O que é marketing de guerrilha e como usar? [+ exemplos]

Foto de soldados de brinquedo representando o marketing de guerrilha

Você sabe o que é marketing de guerrilha? O termo pode ser novo, mas, com certeza, você já viu grandes marcas utilizando dessa estratégia para se destacar da concorrência ou para promover os seus produtos.

Para ter sucesso com o marketing de guerrilha é necessário pensar fora da caixa e utilizar táticas pouco convencionais de publicidade. Parece interessante, não é mesmo?

Então, se quer saber mais sobre marketing de guerrilha e ainda conferir exemplos de cases de sucesso é só seguir a leitura do artigo. Vamos lá? ⚔️

💡Saiba mais: Quais são os tipos de marketing e suas aplicações?

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O que é marketing de guerrilha?

Marketing de guerrilha é uma estratégia não convencional e inovadora focada na publicidade de produtos e serviços por meio de campanhas criativas. O conceito foi criado pelo norte-americano Jay Conrad Levinson na década de 70. A princípio, esse tipo de marketing era popular entre pequenas empresas que tinham como objetivo combater grandes concorrentes.

Dessa forma, entende-se o marketing de guerrilha como uma forma de executar uma publicidade não convencional com baixo orçamento. Uma vez que pequenos negócios precisam inovar e utilizar táticas alternativas para se diferenciar da concorrência.

Ou seja, a estratégia é vista quase como uma guerra, onde o mais fraco monta uma tática não habitual para atingir o oponente. Por isso, o marketing de guerrilha tende a ser impactante, já que utiliza meios e ações inusitadas para surpreender o público e conseguir causar algum tipo de reação.

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4 dicas para uma estratégia de marketing de guerrilha eficiente

Agora que você já sabe o que é marketing de guerrilha, chegou o momento de conferir quatro dicas que vão te ajudar a montar uma estratégia de guerrilha de sucesso para sua empresa. Veja:

1. Conheça sua audiência

O primeiro passo para conseguir elaborar uma estratégia de marketing de guerrilha certeira é conhecer o seu público-alvo, uma vez que as campanhas criadas precisam conseguir atingir a sua audiência.

Nesse momento, é importante levar em consideração tanto os seus clientes atuais quanto as pessoas que a sua marca deseja conquistar. Por isso, sugerimos que faça uma análise aprofundada e defina a persona da sua empresa, ou seja, crie um personagem semi-fictício para o negócio.

Assim, você vai ser capaz de criar uma campanha publicitária de guerrilha assertiva e que consiga, de fato, impactar o público desejado. Dessa forma, as chances de conseguir aumentar as vendas do seu negócio e de atrair novos clientes é promissora.

💡Saiba mais: Buyer persona: como identificar o seu cliente ideal?

2. Abuse da criatividade

Podemos dizer que uma das chaves para construir uma campanha de marketing de guerrilha de sucesso é a criatividade. Isso porque uma característica dessa estratégia é impactar a audiência e, para isso, é necessário inovar.

Então, capriche no momento de pensar sobre a campanha. Elabore um brainstorming com o time e anote todas as ideias — por mais loucas que sejam! Talvez, com um pouco de lapidação, uma delas pode ser a ideal para a sua empresa.

Por isso, nossa dica aqui é para que seja o mais original possível. É necessário construir uma campanha que funcione para a sua marca, então separe um tempo para pensar em uma ideia original.

Lembre-se de que é válido usar os cases de sucesso como inspiração, entretanto, copiar algo que foi feito por outra marca não é considerado uma boa prática. Além disso, as chances de não ter sucesso são grandes, uma vez que a campanha deve ser pensada exclusivamente para os seus produtos e seus clientes.

💡Saiba mais: Como fazer propaganda de produtos?

3. Considere parcerias

Para ter sucesso no marketing de guerrilha, você pode utilizar o recurso do co-marketing que nada mais é do que uma estratégia que une duas empresas para criar uma ação de publicidade conjunta.

Com isso, os resultados atingidos podem ser superiores, além da chance de aumentar o reconhecimento de ambas marcas e também de reduzir os custos das campanhas. Para isso, é necessário que as duas marcas tenham um público-alvo semelhante e interesses parecidos.

