Como ativar o Instagram Shopping?

Por: Renata Estevo
Como ativar o Instagram Shopping?

Aqui você encontra:

Se você está sem tempo para ler, sem problemas. A seguir, aperte o play e confira, na íntegra, a versão áudio do conteúdo! 🎧

Criado em 2010, o Instagram segue inovando a cada ano. Em março de 2018, foi a vez de lançar a maior novidade para e-commerces desde a criação do perfil comercial: a funcionalidade Instagram Shopping.

Tal ferramenta tem como principal objetivo facilitar as compras através dessa rede social, que hoje conta com um bilhão de usuários ativos e mais de 25 milhões de contas empresariais. Por isso, hoje vamos conhecê-la um pouco melhor e saber como utilizá-la. Está pronto para começar?

O que é o Instagram Shopping?

O Instagram Shopping é uma funcionalidade da rede social que permite a inclusão de etiquetas com os nomes e preços dos produtos em suas publicações, tanto no feed quanto nos Stories.

Além disso, dentro do próprio Instagram, você terá uma aba com todos os produtos catalogados, conforme na imagem abaixo:

Captura de tela do Instagram Shopping da marca Triton Eyewear

A partir de nove publicações com etiquetas, o perfil ganha uma aba Loja (acima de Mensagem e Contato), exclusiva para este tipo de post. As mercadorias aparecem como os posts do feed, mas, toda vez que o usuário clicar em uma dessas imagens, um botão direcionando-o para seu e-commerce aparecerá.

Dessa forma, a compra de um produto visto por ele no Instagram se torna muito mais fácil. Isso porque essa é mais uma possibilidade de inserção de link nessa rede social, além da bio e dos Stories para contas com mais de 10 mil seguidores.

A essa altura você já deve estar querendo saber como ativar a loja no Instagram, não é mesmo? Então vamos ver!

Como ativar o Instagram Shopping passo a passo?

Para ativar o Instagram Shopping, o processo não é tão simples, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. Então, vamos ao passo a passo para que você possa usar a funcionalidade em sua conta:

1. Confira os pré-requisitos necessários para ativar a loja no Instagram

Para que você consiga usar o Instagram Shopping, é necessário seguir alguns pré-requisitos:

  • Ter uma conta comercial no Instagram;
  • Ter e vincular uma página do Facebook e uma conta de anúncios;
  • Ter um site para linkar aos produtos, de preferência uma loja virtual;
  • Vender produtos (e não serviços);
  • Seguir as políticas do Instagram.

O processo para tornar sua conta do Instagram comercial não é difícil. Com poucos cliques é possível fazer a mudança e você confere as instruções para isso no post abaixo:


Saiba mais...

Além disso, se quiser saber mais sobre a criação de uma loja virtual, preparamos um guia completo para empreendedores:

2. Vincule sua página e conta de anúncios ao Gerenciador de Negócios do Facebook

Depois de garantir que você cumpre os tópicos necessários para ativar o Instagram Shopping, é necessário criar uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook. Isso acontece porque o Facebook é dono do Instagram e seus sistemas estão integrados.

Depois de criada sua conta, você vai precisar vincular sua página no Facebook e sua conta de anúncios ao Gerenciador de Negócios. Caso não tenha nenhuma das duas ainda, será possível criá-las na hora.

3. Suba o catálogo de produtos no Facebook

Agora que sua conta no Gerenciador de Negócios já está atualizada, hora de subir seu catálogo de produtos no Facebook. E pode manter a calma, pois não é necessário carregar os artigos um por um.

Realizar essa etapa em massa, em geral, vai exigir que você tenha o catálogo do seu e-commerce em um arquivo .xml. Todavia, esse passo vai variar de acordo com a plataforma de e-commerce que você utilizar em seu site.

Caso use a Nuvemshop, confira o tutorial sobre como fazer isso (ou assista ao vídeo ao final deste tópico 😉):

4. Cadastre as Compras no Instagram

Após a criação do catálogo de produtos do Facebook, você deve ativar as “Compras no Instagram” dentro do seu gerenciador de anúncios. Esse passo aparecerá na sequência do cadastro do catálogo.

Clique em “Adicionar produtos” e em “Use data feeds”. Isso vai garantir que o catálogo que você acabou de carregar seja o que vai aparecer no Instagram Shopping.

No passo seguinte, configure a moeda para o real brasileiro (BRL) e insira o link do .xml contendo seu catálogo de produtos.

Por fim, configure a frequência com que você deseja que seu catálogo no Shop do Instagram seja atualizado. A recomendação é que você deixe ativada a opção diária. Assim, não precisará se preocupar quando publicar um novo produto em sua loja virtual.

Dica extra: cuidado com os termos nas descrições em seu e-commerce

Um ponto de atenção é garantir que os títulos e descrições dos produtos em sua loja virtual não contenham termos relacionados a conteúdo adulto ou pornográfico. Isso se deve ao fato de que seu catálogo, quando exportado, vem com esses textos sobre as mercadorias.

As políticas do Instagram são pouco permissivas em relação a esse tipo de detalhe. Portanto, se você tem um produto chamado “calcinha sexy”, por exemplo, é possível que, ao ser exportado para o Instagram Shopping, ele seja reprovado ou apareça em seu gerenciador como “Em análise”.

Então, antes de começar o processo, vale a pena avaliar como está o uso de termos dessa natureza em seu e-commerce, ok?

Tudo pronto!

Depois de feito todo esse processo, ainda pode levar um tempo para que o Facebook — dono do Instagram — processe essas configurações. Se você já anuncia nessas redes sociais, provavelmente, o Instagram Shopping será ativado para sua conta mais rapidamente.

Para ter mais detalhes, assista ao vídeo com o passo a passo da nossa editora de conteúdo Renata Estevo:

Por que ativar a loja no Instagram?

Já sabemos que o Instagram é uma mídia essencial para empreendedores que desejam expor sua marca e interagir com potenciais clientes, certo? Contudo, com esta nova função de shopping, as chances de vender pela internet se tornaram ainda maiores.

Com o novo recurso, segundo depoimentos no próprio site do Instagram, muitas marcas conseguiram aumentar o tráfego em 44% e a receita em mais de 8%.

Incrível, não?

Por meio de tags com preços e links dos produtos, os usuários poderão ser redirecionados para uma loja virtual, diminuindo o tempo e facilitando (muito!) o checkout. Ademais, é possível marcar até 5 produtos por foto ou até 20 em carrossel.

Além disso, ter seus produtos no Instagram Shopping permite que influenciadores digitais que trabalhem em parceria com sua loja marquem os produtos que estiverem divulgando em seus posts.

Confira o depoimento da Natália Pereira, criadora da loja Maya Lingerie Materna, que nos contou sobre a sua experiência com o Instagram Shopping:

Gostou?

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você tirar suas dúvidas sobre como ativar o Instagram Shopping em sua conta. Se quiser saber mais a respeito de toda a estratégia por trás das vendas por meio dessa rede social tão querida pelos brasileiros, confira nosso guia completo:

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Agora é só começar a sua campanha de divulgação no Instagram Shopping para receber mais pedidos! Caso ainda não tenha uma loja virtual, mas queira começar a vender pela internet, aproveite o teste de 30 dias gratuitos da Nuvemshop! Você não vai se arrepender 😉

Faça como +60mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Testar 30 dias grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Sabemos que migrar sua loja não é uma decisão simples.

Descubra os benefícios e facilidades que a Nuvemshop oferece exclusivamente para migrações.

Saiba mais sobre a migração