Instagram Shopping: como ativar a loja e vender mais na rede social?

Por: Kawan Lopes

Mulher usando o Instagram Shopping

Instagram Shopping é uma funcionalidade que possibilita às marcas criarem uma loja dentro da própria rede social. Para ativar a loja no Instagram, é preciso ter um perfil comercial, vender produtos (e não serviços) e ter uma loja virtual para linkar as mercadorias.


Criado em 2010, o Instagram segue inovando a cada ano. Em março de 2018, foi a vez de lançar a maior novidade para e-commerces desde a criação do perfil comercial: a funcionalidade Instagram Shopping.

Tal ferramenta tem como principal objetivo facilitar as compras com essa rede social, que hoje conta com um bilhão de usuários ativos e mais de 25 milhões de contas empresariais. Promissora, não é?

Por isso, neste artigo, vamos conhecê-la melhor e aprender como criar uma loja no Instagram para vender pelo aplicativo. Para começar, assista ao vídeo sobre como fazer uma loja no Instagram e aprenda a ativar essa função:

📹 Veja também: Como integrar loja do Instagram na minha Nuvemshop?

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O que é Instagram Shopping?

Instagram Shopping é uma funcionalidade de compras da rede social que permite a inclusão de etiquetas com os nomes e preços de produtos em publicações, tanto no feed quanto nos Stories. É possível marcar até cinco produtos por foto ou 20 em carrossel.

Além disso, dentro do próprio Instagram, é disponibilizada (automaticamente) uma aba com todos os itens catalogados, conforme na imagem abaixo:

Captura de tela do Instagram Shopping da marca Triton Eyewear

A partir de nove publicações com etiquetas, o perfil ganha um botão “Ver loja” (acima de “Mensagem” e “Contato”), exclusiva para este tipo de post.

As mercadorias são exibidas como os posts do feed, mas, toda vez que o usuário clicar em uma dessas imagens, um botão direcionando-o para o e-commerce aparecerá.

Dessa forma, as compras no Instagram se tornam muito mais fáceis. Isso porque essa é mais uma possibilidade de inserção de link nessa rede social, além da bio e dos Stories para contas com mais de 10 mil seguidores.

💡 Saiba mais: O que é e-commerce?

Como funciona o Instagram Shopping?

Se você decidiu vender pelo Instagram, é importante saber que existem diferentes formas de visualizações de produtos, além do modo como os seguidores podem comprar as mercadorias.

Descubra, a seguir, como funciona a loja do Instagram e veja qual é o melhor formato para o seu negócio:

Vendas no feed do Instagram

As fotos das mercadorias são postadas normalmente, com a possibilidade de adicionar etiquetas de produtos nas publicações. Para esse formato, siga as instruções a seguir:

  1. Toque em “Adicionar foto”;
  2. Adicione uma legenda;
  3. Toque em “Marcar produtos”;
  4. Toque na foto;
  5. Pesquise o produto;
  6. Selecione o produto;
  7. Toque em “Concluir”;
  8. Toque em “Compartilhar”.

Ao clicar nas tags com nome e preço do item, o seguidor é direcionado para um ambiente dentro da própria rede social, com mais informações e fotos do produto.

Se você tem um site de vendas, nesta página, também pode ser adicionado um botão de destaque. Quando o cliente clica nesse botão, é encaminhado para o seu e-commerce, para que, então, possa concluir a compra. Caso você não venda pela internet, te explicaremos mais adiante como ativar sua loja do Instagram nessa situação.

Captura de tela mostrando joias sendo vendidas no Feed do Instagram Shopping

Vendas nos Stories

Assim como imagens postadas no feed do Instagram, quem tem a loja da rede social habilitada, pode marcar etiquetas de produtos nos Stories. Para isso, siga o passo a passo a seguir:

  1. Toque em “Adicionar foto”;
  2. Toque na etiqueta “Marcar produtos”;
  3. Toque na foto;
  4. Pesquise o produto;
  5. Selecione o produto;
  6. Toque em “Concluir”;
  7. Toque em “Compartilhar”.

Ao clicar sobre eles, o cliente é direcionado para a página do produto, da mesma forma que acontece com o uso do feed.

Captura de tela mostrando uma loja de roupas vendendo pelos Stories do Instagram Shopping

Vendas por filtros de realidade aumentada

Também é possível aproveitar as compras no Instagram por meio de realidade aumentada. Esse recurso é exclusivo para os Stories e permite que os usuários usem filtros para testar determinado produto.

