8 exemplos de posicionamento de marca para se destacar

Imagem das Times Square Garden em Nova Iorque, mostrando telões com vários anúncios de marcas, representando o que é posicionamento de marca

Posicionamento de marca é o lugar que uma empresa almeja ocupar na memória e na vida dos consumidores. Essa é uma estratégia de branding que visa colocar o negócio no topo de um segmento de mercado e, com isso, ser lembrado pelo público.


Você sabe o que é posicionamento de marca e por que ele é tão importante para que o seu negócio obtenha sucesso?

Comece pensando em uma marca querida por você, a primeira que vem à cabeça dentro de um determinado segmento. Aquela que, além de satisfazer as suas necessidades e entregar um produto ou serviço de qualidade, se comunica com eficiência e parece até que tem uma personalidade própria.

Conseguiu, não é? Certamente, ela fez um ótimo trabalho ao se posicionar. Portanto, neste artigo, vamos aprender o que é posicionamento de marca, como fazer e exemplos de sucesso para que você se inspire. 😉

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O que é posicionamento de marca?

Posicionamento de marca é o conjunto de estratégias de comunicação voltadas para construir a percepção do público-alvo sobre uma marca. Isso ajuda a colocá-la em posição de destaque na mente do consumidor. Em outras palavras, é o que faz uma empresa ser lembrada de forma positiva pelos clientes.

O posicionamento de marca faz parte do branding, uma estratégia de gestão da marca para que ela seja percebida e lembrada pelos clientes de forma positiva. Desse modo, é realizado um trabalho para que, idealmente, sua empresa seja a primeira opção na mente do consumidor quando ele pensar nos tipos de produto ou serviço que oferece.

💡Saiba mais: Como criar estratégias de branding para e-commerce?

Em um mercado tão concorrido, grande parte das lojas online são lembradas por diferenciais mais práticos, como preços atrativos, boas opções de frete, descontos e promoções, dificultando a construção de uma relação emocional com o cliente final. Poucas marcas digitais conseguem estabelecer uma conexão que vá além da transação.

No entanto, as que conseguem conquistam um espaço no coração do usuário. E isso resulta em uma lembrança muito maior na hora da compra. Mais do que ser simplesmente um serviço, sua loja precisa construir uma identidade focada na proposta de valor.

💡 Saiba mais: O que é valor de marca e como calcular o do seu negócio?

6 dicas para melhorar sua estratégia de posicionamento de marca

Para elaborar uma estratégia de posicionamento de marca bem-sucedida é preciso entender profundamente seu público, seus desejos e o que ele espera de você, além de saber com clareza o que você tem a oferecer.

Confira a seguir algumas dicas para desenvolver e melhorar o posicionamento da sua marca no mercado:

1. Conheça bem o seu negócio

Faça um exercício simples e pergunte-se: aonde você deseja chegar com a sua empresa? Quais são seus diferenciais? O que ela oferece ao seu público? O que, além do produto, seu negócio entrega para quem compra com você? Conforto, alegria, tranquilidade etc.

Além do aspecto afetivo, concentre-se em informações concretas, como seus custos e a média de preço para o consumidor final. Esses dados são importantes para que você consiga traçar uma estratégia de negócios ainda mais efetiva.

2. Entenda quem é o seu cliente

Não dá para desenvolver um posicionamento de marca sem saber quem vai consumir seus produtos ou serviços, certo? Por isso, é de extrema importância definir o público-alvo da sua empresa.

Quanto mais claro esse público estiver, mais definido ficará o mercado em que você deve apostar. Assim, você pode escolher os melhores produtos para vender, as mídias para divulgação e a linguagem adequada para se comunicar.

Criar “personas criativas” pode ajudar nesse momento. Dê vida ao seu público, imaginando as roupas que ele usa, o que ele gosta de fazer, os lugares que costuma frequentar, seus hábitos e costumes.

Sabendo para quem se quer vender, é mais fácil montar a personalidade da marca e direcionar as ações de comunicação. Conheça e supere as expectativas de seu cliente!

💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?

3. Saiba o que a sua marca representa

Grande parte do que faz um posicionamento de marca eficiente foge do tangível. Não se trata somente do produto vendido, mas também sobre os valores transmitidos em suas comunicações e o que seu público sente quando compra e interage com você.

