O que é snippet, como funciona e por que é importante?

Imagem mostrando um laptop com a página do Google aberta, representando o featured snippet.

Pontos principais do artigo:

  • Featured Snippets são respostas curtas e diretas que aparecem no topo dos resultados do Google quando se pesquisa uma palavra-chave;
  • Os snippets são criados automaticamente pelo Google com base no conteúdo da página. O buscador usa um algoritmo complexo para analisar o texto da página, incluindo o título, a meta descrição, o conteúdo do corpo e outros fatores. O algoritmo tenta identificar o trecho de texto que é mais relevante para a consulta de pesquisa do usuário;
  • O Google pode exibir snippets em diferentes locais nos resultados da pesquisa. Os snippets podem aparecer no topo da página de resultados, abaixo do título da página, ou ao lado do título da página.

É notável que a cada dia que passa as redes sociais e os mecanismos de buscas estão se atualizando em busca de oferecer a melhor experiência possível aos usuários.

Pensando nisso, o Google criou os Featured Snippets — ou caixa de perguntas — que aparecem no topo da página de resultados.

Neste artigo, vamos explicar o que é Snippet, como fazer um e porque ele é importante para apoiar sua estratégia de tráfego orgânico e aumentar suas vendas. Separe seu bloco de notas e, vamos lá? 📝

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O que é Featured Snippets do Google?

Featured Snippets — são respostas curtas e diretas que aparecem no topo dos resultados do Google quando se pesquisa uma palavra-chave específica.

Conhecido também como posição zero dos buscadores, eles visam responder, diretamente, a pergunta e intenção de busca do usuário, sem que ele precise ir para uma outra página.

Ficando acima da primeira posição orgânica, os Snippets podem aparecer em três formatos: parágrafos, listas ou tabelas. Vamos entender mais a fundo sobre eles a seguir.

Esse conceito vem, principalmente, do contexto de SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca), mas o termo Snippet também é conhecido como blocos de códigos utilizados no Visual Studio para agilizar o desenvolvimento de código HTML.

No entanto, neste artigo, vamos focar em explicar o termo ligado às estratégias de SEO para ajudar a impulsionar o tráfego orgânico para o seu site de vendas.

💡 Saiba mais: Indexar site no Google: como otimizar a estratégia SEO?

Quais tipos de Featured Snippets o Google mostra?

Até o momento, existem três tipos de Snippets mais comuns de aparecerem no topo da página de resultados do Google. Vamos conhecê-los!

Parágrafo

O comum entre os três formatos é o de parágrafo. Ele aparece na maioria dos Snippets para perguntas, definições de palavras e comparativos. Veja um exemplo:

Imagem mostrando um snippet em parágrafo.

Alguns tipos de conteúdo que podem aparecer Snippet em parágrafo são:

  • O que é;
  • Como fazer;
  • Por que;
  • Quem é;
  • Onde é.

Lista

O segundo formato mais popular entre os Snippets é em lista. Normalmente elas aparecem para rankings, tutoriais, passo a passo, receitas etc.

Veja um modelo abaixo:Imagem mostrando um snippet em lista.

Tabela/Quadro

Por mais que não seja tão comum como os outros dois formatos, o modelo de tabela ou quadro pode aparecer nos Snippets.

Você consegue encontrá-lo em SERPs de comparações de produtos ou preços, algumas receitas, horários de cinema, clima e informações nutricionais sobre algum alimento. Observe:Imagem mostrando um Featured Snippets em tabela.

Como funciona o Featured Snippets?v

Agora que você já sabe o que é Snippet é importante entender como ele funciona para conseguir colocar em prática essa estratégia.

O Google entende que os Snippets são como uma contracapa de livro. Eles dão uma amostra da história que o leitor vai encontrar e ele decide se quer comprar o livro ou não. Funciona da mesma forma com os sites ou blog posts.

Normalmente, o Google seleciona parte do conteúdo que está rankeando na primeira página (entre a 1ª e a 10ª posição) e que responda a dúvida do usuário de forma simples e direta. Não há uma confirmação sobre esses critérios, mas segundo o estudo da Ahrefs, estar bem posicionado é um padrão entre resultados que tem Snippets.

Não são todas as SERPs — páginas de resultados do Google — que possuem Snippet. Isso porque esse formato está atrelado a intenção de busca do usuário quando pesquisa sobre um determinado termo.

Como já falamos, o objetivo é fornecer respostas sucintas que respondem a dúvida sem fazer com que o visitante saia da plataforma. No entanto, dependendo da palavra-chave e da real intenção, pode ser que apenas aquela resposta curta não seja suficiente, ou ainda, que desperte mais curiosidade no leitor e leve-o a clicar no seu conteúdo.

Sendo assim, apesar de o Google não querer que o usuário saia da plataforma para acessar o seu conteúdo, em alguns casos os Snippets acabaram aumentando o CTR (taxa de cliques) das páginas.

As SERPs sem Snippet recebem 74% de cliques e as páginas com Snippet 70%, ou seja, apenas 4% a menos, conforme o estudo da Ahrefs.

💡 Saiba mais: 20 métricas de marketing digital para a sua empresa

Por que otimizar suas páginas para conseguir snippets?

