Como fazer cotação de frete? Um guia completo

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Pontos principais do artigo:
  • Cotação de frete é o ato de determinar o valor de um produto ou serviço. O objetivo é encontrar o melhor custo-benefício para envio dos produtos;
  • Pesquisar preços em várias transportadoras garante economia e agilidade para sua operação;
  • Lojistas da Nuvemshop contam com o Nuvem Envio, a solução da plataf0rma de e-commerce para cotação e gestão de envios, com tarifas exclusivas e integração com Correios e transportadoras. Se ainda não faz parte, crie sua loja virtual grátis!

Uma lição básica sobre economia é sempre pesquisar o preço antes de comprar. A simples ação de verificar em vários lugares qual o valor cobrado por um produto ou serviço mostra onde estão os preços mais vantajosos. Portanto, se você quer saber como fazer cotação de frete, a lógica é exatamente a mesma!

Isso porque a cotação é o ato de atribuir um preço a um produto ou serviço, isto é, determinar o valor de determinado item à venda. Logo, a simulação de frete é a verificação do preço cobrado pelo transporte de um produto do ponto A ao ponto B.

Sendo assim, para encontrar o melhor custo-benefício no processo de envio de produtos, é importante pesquisar e verificar os preços praticados pelas empresas que prestam esse tipo de serviço.

Esse trabalho, que é a definição da cotação de frete, fica ainda mais fácil com a possibilidade de cotar preços online ou até mesmo por meio de sistemas automatizados que reúnem informações de várias transportadoras em um só local.

Pensado em tudo isso, preparamos este artigo para você entender o que é uma cotação de frete, quais as ferramentas para cotar frete, além de acompanhar o passo a passo para verificar os preços no site dos Correios e nas transportadora. Então, vamos lá?📝

Antes de começar, otimize suas entregas com o Nuvem Envio, a solução de envios da Nuvemshop: calcule fretes em tempo real, com condições exclusivas e sem complicação:

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Agora sim, vamos as dicas?

1. Planeje o transporte

O serviço de transporte de mercadorias têm muitas variáveis que vão interferir no custo do envio, como as próprias características do produto.

Confira, a seguir, as questões que são consideradas na cotação de frete:

Tipo de contratação

O tipo de contratação de frete pode impactar na cotação recebida. Existem três tipos principais:

  • Normal ou direto: serviço contratado diretamente de uma transportadora. É realizada a coleta no endereço do remetente e a entrega na residência do destinatário;
  • Subcontratação: nesse serviço, a empresa de transportes contratada repassa o trabalho a uma terceirizada que fará, de fato, a entrega. A empresa que atua como intermediadora da relação possui maior expertise em logística e facilita a relação do serviço de transporte;
  • Redespacho: nessa modalidade, também está envolvida mais de uma empresa de entregas. Contudo, nesse caso, a segunda contratação é feita apenas para um trecho do caminho de entrega — e não para todo processo, como na subcontratação.

💡 Saiba mais: O que é redespacho de mercadorias?

Dimensões e distância

O custo do frete é influenciado por diversos fatores, como peso, dimensões da embalagem, distância de envio e possíveis taxas adicionais.

Para entender como esse cálculo é feito e como otimizar os custos, vamos detalhar cada um desses aspectos:

Peso real versus peso subado

As transportadoras utilizam dois tipos de peso para calcular o frete. O primeiro é o peso real, que corresponde ao peso físico do produto com a embalagem.

O segundo é o peso cubado, que considera o volume da embalagem e é calculado com a seguinte fórmula:

(Comprimento × Largura × Altura) ÷ Fator de Cubagem

Nos Correios, o fator de cubagem é 6 mil, enquanto em transportadoras privadas pode variar entre 4 mil e 7mil. O peso cobrado sempre será o maior entre o real e o cubado.

Exemplo: um pacote enviado pelos Correios com 40 cm x 30 cm x 20 cm resultaria em um peso cubado de:

(40 × 30 × 20) ÷ 6.000 = 4 kg

Desse modo, se o peso real for 3 kg, o cálculo do frete será baseado em 4 kg, já que é o maior valor entre os dois.

