Como vender pelo WhatsApp: 16 estratégias para 2025

- O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados no mundo. Atualmente, a rede social conta com mais de 147 milhões de usuários apenas no Brasil;
- Nesse cenário, saber como vender pelo WhatsApp é importante, já que 84% das empresas que vendem produtos ou serviços na internet já usam o app para aumentar as vendas;
- Quer otimizar as vendas e poupar tempo na hora de responder aos clientes? Baixe o e-book gratuito com frases prontas de atendimento via WhatsApp.
Você sabe como vender pelo WhatsApp? Se ainda não, fique tranquilo: você acabou de chegar ao lugar certo! Aqui, vamos entregar dicas preciosas de como utilizar o aplicativo mais baixado no Brasil para aumentar as vendas do seu negócio e melhorar o atendimento ao cliente.
Quer saber tudo sobre o assunto? Então, continue a leitura! Ao longo deste conteúdo, vamos conhecer 16 dicas infalíveis para você dar os primeiros passos ou melhorar ainda mais suas vendas pelo aplicativo. Confira, a seguir, como vender mais pelo WhatsApp! 🤳
Por que vender pelo WhatsApp?
Se você ainda não está convencido de que saber como vender pelo WhatsApp pode ser uma boa estratégia, é importante conferir alguns dados relevantes do uso do app no Brasil para que não restem dúvidas da importância de utilizá-lo.
O WhatsApp permite a troca instantânea de mensagens, fotos, vídeos, áudios e pagamentos com facilidade. Isso faz com que, de acordo com a Mobile Time, o aplicativo esteja instalado em 99% dos celulares brasileiros.
A popularidade do WhatsApp também fez com que muitas empresas passassem a enxergá-lo como uma importante ferramenta para o seu público. Tendo isso em vista, foi lançada a versão de conta comercial do app, o WhatsApp Business, com utilidades que facilitam essa aproximação com os clientes.
O sucesso foi tanto que, com apenas um ano de existência, o recurso corporativo alcançou a marca de 5 milhões de usuários. Só no Brasil, ele já é utilizado por 72% dos empreendedores que têm loja virtual, segundo o Sebrae.
Sendo assim, podemos afirmar: a maioria dos públicos está presente no WhatsApp. E, se você quer aumentar as vendas, é importante que também esteja na ferramenta para aproveitar as oportunidades.
Como vender pelo WhatsApp?
A seguir, elaboramos uma lista com os principais passos de como vender mais pelo WhatsApp:
- Use o WhatsApp Business;
- Tenha um número exclusivo para a sua empresa;
- Crie catálogos de produtos;
- Trabalhe com o WhatsApp Web;
- Configure o Nuvem Chat;
- Use a mesma conta do WhatsApp em até quatro celulares;
- Peça autorização para enviar mensagens;
- Prepare ofertas especiais;
- Utilize listas de transmissão;
- Tenha um calendário de conteúdos;
- Aposte em diferentes formatos de mídia;
- Faça uso do status do WhatsApp;
- Cuide da linguagem;
- Defina o WhatsApp como um canal de atendimento;
- Construa sua base de contatos;
- Configure o WhatsApp Payment.
Agora, confira os detalhes de cada estratégia para vender pelo aplicativo:
1. Use o WhatsApp Business
Usar o WhatsApp Business pode ser uma boa solução para quem tem muitos clientes e está com dificuldades para organizar os fluxos de atendimento no aplicativo.
Isso porque o app tem algumas funcionalidades diferentes da versão normal, como as etiquetas para categorizar as conversas. Com elas, é possível filtrar os contatos de acordo com o momento na jornada do cliente, criando tags como “novo cliente”, “novo pedido” ou “pago”, por exemplo.
Além disso, é possível criar respostas rápidas padronizadas que podem ajudar bastante quando você está fora do horário de atendimento ou quando vai demorar um pouco para responder.
