Saiba como construir o posicionamento da sua marca para se destacar no mercado

Por: Mayra Gianoni
Saiba como construir o posicionamento da sua marca para se destacar no mercado

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Você sabe o que é posicionamento de marca e por que ele é tão importante para o seu negócio obter sucesso?

Comece pensando em uma marca querida por você, a primeira que vem à cabeça dentro de um determinado segmento. Aquela que, além de satisfazer as suas necessidades e entregar um produto ou serviço de qualidade, se comunica com eficiência e parece até que tem uma personalidade própria.

Conseguiu, né? Certamente, ela fez um ótimo trabalho ao se posicionar. Portanto, neste artigo, vamos aprender o que é posicionamento de marca e como fazer isso em seu negócio. 😉

O que é posicionamento de marca?

O posicionamento de marca é um conjunto de estratégias e ações de comunicação usadas para construir a percepção do público sobre uma marca — seja ela uma loja, um serviço ou uma empresa.

Isso ajuda a colocá-la em posição de destaque na mente e na preferência do consumidor. Em outras palavras, é o que faz uma empresa ser lembrada de forma positiva pelos clientes.

Para quem quer se destacar em um mercado em crescimento como o do e-commerce, um posicionamento bem desenvolvido se torna ainda mais importante.

Em um mercado tão concorrido, grande parte das lojas online são lembradas por diferenciais mais práticos, como preços atrativos, o valor do frete, descontos e promoções, dificultando a construção de uma relação emocional com o cliente final. Poucas marcas digitais conseguem estabelecer uma relação que vá além da transação.

No entanto, as que conseguem conquistam um espaço no coração do usuário. E isso resulta em uma lembrança muito maior na hora da compra. Mais do que ser simplesmente um serviço, sua loja precisa construir uma identidade.


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5 dicas para sua estratégia de posicionamento de marca

Contudo, é preciso entender profundamente seu público, seus desejos e o que ele espera de você, além de saber com clareza o que você tem a oferecer. Tendo um posicionamento de marca estruturado, isso fica muito mais fácil.

Confira a seguir algumas dicas para desenvolver e melhorar o posicionamento da sua marca no mercado.

1. Conheça bem o seu negócio

Faça um exercício simples e pergunte-se: aonde você deseja chegar com a sua empresa? Quais são seus diferenciais? O que ela oferece ao seu público? O que, além do produto, seu negócio entrega para quem compra com você? Conforto, alegria, tranquilidade etc.

Além do aspecto afetivo, concentre-se em informações concretas, como seus custos e a média de preço para o consumidor final. Esses dados são importantes para que você consiga traçar uma estratégia de negócios ainda mais assertiva.

2. Entenda quem é o seu cliente

Não dá para desenvolver um posicionamento de marca sem saber quem irá consumir seus produtos ou serviços, certo? Por isso, é de extrema importância definir o público-alvo da sua empresa.

Quanto mais claro esse público estiver, mais definido ficará o mercado em que você deve apostar. Assim, você pode escolher os melhores produtos para vender, as mídias para divulgação e a linguagem adequada para se comunicar.

Criar “personas criativas” pode ajudar nesse momento. Dê vida ao seu público, imaginando as roupas que ele usa, o que ele gosta de fazer, os lugares que costuma frequentar, seus hábitos e costumes. Sabendo para quem se quer vender, é mais fácil montar a personalidade da marca e direcionar as ações de comunicação. Conheça e supere as expectativas de seu cliente.


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3. Entenda o que a sua marca representa

Grande parte do que faz um posicionamento de uma marca eficiente foge do tangível. Não se trata somente do produto vendido, mas também sobre os valores transmitidos em suas comunicações e o que seu público sente quando compra e interage com você.

Para criar conexões, oferecer preços bons e produtos de qualidade pode não ser suficiente. É preciso vender sentimentos, conquistas, propósitos, ideias e ideais. Ao ser associado a questões emocionais, sociais, ideológicas etc, você se diferencia das outras marcas e se aproxima de seus clientes de forma afetuosa.