Ou seja, a ideia com as parcerias é unir empresas de segmento semelhante ou relacionado desde que não sejam concorrentes. Com isso, ambas podem se beneficiar das campanhas de marketing.

4. Observe os resultados

Por fim, é necessário acompanhar os resultados das campanhas de marketing de guerrilha. Assim como qualquer outra publicidade, é necessário saber se o efeito está sendo positivo ou negativo para a sua marca.

Portanto, use ferramentas de monitoramento para mídias sociais, já que, por meio delas, é possível visualizar relatórios completos sobre os resultados da ação publicitária. Com isso, é possível construir campanhas melhores e mais efetivas no futuro.

Exemplos de ações de marketing de guerrilha de sucesso

Na última parte do nosso artigo, separamos alguns cases de sucesso do marketing de guerrilha realizados por grandes empresas. Lembre-se de usar esses exemplos de inspiração para construir a campanha da sua empresa.

Dito isso, confira os exemplos:

Burger King vs. McDonald’s

A guerra do hambúrguer entre Burger King e McDonald’s já é uma velha conhecida de todos nós, não é mesmo? Isso porque, diversas vezes, já vimos campanhas publicitárias provocativas do Burger King direcionadas ao concorrente.

Aqui, trouxemos a campanha de Halloween feita pela empresa, que é um ótimo exemplo do uso do marketing de guerrilha, uma vez que a estratégia é criativa, ousada e não convencional.

No Halloween, as pessoas escolhem uma fantasia assustadora para ir às ruas. Nos EUA, o Burger King resolveu se fantasiar de McDonald’s para assustar os clientes. Veja:

Exemplo de marketing de guerrilha Burger King

No letreiro podemos ler a mensagem “Bu! Brincadeira, nós ainda grelhamos nossos hambúrgueres no fogo!” Já que um dos diferenciais do Burger King é que a carne é feita como churrasco na grelha, diferentemente do McDonald’s. O objetivo da ação foi relembrar a vantagem competitiva entre os hambúrgueres. Incrível, né?

💡Saiba mais: O que é diferencial competitivo e como criar um?

Uber vs. Lyft

Nos EUA, a disputa entre dois grandes aplicativos de transporte, o Uber e o Lyft, é grande. Para atrair clientes, as empresas utilizam do marketing de guerrilha.

O Lyft distribui para os seus motoristas um bigode rosa, logo do aplicativo, para que colocassem em seus carros. Essa foi uma forma descontraída e divertida para que as pessoas conseguissem distinguir os carros do Lyft dos do Uber. Veja:

Exemplo de marketing de guerrilha Lyft

Em resposta, o Uber realizou campanhas publicitárias para convencer os motoristas do aplicativo concorrente a deixarem a plataforma. Para isso, utilizou o próprio bigode rosa com a frase “Raspe o bigode”.

Exemplo de marketing de guerrilha Uber

Netflix

A Netflix é conhecida por ser uma empresa que se comunica muito bem com o público nas redes sociais. Utiliza memes, enquetes e campanhas não convencionais para promover o engajamento.

Dessa vez, para promover a série Wandinha, a Netflix apostou na decoração do metrô de São Paulo com a temática da série sobre a personagem da Família Addams. Essa foi uma jogada de mestre para conseguir despertar o interesse de todos os públicos para o mais novo lançamento da plataforma. Veja como ficou:

Exemplo de marketing de guerrilha Netflix

Entendeu o que é marketing de guerrilha?

Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido o que é marketing de guerrilha e como usar essa estratégia para a sua empresa. Lembre-se que para conseguir realizar uma campanha publicitária de guerrilha é necessário planejamento e muita criatividade.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre marketing de guerrilha

Marketing de guerrilha é uma estratégia não convencional e inovadora focada na publicidade de produtos e serviços por meio de campanhas criativas.

Para fazer marketing de guerrilha é necessário conhecer o seu público-alvo, abusar da criatividade, considerar parcerias e observar os resultados.

  • Marketing de guerrilha outdoors;
  • Marketing de guerrilha indoors;
  • Marketing de guerrilha discreto;
  • Marketing de guerrilha interativo.

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