Ciclo de vida do produto: o que é, como funciona e fases

Conteúdo criado por humano
Equipe analisa o ciclo de vida do produto em uma reunião no escritório.
Pontos principais do artigo:
  • O ciclo de vida do produto é uma estratégia que envolve um conjunto de etapas percorridas por todo produto em seu projeto, desde o desenvolvimento até o momento de retirada do mercado;
  • O conceito foi desenvolvido pelo economista alemão Theodore Levitt e ajuda empresas a otimizarem a sua estratégia de marketing e vendas;
  • Baixe a checklist de lançamento de produto e tenha em mãos um passo a passo detalhado para estruturar seu lançamento da melhor forma possível!

Já parou para pensar que entender o ciclo de vida do produto pode ser um poderoso aliado para o seu negócio? Essa estratégia serve como um mapa da jornada do produto, permitindo que as empresas entendam e se preparem para cada uma das etapas.

O ciclo começa no momento em que uma ideia se transforma em um produto, passando por seu lançamento, crescimento, maturidade e, eventualmente, declínio. Conhecer cada uma dessas fases pode ser a chave para o sucesso da sua empresa.

Então, se deseja saber mais sobre o que é ciclo de vida do produto, suas cinco fases, quais fatores podem influenciar o processo e qual sua importância, é só seguir a leitura do artigo. Vamos lá?

Para lançar um novo produto no mercado é importante ter um planejamento bem definido. Pensando nisso, a Nuvemshop criou a checklist de lançamento de produto com dicas de especialistas para ter sucesso em cada etapa do processo. Aproveite para baixar:

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O que é ciclo de vida do produto?

Ciclo de vida do produto é um conceito criado para descrever as fases pelas quais um produto passa desde seu projeto até a sua retirada de circulação no mercado.

Entender o funcionamento desse ciclo é importante para as empresas planejarem estratégias de marketing e vendas mais adequadas.

Assim, o ciclo de vida do produto serve como uma ferramenta utilizada por muitas empresas para estruturar, acompanhar e analisar o comportamento de um produto em toda a sua jornada.

Sendo assim, esse conceito acompanha as fases do produto desde o momento de criação, passando pelo seu lançamento, analisando o crescimento e maturidade até chegar o momento da sua queda. Podemos relacionar o ciclo de vida do produto com a jornada de compra, já que esta também acompanha o consumidor em todas suas etapas.

O criador do conceito de ciclo de vida do produto foi Theodore Levitt, economista alemão e mestre na Harvard Business School, acreditava que nenhum produto vivia para sempre e buscava afirmar que mais cedo ou mais tarde o ciclo do produto chegaria ao fim.

O termo foi criado após Levitt compreender que as características e o propósito de um produto tendem a sofrer alterações durante o período em que circula no mercado.

Quais são as fases do ciclo de vida do produto?

Agora que sabemos o que é ciclo de vida do produto, é importante entender quais são as cinco fases desse conceito: desenvolvimento, introdução, crescimento, maturidade e declínio.

Cada fase tem características específicas e exige cuidado especial dos times de marketing e vendas. Entenda melhor sobre o funcionamento de cada uma delas:

Fase 1 – Desenvolvimento

A primeira fase do ciclo de vida do produto é o desenvolvimento, essa etapa antecede o lançamento do produto no mercado. Ela envolve a pesquisa, o aprimoramento das características do produto e a escolha da sua finalidade para então iniciar a criação do produto de fato, levando em consideração as necessidades do público-alvo.

Nesta etapa é importante entender que o produto ainda está na fase embrionária, então é essencial realizar brainstorming de ideias com o time a fim de aperfeiçoar o produto, realizar testes e fazer ajustes na proposta de valor, se necessário.

💡Saiba mais: O que é pré-lançamento e como fazer para ter sucesso?

Fase 2 – Introdução

Depois de aprimorar o produto de acordo com feedback do público-alvo, reuniões internas e finalmente produzi-lo, chegou o momento de lançar o produto no mercado.

Durante a introdução, a empresa deve liberar o produto ou serviço para venda e entender como será aceito. Espera-se que nesta etapa as vendas sejam baixas e os custos com campanhas de marketing e produção sejam altos.

Sendo assim, é importante que a empresa invista em marketing para que o produto ganhe popularidade entre o público-alvo. Para isso é possível evidenciar seus benefícios, funcionalidades e oferecer condições especiais para compra.

💡Saiba mais: O que é a Fórmula de Lançamento e como funciona na prática?

