Guia completo sobre produto e precificação

Entenda como a precificação dos seus produtos pode aumentar a lucratividade do seu negócio.

No comércio — tanto digital quanto tradicional —, para obter uma margem de lucro relevante, é preciso que exista um equilíbrio entre produto e precificação. Isto é: definir de forma assertiva o valor de venda de cada item.

Esse é, de longe, um dos principais desafios de empreendedores que estão no começo de suas jornadas. No entanto, também é uma questão que, volta e meia, pode surgir até mesmo em negócios mais antigos, como com a chegada de um novo produto, por exemplo.

Para garantir que suas mercadorias sejam colocadas à venda por preços atrativos e que, ao mesmo tempo, gerem retornos positivos, aprender como fazer a precificação de seus produtos deve ser uma tarefa prioritária.

Por isso, neste guia completo, você encontrará uma seleção de conteúdos que irão te ajudar a entender tudo sobre produto e precificação. Sem mais delongas, vamos à leitura! 🧐

O que é precificação?

Precificação em sua definição exata significa o ato de atribuir preço a algo — seja um produto, um serviço, etc. No entanto, no comércio, este termo vai um pouco além.

Quando falamos sobre precificação no comércio, nos referimos à estratégia de definição dos valores monetários de cada produto, considerando fatores como a oferta, o valor de mercado e a lucratividade.

É essa estratégia que irá garantir que o seu negócio tenha uma margem de lucro positiva e evite problemas como o estoque parado.

Primeiros passos para a precificação

Qual a importância da precificação para empresas?

A precificação do produto é de grande importância para o sucesso de qualquer negócio. Isso porque é por meio dessa estratégia que será possível colocar à venda produtos que estejam alinhados com a demanda, a expectativa do público e as condições do mercado — como a inflação, por exemplo.

Um produto precificado corretamente, além de ter mais chances de ser vendido, tende a trazer lucros maiores para o negócio. Afinal, estamos falando de um fator que é considerado um dos pilares dos 4 Ps do marketing:

  • Preço: precificação correta dos produtos;
  • Produto: benefícios dos produtos oferecidos;
  • Praça: ponto de venda e/ou processos de entrega;
  • Promoção: divulgação para atingir o público-alvo.
Boas práticas de precificação

Precificação e ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio financeiro diz respeito ao momento em que a receita de uma empresa é equiparada aos seus custos. Ou seja, o lucro passa a cobrir — ou ultrapassar — as despesas com a esteira de produção.

Esse é, provavelmente, o principal objetivo na mira de empreendedores que apostam em estratégias de precificação. Mas, além disso, é importante investir em outras práticas como:

  • Divulgação dos produtos;
  • Experiência de compra positiva;
  • Confiabilidade da marca;
  • Entre outros.

Confira abaixo alguns conteúdos que podem ajudá-lo a aprimorar suas estratégias de precificação e vendas:

Práticas para tornar seus produtos mais atrativos

Quais são os fatores importantes para a precificação?

Além de pensar em preços que sejam rentáveis para o seu negócio e interessantes do ponto de vista do consumidor, no momento da precificação, é importante levar em consideração fatores como:

  • Impostos;
  • Custos de produção;
  • Valor praticado no mercado;
  • Sazonalidade.

Confira algumas dicas nos conteúdos abaixo:

Dicas de precificação

Produtos: o que preciso saber para vender online?

No e-commerce, existe demanda para praticamente todo o tipo de produto. O ponto de partida para quem quer vender online, no entanto, é entender qual nicho de mercado pode ser mais interessante do ponto de vista financeiro.

Além disso, se você pretende empreender, o ideal é que seu negócio tenha relação com suas afinidades. Por isso, se existem dúvidas quanto ao que vender na internet, conhecer as opções mais rentáveis é um ótimo exercício para garantir mais assertividade na hora de abrir um negócio online.

Para isso, separamos uma coleção de conteúdos que irão ajudá-lo nessa análise:

Quais produtos vender na internet?

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Como começar a vender produtos online?

Dúvidas gerais sobre produto e precificação

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Tudo certo sobre produto e precificação?

Entender sobre produto e precificação é fundamental para o sucesso de qualquer negócio — online ou offline. Por isso, aproveite estes conteúdos para garantir que sua estratégia de vendas seja cada vez mais efetiva. Afinal, quanto mais alinhado ao mercado você estiver, maior será a sua lucratividade.

E, se você ainda não vende online, o que acha de criar a sua loja virtual na Nuvemshop? Faça um teste grátis por 30 dias com a maior plataforma de e-commerce da América Latina e ganhe dinheiro na internet de forma prática e segura. 💙

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Perguntas frequentes

Precificação em sua definição exata significa o ato de atribuir preço a algo — seja um produto, um serviço, etc. No entanto, no comércio, este termo vai um pouco além. Quando falamos sobre precificação no comércio, nos referimos à estratégia de definição dos valores monetários de cada produto, considerando fatores como a oferta, o valor de mercado e a lucratividade.

  • Impostos;
  • Custos de produção;
  • Valor praticado no mercado;
  • Sazonalidade.

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