O que são micro-momentos?

Por: Luiz Piovesana

mulher usando o celular para fazer uma compra, representando os micro-momentos

Micro-momentos são pequenos instantes da jornada de compra de um cliente, desde o momento do interesse em saber mais sobre um determinado produto ou serviço, até o momento da finalização da compra.


Onde a sua marca está quando um consumidor mais precisa da sua solução? Os micro-momentos são uma estratégia para encurtar a jornada do cliente, considerando a alta concorrência de negócios que vendem pela internet.

Para exemplificar mais claramente essa informação, uma pesquisa realizada pela Shopper Store Criteo destacou a evolução do processo de busca do consumidor online. Até 2017, um potencial comprador na hora de procurar por um produto, fazia uma busca no Google ou Amazon.

Já hoje, quase 50% dos consumidores pesquisam diretamente em um site de loja virtual ou são impactados por anúncios na internet ou em redes sociais.

Consequentemente, o comportamento do comprador se transformou e o processo de compra se fragmentou em micro-momentos, ou seja, quando o usuário está mais disposto a conceber suas intenções, preferências e tomadas de decisão.

Ficou interessado? Na sequência, vamos te explicar o que são micro-momentos e como utilizá-los à favor da sua marca. Vamos lá?

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O que são micro-momentos?

Micro-momentos são pequenos instantes da jornada de compra de um cliente, desde a etapa do interesse em saber mais sobre um determinado produto ou serviço, até a finalização da compra.

Geralmente, esses momentos estão relacionados ao uso do celular, já que o dispositivo facilita a exposição do usuário a algo que ele deseja, a partir de anúncios nas redes sociais e em buscas na internet, vendas mobile etc.

Portanto, criar estratégias para vender mais durante os micro-momentos pode ajudar a aumentar a taxa de conversão do seu negócio.

Afinal, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Think with Google, os usuários de smartphones checam mais de 86 vezes por dia os seus telefones: e esse número é somente sobre os brasileiros.

Quais são os tipos de micro-momentos?

Como já sabemos, os micro-momentos são instantes estratégicos que as empresas aproveitam para reforçar a sua marca para potenciais clientes.

Nesse contexto, o Google estabeleceu quatro tipos de micro-momentos. Confira a seguir:

Eu quero saber

A curiosidade é um dos grandes pontos de partida para uma jornada de compra. Com o acesso ao mobile, o cliente ganha autonomia para navegar na internet.

Assim, esta busca pelo saber pode acontecer a partir de diversas maneiras, como por:

  • Propagandas de televisão: 65% dos usuários de smartphones utilizam seus aparelhos para aprenderem mais sobre o que assistiram;
  • Conversas com familiares e amigos sobre determinado serviço;
  • Contato com algum novo produto: como durante um passeio no shopping.

Perceba, então, que se trata de um contato inicial espontâneo para o consumidor.

Eu quero ir

Neste micro-momento ocorre a intenção de chegar a algum lugar. Com a facilidade de se locomover (por mapas digitais, como o Google Maps), hoje o usuário simplesmente pesquisa, escolhe e vai ao encontro do que deseja.

De acordo com o Think with Google, o interesse em buscas pela expressão aberto agora aumentou nos últimos anos, desde para atividades recreativas (como em shoppings, cinemas e restaurantes), até situações de emergência (como farmácias e hospitais).

Para mais, neste mesmo período, as procuras por hoje e esta noite, especificamente relacionadas a passagens e agências de turismo, cresceram mais de 150%. Incrível, não?

Esses resultados compactuam exatamente com a cultura que vivemos: a da velocidade e do imediatismo. Por isso, a importância das marcas geolocalizarem seus ambientes físicos (em redes sociais e anúncios), atraindo assim os consumidores mais próximos a elas.

Eu quero fazer

Quem nunca cozinhou seguindo uma receita que buscou no Google ou no YouTube, não é mesmo? Cerca de 95% dos usuários utilizam seus smartphones para terem ideias enquanto realizam uma tarefa.

Quando surge qualquer dúvida, emergência ou necessidade, nosso primeiro instinto é pesquisar. Seja para consertar uma peça quebrada, aprender um penteado ou entender como um aparelho novo funciona.