Para criar conexões, oferecer preços bons e produtos de qualidade pode não ser suficiente. É preciso vender sentimentos, conquistas, propósitos, ideias e ideais. Ao ser associado a questões emocionais, sociais, ideológicas etc, você se diferencia das outras marcas e se aproxima de seus clientes de forma afetuosa.

💡 Saiba mais: Como definir a visão e a missão do seu negócio?

4. Mapeie seus concorrentes

Por meio da análise da concorrência, conhecida também como análise de mercado, é possível monitorar regularmente os seus concorrentes, ou seja, negócios que oferecem produtos e serviços similares aos seus.

Durante esse estudo é possível observar alguns aspectos, como os preços oferecidos, a forma como é realizada a gestão comercial, como anda a experiência do cliente etc.

Ao fazer uma análise da concorrência, você pode saber como sua marca está posicionada no mercado em relação a outras empresas que disputam o mesmo público que você. Dessa forma, será capaz de identificar o que diferencia sua empresa do resto.

Além disso, esse tipo de estratégia permite que você identifique os pontos em que seu negócio está bem em relação aos concorrentes e aquilo que você precisa melhorar para conquistar mais clientes. Assim, sua marca pode se tornar cada vez mais competitiva.

5. Faça uma checklist

Depois de levantar todas essas informações, tente consolidar o resultado em uma frase simples que resuma a sua loja. Certifique-se de que ela cumpra os requisitos abaixo:

  • Diferencia a sua marca entre os concorrentes;
  • Transmite os valores desejados;
  • É memorável;
  • É fácil de entender;
  • Cumpre o que promete.

Tudo certo? Então, pode seguir com sua estratégia de posicionamento.

💡Saiba mais: Como fazer uma checklist de loja virtual?

6. Use a criatividade para se comunicar

Agora, já dá para colocar o bloco na rua, ou seja, fazer com que o seu público conheça o seu negócio e todos os benefícios — práticos e emocionais — de comprar com você.

Para isso, é preciso planejar uma estratégia consistente para comunicar todas essas percepções, desenvolvendo algumas frentes, como:

  • Tom de voz da sua marca: entenda qual é linguagem adequada para se comunicar com o seu público-alvo;
  • Peças criativas: desenvolva materiais audiovisuais, como fotos e vídeos, ou de leitura, como blogposts;
  • Canais de contato: escolha as redes sociais para sua empresa e em quais canais de venda estará presente. Entenda os melhores meios para interagir com seu público e desenhe a frequência dessas interações.

Lembre-se de que, para fazer com que sua loja virtual tenha sucesso e seja cada vez mais lembrada, é fundamental que ela apareça. Por isso, invista em estratégias para divulgar o seu negócio e ofereça a melhor experiência possível dentro do seu e-commerce.

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8 exemplos de posicionamento de marca bem-sucedidos

O posicionamento só é efetivo quando sua marca se faz presente no imaginário do público, combinando reputação, sensações, valores, benefícios, memórias afetivas e uma personalidade marcante.

A seguir, conheça algumas marcas que obtiveram sucesso a partir de suas estratégias de posicionamento:

1. Starbucks

A Starbucks é popular por oferecer uma variedade de cafés e derivados. Entretanto, a marca caiu no gosto popular por apostar não apenas em bons produtos, mas também na experiência do consumidor.

O posicionamento da Starbucks é focado em oferecer um atendimento de excelência para promover a satisfação dos clientes. A principal estratégia foi passar a escrever o nome do consumidor no copo no momento de entregar a bebida. Esse pequeno gesto criou proximidade com o público e se tornou parte da cultura empresarial.

Até hoje, é comum vermos pessoas postando fotos de copos da Starbucks em suas redes sociais, o que não é nada comum acontecer com outras marcas.

2. McDonald’s

O McDonald’s é definitivamente a titã dos fast foods. A marca está presente em mais de cem países e sua estratégia de posicionamento é baseada em quatro conceitos: segmentação, experimentação, adaptação e inovação.

Entendendo que cada país apresenta diferentes aspectos culturais e sociais e que isso impacta diretamente nos hábitos de consumo, a empresa se compromete em estudar as preferências e as necessidades dos consumidores de cada país. Ela oferece, assim, a melhor experiência possível.