Influência da distância no custo do frete

A distância entre o remetente e o destinatário é um dos principais fatores que determinam o preço do envio. Quanto maior a distância, maior o custo.

Os Correios e transportadoras privadas oferecem tabelas tarifárias que classificam os preços de acordo com faixas de peso e faixas de CEP. Algumas modalidades mais utilizadas são:

  • PAC: mais econômico, mas com prazo de entrega maior;
  • SEDEX: mais rápido, mas com custo mais alto;
  • Transportadoras privadas: como Jadlog, Frenet e outras, com tarifas personalizadas conforme contrato.

Custos adicionais no frete

Além do cálculo com base no peso e na distância, algumas taxas extras podem ser aplicadas no frete, como:

  • Seguro da mercadoria: um percentual sobre o valor declarado do produto. Exemplo: se o seguro for 1% e o item custar R$ 200,00, o custo extra será R$ 2,00.
  • Taxas de manuseio: cobradas por algumas transportadoras em casos de pacotes frágeis ou especiais.
  • Tributos regionais: algumas regiões podem ter tarifas específicas que encarecem o frete.

💡 Saiba mais: Como enviar encomenda por transportadora no e-commerce?

Tributos e taxas

As transportadoras podem instituir taxas próprias com a finalidade de ressarcir algum custo extra que a empresa terá com o frete. Uma dessas cobranças é a Taxa de Dificuldade de Entrega. Ela pode ser cobrada em situações como:

  • Local de difícil acesso ou alto risco;
  • Item que necessita de mais de uma pessoa para ser descarregado;
  • Produto enviado fora do horário comercial e que exigiu hora extra da equipe.

Além disso, é cobrado também o imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre a prestação de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação — o famoso ICMS.

O valor a ser recolhido de ICMS depende do estado de origem e destino da mercadoria, pois os estados cobram alíquotas diferentes dentro do território nacional. Ainda há o Diferencial de alíquota do ICMS (Difal), que procura equilibrar os valores pagos em operações interestaduais.

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💡 Saiba mais: Quais são as opções de frete da Nuvemshop?

2. Avalie a carga

A análise da carga é um passo fundamental para ter sucesso na cotação de frete. Isso porque cada tipo de frete tem suas especificidades. Confira:

Tipo de carga

É preciso analisar o tipo de carga que se deseja conduzir. Em alguns casos, é necessário um veículo específico para transportá-la, como na entrega de alimentos perecíveis e produtos inflamáveis.

Existem também mercadorias de valor, que têm alto risco de furto, além de cargas secas (ex: móveis e alimentos não perecíveis) e cargas perigosas (ex: produtos químicos e explosivos). Para cada um desses produtos, os serviços de entrega podem disponibilizar um atendimento específico — que, consequentemente, terá um valor personalizado.

Além disso, a carga também pode variar entre carga fechada e carga fracionada. Na carga fechada, apenas um tipo de produto é transportado — ainda que sobre espaço no veículo. Um dos motivos mais comuns para essa exigência é o transporte de cargas perigosas.

Já a carga fracionada é aquela em que o espaço é ocupado por itens de diferentes tipos e até mesmo diversas empresas. Nesse caso, a divisão do frete é proporcional ao espaço utilizado, gerando mais economia e reduzindo o tempo de espera no despacho dos produtos.

Tamanho e peso do produto

O tamanho do produto é uma das primeiras preocupações na hora de enviar algum item por uma empresa de transporte. Isso porque o tipo de envio pode variar muito de acordo com as medidas da mercadoria enviada.

Os Correios, por exemplo, têm entre os seus serviços o PAC e o PAC Mini. Essas duas modalidades são versões mais econômicas de envio e têm limitações muito claras de tamanho e peso.

Por essa razão, as calculadoras de frete de todos os serviços solicitam o peso como critério obrigatório para qualquer orçamento.

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3. Realize a cotação de frete

Agora que você já conhece as variáveis que influenciam a cotação do frete, vamos conferir como esse orçamento pode ser feito na prática. Como vimos, esse cálculo é influenciado por muitos critérios.

