem rosto, ao mesmo passo que todo mundo quer lidar com um público perfeito. Você pode fazer isso segmentando contatos (clientes e clientes potenciais) em públicos-alvo. E não há quase nada que faça a segmentação melhor do que um CRM.

O CRM permite que você divida os dados por categorias e critérios, facilitando a criação de listas específicas. Usadas em vendas e marketing, essas listas segmentadas permitem que você execute campanhas de marketing específicas do cliente (e campanhas de marketing baseadas na conta) e analise seu processo de vendas em “lotes” de leads.

Quando você sabe a quem está se dirigindo, pode ajustar conscientemente sua oferta, suas táticas e até mesmo seu argumento de venda. Em suma, um bom sistema de CRM ajuda você a saber melhor quem está realmente interessado no que você tem a oferecer, quem ainda está em cima do muro e quem não está nem um pouco interessado.

3. Melhor retenção de clientes

Além de ser um grande recurso para encontrar e nutrir seus clientes potenciais e novos, o CRM também é uma ótima ferramenta para manter os clientes existentes satisfeitos.

Um sistema de CRM traz alguns benefícios de retenção de clientes: ele o ajudará a cumprir suas promessas, lembrando-o de compromissos ou quando enviar e-mails de acompanhamento.

Para manter o interesse de seus clientes, um sistema de CRM também pode ajudá-lo a orquestrar suas atividades de marketing: enviar campanhas por e-mail, ofertas de avaliação gratuita ou pesquisas pós-compra de clientes, etc. Tudo no momento certo!

4. Antecipação de necessidades

Nós tendemos a nos sentir mais confiantes quando sabemos o que esperar, e o mesmo se aplica aos negócios. É mais fácil fazer vendas cruzadas ou upsell para um cliente quando você acompanha seus hábitos de compra.

E uma vez que um dos principais benefícios de ter um sistema de CRM é ajudar os vendedores a vender mais e mais rápido, é o acesso ao histórico de interação com o cliente durante toda a jornada do cliente que permite aos representantes de vendas antecipar as necessidades do cliente.

Se você conhece o histórico de compras do contato, o que eles compraram e quando, quais contratos foram oferecidos, quais hábitos de compra demonstraram e até mesmo como se tornaram seus clientes, você pode ser proativo e apresentar ofertas novas ou melhores no momento certo.

Um sistema de CRM também é indispensável para fornecer um ótimo atendimento ao cliente. O acesso ao histórico de interação facilita a oferta de atendimento ao cliente em tempo hábil.

Apenas alguns cliques e você saberá se um contato teve algum problema com o seu produto, como suas solicitações de serviço foram atendidas e se ele ficou satisfeito ou não. E se eles reclamaram de algo no passado, é sua chance de resgatar sua reputação e oferecer uma experiência muito melhor ao cliente.

💡 Saiba mais: Estratégias de CRM para o seu e-commerce

5. Comunicação melhor e mais rápida

Não fazer seus clientes esperarem respondendo rapidamente às suas solicitações é um sinal de profissionalismo.

Economizando o seu tempo e o dos seus clientes, o sistema CRM oferece um conjunto de modelos de e-mail personalizáveis ​​e prontos para uso, cartas, documentos, propostas, cotações, convites, boletins informativos, etc.

Outro benefício é que um sistema de CRM também pode ajudá-lo a redigir SMS e e-mails e agendar seus envios com semanas ou meses de antecedência. E quando se trata de atender às solicitações de atendimento ao cliente, rapidez é tudo.

Com todo o histórico de interação de contatos a apenas um clique de distância, o CRM permite personalizar sua comunicação, enviar respostas oferecendo soluções rápidas para problemas recorrentes, enviar links para perguntas frequentes e vídeos, sem falar que ligações podem ser feitas diretamente do sistema.

6. Melhor privacidade de dados

Por fim, vamos abordar a Lei Geral de Proteção de Dados, também conhecida como LGPD, que entrou em vigor em setembro de 2020. A fim de cumprir os requisitos de privacidade de dados do novo regulamento da legislação brasileira, é muito importante ter um software de CRM que tenha funcionalidade integrada relacionada à LGPD.