Além dos produtos e serviços, a marca sempre se mostrou engajada com projetos de marketing social, como o McDia Feliz. Nesta ação, parte da receita de todas as lojas do país são doadas a instituições que trabalham em prol da saúde e educação de crianças e jovens.

3. Dolly

Se começar a tocar a música de qualquer comercial da Dolly neste momento, certamente, você saberá cantar a letra completa. A marca apostou em um formato barato e cômico que, inicialmente, focava no público infantil e acabou atingindo um mercado muito maior.

Com as campanhas da Dolly tornando-se virais na internet, a marca garantiu não somente uma parcela do mercado de refrigerantes, mas também conquistou o coração dos brasileiros.

Uma das grandes jogadas da marca foi gravar uma nova versão do clássico comercial de Páscoa, mas, desta vez, com os atores já adolescentes. O vídeo causou uma sensação de nostalgia no público, mexendo com sua memória afetiva.

4. Coca-cola

Outro grande exemplo de posicionamento de marca é a Coca-Cola, marca líder no mercado global de refrigerantes há 130 anos.

Quando mencionamos a empresa, provavelmente você se lembrou de campanhas como “Abra a felicidade”, “O lado Coca-Cola da vida” e “Para todos”. Isso só mostra que os conceitos de amizade, alegria e união, presentes na marca, também penetraram o imaginário popular.

5. Pepsi

A concorrente direta da Coca-Cola também soube aproveitar a oportunidade para posicionar sua marca. O grande exemplo que mostra isso é a campanha “Pode ser Pepsi?”, fazendo alusão ao segundo lugar que a empresa ocupa no mercado de refrigerantes.

Após essa fase, a empresa lançou o “Só que sim”, mostrando que a Pepsi já havia conquistado sua fatia do público, que agora a escolhe como primeira opção.

6. Apple

O posicionamento da Apple envolve luxo, inovação e exclusividade. E é isso que os consumidores percebem quando visitam as lojas, acessam o site e usam os produtos.

A empresa é referência no mercado de tecnologia e usa sua forte influência para ditar as novidades da área e despertar o interesse de um público cada vez maior. Dessa forma, seus lançamentos sempre alcançam o sucesso esperado e ela se mantém no topo.

7. Dove

Se você perguntar para alguém qual é o diferencial dos sabonetes Dove, todos dirão que é o “¼ de creme hidratante”. Essa valorização da beleza real e da saúde das mulheres é o posicionamento que a marca assumiu.

Por meio de campanhas emocionais e de empoderamento feminino, a Dove fez com que esse público se identificasse com a marca e sua mensagem.

8. Nike

A Nike foi uma das pioneiras a criar um grande culto à imagem da marca e uma mística em relação aos produtos. O icônico slogan da empresa (“just do it”, ou “apenas faça”) serviu para mostrar que todos são capazes de superar seus obstáculos, criando forte ligação com o público consumidor.

Tanto atletas profissionais quanto amadores se sentem contemplados pelos produtos e valores da empresa, que sempre se manteve fiel à sua veia esportiva.

Já sabe como fazer um posicionamento de marca?

O céu é o limite na hora de ganhar espaço na mente do seu consumidor. Por isso, é tão importante entender o impacto do posicionamento de marca. Esperamos que você tenha tirado todas as suas dúvidas com nosso artigo.

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Perguntas frequentes sobre posicionamento de marca

Posicionamento de marca é um conjunto de estratégias e ações de branding usadas para construir a percepção do público-alvo sobre uma marca. Isso ajuda a colocá-la em posição de destaque na mente e na preferência do consumidor. Em outras palavras, é o que faz uma empresa ser lembrada de forma positiva pelos clientes.

Uma estratégia de posicionamento de marca é capaz de trazer maior visibilidade para uma empresa e maior reconhecimento no mercado. Além disso, o negócio que trabalha essa frente tende a destacar sua imagem dos concorrentes. Como consequência, você poderá notar um aumento significativo nas vendas.

Algumas marcas de destaque são o Starbucks, McDonalds, Dolly, Coca-Cola, Pepsi, Apple, Dove, Nike e Adidas.

Primeiro, é necessário conhecer a fundo o seu negócio, seu cliente e o que a sua marca representa. É importante, também, mapear concorrentes e traçar estratégias para destacar a sua empresa em meio a multidão. Faça uma checklist de pontos a serem incluídos e use sempre da criatividade para se comunicar.

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