Conquistar Snippets é um fator importante para obter mais sucesso em sua estratégia de marketing e SEO. Afinal, quanto mais conteúdos posicionados no topo da SERP, mais chances dos usuários clicarem na sua página, conhecer o seu negócio e, então, comprarem de você.

Rankear no topo da SERP

Os Featured Snippets pode ser a forma mais rápida de você conseguir se posicionar bem no Google. Afinal, eles buscam a melhor resposta para a dor do usuário e você pode entregar isso.

Se você possui um blog de conteúdo ou uma página de vendas, deve caprichar em sua estratégia de SEO on page para aumentar suas chances de conquistar Snippets ou melhorar o seu posicionamento orgânico. Confira algumas dicas:

Apesar de estarmos falando de estratégias de SEO on page, é importante que você também fique de olho no desempenho das suas páginas e se elas estão proporcionando uma boa experiência ao usuário.

💡 Saiba mais: SEO off page: o que é e qual sua importância? [guia]

Aumentar o CTR das suas páginas

CTR é a sigla para Click-through rate que nada mais é que a porcentagem de usuário que clicam em um link em relação ao número total de impressões, ou seja, quem visualizou a página.

Mesmo que a ideia do Google seja que o usuário permaneça na plataforma como já falamos, muitos deles tendem a querer se aprofundar mais no assunto e, com isso, acabam clicando no conteúdo para consumir a informação por completo.

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Conquistar autoridade

Conquistar Snippets coloca o seu negócio como autoridade no assunto e o destaca dos demais concorrentes, aumentando a sua credibilidade.

É, basicamente, como seu o Google entendesse que o seu conteúdo é o melhor para quem está buscando.

💡 Saiba mais: Diferencial competitivo: saiba como destacar sua loja virtual

Performar em buscas por voz

Você já interagiu alguma vez com assistentes virtuais como Alexa ou Siri? Pois bem, quando você faz uma pergunta, normalmente elas utilizam os Featured snippets para responder os usuários.

Sendo assim, suas chances de aparecer como solução para possíveis dúvidas aumenta – já que cada vez mais as pessoas têm realizado busca por voz.

Como fazer Featured Snippets no Google?

Não existe uma receita mágica para conquistar Snippets, no entanto, há algumas boas práticas que você pode seguir para conseguir a posição zero com mais facilidade. Confira!

1. Atente-se ao tamanho de cada Featured Snippets

De nada adianta você otimizar seus conteúdos se eles estiverem em um tamanho que não cabe no formato dos Snippets, não é mesmo? Por isso, busque um equilíbrio entre o exagerado e o minimalista.

Conforme um estudo realizado pela Moz, o tamanho ideal para um Snippet em parágrafo é de 45 palavras.

As listas apresentam em média 4.2 itens e até 10 palavras por cada item, mas o máximo de bullet points que aparecem no formato é de oito. Por isso, não fique com medo de criar listas maiores.

Já os quadros ou tabelas, a pesquisa traz a média de 3.6 fileiras e 2.5 colunas, sendo o máximo 9 fileiras e 3 colunas.

2. Mapeie as suas palavras-chaves que estão na primeira página

Se você já tem uma estratégia de marketing de conteúdo, é importante fazer um levantamento de todos os termos-chaves que estão rankeando na primeira página do Google.

Afinal, é mais fácil começar pelos conteúdos que você já está bem posicionado e conquistar Snippets.

3. Faça uma lista de termos-chaves do seu segmento

Se você não tem não tem um planejamento de conteúdo em execução, o primeiro passo é fazer uma pesquisa de palavras-chave com termos relevantes para o seu nicho de mercado e que você não rankeia com nenhum outro conteúdo.

Depois, você deve analisar as SERPs dessas palavras e ver se possuem Snippets. As que tiverem resultados com posição zero, você coloca para produção de um artigo.

4. Otimize e atualize os conteúdos

Após mapear e organizar seus conteúdos, chegou a hora de otimizá-los para conquistar os Snippets. Faça os ajustes necessários com base nos resultados das SERPs para as palavras-chave que você selecionou.

Lembre-se, foque em responder a dor do usuário. Você precisa oferecer conteúdos de qualidade e que se encaixem no formato estabelecido para Snippets.

Normalmente, o Google costuma demorar um pouco para subir a atualização do seu conteúdo. Mas, se demorar mais que 30 dias, é hora de voltar ao conteúdo e otimizá-lo mais uma vez.

Crie esse hábito e monte um processo de conteúdo para a sua estratégia. É sempre bom atualizar informações e ver o que os seus concorrentes de SERP estão fazendo melhor que você.

Tudo certo sobre Featured Snippets?

Agora que você já sabe o que é Snippet e como conquistá-los para a sua estratégia de marketing e SEO, chegou a hora de colocar em prática tudo o que aprendeu neste artigo.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes

Rankear no topo da SERP, aumentar o CRT das suas página, conquistar autoridade e performar em buscas por voz.

Atente-se ao tamanho de cada Snippet, mapeie as suas palavras-chaves que estão na primeira página, faça uma lista de termos-chaves do seu segmento e otimize e atualize os conteúdos.

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