Como calcular o custo de um produto? [guia completo]
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- Para manter a sustentabilidade de um negócio, todo empreendedor precisa saber como calcular o custo de um produto, ou seja, todos os gastos envolvidos para que ele seja produzido e comercializado aos clientes;
- O custo de um produto envolve os custos fixos (como contas de consumo, aluguel e salários) e os custos variáveis (matéria-prima, embalagem, taxas, impostos), que mudam conforme a produção e as vendas;
- Após descobrir como calcular os custos de um produto, recomendamos que você confira a nossa planilha de precificação gratuita para que suas vendas sejam cada vez mais lucrativas!
A precificação é a base de qualquer negócio. É por isso que todo empreendedor que deseja ter um negócio sustentável e escalável precisa entender como calcular o custo de um produto corretamente, a fim de tomar as melhores decisões e agir de maneira estratégica.
No entanto, embora os conceitos estejam relacionados, é preciso lembrar que há uma grande diferença entre preço e custo. Enquanto o custo representa todos os recursos que você usou para produzir ou adquirir um produto (como materiais, mão de obra e despesas fixas), preço é o valor final que o cliente paga por aquele item.
Dito isso, reforçamos a importância do cálculo do custo — que deve ser sempre inferior ao do preço, garantindo margens de lucro.
Para acabar com qualquer dúvida sobre o assunto, trataremos sobre os custos envolvidos em um negócio, especialmente para as lojas virtuais, abordando os tipos de custos, exemplos práticos e diferentes formas de calcular para ter um negócio lucrativo.
Depois de calcular esses gastos, não deixe de conferir a nossa planilha de precificação, que além de ser um sucesso entre os empreendedores, é totalmente gratuita:
Qual o custo de um produto?
O verdadeiro custo de um produto é a soma de todos os gastos para que ele seja produzido, vendido e chegue até o cliente. É por isso que quem busca crescimento sustentável não pode considerar somente o preço da compra de materiais.
Para investir com solidez em um negócio, a pergunta que se deve fazer não é “quanto vender?”, mas “qual o custo real do meu produto?”.
Isso inclui os custos variáveis (matéria-prima, embalagem) e parte dos seus custos fixos (aluguel, internet, contas de consumo).
Além disso, é necessário considerar outras despesas, como as taxas do meio de pagamento, o investimento em marketing para gerar a venda e até o frete. Entender esse cálculo é a chave para uma operação com lucratividade e estrutura, em vez de uma que apenas “paga as contas”.
A seguir, vamos entender um pouco mais sobre cada um desses custos.
O que são custos fixos e variáveis de um produto?
Para calcular o custo real do seu produto, primeiramente é necessário classificar seus gastos em duas categorias: custos fixos, ligados intimamente à estrutura da empresa, e custos variáveis, que estão relacionados ao volume de vendas.
Afinal, tratar as despesas de maneira generalizada é um erro que pode levar a uma precificação de produto errada, reduzindo as margens de lucro do seu negócio.
Exemplos de custos fixos para e-commerce
Os custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de acordo com o volume de produção ou de vendas. Isso quer dizer que, independentemente se a loja vender muito ou nada em um mês, esses gastos continuarão existindo para manter a operação funcionando.
Confira alguns exemplos práticos de custos fixos para quem vende online:
- Aluguel: valor pago pelo espaço físico do escritório, produção e estoque;
- Salários da equipe: remuneração dos funcionários da empresa;
- Pró-labore: o salário definido para os sócios-proprietários;
- Mensalidade da plataforma de e-commerce: valor pago para manter a loja virtual no ar, como o plano da Nuvemshop;
- Contas de consumo: contas de água, luz, internet e telefone do local de trabalho;
- Assinaturas de softwares: mensalidades de ferramentas de gestão, automação de marketing, ERPs;
- Serviços terceirizados: pagamento a profissionais como contadores, agências de marketing ou assessores de imprensa;
- Impostos e taxas fixas: tributos como IPTU ou taxas de licença de funcionamento que não variam com o faturamento;
- Depreciação de equipamentos: a perda ou manutenção de ativos como computadores, impressoras, armários.