Caso você tenha uma loja de óculos, por exemplo, as pessoas podem aplicar os filtros com os modelos disponíveis para venda. Essa é uma espécie de provador virtual, que possibilita testar diversos produtos, como chapéu, itens de decoração para ambientes, calçados e até maquiagem, conforme o exemplo:

Captura de tela mostrando ferramenta de realidade aumentada ajudando clientes a experimentar maquiagem no Instagram Shopping

O filtro é uma forma lúdica de simular o uso dos produtos e convencer o usuário a finalizar a compra. Para isso, o recurso precisa ter a tag que leva à página do produto. Dessa forma, a taxa de conversão tende a aumentar, já que as pessoas poderão interagir virtualmente com o item antes de adquiri-lo.

Para quem não tem site

Na página de informações do produto, ao mesmo tempo em que se pode colocar um link direcionando o usuário ao site, é possível incluir um botão de checkout, que permite que a pessoa finalize a compra dentro do Instagram.

Ao optar por essa funcionalidade, você pode configurar os meios de pagamento online da sua preferência (débito, crédito ou boleto bancário) nas configurações da plataforma.

Se você acredita que este seja o momento de investir na expansão do seu negócio por meio de estratégias como essa, conheça o Nuvemshop Next. Essa solução de e-commerce coloca a sua disposição um gerente de conta totalmente dedicado para apoiar o seu crescimento, além de todo um ecossistema de integrações. Saiba mais:

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Como criar uma loja no Instagram?

Para ativar o Instagram Shopping, o processo não é tão simples, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. Então, vamos ao passo a passo de como criar uma loja no Instagram:

1. Vincule sua página e conta de anúncios ao Gerenciador de Negócios do Facebook

Após garantir o cumprimento dos pré-requisitos para criar a loja no Instagram, é necessário criar uma conta no  Gerenciador de Negócios do Facebook. Isso acontece porque o Facebook detém o Instagram e seus sistemas estão integrados.

Depois de criada sua conta, você deve vincular sua página no Facebook e sua conta de anúncios ao Gerenciador de Negócios. Caso não tenha nenhuma das duas ainda, será possível criá-las na hora.

2. Suba os produtos em massa no Facebook

Agora que sua conta no Gerenciador de Negócios já está atualizada, a próxima etapa de como criar loja no Instagram Shopping é subir seu catálogo de produtos no Facebook. E pode manter a calma, já que não é necessário carregar os artigos um por um.

Realizar esta etapa em massa, em geral, vai exigir que você tenha o catálogo do seu e-commerce em um arquivo .xml. Todavia, esse passo vai variar de acordo com a plataforma de e-commerce que você utilizar em seu site.

Se sua loja for Nuvemshop:

  • Vá ao seu painel de administração e clique em “Configurações” (na parte inferior do lado esquerdo);
  • Depois procure por “Códigos Externos” e, em seguida, vá até “Pixel do Facebook”;
  • Clique no link ao lado de “Catálogo de Produtos”;
  • Copie o link que abriu na sua URL e volte ao Gerenciador de Anúncios do Facebook.

No tópico seguinte, você aprenderá onde inserir esse código.

👉 Saiba mais: Como copiar o catálogo de produtos para o Instagram Shopping? (passo a passo acima com imagens)

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3. Cadastre o catálogo para liberar as Compras no Instagram

Após a criação do catálogo de produtos do Facebook, você deve ativar as “Compras no Instagram” dentro do seu Gerenciador de Anúncios para conseguir criar a loja no Instagram assertivamente.

Para tanto, no Gerenciador de Anúncios do Facebook:

  • Clique nos pontinhos que aparecem do lado superior esquerdo e selecione a última opção, denominada “Gerenciador de Comércio”;
  • Em “Catálogos”, clique em “Adicionar Catálogo”, selecione a opção de “Comércio Eletrônico” e avance a tela;
  • Em seguida, clique em “Carregar informações de produto” e confirme em “Criar”. Na sequência, clique em “Ver catálogo”;
  • A tela seguinte vai sugerir a opção “Adicione itens em massa”. Clique em “Adicionar itens”, selecione a opção “Usar o carregamento em massa” (caso não deseje subir item por item), avance e selecione “Feed programado”;
  • Avance novamente e, no campo vazio, insira a URL de catálogo de produtos que você copiou do sistema da sua loja virtual — conforme ensina o tutorial indicado no tópico anterior;
  • Ao clicar em “Avançar”, selecione a frequência com que você deseja que o catálogo seja atualizado. Recomendamos que você configure para atualizar diariamente;
  • Clique em “Avançar” novamente e escolha um nome que ajudará você a encontrar este catálogo mais tarde;
  • Não se esqueça também de mudar a moeda para “BRL – Real Brasileiro”;
  • Selecione “Enviar” e pronto. Catálogo cadastrado!