Por fim, o WhatsApp Business também oferece recursos exclusivos, como informações na bio do WhatsApp e visualizar a quantidade de mensagens que foram enviadas e entregues aos usuários e quais foram lidas.
Além disso, é possível integrar o aplicativo a outras ferramentas de gestão para potencializar os resultados. O Robbu, por exemplo, permite enviar campanhas em massa, automatizar atendimento com chatbots, facilitar consulta de preços, notificação de compras, envio de notificação de abandono de carrinho e muito mais!
⚙️ Baixe o aplicativo: Robbu
👉 Confira: Como instalar o aplicativo Robbu na minha Nuvemshop?
2. Tenha um número exclusivo para a sua empresa
Outra dica de como vender pelo WhatsApp é pensar no número que você vai usar. Uma boa ideia é separar a conta da sua empresa da sua pessoal por dois motivos.
O primeiro é a segurança, já que esse número de WhatsApp pode estar disponível no seu site e nas redes sociais da sua marca — ou seja, muita gente que você ainda não conhece vai ter acesso ao telefone.
Além disso, ao separar os números, você evita misturar assuntos de trabalho e pessoais. Assim, fica mais fácil dividir melhor seu tempo durante o dia e não cair na tentação de responder aos clientes a todo momento.
💡Saiba mais: Como usar dois WhatsApp no mesmo celular?
3. Crie catálogos de produtos
Outra funcionalidade do WhatsApp Business que merece destaque é a criação do catálogo de produtos. Com este recurso, você pode colocar o nome do produto ou serviço, fotos, uma descrição, o preço e um link de direcionamento para a página de vendas daquele item, por exemplo.
A ferramenta é uma maneira de tornar a venda mais prática e fácil, disponibilizando informações de uma forma acessível para que os consumidores confiram o que o seu negócio tem a oferecer.
Para cadastrar os seus produtos, entre nas configurações da conta e clique em “catálogo”. Em seguida, faça o upload de uma imagem do produto e complete as informações.
Muitos não sabem, mas é possível monitorar a quantidade de carrinhos abandonados por meio de integrações entre o WhatsApp e a plataforma de e-commerce. Quem opta pela Nuvemshop, por exemplo, tem acesso ao aplicativo SAK – WhatsApp 2.0, que permite acompanhar o abandono de carrinhos e emitir relatórios sobre boletos não pagos.
👉 Confira: Como instalar o aplicativo SAK – WhatsApp 2.0?
4. Trabalhe com o WhatsApp Web
Você sabia que é possível utilizar o WhatsApp no PC? Pois bem, com o WhatsApp Web você consegue otimizar ainda mais o atendimento aos clientes.
Para utilizá-lo, basta acessar o site do WhatsApp Web e seguir o passo a passo para escanear o QR Code com a câmera do seu celular.
Também existe a possibilidade de baixar o app do WhatsApp no próprio computador. Assim, além de ficar mais confortável para responder mensagens, sobra mais tempo para se dedicar a outras tarefas rotineiras do seu negócio, como gerir redes sociais, responder e-mails e olhar para as finanças. Bem mais fácil vender pelo WhatsApp assim, não é mesmo?
💡Saiba mais: O que é o Teclado Nuvem e como usar para enviar links de produtos?
5. Configure o Nuvem Chat
O Nuvem Chat é a solução de atendimento da Nuvemshop que usa inteligência artificial avançada direto no WhatsApp. Unindo tecnologia com o toque humano, a proposta é contar com um atendente real, que atua 24 horas por dia e 7 dias por semana a favor do seu negócio.
O melhor é que usar o Nuvem Chat é super simples: a IA é treinada com as informações da sua própria loja, como catálogo de produtos, dados de pedidos e até o tom de voz que você quer transmitir. Tudo para deixar o atendimento com a cara do seu negócio.
📹 Veja também: Como usar o Nuvem Chat?
