10 melhores plataformas de frete para e‑commerce em 2025

- Uma plataforma de frete é um sistema que conecta lojas virtuais a diferentes transportadoras e Correios em uma única interface;
- A ferramenta calcula automaticamente valores e prazos de entrega no checkout, gera etiquetas de envio, oferece rastreamento em tempo real e centraliza a gestão logística;
- Lojistas que usam a Nuvemshop podem fazer envios de forma simples usando o Nuvem Envio ou escolher uma das mais de 25 opções de frete disponíveis na Loja de Aplicativos.
Segundo dados do NuvemCommerce, o alto custo do frete é o problema mais comum para empresas que faturam acima de R$ 100 mil por mês. Mas se engana quem pensa que elas são as únicas afetadas — o frete é responsável por mais de 50% dos abandonos de carrinho em lojas virtuais de todos os tamanhos.
Por isso, escolher a plataforma de frete certa tornou-se essencial para o sucesso de quem vende online. Afinal, com essa ferramenta, é possível não só centralizar cotações, contratação e monitoramento de entregas em um único painel, mas também garantir economia nos custos de envio.
Pensando nisso, preparamos este guia com as 10 melhores plataformas de frete para e-commerce , comparando funcionalidades, preços e estratégias para maximizar sua economia e aumentar as vendas em 2025. Confira!
O que é e como funciona uma plataforma de frete?
Uma plataforma de frete é um sistema que integra múltiplas transportadoras em uma única interface, automatizando cálculos, contratações, comparativos de preços, prazos e rastreamento de entregas.
Ou seja, a plataforma de frete para e-commerce atua como uma intermediária entre a loja online e as transportadoras. Funciona assim:
- Integração via API: conecta automaticamente sua loja às transportadoras;
- Cálculo automático em tempo real: sistema calcula e exibe opções de prazos e valores de frete;
- Seleção da transportadora: cliente escolhe a opção mais adequada em preço ou prazo;
- Geração de etiqueta: sistema emite a etiqueta de envio de forma prática e padronizada;
- Rastreamento completo: permite acompanhar todo o trajeto do pedido até a entrega.
Quando um cliente adiciona um produto ao carrinho em sua loja Nuvemshop, por exemplo, a plataforma consulta automaticamente todas as transportadoras cadastradas, apresenta as melhores opções de prazo e preço e permite a finalização da compra com frete já calculado.
Tudo isso fica ainda mais simples ao usar o Nuvem Envio, que é a solução de frete exclusiva para lojistas da plataforma, proporcionando uma experiência completamente integrada ao painel de vendas, além de descontos exclusivos com as transportadoras parceiras.
💡 Saiba mais: Como o Nuvem Envio pode otimizar suas operações de frete?
Quais as vantagens de usar uma plataforma de frete para e-commerce?
A principal vantagem das plataformas de frete para e-commerce é a economia, já que elas permitem comparar tarifas para oferecer o frete mais barato e com melhor prazo para o consumidor.
Mas não para por aí. Outros benefícios importantes desse tipo de ferramenta são:
Mais opções de entrega
Com uma plataforma de frete, o lojista pode oferecer mais opções de entrega aos clientes, já que a solução conecta a loja a diversas transportadoras e aos Correios em um só lugar.
Isso amplia a cobertura de regiões atendidas, permite comparar preços e prazos e ainda aumenta as chances de conversão, já que o consumidor pode escolher a alternativa que melhor se adapta às suas necessidades.
💡 Saiba mais: Melhores transportadoras para e-commerce
Mais controle para o lojista
A plataforma de frete também reúne, em um único painel, todas as remessas, relatórios detalhados de performance por transportadora e gestão de ocorrências e devoluções. Assim, é possível trazer mais organização para a operação logística e facilitar a tomada de decisões estratégicas.
"Com um bom painel de gestão de pedidos, você consegue acompanhar de uma maneira macro qual é o status pedido, se já foi entregue, se está em andamento, se foi extraviado, se está em algum atraso, para você poder contatar o destinatário final. Isso faz diferença para a experiência do cliente."
Rapidez operacional
A rapidez operacional é outro grande benefício desse recurso. Isso porque o sistema calcula o valor do envio em segundos durante o checkout, oferecendo ao cliente prazos e custos de forma imediata.
Além disso, disponibiliza rastreamento em tempo real e automatiza tarefas manuais repetitivas, como a geração de etiquetas e o acompanhamento de entregas, tornando toda a operação mais ágil e eficiente.