Depois de feito todo esse processo, ainda pode levar um tempo para que o Facebook — que detém o Instagram — processe essas configurações e você possa criar uma loja no Instagram. Se você já anuncia nessas redes sociais, provavelmente, o Instagram Shopping será ativado para sua conta mais rapidamente.

Quais são os requisitos para ativar uma loja no Instagram?

Para ativar a loja no Instagram, é preciso ter uma página do Instagram comercial — uma versão da conta voltada para empreendedores.

💡 Saiba mais: Guia completo sobre Instagram comercial

Também é necessário ter uma página da sua marca no Facebook e criar uma conta no Gerenciador de Anúncios, um recurso da rede social que vai te ajudar a organizar e gerenciar a sua empresa.

Com essas duas ferramentas habilitadas, você poderá incluir os seus produtos no catálogo do Marktplace do Facebook para utilizá-los na sua loja do Instagram, gerando vendas pelo aplicativo.

Além disso, como o recurso de pagamentos ainda não está disponível pelo Instagram, é importante ter um site para direcionar o cliente ao carrinho de compras, onde ele terá acesso aos meios de pagamento e de envio. O ideal, portanto, é que esse site seja uma loja virtual.

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Com isso, a função da loja no Instagram se resume a atrair atenção dos compradores online para agilizar a conversão.

💡 Saiba mais: Como criar uma loja virtual?

Se você quer descobrir como ativar a sua loja no Instagram, siga com a leitura.

Qual é a importância de criar uma loja no Instagram?

Já sabemos que o Instagram é uma mídia essencial para empreendedores que desejam expor sua marca e interagir com potenciais clientes, certo?

Contudo, com esta nova função, as chances de vender pela internet se tornaram ainda maiores. Isso porque ter seus produtos no Instagram Shopping permite, por exemplo, que influenciadores digitais, que trabalhem em parceria com sua loja, marquem os produtos que estiverem divulgando em seus posts.

Com o novo recurso, segundo depoimentos no próprio site do Instagram, muitas marcas conseguiram aumentar o tráfego em 44% e a receita em mais de 8%. Incrível, não? Esse é um ótimo motivo para ativar sua loja no Instagram!

Dicas para vender mais no Instagram Shopping

Além de saber como criar uma loja no Instagram Shopping, é importante se ater a alguns cuidados que podem fazer a diferença ao divulgar seus produtos na sua conta comercial. A seguir, destacamos os sete principais:

1. Atente-se às descrições dos produtos

O primeiro ponto está em garantir que os títulos e as descrições dos produtos em sua loja virtual não contenham termos relacionados a conteúdo adulto ou pornográfico. Isso se deve ao fato de que seu catálogo, quando exportado (conforme ensinamos anteriormente), vem com esses textos sobre as mercadorias.

As políticas do Instagram são pouco permissivas em relação a esse tipo de detalhe. Se você tem um produto chamado “calcinha sexy”, por exemplo, é possível que, ao ser exportado para o Instagram Shopping, ele seja reprovado ou apareça em seu gerenciador com o status “Em análise”.

Portanto, vale a pena avaliar como está o uso de termos dessa natureza em seu e-commerce.

💡 Saiba mais: Como fazer uma boa descrição de produtos no e-commerce?

2. Humanize sua marca

Antes de criar uma loja, é essencial conhecer as características do seu público-alvo, tais como: idade, gênero, aspirações, hobbies, hábitos de consumo etc. Ao delimitar tais aspectos, será muito mais simples desenvolver o plano de marketing do seu Instagram.

Se você vai vender tênis para mulheres de 20 a 30 anos, por exemplo, é provável que elas se interessem por dicas de como compor looks dos mais variados com esse tipo de sapato. Assim, você poderá aproveitar a deixa e publicar conteúdos relacionados a isso. E o melhor: com os seus próprios produtos marcados no Instagram Shopping.

Além disso, lembre-se de humanizar o seu perfil postando fotos com pessoas reais. Ou seja, com modelos que retratem o seu público-alvo para que, dessa maneira, gere rápida identificação entre ele e a sua marca.

💡 Saiba mais: Como conhecer as necessidades do seu público-alvo?

3. Cuide da estética das publicações

Não se esqueça da identidade visual do seu perfil no Instagram. Afinal, esta rede social tem como principal foco as imagens e os vídeos, por isso a estética é muito importante para fazer um bom marketing no Instagram.

