Saiba como construir o posicionamento da sua marca para se destacar no e-commerce

Por: Mayra Gianoni
Saiba como construir o posicionamento da sua marca para se destacar no e-commerce

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O que é posicionamento de marca? E por que ele é tão importante para sua loja ser um sucesso no e-commerce?

Comece pensando em uma marca querida por você, a primeira que vem à cabeça dentro de um determinado segmento. Aquela que, além de satisfazer as suas necessidades e entregar um produto ou serviço de qualidade, se comunica com eficiência e parece até que tem uma personalidade própria.

Conseguiu, né? Ela certamente fez um ótimo trabalho de posicionamento!

O posicionamento é o conjunto de estratégias e ações de comunicação usadas para construir a percepção do público sobre uma marca — seja uma loja como a sua, um serviço ou uma empresa —.

Isso ajuda a colocá-la em posição de destaque na mente e na preferência do consumidor. Em outras palavras, é o que faz uma empresa ser lembrada de forma positiva pelos clientes — os que a marca já tem e os que deseja conquistar —, toda vez que seu nome for visto ou mencionado. Para quem quer se destacar em um mercado em crescimento como o do e-commerce, um posicionamento bem desenvolvido se torna ainda mais importante.

Em um mercado tão concorrido, grande parte das lojas online são lembradas por diferenciais mais práticos, como preços atrativos, o valor do frete, descontos e promoções, dificultando a construção de uma relação emocional com o cliente final. Poucas marcas digitais conseguem estabelecer uma relação que vá além da transação.

No entanto, as que conseguem, conquistam um espaço no coração do usuário. E isso resulta em uma lembrança muito maior na hora da compra. Mais do que ser simplesmente um serviço, sua loja precisa construir uma identidade.

É preciso entender profundamente seu público, seus desejos e o que ele espera de você, além de saber com clareza o que você tem a oferecer. Tendo um posicionamento de marca estruturado, isso fica muito mais fácil! Confira a seguir algumas dicas para desenvolver e melhorar seu desempenho no e-commerce:

O primeiro passo é conhecer bem sua loja

Faça um exercício simples e pergunte-se: onde você deseja chegar com a sua loja? Quais seus diferenciais? O que ela oferece ao seu público? O que, além do produto, sua loja entrega para quem compra com você? Conforto, alegria, tranquilidade… Além do aspecto afetivo, concentre-se em informações concretas, como seus custos e a média de preço para o consumidor final.

Esses dados são importantes para que você consiga traçar uma estratégia de negócios ainda mais assertiva.

Quem é o seu cliente?

Não dá para desenvolver um posicionamento de marca sem saber para quem seus serviços se destinam. Por isso, agora é a hora de descobrir o público-alvo da sua loja: quanto mais claro esse público estiver, mais definido ficará o mercado em que você deve apostar. Assim, você pode escolher os melhores produtos para vender, as mídias para divulgação e o tom de voz que deve usar para se comunicar com ele.

Criar “personas criativas” pode ajudar nesse momento! Dê vida ao seu público, imaginando as roupas que ele usa, o que ele gosta de fazer, os lugares que costuma frequentar, seus hábitos e costumes. Sabendo para quem se quer vender, é mais fácil montar a personalidade da marca e direcionar as ações de comunicação. Conheça e supere as expectativas de seu cliente!

O que a sua loja representa?

Grande parte do que faz um posicionamento de uma marca eficiente foge do tangível. Não é (só) sobre o produto vendido, mas também sobre os valores transmitidos em suas comunicações e o que seu público sente quando compra e interage com você.

Para criar conexões, preços bons e produtos de qualidade não são suficientes: é preciso vender sentimentos, conquistas, propósitos, ideias e ideais. Ao ser associado ao que importa de verdade, você se diferencia das outras lojas e se aproxima de seus clientes de forma afetuosa.

Faça um checklist

Depois de levantar todas essas informações, tente consolidar o resultado em uma frase simples que resuma a sua loja. Confirme se ela diferencia a sua marca entre os concorrentes, transmite os valores desejados, é memorável, fácil de entender e capaz de cumprir o que promete. Tudo certo?  Então pode seguir com sua estratégia de posicionamento.

Use a criatividade para comunicar tudo isso!

Agora, já dá para colocar o bloco na rua, ou seja, fazer com que o seu público conheça sua loja virtual e todos os benefícios — práticos e emocionais — de se comprar com você.

Para isso, é preciso planejar uma estratégia consistente para comunicar todas essas percepções, desenvolvendo o tom de voz da sua marca, as peças criativas (fotos, vídeos, posts em blogs), os pontos de contato para impactar o seu público (quais redes sociais você vai usar? Vai anunciar em algum marketplace? Contar com o e-mail marketing?) e a frequência dessas interações.

Lembre-se que, para fazer com que sua loja seja cada vez mais lembrada, é fundamental que ela apareça! O posicionamento só é efetivo quando sua marca se faz presente no imaginário do público, combinando reputação, sensações, valores, benefícios, memórias afetivas e uma personalidade marcante.

O céu é o limite na hora de ganhar espaço na mente do seu consumidor, por isso é tão importante conhecer bem a sua própria loja. Os critérios que fazem uma empresa ser lembrada envolvem seus diferenciais, a satisfação trazida pelo produto ou serviço oferecido, um pós-venda cuidadoso e muito mais.

Cabe a você descobrir quais são os mais eficientes para cativar o público que você deseja e desenvolver uma estratégia que os enfatize. Vamos nessa? Como você quer que sua loja seja percebida pelo público? Quais suas estratégias para que isso aconteça? Conte nos comentários!

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