💡 Saiba mais: Melhores apps de rastreamento de encomendas
Menos abandonos de carrinho
Segundo pesquisa divulgada pela Exame, o frete é o principal motivo de abandono de carrinho no e-commerce brasileiro em 2025. E, quando tantos consumidores consideram esse fator decisivo para finalizar a compra, ele também se torna decisivo para o seu negócio.
Assim, lojas que apostam nas plataformas de frete para otimizar os custos e as opções de envio podem ver uma melhora significativa nas taxas de carrinho abandonado, demonstrando o impacto direto dessa decisão no faturamento.
💡 Saiba mais: Quais são os motivos de um frete caro e como baratear o envio?
Redução significativa de custos
Por fim, vale reforçar: as plataformas de frete para e-commerce representam uma economia significativa para o negócio. Isso porque elas negociam coletivamente as tarifas de envio com diversas transportadoras, permitindo que lojistas tenham acesso a preços mais competitivos do que se contratassem por conta própria.
Como escolher a plataforma de frete ideal?
Antes de contratar uma plataforma de frete, preparamos essa checklist com o que você precisa considerar para te ajudar a avaliar suas necessidades e tomar a melhor decisão. Veja:
Volume de envios e perfil de negócio
O volume mensal de envios determina o perfil atual do seu negócio, o que é essencial para encontrar um parceiro que atenda às necessidades da operação e proporcione eficiência sem gerar gastos desnecessários.
Lojistas que realizam muitos pedidos por dia, por exemplo, podem se beneficiar de plataformas de frete mais robustas, que oferecem automação de ponta a ponta. Já e-commerces menores podem priorizar soluções mais simples e de menor custo.
Cobertura geográfica
No geral, as plataformas de frete para e-commerce atuam em três níveis de cobertura:
- Nacional: atendimento a todos os 26 estados e o Distrito Federal;
- Regional: foco em regiões específicas (como Sul, Sudeste ou Nordeste);
- Urbana: entregas expressas em grandes centros.
Os Correios, por exemplo, são referência por garantir entregas mesmo nas regiões mais remotas. Já as transportadoras, geralmente, têm uma área de atuação mais limitada, mas oferecem prazos de envio mais rápidos.
💡 Saiba mais: Transportadora ou Correios: qual é a melhor opção para quem vende online?
Funcionalidades obrigatórias
Ao escolher uma plataforma de frete para o seu e-commerce, também é fundamental verificar se ela oferece algumas funcionalidades obrigatórias, como:
- Cálculo em tempo real: para apresentar opções de frete durante o checkout sem delays que prejudiquem a conversão;
- Rastreamento completo: para acompanhar desde a postagem até a entrega, com notificações automáticas;
- Logística reversa: para gerenciar devoluções automaticamente, emitindo etiquetas de retorno e controlando o fluxo;
- Seguro de entrega: para proteger contra perdas, avarias e extravios, evitando prejuízos financeiros significativos.
Modelo de precificação e custos ocultos
Existem três principais modelos de precificação no frete para e-commerce:
- Assinatura mensal: que cobra uma taxa fixa e oferece tarifas reduzidas por etiqueta;
- Pay-per-use: você paga apenas pelos envios realizados;
- Taxa fixa por etiqueta: que mantém um valor único independente do volume de pedidos.
Avaliar qual modelo se encaixa melhor no perfil da sua loja permite planejar os custos de forma mais precisa, evitando surpresas na operação e garantindo que a escolha da plataforma de frete seja eficiente e sustentável para o negócio.
"A estratégia de fretes deve garantir simultaneamente preços competitivos, entregas ágeis e o cumprimento das expectativas dos clientes — a logística é crucial para garantir a satisfação do consumidor."
💡 Saiba mais: Guia completo de como fazer cotação de frete
Integração com a plataforma de e-commerce
Por fim, priorize sempre as soluções que possuem integração direta com a sua plataforma de e-commerce. Isso vai eliminar complexidades técnicas, reduzir o tempo de implementação e facilitar na hora de gerir a ferramenta no dia a dia.
A Nuvemshop, por exemplo, oferece integração nativa com o Nuvem Envio, que é a solução própria da plataforma. Além disso, é possível se conectar de forma simples e fácil a mais de 25 opções de frete por meio da Loja de Aplicativos.
⚙️ Conheça a Loja de Aplicativos
10 melhores plataformas de frete para e-commerce
Confira, logo abaixo, quais são as dez soluções de frete para entregas de lojas virtuais:
Nuvem Envio
O Nuvem Envio é a solução oficial da Nuvemshop, oferecendo integração via app nativo sem necessidade de configurações complexas. A plataforma conecta automaticamente sua loja aos Correios e às principais transportadoras, proporcionando a experiência mais integrada e otimizada do mercado.