Utilize as cores e os enquadramentos de fotos que você já usa na sua loja virtual. Desse modo, quando o usuário for redirecionado do Instagram Shopping para o seu site, não haverá nenhum tipo de choque ou estranhamento durante a mudança do ambiente online.

💡 Saiba mais: O que é paleta de cores e como criar a da sua marca? [+ lista de sites gratuitos]

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4. Marque o máximo de produtos nas imagens

Com uma loja no Instagram, é possível marcar até cinco produtos em cada post. Sendo assim, utilizar esse recurso facilita na hora do seu público navegar e conhecer um pouco mais do seu negócio.

Se você tem uma marca de artigos esportivos, por exemplo, pode postar um conteúdo sobre a prática de exercícios físicos e marcar várias peças em uma única imagem. Mas lembre-se de indicar apenas os que realmente aparecem na foto, ok?

5. Explore o recurso de Stories

O Instagram Stories é uma excelente ferramenta para mostrar ao seu público um novo produto que chegou na sua loja, ou comunicar promoções especiais.

Uma prática para aumentar a venda com o recurso, que costuma trazer muitos resultados, é o unboxing. Esse tipo de conteúdo se resume a desembalar produtos em um vídeo ao vivo, de modo que o seu cliente possa ter essa experiência de forma virtual.

No YouTube, o Unbox Therapy, um canal de tecnologia, serve como modelo do poder desse tipo de vídeo.

💡 Saiba mais: O que é unboxing experience e como adotar a estratégia em seu e-commerce?

Além disso, é possível criar uma lista de Melhores Amigos (ou Close Friends), e fazer uma comunicação exclusiva a partir do Stories do Instagram com os seus clientes mais fiéis.

Por fim, lembre-se de que, ao utilizar o Stories, você também pode marcar os produtos da sua loja do Instagram quando fizer postagens.

6. Faça lives

Além de utilizar o Instagram Stories para dar visibilidade aos lançamentos dos seus produtos na sua loja no Instagram, você pode aproveitar o recurso para fazer lives de sucesso no Instagram.

A função também chamada de streaming (transmissão ao vivo) pode ser utilizada para entrevistar um influencer do seu nicho para uma promoção relâmpago ou para expor melhor os seus produtos, por exemplo.

💡 Saiba mais: O que é e como funciona o streaming? [guia completo]

7. Utilize hashtags

Por fim, mas não menos importante: utilize hashtags em suas publicações. Essa estratégia é fundamental para que o seu cliente encontre sua loja no Instagram.

Por isso, você precisa usar termos certos para cada publicação de produtos, que ajude os consumidores a encontrarem exatamente aquilo que atendem às suas necessidades. Por exemplo, se você estiver promovendo uma camisa azul, utilize a hashtag #camisazul em conjunto com um termo mais abrangente, como #modamasculina.

Tenha em mente que o Instagram permite até 30 hashtags por publicação, mas esse número pode poluir sua legenda. Portanto, procure usar 5 ou 6 hashtags em cada post.

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Pronto para ativar sua loja no Instagram?

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você tirar suas dúvidas sobre como ativar o Instagram Shopping em sua conta e colocar a sua lojinha no ar.

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Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre como ativar loja no Instagram

Instagram Shopping é uma ferramenta que possibilita a inserção de links e preços dos produtos publicados no Instagram — seja em fotos do feed ou nos Stories. Com ele habilitado, o seu perfil ganha uma aba exclusiva com todos os itens já catalogados.

Para ativar o Instagram Shopping, você precisa:

  • Ter um perfil comercial no Instagram;
  • Ter e vincular uma página do Facebook e uma conta de anúncios;
  • Ter uma loja virtual para linkar aos produtos;
  • Vender produtos (e não serviços);
  • Seguir as políticas do Instagram.
 

Para criar uma loja no Instagram, é necessário:

  • Conferir os pré-requisitos (citados acima);
  • Vincular sua página e conta de anúncios ao Gerenciador do Facebook;
  • Fazer o upload dos produtos no Facebook (com um arquivo .xml);
  • Cadastrar o catálogo para liberar as “Compras no Instagram”.
 

Ao gerar o arquivo .xml, por meio do Pixel do Facebook, as informações dos seus produtos já serão carregadas no catálogo do Instagram Shopping, inclusive os preços — o que torna o processo mais simples e rápido. No entanto, caso queira, a rede social também te permite cadastrar dados manualmente, como nomes, descrições e preços.

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