6. Use a mesma conta do WhatsApp em até quatro celulares
Em uma de suas atualizações, o WhatsApp passou a permitir o uso de uma mesma conta em até quatro celulares ou computadores.
Antes, era necessário ter o aplicativo baixado em um dispositivo móvel e permitir o uso em um computador Windows ou Mac por meio do WhatsApp Web. Agora, é possível usar uma mesma conta em até quatro dispositivos, de modo que o histórico de conversa fique disponível em todos os aparelhos conectados.
Entretanto, esse recurso tem algumas limitações. Caso você precise recuperar informações mais antigas no histórico de mensagens, por exemplo, será necessário recorrer ao aparelho principal. Os demais vão mostrar apenas parte do arquivo.
Cada um dos dispositivos vinculados se conecta ao WhatsApp de maneira independente, garantindo a criptografia de ponta a ponta. Assim, basta que o celular principal fique inativo por um longo período para que os demais se desconectem de forma automática, garantindo a segurança dos dados.
Para adicionar o WhatsApp a um novo dispositivo, basta seguir os passos abaixo:
- No novo aparelho, baixe o aplicativo WhatsApp Messenger ou Business;
- Na tela principal de acesso, no canto superior direito, clique no botão de reticências;
- Selecione a opção “Conectar-se a um aparelho”. Aparecerá um QR code na tela;
- No dispositivo principal, abra o WhatsApp, vá em “Configurações” e depois em “Aparelhos conectados”;
- Aponte a câmera para o QR code exibido na tela do segundo aparelho e pronto!
A grande vantagem de poder usar o WhatsApp em até quatro celulares é que, se algum ficar sem bateria ou internet, você consegue atender seus clientes normalmente usando outro aparelho. Essa é uma ótima saída para quem está entendendo como vender pelo WhatsApp.
💡Saiba mais: Como criar um script de vendas pronto para WhatsApp?
7. Peça autorização para enviar mensagens
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige que empresas peçam autorização dos clientes para guardar seus dados e expliquem de forma clara para que as informações pessoais serão utilizadas.
Por isso, é essencial pedir permissão aos seus clientes antes de mandar qualquer mensagem. Para isso, você pode colocar um checkbox ✅ (ou caixa de verificação, em português) no seu site no momento em que o cliente cadastra o telefone. Desse modo, ele pode concordar em receber mensagens suas via WhatsApp.
Se você for divulgar seu WhatsApp nas redes sociais, use o link da API do WhatsApp para que os usuários tenham um passo de aceite para conversar com você, como na imagem abaixo:
Para criar esse link, basta seguir os passos abaixo:
- Copie e cole o link: https://api.whatsapp.com/send?phone=seunumerodetelefone&text=sua%20mensagem
- Substitua o trecho em que aparece “seunumerodetelefone” pelo número do WhatsApp do seu negócio. O formato aqui é de AABB000000000, em que AA é o DDI (55, se for o Brasil), BB é o código de área (11 para São Paulo, 31 para Belo Horizonte, por exemplo) e o resto é seu número de telefone;
- Em seguida, coloque uma mensagem para aparecer na página aberta pelo link em “sua%20mensagem”. O “%20” representa espaços. Então, por exemplo, se você quer escrever “Seja bem-vindo!”, deve colocar “Seja%20bem-vindo!”
Outra opção é utilizar o Gerador de link WhatsApp da Nuvemshop. Em poucos segundos, você consegue criar um link com o seu número de forma simples e fácil para compartilhar nas suas redes sociais e canais de venda.
Por fim, deixe sempre claro que, se seus clientes não quiserem mais receber mensagens da sua empresa, eles podem se descadastrar da sua lista de contatos. E é importante realmente remover as pessoas que fizeram essa solicitação, ok?
8. Prepare ofertas especiais
Uma boa forma de atrair clientes para o seu WhatsApp — e ainda fidelizá-los — é oferecer benefícios exclusivos para quem compra por esse canal. Entre algumas ideias que você pode oferecer aos seus consumidores especiais do WhatsApp estão descontos, frete grátis e até a oportunidade de saber antes dos lançamentos da sua loja.