À vista disso, para uma marca se tornar referência diante da concorrência, é preciso não só vender, mas ensinar.

Para uma loja de produtos de beleza, por exemplo, dicas de maquiagens diurnas e noturnas no blog corporativo poderão ser os pontos-chave para conduzir o consumidor à conversão.

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Eu quero comprar

Por fim, este é o fragmento da intenção de compra, micro-momento de buscas mais detalhadas. Segundo análises do Google, 80% dos brasileiros procuram por referências online, quando estão em dúvida sobre qual produto adquirir.

Assim, é essencial que as marcas invistam em descrições de produtos e tire fotos de produtos que revelem diversos ângulos dos itens.

Se o e-commerce tem como foco batons hidratantes, por exemplo, uma boa ideia é caracterizá-los como “batons vermelhos para lábios ressecados”.

Indicar para quem tornará os produtos mais atrativos e, por consequência, esta abordagem personalizada certamente terá mais chances de sucesso.

Qual a importância dos micros-momentos para marcas?

Como vimos, os micro-momentos são ótimas oportunidades para influenciar decisões de compra favoráveis à sua marca.

Dessa forma, as empresas que conseguirem entender quais meios de comunicação são utilizados por seu público-alvo e atenderem às suas expectativas, podem se destacar nos resultados das buscas.

Isso tudo colabora para o aumentar as vendas e atrair clientes para a loja virtual.

Como usar os micro-momentos para vender mais?

Se você está procurando como aumentar o faturamento da sua loja virtual, ter um melhor posicionamento nos resultados de busca ou atrair mais clientes, os micro-momentos podem ser excelentes estratégias para atingir esses objetivos.

A seguir, veja como utilizá-los para aumentar vendas:

Conheça o seu público-alvo

Para criar uma estratégia de micro-momentos é fundamental conhecer o comportamento de buscas de potenciais clientes.

Com ferramentas como o Google Search Console, é possível descobrir os termos para as quais a sua loja virtual aparece nos resultados do buscador.

Ao levantar as principais palavras-chaves, analise como elas se encaixam entre os tipos de micro-momentos.

💡Saiba mais: Como rankear no Google?

Invista na produção de conteúdo

Após entender quais são os termos para encontrar a sua loja na internet, otimize os conteúdos do seu negócio para melhorar o seu posicionamento na busca.

Aqui, análise textos de blog, estratégias de e-mail marketing, comunicação nas redes sociais, entre outros. Depois, veja como eles podem ser úteis em cada micro-momento.

Além disso, também é importante avaliar se existe a necessidade de criar outros tipos de materiais, como e-books e planilhas, para dar mais informações aos usuários acerca de um assunto.

💡Saiba mais:

Torne o seu site responsivo

Se o seu site de vendas ainda não tiver um design responsivo, isso é, otimizado para qualquer tipo de tela, é importante investir nesse tipo de melhoria para atingir todos os potenciais clientes durante uma busca.

Por isso, verifique como está a velocidade de carregamento da sua página. Caso esteja devagar, evite utilizar imagens muito pesadas e vídeos com reprodução automática, por exemplo.

Outra dica é usar imagens flexíveis, ou seja, adaptáveis para qualquer tipo de tela. Uma forma de possibilitar esse formato é com a ajuda da ferramenta Adaptive Images, que redimensiona as imagens com base no formato de tela de cada aparelho.

Resumo

Esperamos que, depois de ler este artigo, o conceito de micro-momentos tenha ficado mais claro para você.

Para aproveitá-los, as marcas devem se adequar ao novo movimento da jornada de compra e investir em conteúdos informativos e interativos para alcançarem uma maior conexão com os seus consumidores. Somente dessa maneira, tais contatos poderão se fidelizar.

Antes de ir embora, veja um resumo deste conteúdo:

O que são micro-momentos?

Micro-momentos são pequenos instantes da jornada de compra de um cliente, desde o momento do interesse em saber mais sobre um determinado produto ou serviço, até o momento da finalização da compra.

Quais são os tipos dos micro-momentos?

  • Eu quero saber
  • Eu quero ir
  • Eu quero fazer
  • Eu quero comprar

Como usar os micro-momentos para vender mais?

  • Conheça o seu público-alvo
  • Invista na produção de conteúdo
  • Torne o seu site responsivo

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