Retargeting: o que é, tipos e principais vantagens

- Retargeting é uma estratégia que visa alcançar novamente os visitantes de um site, mantendo sua marca em mente;
- Ao relembrar os visitantes de produtos ou serviços, o retargeting pode impulsionar as taxas de conversão;
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Sabe quando você visita uma página de produto em um site e depois é impactado por anúncios daquele artigo? Isso é uma estratégia de retargeting, muito utilizada para reengajar potenciais pessoas que estejam interessadas em uma marca.
Muito utilizadas no marketing, essas ações podem ser grandes aliadas na hora de aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual. Portanto, hoje vamos nos aprofundar sobre esse tema. Pronto para começar?
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O que é retargeting?
Retargeting é a estratégia que identifica o usuário que entrou na sua loja online e permite que você volte a alcançar esse possível cliente por meio de anúncios. Se formos traduzir ao pé da letra, o termo retargeting pode ser traduzido como “mirar em um alvo novamente”.
Desse modo, anúncios relacionados ao seu negócio continuam aparecendo para uma pessoa que teve algum tipo de interação com a sua marca (acessou o site, comprou um produto etc), enquanto ele navega pela internet.
Qual a diferença entre retargeting e remarketing?
Uma das dúvidas mais frequentes no mundo do marketing digital é qual a diferença entre retargeting e remarketing.
Uma forma de encarar a diferença, de forma mais direta, é que com o remarketing você costuma focar em estratégias de reconhecimento de marca, ao passo que o retargeting foca em produtos específicos vendidos pela sua loja virtual.
Isso significa que o remarketing tem como objetivo reforçar a imagem da sua marca na mente das pessoas. Ao mesmo passo, o retargeting visa vender produtos pelos quais clientes demonstraram interesse, mas não finalizaram a compra.
Também é importante dizer que ambas estratégias podem ser utilizadas ao mesmo tempo, assim a presença online da marca se torna mais completa e as chances de fazer o consumidor caminhar pelo funil de vendas aumenta.
Quais as vantagens de usar retargeting?
Ao adotar o retargeting como estratégia em sua empresa é possível contar com algumas vantagens. Veja as principais:
Aumento da taxa de conversão
Como o retargeting tem como alvo os usuários que já visitaram o seu site e abandonaram o carrinho de compras ou visualizaram um produto, mas não finalizaram a compra, existe uma maior chance de aumentar as vendas.
Isso porque ao utilizar essa campanha você vai optar por impactar um visitante que já havia demonstrado interesse em seus produtos anteriormente.
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Consolidação da presença da sua marca online
Por meio dos anúncios, os usuários veem a sua empresa ativa na internet, o que tende a aumentar o nível de confiança nos seus produtos ou serviços.
Além disso, mesmo que a conversão não aconteça de imediato, a exposição aos anúncios fortalece o reconhecimento de marca e faz com que os usuários mantenham sua marca em mente.
💡Saiba mais: Brand awareness: como construir uma consciência de marca?
Diminuição do valor de investimento
Ao segmentar o público e focar em usuários mais propensos a compra, o investimento tende a ser mais eficiente, o que reduz o custo de aquisição de clientes e aumenta o retorno sobre investimento (ROI) das suas campanhas.
Quais os tipos de retargeting?
Dentro do retargeting, existem alguns métodos diferentes. Isso vai impactar na escolha da sua ferramenta e de como suas campanhas são criadas. Então, vamos conhecê-los:
Site retargeting
Nesse modelo, suas campanhas impactam novamente usuários que já tenham visitado seu site. Eles podem ou não ter realizado compras.
Nesse caso, o que vai mudar é se serão exibidos produtos complementares, ou aquele cuja página ele visitou, mas não finalizou a compra.
Search retargeting
O search retargeting (ou retargeting de busca, em tradução livre) utiliza dados de navegação de usuários para descobrir seus hábitos de pesquisa na internet para exibir anúncios.
Nessa situação, aquela pessoa pode ou não ter algum relacionamento anterior com sua marca, mas, certamente, já pesquisou por outras empresas e produtos similares aos seus.
Desse modo, haverá a certeza de que os potenciais clientes impactados por esses anúncios têm interesse nos tipos de artigos que você vende.
💡Saiba mais: Como publicar anúncios gratuitos: sites + dicas
Social retargeting
No social retargeting, a estratégia é considerada de topo do funil de vendas. Isso porque, nesse caso, o usuário não visitou seu site nem pesquisou a respeito de produtos similares aos seus. Todavia, seus interesses nas redes sociais são utilizados para que os anúncios sejam direcionados a pessoas com potencial para se tornarem clientes.
As ferramentas de anúncios como o Facebook Ads e o Instagram Ads permitem a segmentação das campanhas de acordo com esses interesses e com informações demográficas dos usuários. Isso aumenta a assertividade do seu investimento nas propagandas.
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Como fazer retargeting? Dicas úteis
Se você começar a rodar suas primeiras campanhas de retargeting agora, deve ficar atento a uma série de fatores. Vamos saber quais são eles abaixo:
1. Audiência geográfica
Parece besteira, mas é de extrema importância checar para onde o seu anúncio está sendo direcionado, geograficamente. Se você entrega produtos apenas para o Brasil, faz sentido que sua publicidade seja restrita ao nosso país.
2. Dia e hora
Fique de olho no horário que seus anúncios aparecem para os clientes. Poucas pessoas trabalham aos finais de semana e, por conta disso, o tráfego na internet é consideravelmente menor. Por outro lado, pode ser que, para seu segmento, esse horário funcione muito bem. Por isso, faça testes!