A Bloom Brand, por exemplo, usa o marketing de comunidade como um dos grandes pilares das vendas da marca. Com um grupo exclusivo no WhatsApp, as clientes recebem o link dos lançamentos sempre em primeira mão, criando o sentimento de exclusividade.
Se os clientes se sentem especiais e sabem que são priorizados, eles tendem a retribuir a atenção e lembrar da sua loja quando precisam comprar algum produto que você oferece.
🚀 Conheça o case de sucesso: Bloom Brand: da renda extra aos R$ 3 milhões com moda feminina
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9. Utilize listas de transmissão
Seguindo com as nossas dicas de como vender mais pelo WhatsApp, evite criar grupos para mandar ofertas para os seus clientes — a não ser que você tenha uma estratégia de comunidade específica para isso (como a Bloom Brand).
Se a ideia for apenas enviar links de promoções e não manter uma interação ativa no grupo, prefira usar a lista de transmissão. Com o recurso, você pode mandar mensagens individuais para vários contatos de uma só vez, tornando o atendimento mais pessoal com pouco esforço.
O melhor é que você pode criar várias listas e segmentar por perfis de clientes, separando em grupos como:
- Consumidores que estão interessados, mas ainda não compraram da sua marca;
- Clientes que estão com pedidos em andamento;
- Aqueles que já compraram com você, mas estão um pouco sumidos.
Na hora de fazer a segmentação, leve em conta o funil de vendas, ou seja, em que etapa do relacionamento com sua marca cada pessoa está. Assim, você pode ter conteúdos e mensagens estratégicas para cada momento, de modo a tornar seu atendimento ainda mais personalizado.
Não se esqueça de sempre dar aos seus clientes a opção de sair de alguma lista de transmissão e parar de receber ofertas. Se deixar seus clientes confortáveis ao saber que podem parar as mensagens quando quiserem, você evita que eles se cansem e tomem medidas mais extremas — como bloquear seu contato, por exemplo.
💡Saiba mais: Como criar uma comunidade no WhatsApp?
10. Tenha um calendário de conteúdos
Uma estratégia para manter seus clientes engajados com suas ofertas é não enchê-los de notificações. Por isso, ter um calendário de disparo de mensagens para organizar os tipos de conteúdos e a frequência com que você se comunica com cada lista de clientes é fundamental.
O calendário de conteúdos também é um ótimo aliado para controlar o que já foi enviado e não repetir mensagens. Assim, você garante que seus clientes sempre vão receber mensagens novas e relevantes para eles.
Busque também enviar não apenas ofertas, mas também utilizar o WhatsApp como um aliado da sua estratégia de marketing de conteúdo. Dessa forma, você fornece também materiais interessantes e mantém o relacionamento com o público sem cansar sua audiência.
11. Aposte em diferentes formatos de mídia
Outra dica especial de como vender pelo WhatsApp é explorar os formatos disponíveis no app: mande fotos e vídeos mostrando e dando sugestões de como usar seus produtos.
Atente-se apenas à frequência de envio desse tipo de mensagem, já que esses arquivos gastam dados para serem baixados e ocupam espaço de armazenamento no dispositivo dos clientes. Portanto, guarde-os para ocasiões especiais.
Aproveite também os áudios para tirar dúvidas dos clientes de forma mais prática — mas não esqueça de perguntar se eles gostam desse formato e de limitar a duração do áudio. Afinal, são raras as pessoas que gostam de receber mensagens de vários minutos.
Se precisar mandar explicações mais longas, vale a pena perguntar para o cliente se ele consegue marcar uma hora para você ligar e explicar melhor a questão.