A plataforma não só oferece benefícios econômicos e prazos de entrega competitivos, como também traz ganhos significativos para os lojistas, como o recurso door to door, no qual o lojista aguarda a coleta de suas encomendas em seu endereço para que sejam transportadas para o centro de distribuição.
Além disso, como seu painel de administração completamente integrado ao da loja, o Nuvem Envio facilita a gestão de negócios e de entregas, permitindo que os usuários gerenciem todas as etapas logísticas em um só lugar.
Melhor Envio
A Melhor Envio é uma plataforma de frete para e-commerce que opera sem mensalidade, cobrando apenas pelos envios realizados. O cadastro gratuito permite acesso imediato às funcionalidades básicas e tarifas negociadas com Correios, Jadlog, Loggi e outras transportadoras.
Um ponto de atenção é que as funcionalidades avançadas requerem volume mínimo e algumas transportadoras têm cobertura regional limitada. Além disso, o modelo pay-per-use pode encarecer a logística para volumes altos.
SuperFrete
A SuperFrete é um aplicativo gratuito de frete para pequenos e médios empreendedores. Ele pode ser baixado no smartphone ou integrado à sua loja virtual no desktop para facilitar a gestão logística do seu negócio.
Assim como a Melhor Envio, também é uma plataforma sem mensalidade, que funciona no modelo em que você paga apenas pelos envios realizados.
Mandaê
A Mandaê é mais uma opção de plataforma de frete focada em e-commerces. Em atividade nos estados de São Paulo e Minas Gerais, ela tem integração com diversas plataformas de e-commerce e ERPs.
A plataforma conta com um recurso de tecnologia que avalia prazo, preço do frete, modalidade de envio e região do destinatário. A partir desses dados, o sistema escolhe a opção com melhor custo-benefício entre as 30 transportadoras com as quais a Mandaê tem contrato.
Loggi
A Loggi é uma plataforma de frete para e-commerce que conecta empresas a entregadores autônomos, oferecendo serviços rápidos, rastreáveis e com cobertura nacional, sendo ideal para e-commerces que buscam agilidade e tecnologia na logística.
Além disso, a ferramenta oferece rastreamento em tempo real, notificações automatizadas, confirmação de entrega e painéis intuitivos para a gestão dos pedidos, garantindo máxima eficiência nas entregas.
Frenet
A Frenet funciona conectando sua loja a múltiplas transportadoras simultaneamente, comparando preços e prazos automaticamente para selecionar a melhor opção a cada envio.
No geral, a ferramenta otimiza contratos já negociados pelo lojista com transportadoras. Ou seja, em vez de substituir acordos existentes, maximiza seu aproveitamento. No entanto, ela também oferece contratos próprios com alguns parceiros, como Correios, Jadlog, Loggi e Total Express.
Manda Bem
Outra boa ferramenta de frete para e-commerce é a Manda Bem. Com uma grande variedade de modalidades de entrega e retirada em pontos parceiros, ela oferece uma flexibilidade que atende diferentes perfis de consumidores.
Outra vantagem é que a plataforma pode ser usada em outros canais além da plataforma de e-commerce. Quem vende pelas redes sociais, por exemplo, também pode enviar mercadorias usando a solução.
Log Manager
Já a Log Manager é uma solução de frete para e-commerce focada no modelo same day delivery — em português, entrega no mesmo dia. Atualmente, a empresa atende demandas apenas na cidade de São Paulo e Região Metropolitana, onde mais de 400 mil pedidos são feitos e entregues por mês pela ferramenta.
Assim, vendedores online que atuam nessas localidades têm a possibilidade de melhorar a experiência de compra de seus clientes, com entregas rápidas e custos mais baixos.
Intelipost
A Intelipost é um sistema de gerenciamento de transporte que integra e-commerce, centros de distribuição, canais de venda e transportadoras para proporcionar uma visão completa das entregas e redução de custos logísticos.
Suas principais funcionalidades são cotação de frete, gerenciamento de entregas reversa, auditoria de faturas e torre de controle. Com isso, proporciona redução dos custos logísticos, visibilidade em tempo real de todas as entregas e as melhores opções de integrações para gerar escalabilidade e sustentabilidade para o seu negócio.