💡Saiba mais: Quais são os principais impostos de e-commerce e como funcionam?
Exemplos de variáveis para e-commerce
Os custos variáveis são aqueles que estão ligados à produção e venda das mercadorias. Isso quer dizer que esse custo é alterado se as vendas aumentam ou diminuem e, se não há venda, ele não existe.
Confira alguns exemplos práticos de custos variáveis para quem vende online:
- Matéria-prima ou fornecedores: valor gasto para produzir ou comprar cada produto;
- Embalagens: caixas, envelopes, fitas adesivas, plásticos-bolha ou outro material usado para enviar o pedido;
- Taxas do meio de pagamento: percentual ou valor fixo que gateways como Mercado Pago, PagSeguro ou outros cobram sobre cada transação aprovada;
- Impostos sobre a venda: tributos que incidem no faturamento, como o ICMS e o PIS/COFINS;
- Frete: custo pago a transportadoras ou Correios para levar o produto até o consumidor;
- Comissões de venda: possível percentual pago a vendedores, afiliados ou influenciadores por cada venda que eles geram para a sua loja;
- Taxas de marketplace: comissão cobrada para quem vende em plataformas como Shopee ou Mercado Livre;
- Anúncios: campanhas de mídia paga que cobram por resultado (CPC ou CAC), que varia conforme o tráfego e as conversões;
- Custos com logística reversa: despesas de frete de devolução e o reprocessamento de um produto quando um cliente solicita uma troca ou devolução.
💡Saiba mais: Meios de pagamento na Nuvemshop
Como calcular os custos fixos e variáveis de um produto?
A partir de exemplos práticos de custos fixos e variáveis, chega a grande questão que você está buscando: como calcular os custos de um produto?
A verdade é que há algumas maneiras para contabilizar esses gastos na sua estrutura de custos. Adiante, apresentaremos a você:
- Fórmula para calcular os custos;
- Planilha de custos fixos e variáveis.
Venha entender como estruturar suas vendas de acordo com a sua preferência e tempo:
Fórmula para calcular o custo de um produto: passo a passo
Existe uma fórmula usada para calcular o custo de um produto, que basicamente é:
Custo total por unidade = (custo variável unitário) + (rateio do custo fixo)
Para entender como esse cálculo funciona na prática, você pode usar a seguinte lógica:
- Custo variável unitário é tudo aquilo que você utilizou para fazer UM produto. Ou seja, se fizer mais, vai gastar mais. Se não fizer nenhum item, não gasta nada;
- Rateio do custo fixo é divisão de todos os gastos fixos e estruturais que você tem, que estão embutidos no custo de produção e venda de cada mercadoria.
Que tal um exemplo prático? Vamos lá!
Exemplo de como usar a fórmula de cálculo de produto
Vamos supor que você produza brinquedos de madeira na sua loja virtual. Para calcular o custo real, você poderia utilizar o seguinte raciocínio:
- Passo 1: calcular o custo variável de cada unidade:
- Madeira e eixos: R$ 12,00
- Tinta, lixa e verniz: R$ 4,00
- Embalagem e etiqueta: R$ 3,50
Custo variável total = R$ 19,50
- Passo 2: ratear o seu custo fixo mensal, dividido pela sua produção mensal:
- Custo fixo total do mês: R$ 4,5 mil
- Produção mensal: 200 brinquedos
- Cálculo do rateio: 200 unidades / R$ 4,5 mil = R$ 22,50 por brinquedo (esse é o valor que cada brinquedo precisa “cobrir” para ajudar a pagar as despesas fixas)
- Passo 3: some tudo e encontre o custo real:
- Custo total por unidade = (custo variável unitário) + (rateio do custo fixo), ou seja — Custo real por brinquedo= R$ 19,50 + R$ 22,50 = R$ 42,00
Isso quer dizer que o custo de produção de cada brinquedo é de R$ 42, e não somente R$ 19,50 de material. Vender abaixo desse valor representaria um prejuízo para a sua empresa, já que não cobriria os seus custos operacionais.