💡Saiba mais: Frases para atrair clientes pelo WhatsApp
12. Faça uso do status do WhatsApp
Outra dica é fazer uso também do status do WhatsApp. Essa função se assemelha aos Stories do Instagram e é mais uma forma de levar informações, conteúdos e ofertas aos seus contatos.
A ferramenta é excelente para compartilhar anúncios sem se preocupar em ser invasivo com mensagens diretas, enviadas para suas listas de transmissão, por exemplo.
Os clientes poderão visualizar as publicações por um período de 24 horas e, caso se interessem, terão a oportunidade de iniciar uma conversa com sua marca imediatamente.
💡Saiba mais: Ideias de frases para usar na biografia do WhatsApp
13. Cuide da linguagem
Mesmo que esteja usando o WhatsApp para se comunicar com seus clientes, assim como faz com seus amigos e família, lembre-se de que você não tem a mesma intimidade com essas pessoas.
Claro que você não precisa ser muito formal, mas tente usar uma linguagem mais neutra e leve para se adequar a todos os tipos de clientes. Fique atento também a erros ortográficos e seja sempre educado.
Para não ter erro, confira algumas dicas de mensagens prontas para usar no atendimento via WhatsApp:
📘Confira o e-book: Frases prontas para atendimento ao cliente via WhatsApp
14. Defina o WhatsApp como um canal de atendimento
Que tal utilizar o WhatsApp oficialmente como uma ferramenta de atendimento ao cliente? Divulgue o número da sua empresa no site, nas redes sociais e nas embalagens de produtos para tornar o contato mais próximo com os seus consumidores.
Seja transparente, objetivo e ágil, estando sempre à disposição para tirar todas as dúvidas e deixar os clientes tranquilos e confortáveis.
Se possível, divulgue ao público o horário de atendimento — isso pode ser definido no próprio WhatsApp Business de forma bem prática. Basta acessar as configurações do aplicativo, selecionar a opção de “editar perfil” e preencher as informações de atendimento no campo “recado”.
Por fim, lembre-se de que as pessoas esperam um atendimento praticamente instantâneo quando utilizam o WhatsApp. Então, fique sempre de olho nas mensagens que chegam por esse canal para responder o mais rápido possível. Essa é uma dica fundamental para quem quer aprender como vender pelo WhatsApp!
💡Saiba mais: Como colocar o botão de WhatsApp no site?
15. Construa sua base de contatos
Para conseguir mais números de potenciais clientes, uma dica é oferecer um benefício em troca do contato do seu consumidor. No e-commerce, uma das principais formas de garantir esse contato é oferecer recompensas como cupons de desconto ou frete grátis.
Além disso, divulgar o número da empresa em suas redes sociais e no site é importante para que as pessoas possam entrar em contato com você e alimentar o seu funil de vendas. Afinal, lembre-se de que vender pelo WhatsApp também significa atrair novos clientes.
💡Saiba mais: Como abordar um cliente pelo WhatsApp?
16. Configure o WhatsApp Payments
Por fim, se você já vende online, o WhatsApp Payments pode te ajudar a simplificar o recebimento das vendas feitas por meio do aplicativo.
Isso porque a ferramenta permite transferir valores para entre os contatos e efetuar pagamentos de diversos serviços que sejam vendidos pelo WhatsApp.
Com o WhatsApp Pay, você consegue não só receber pagamentos, mas também pagar fornecedores, parceiros e serviços essenciais de sua loja em poucos cliques.
Para transações feitas por contas pessoais, não há cobrança de taxas e são permitidas até vinte transferências por dia com o valor máximo de mil reais por operação.
💡Saiba mais: Como receber pagamentos online?
Entendido sobre como vender pelo WhatsApp?
Com todas essas dicas de como vender mais pelo WhatsApp, não tem mais desculpa para não abusar do app queridinho dos brasileiros para impulsionar as vendas da sua empresa, não é? Então, aproveite para colocar tudo em prática e aumentar ainda mais o sucesso do seu negócio!
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