SmartEnvios
A SmartEnvios é uma plataforma de envios que conecta sua loja com diversas transportadoras, oferecendo fretes mais competitivos e gestão de entregas em uma única plataforma.
Ao todo, são mais de 100 transportadoras parceiras, incluindo Correios, Loggi, J&T e Azul Cargo, e integração com mais de 50 plataformas e ERPs, oferecendo um dos maiores ecossistemas do mercado.
Como otimizar os custos de frete do meu e-commerce?
Se o frete representa uma grande porcentagem do orçamento do seu negócio, veja algumas dicas para otimizar esse custo:
Contratos corporativos de frete
As plataformas de frete para e-commerce reúnem volumes de envio de várias lojas, o que permite que elas negociem em escala para garantir tarifas mais competitivas do que um lojista conseguiria individualmente.
Por isso, apostar em uma plataforma de frete pode ser mais vantajoso do que fazer contratos individuais com cada transportadora — mesmo para empreendedores que ainda não contam com um grande número de envios.
💡 Saiba mais: Como funciona o contrato com os Correios?
Múltiplos centros de distribuição
O uso de estratégias multi CD para reduzir distâncias médias de entrega é outra forma de reduzir os custos com frete no e-commerce. Não à toa, o número de centros de distribuição no Brasil cresceu mais de 35% nos últimos seis anos.
Segundo pesquisa realizada pela Frete Rápido, empresas que operam com múltiplos centros de distribuição conseguem reduzir gastos logísticos em até 25% e encurtar prazos de entrega de 5 a 7 dias para 1 a 2 dias.
O calcanhar de Aquiles de muitos e-commerces — mas que tem muita importância na balança — são as entregas rápidas. O brasileiro não gosta de esperar e está disposto a pagar mais por isso. — Thiago Sarraf • Especialista, palestrante e consultor Dr. E-commerce
💡 Saiba mais: O que é multi CD e como funciona a estratégia?
IA e otimização de rotas de entrega
As APIs avançadas das plataformas de frete para e-commerce processam milhares de variáveis por segundo, minimizando quilometragem, combustível, tempo de entrega e, consequentemente, custo do frete.
Isso porque os algoritmos dessas ferramentas analisam padrões históricos, trânsito em tempo real e disponibilidade de transportadoras para selecionar as melhores rotas automaticamente, oferecendo a melhor experiência para o cliente e para o lojista.
💡 Saiba mais: O que é e como funciona o gateway de frete em um site de vendas?
Modelos de frete grátis sustentáveis
Lembre-se também de que o frete grátis é uma das ações mais populares para incentivar conversões rápidas, mas também pode representar um furo no orçamento se não for bem estruturado.
Por isso, prefira políticas estratégicas como “frete grátis acima de R$ 200” ou “50% OFF no frete”. Essas estratégias são igualmente eficientes para aumentar o ticket médio, mas garantem uma margem de lucro segura para a venda.
Como integrar as plataformas de frete à sua loja Nuvemshop?
Se você já é um cliente Nuvemshop, saiba que o Nuvem Envio já vem ativo e totalmente integrado à sua loja. Você pode criar a sua loja virtual grátis, escolher as modalidades de envio de acordo com suas preferências e começar a vender sem complicação.
E, caso queira também integrar o seu e-commerce à outras plataformas de frete, é possível fazer isso por meio da nossa Loja de Aplicativos. Veja:
- Acesse a página da nossa Loja de Aplicativos;
- Acesse a seção “Todas categorias”, no canto superior direito;
- Selecionar a opção “Logística”;
- Clique no aplicativo que você deseja integrar à sua loja virtual;
- E depois em “Instalar aplicativo”.
Depois de configurar a plataforma de frete para e-commerce escolhida, lembre-se de acompanhar as métricas essenciais, como custo médio por pedido, tempo médio de entrega, taxa de devolução por transportadora e satisfação do cliente com prazos.
Esses indicadores ajudam a identificar gargalos logísticos, renegociar contratos quando necessário e ajustar estratégias de envio para reduzir custos sem comprometer a experiência de compra.
Tudo certo para escolher a melhor plataforma de frete para seu e-commerce?
Contar com uma boa plataforma de frete para e-commerce é mais do que uma questão de praticidade, é uma estratégia para reduzir custos e ganhar eficiência na gestão logística. Por isso, esperamos que este conteúdo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto.
E, se você já vende pela internet e quer profissionalizar os seus envios, venha para a maior plataforma de e-commerce da América Latina! Crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e aproveite todas as vantagens do Nuvem Envio para ajudar o seu negócio a crescer!