Para fazer essa análise de forma bastante precisa, muitas transportadoras disponibilizam um site em que o consumidor pode entrar e solicitar a cotação. Em geral, essas ferramentas são chamadas de calculadora de frete dos Correios e podem ser preenchidas por qualquer pessoa.

Nesse sentido, se você vende pela Nuvemshop, consegue calcular quanto você pode economizar no envio dos seus pacotes pelos Correios com o Nuvem Envio, solução de logística da plataforma de e-commerce, para regiões do Brasil. Para isso, use esta ferramenta grátis:

👉Ferramenta grátis: Calculadora de frete dos Correios

Gustavo Galdino, gerente operacional de e-commerce da Femme9, o Nuvem Envio trouxe diversas vantagens para a loja virtual:

"Foi a melhor logística que coloquei dentro do meu e-commerce. Não tenho mais dor de cabeça com transportadora, o suporte é excelente. A coleta e a entrega são super-rápidas. Recomendo!"

Gustavo Claudino
Gustavo Claudino
Gerente operacional de e-commerce da Femme9

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Como fazer a cotação de frete no site dos Correios: passo a passo

Primeiro, vamos conferir o passo a passo para calcular o frete no site dos Correios:

1. Acesse o site de cotação de frete dos Correios

Para começar, acesse a ferramenta de Cálculo de preços e prazos de entrega dos Correios.

2. Preencha as informações do produto

Nessa página, você deverá preencher os campos do formulário com as informações sobre o produto que será despachado (data de envio, CEP de origem e CEP de destino). Para completar os dados com precisão, você deve antes saber como funcionam os diferentes contratos com os Correios e suas modalidades de entrega.

Os principais serviços oferecidos são Carta Simples, Carta Registrada, PAC, Sedex, Sedex 10 e Sedex Hoje. Ao escolher a modalidade, novos itens vão aparecer para serem preenchidos, como condições de embalagem, peso e os serviços agregados, como notificação de entrega e declaração de valor.

Lembrando que, para cada tipo de serviço, é determinado um valor mínimo e máximo de altura para o objeto que será enviado.

3. Verifique o preço final e as cobranças adicionais

Depois de enviadas as informações corretas, será aberta uma nova página com o resultado do cálculo contendo as seguintes informações:

  • Prazo estimado de entrega;
  • Tipo de entrega;
  • Preço do serviço;
  • Preço da embalagem;
  • Preço do serviço de aviso de recebimento (quando selecionado);
  • Preço do serviço de valor declarado (quando selecionado);
  • Cobrança adicional (que poderá variar pelo formato ou peso do produto). Por exemplo, um item cilíndrico com mais de 70 cm gera uma cobrança adicional de R$ 79,00;
  • Valor total do frete.

💡Saiba mais: Como calcular o frete dos Correios?

4. Use o Nuvem Envio

O Nuvem Envio é uma solução de logística desenvolvida pela Nuvemshop para atender às necessidades de frete dos lojistas. Afinal, a etapa de envio das mercadorias até os clientes é fundamental para quem atua com vendas online.

A ferramenta é integrada aos Correios e a múltiplas transportadoras, proporcionando fretes mais baratos e uma rotina de gestão mais otimizada. Para se ter uma ideia, por meio da solução é possível oferecer envios com descontos.

Está pensando em se juntar aos mais de 170 mil empreendedores da Nuvemshop? Então, aproveite para criar uma loja grátis na Nuvemshop e usar o Nuvem Envio para baratear as suas entregas:

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4. Faça a simulação do valor de frete com as transportadoras

Fazer simulação de frete diretamente no site das transportadoras é importante para ter uma base sobre os valores praticados e definir qual opção tem o melhor custo-benefício.

Assim como no portal dos Correios, será preciso preencher as informações do produto e aguardar o resultado do cálculo. Selecionamos alguns sites de transportadoras que oferecem o serviço de cotação de frete.

Confira todas as opções de envios nacionais:

Para envios internacionais, as opções são:

💡 Saiba mais: Soluções de frete para e-commerce

5. Faça a cotação de frete direto em sua loja virtual

A opção mais prática para fazer entregas de loja virtual é, sem dúvida, o gateway de frete. Trata-se de um sistema que funciona como um portal que conecta o comércio online às transportadoras e aos Correios.