O principal benefício do CRM aqui é que você economiza muito tempo e esforço, já que ser compatível com a LGPD é um trabalho em si, sem mencionar todas as consequências legais desagradáveis ​​se você violar essa lei de privacidade. Aqui, é sempre melhor prevenir do que remediar.

Um sistema de CRM pode ajudá-lo a obter e documentar a permissão de seus contatos para armazenar e usar seus dados pessoais (consentimentos), enviar notificações automáticas a todos os novos contatos informando que você gostaria de armazenar seus dados, gerenciar a assinatura de seus clientes para preferências de comunicação por e-mail e até mesmo configurar regras para atualizar detalhes pessoais para grupos de contatos, tudo de uma vez.

Fazer tudo isso manualmente consumirá a maior parte do seu tempo e você também corre o risco de cometer erros. No entanto, configurar um sistema de CRM para fazer isso por você é uma maneira rápida, segura e confiável de tornar suas comunicações com os clientes em conformidade com a LGPD, o que, por sua vez, gera confiança ao lidar com os dados de seus clientes com respeito.

7. Aumento da receita e redução de custos

Existem duas maneiras de melhorar a situação financeira de uma empresa: aumentar a receita ou diminuir despesas. As soluções de CRM podem ajudá-lo em ambas as situações.

Mais importante ainda, um sistema de CRM pode ajudar a reduzir os ciclos de vendas e melhorar as taxas de lucro. Ele faz isso ajudando na identificação e priorização das contas e esforços de marketing mais lucrativos.

Ao concentrar as equipes de vendas e marketing nos clientes com maior potencial de lucro, você pode minimizar o esforço desperdiçado. Um benefício colateral da identificação da conta é o seu inverso: identificar clientes não lucrativos ou problemáticos que precisam de tratamento especial.

Um CRM também pode reduzir a sobrecarga. Integrando-se com outros sistemas financeiros, o CRM pode fornecer uma visão unificada de todas as informações que afetam a receita, reduzindo assim o esforço necessário para ver os dados relacionados. E, ao automatizar tarefas regulares, o sistema minimiza os procedimentos manuais e reduz o tempo gasto com eles.

Quais são as desvantagens do CRM?

Como nem tudo são flores, o CRM também conta com algumas desvantagens. Vamos conhecer as principais:

Custo

A implementação de um sistema de CRM exige um custo considerável por parte da empresa. Os softwares de CRM são muito caros, pois vêm com pacotes de preços diferentes de acordo com as necessidades das organizações. Assim, em alguns casos, aumenta as despesas gerais das empresas e pode não ser adequado para pequenas empresas.

Treinamento

Para o bom funcionamento do CRM, é necessária uma equipe treinada e qualificada. O treinamento de funcionários em sistemas de CRM exige um custo e um tempo enormes. Eles precisam aprender e adquirir informações sobre o software CRM para uma compreensão adequada dele. Tudo isso exige grandes esforços, tanto em termos de dinheiro quanto de tempo, por parte da organização.

Diminui o elemento humano

O CRM diminuiu o envolvimento de humanos, pois funciona em um sistema totalmente automatizado. Todos os dados são coletados e processados ​​automaticamente por meio do software CRM. O relacionamento de uma empresa com seus clientes pode ser administrado de maneira adequada por meio da interação direta entre as pessoas e seus funcionários. A perda do toque humano pode fazer com que os clientes optem por mudar de solução.

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Resumo

Como você viu, as vantagens do CRM são muitas, e compensam bastante algumas desvantagens apresentadas. O bom sistema de CRM é essencial para aqueles que querem adquirir capacidade de escalar. Que tal revisarmos os principais pontos deste conteúdo e consolidar esse conhecimento?

As vantagens do CRM

  • Melhor conhecimento dos clientes;
  • Melhor segmentação;
  • Melhor retenção de clientes;
  • Antecipação de necessidades;
  • Comunicação melhor e mais rápida;
  • Melhor privacidade de dados;
  • Aumento da receita e redução de custos gerais.

Desvantagens do CRM

  • Custo;
  • Treinamento;
  • Diminui o elemento humano.

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