Bônus: como calcular a matéria-prima e mão de obra de um produto
Uma das maiores dúvidas dos empreendedores é sobre como calcular o preço de custo de matéria-prima ou a mão de obra direta envolvida na produção de um produto.
No caso da matéria-prima, aconselhamos que você faça uma lista com cada componente necessário e a quantidade usada por peça.
Voltando ao exemplo do carrinho de madeira, vamos supor que você use madeira, tinta e rodas na elaboração. Assim, o cálculo seria:
- Madeira: R$ 100 em uma chapa que rende 50 carrinhos. Custo por carrinho: R$ 100 / 50 = R$ 2;
- Tinta: R$ 20 em pote de tinta que pinta 40 carrinhos. Custo por carrinho: R$ 20 / 40 = R$ 0,50;
- Rodas: R$ 15 em um kit com 40 rodas (para 10 carrinhos). Custo por carrinho: R$ 15 / 10 = R$ 1,50.
Neste caso, o custo total de matéria-prima por carrinho seria de R$ 4.
No entanto, se a questão for a mão de obra envolvida, será necessário entender o tempo gasto especificamente para produzir uma unidade, mesmo que seja o seu próprio tempo, ok?
Para isso, usando o exemplo do carrinho, você poderia seguir a lógica:
- Defina o custo da hora: vamos supor que um salário justo para a função seja de R$ 4,4 mil para 220 horas mensais. Custo da hora de trabalho: R$ 4,4 mil / 220 = R$ 20;
- Calcule o tempo de produção: vamos supor que você leva 30 minutos (ou 0,5 horas) para montar e pintar cada carrinho;
- Multiplique o custo da hora pelo tempo gasto: no exemplo, seria R$ 20 * 0,5, ou seja: R$ 10.
Planilha de custos fixos e variáveis
Uma forma mais prática de calcular esses custos é usar uma planilha de custos fixos e variáveis que já tenha uma estrutura pronta para você, que provavelmente não tem tanto tempo livre, apenas computar as informações pertinentes ao seu negócio.
A boa notícia é que a Nuvemshop tem a planilha ideal para você conseguir avaliar seus custos.
Basta preencher os campos que ela trará, de forma clara, quais são os seus principais gastos.
Baixe a planilha grátis de custos fixos e variáveis da Nuvemshop e administre com precisão o seu orçamento para garantir a lucratividade do seu negócio:
Como calcular a margem de lucro com base no custo de um produto?
Calcular o custo de um produto envolve examinar diversos fatores para que o preço de venda não represente prejuízo ao fluxo de caixa de uma empresa. Para conseguir fazer a precificação ideal, é importante se basear também na margem de lucro, que representa o percentual de ganho sobre o preço de venda.
📹 Veja também: Como calcular a margem de lucro do meu site de vendas
Além disso, existe o markup, que é um índice multiplicador aplicado sobre o custo para formar o preço. Esse indicador é importante porque já embute a margem de lucro pretendida e cobre custos e despesas que não estão no custo de produção (como despesas administrativas, impostos sobre a venda e comissões).
Quer encontrar esse número mágico? Então, baixe gratuitamente a nossa planilha markup, que automatiza esse cálculo a partir de informações que você fornece sobre a sua operação:
Entendeu como calcular o custo de um produto?
Percebeu como uma gestão de custos feita com embasamento pode fazer total diferença na saúde financeira da sua loja virtual? Entender como cada gasto impacta no seu orçamento é fundamental para fazer um controle preciso e garantir sustentabilidade.
Para facilitar o seu dia a dia, você pode contar com ferramentas que automatizam os cálculos e dão mais autonomia para gerir as frentes do seu negócio.
Além das planilhas que citamos, você pode contar com os aplicativos de gestão Nuvemshop, que são integrados às lojas virtuais e permitem focar no que realmente importa: vender mais.
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