4. Faça um checklist

Depois de levantar todas essas informações, tente consolidar o resultado em uma frase simples que resuma a sua loja. Certifique se de que ela cumpra os requisitos abaixo:

  • Diferencia a sua marca entre os concorrentes;
  • Transmite os valores desejados;
  • É memorável;
  • É fácil de entender;
  • Cumpre o que promete.

Tudo certo?  Então pode seguir com sua estratégia de posicionamento.

5. Use a criatividade para se comunicar

Agora, já dá para colocar o bloco na rua, ou seja, fazer com que o seu público conheça o seu negócio e todos os benefícios — práticos e emocionais — de comprar com você.

Para isso, é preciso planejar uma estratégia consistente para comunicar todas essas percepções, desenvolvendo algumas frentes, como:

  • Tom de voz da sua marca: entenda qual é linguagem adequada para se comunicar com o seu público-alvo;
  • Peças criativas: desenvolva materiais audiovisuais, como fotos e vídeos, ou de leitura, como blogposts;
  • Canais de contato: defina em quais redes sociais você vai apostar e em quais canais de venda estará presente. Entenda os melhores meios para interagir com seu público e desenhe a frequência dessas interações.

Lembre-se de que, para fazer com que sua empresa seja cada vez mais lembrada, é fundamental que ela apareça.

Bons exemplos de posicionamento de marca

O posicionamento só é efetivo quando sua marca se faz presente no imaginário do público, combinando reputação, sensações, valores, benefícios, memórias afetivas e uma personalidade marcante.

A seguir, conheça algumas marcas que obtiveram sucesso a partir de suas estratégias de posicionamento.

1. Starbucks

A Starbucks é popular por oferecer uma variedade em cafés e derivados. Entretanto, a marca caiu no gosto popular por apostar não apenas em bons produtos, mas também na experiência do consumidor.

O posicionamento da Starbucks é focado em oferecer um atendimento de excelência aos clientes. A principal estratégia foi passar a escrever o nome do consumidor no copo no momento de entregar a bebida. Este pequeno gesto criou proximidade com o público e se tornou parte da cultura da marca.

Até hoje, é comum vermos pessoas postando fotos de copos da Starbucks em suas redes sociais, o que não é nada comum acontecer com outras marcas.

Assista abaixo à campanha da Starbucks sobre a retomada das atividades presenciais das lojas e os cuidados que a empresa está tomando durante a pandemia do novo coronavírus:

2. McDonald’s

O McDonald’s é definitivamente a titã dos fast foods. A marca está presente em mais de 100 países e sua estratégia de posicionamento é baseada em 4 conceitos: segmentação, experimentação, adaptação e inovação.

Entendendo que cada país apresenta diferentes aspectos culturais e sociais e que isso impacta diretamente nos hábitos de consumo, a empresa se compromete em estudar as preferências e as necessidades dos consumidores de cada país. Ela oferece, assim, a melhor experiência possível.

Além dos produtos e serviços, a marca sempre se mostrou engajada com projetos de marketing social, como o McDia Feliz. Nesta ação, parte da receita de todas as lojas do país são doadas a instituições que trabalham em prol da saúde e educação de crianças e jovens.

Assista abaixo a campanha publicada pela marca para divulgar a iniciativa:

3. Dolly

Se começar a tocar a música de qualquer comercial da Dolly neste momento, certamente, você saberá cantar a letra completa. A marca apostou em um formato barato e cômico que, inicialmente, focava no público infantil e acabou atingindo um mercado muito maior.

Com as campanhas da Dolly tornando-se virais na internet, a marca garantiu não somente uma parcela do mercado de refrigerantes, mas também conquistou o coração dos brasileiros.

Uma das grandes jogadas da marca foi gravar uma nova versão do clássico comercial de páscoa, mas, desta vez, com os atores já adolescentes. O vídeo causou uma sensação de nostalgia no público, mexendo com sua memória afetiva.

Assista ao vídeo na íntegra logo abaixo:

Entendido?

O céu é o limite na hora de ganhar espaço na mente do seu consumidor. Por isso, é tão importante entender o impacto do posicionamento de marca.

Agora, cabe a você entender quais os meios mais eficientes para cativar o seu público e desenvolver sua estratégia. Vamos nessa?

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