3. Tempo dos cookies
Se você visitou um site e viu determinado item, tudo bem que esse produto fique no seu encalço por algum tempo. O problema é quando ele passa a aparecer em todos os lugares e durante um longo período.
Para evitar esse desgaste, você pode ajustar os cookies das suas campanhas e escolher por quanto tempo um potencial cliente será “perseguido”.
4. Rode anúncios, limite o número de vezes que ele aparece
Pense também em limitar o número de vezes que o usuário poderá ver o mesmo anúncio. Será que vale a pena exibir a mesma publicidade 50 vezes para uma única pessoa?
Outro fator a ser levado em conta é a rotatividade dos anúncios. Por exemplo: ao invés de mostrar a mesma publicidade durante todo um ciclo, que tal alternar entre anúncios distintos? Pode funcionar.
5. Cada usuário tem sua particularidade
Ao criar campanhas de retargeting, tenha em mente que você está lidando com seres humanos: cada pessoa tem seu gosto próprio, suas preferências, etc.
Portanto, se você mostrar o mesmo anúncio para todos os usuários que entraram no seu site e saíram sem comprar, provavelmente a eficácia do seu retargeting será pequena.
Então, divida a sua loja em diversos segmentos com base nos tipos de produtos oferecidos e, a partir daí, comece a alcançar potenciais clientes de forma mais precisa.
Se quiser ter maior controle sobre quem são seus clientes e suas principais características, você pode usar nossa planilha de cadastro de clientes gratuita:
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6. Use a abuse dos testes
Para chegar ao “anúncio ideal”, você vai ter que fazer dezenas de testes antes. Como saber qual título traz mais resultado? E qual é o melhor tipo de imagem, tamanho de anúncio, CTA (call- to-action, ou chamada para a ação), etc?
Tudo isso vai depender do público com o qual você está dialogando, o que está longe de ser uma ciência exata. Portanto, testar é sempre o melhor caminho. Uma boa forma para fazer isso é por meio do teste A/B, ou seja, nesse caso, a comparação de dois tipos de anúncios em uma mesma campanha.
Ferramentas de retargeting
As ferramentas de retargeting existem para facilitar o dia a dia no momento de aplicar a estratégia. Existem ferramentas mais técnicas, ideias para usuários experientes (chamadas full-service), mas também existem diversas ferramentas para quem está começando e tem pouca experiência no gerenciamento de campanhas (chamadas self-service).
Agora, vamos conhecer algumas ferramentas de retargeting:
Google Ads
O próprio Google Ads, a ferramenta de criação e gestão de anúncios do Google, permite que sejam criadas campanhas de retargeting.
As principais vantagens são:
- O uso do Ads é gratuito. Você paga de acordo com a exibição das peças publicitárias;
- O Google é capaz de veicular os anúncios em todas as plataformas pertencentes à empresa, incluindo o YouTube e o Gmail;
- Possibilita o cálculo dos gastos e fornece relatórios de desempenho completos;
- É uma das maiores empresas do mundo, o que garante o acesso a muitas dicas e tutoriais;
- Tem uma central de ajuda própria bastante completa.
💡Saiba mais: Como anunciar no Google Ads?
Facebook Ads
O Facebook Ads é a plataforma de anúncios da rede social, que permite também o uso do Instagram Ads. Por meio dela, é possível criar campanhas de remarketing para serem exibidas por lá enquanto os usuários navegam.
Os principais benefícios são:
- Aproveitar o ambiente das redes sociais para exibir anúncios de produtos já visitados pelo usuário;
- Utilizar dados demográficos e referentes aos gostos das pessoas para segmentar suas campanhas;
- Uso gratuito, com pagamento apenas pela exibição e/ou cliques nos anúncios criados;
- Plataforma muito utilizada, o que permite a consulta de diversos tutoriais e dicas na internet;
- Central de ajuda rica em detalhes e suporte online;
- Relatórios completos.
💡Saiba mais: Como anunciar no Facebook?
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TikTok Ads
No TikTok Ads é possível alcançar novamente os usuários que já interagiram com sua marca, seja assistindo vídeos ou clicando em anúncios. Com a plataforma, é possível segmentar campanhas e personalizar anúncios.
Os benefícios são:
- O retargeting atinge o público de forma menos intrusiva, já que os vídeos de anúncio se misturam ao conteúdo orgânico;
- A plataforma oferece possibilidade de criar audiências personalizadas;
- Algoritmo inteligente que otimiza as campanhas com base no comportamento de visualização e engajamento;
- Oferece métricas detalhadas para analisar o sucesso das campanhas de retargeting.
💡Saiba mais: Como ter uma loja no TikTok?
AdRoll
Nascido em 2007, o AdRoll é uma das ferramentas mais antigas e conhecidas do mercado de retargeting.
As principais vantagens são:
- Você pode alcançar possíveis clientes que já visitaram sua loja/site em qualquer lugar, seja no Google, Facebook, etc;
- O AdRoll é conhecido por ser uma plataforma simples e intuitiva, mesmo quando falamos de funcionalidades mais avançadas;
- Possibilidade de fazer CRM retargeting — ou seja, o retargeting com o auxílio de ferramentas de Marketing de Relacionamento.
Tudo certo sobre retargeting?
Esperamos que ao chegar aqui você tenha percebido como o retargeting pode ajudar sua loja online a crescer e conquistar novos clientes. Como pudemos observar, existem diversas ferramentas no mercado que oferecem esse serviço.
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