Com essa integração, é possível consultar e oferecer aos consumidores dezenas de opções de frete, com prazos e valores variados. Os gateways de frete também colaboram com a gestão estratégica do processo de envio dos produtos, aumentando a satisfação do consumidor.

Como já mencionamos, na Nuvemshop, você pode integrar a sua loja com vários gateways de frete de forma bem simples e sem a necessidade de ter conhecimentos técnicos para isso. Conheça algumas opções:

Nuvem Envio

O Nuvem Envio é o aplicativo da Nuvemshop que veio para otimizar a logística da sua loja virtual. Contando com um sistema integrado diretamente com os Correios, a ferramenta oferece vantagens exclusivas aos lojistas e clientes da plataforma, como valores de frete diferenciados.

Trazendo facilidade e praticidade, o Nuvem Envio simplifica a postagem e monitoramento das encomendas, sem precisar sair do painel administrador da plataforma.

A ferramenta é dividida em duas soluções. A modalidade Nuvem Envio Go funciona por meio do sistema drop-off, no qual o lojista usa a ferramenta para emitir as etiquetas dos produtos e, em seguida, leva os pacotes até os Correios.

Já o Nuvem Envio Collect usa o método door-to-door, no qual o lojista aguarda a coleta de suas encomendas e o transporte para o centro de distribuição.

💡 Saiba mais: Como o Nuvem Envio pode otimizar suas operações de frete?

Melhor Envio

Com o Melhor Envio é possível fazer a cotação de frete de várias transportadoras ao mesmo tempo — e também dos Correios.

O cadastro no sistema é gratuito e são disponibilizados diversos meios de envio e de pagamento. Além disso, o Melhor Envio possui integração com marketplaces, ERPs e plataformas de e-commerce, dentre elas, a Nuvemshop, que tem um aplicativo exclusivo para a sua loja.

👉 Confira: Como instalar o aplicativo Melhor Envio?

Frenet

A Frenet é uma opção muito interessante, pois é possível obter o valor do transporte com a Jadlog, os Correios e diversas outras transportadoras ao mesmo tempo. Assim, fica mais fácil comparar qual é mais vantajoso.

No site da Frenet, é possível criar uma conta gratuitamente e fazer a cotação do frete, além de definir quais meios de entrega serão utilizados. São mais de 300 transportadoras integradas! E claro: você pode cotar os fretes diretamente pela sua loja virtual da Nuvemshop graças ao aplicativo da Frenet.

👉 Confira: Como instalar o aplicativo Frenet?

Mandaê

A Mandaê é um serviço que descomplica a logística do seu negócio. São mais de 30 parceiros logísticos disponíveis para você comparar os preços e encontrar o frete mais vantajoso.

A integração com o aplicativo na Nuvemshop permite que você faça o cálculo dos envios, adicione a nota fiscal dos produtos, imprima etiquetas e conecte a logística aos ERPs (Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Empresarial, em português) disponíveis na plataforma.

👉 Confira: Como instalar o aplicativo Mandaê

Tudo certo sobre como fazer cotação de frete?

Como vimos, a cotação de frete para e-commerce é influenciada por uma série de variáveis, tais como tamanho, dimensão do produto, peso, local de destino, distância etc. Por conta dessa complexidade, as empresas de transporte oferecem serviços automatizados para a realização desse cálculo.

Agora, que tal criar sua loja virtual grátis na Nuvemshop? Você poderá ver na prática como funcionam os gateways de frente! É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como fazer cotação de frete

Cotação é o ato de atribuir um preço a um produto ou serviço, isto é, determinar o valor de determinado item à venda. Logo, a cotação de frete é a verificação do preço cobrado pelo transporte de um produto do ponto A ao ponto B.

Fazer uma cotação de frete significa orçar o valor cobrado pela entrega de um produto. Esse orçamento pode ser feito nos Correios, transportadoras ou por meio de um gateway de frete.

Acesse o site de cálculos de entrega dos Correios, preencha as informações do produto e verifique o preço final e as cobranças adicionais.

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