Fase 3 – Crescimento

Depois de ter sido introduzido no mercado, o produto chega na fase de crescimento. Aqui, se as campanhas de marketing realizadas anteriormente tiverem sucesso, o produto começa a ganhar aceitação no mercado e as vendas aumentam. Assim, os lucros começam a crescer e os custos de produção tendem a diminuir.

Apesar das vendas estarem indo bem, nesta etapa é fundamental continuar investindo em marketing, expandir a distribuição, melhorar o produto e analisar a concorrência. Ao seguir esses passos, sua empresa aumenta as chances de o produto chegar à fase quatro. Caso contrário, há o risco de ele avançar diretamente para a fase cinco.

Fase 4 – Maturidade

A fase quatro ocorre quando um produto atinge o seu potencial máximo no mercado, ou seja, a maturidade. Nesta etapa, o produto tende a ganhar um público fiel e é importante que as empresas invistam na satisfação desses clientes e os motivem a avaliar seu produto positivamente.

O seu negócio precisa investir em estratégias para manter o produto nesta fase pelo máximo de tempo possível, já que, dessa forma, a companhia tende a conseguir mais lucros, se consolidar e se estabilizar no mercado.

💡Saiba mais: O que é review de produto e como incentivar no seu negócio?

Fase 5 – Declínio

Por fim, a fase cinco do ciclo de vida do produto é o declínio. Nesta etapa, o produto começa a perder relevância no mercado e se tornando saturado e, consequentemente, há uma queda nas vendas e no lucro.

Um produto pode chegar no declínio devido a diversos fatores, como campanhas de marketing mal elaboradas, mudanças na preferência dos consumidores ou chegada de concorrentes com novidades.

Aqui, as empresas podem optar por descontinuar o produto e retirá-lo do mercado gradualmente.

Quais fatores influenciam as fases do ciclo de vida do produto?

Os fatores que influenciam as fases do ciclo de vida do produto são variados e podem ser internos ou externos à empresa. Entre eles temos:

  • Características do mercado de atuação da empresa;
  • Mudanças tecnológicas;
  • Saturação de mercado;
  • Concorrência;
  • Qualidade do produto;
  • Falhas na estratégia de marketing e vendas.

É importante compreender esses fatores para ter sucesso em suas estratégias e prolongar a vida útil do produto.

Quais os benefícios do ciclo de vida do produto?

Realizar a análise do ciclo de vida do produto é importante para ter sucesso na estratégia de qualquer negócio. Uma vez que compreender as fases do ciclo de vida oferece vantagens para otimizar o processo de criação de novos produtos pela sua empresa.

Confira alguns pontos beneficiados pela análise do ciclo de vida do produto:

Com isso em mente, podemos concluir que aplicar o conceito de ciclo de vida do produto facilita o alinhamento entre as equipes para atender as necessidades do mercado em cada fase.

Ciclo de vida do produto e matriz BCG: é a mesma coisa?

A matriz BCG é uma ferramenta de análise estratégica usada por empresas para realizar a análise de desempenho dos produtos e serviços. Organiza os produtos em quatro quadrantes:

imagem da matriz bcg

  • Estrela: atingem bom número de vendas, mas precisam de grande esforço do time de marketing;
  • Vaca leiteira: produtos bem vistos no mercado que geram lucro;
  • Interrogação: mercadorias recém lançadas que ainda não geram lucro;
  • Abacaxi: produtos de baixo desempenho.

Muito utilizada para ajudar empresas a decidirem sobre o nível de participação de um produto no mercado, alcançarem o máximo de vendas de um produto e tirá-lo de circulação e preservar a participação de vendas em um único nicho de mercado.

Com isso podemos entender que o ciclo de venda do produto se refere às fases de vida de um produto, orientando decisões estratégicas de marketing e vendas ao longo do tempo. A matriz BCG tem foco na participação de mercado e crescimento, orientando decisões e estratégias de portfólio.

Ambas ferramentas são complementares e podem ser utilizadas juntas para fornecer uma visão abrangente da sua estratégia de produtos.

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Exemplos práticos de ciclo de vida de produto

A seguir, confira exemplos práticos de como funciona o ciclo de vida de produtos na prática:

DVD Player

  • Introdução: lançado nos anos 90 como inovador (caro e pouco acessível);
  • Crescimento: popularizado nos anos 2000 (queda de preços);
  • Maturidade: saturação do mercado, concorrência alta;
  • Declínio: substituído por streaming e mídias digitais (hoje é obsoleto).

Plataforma de delivery (durante pandemia)

  • Introdução: antes da pandemia eram conhecidas, mas não tão usadas;
  • Crescimento: com o isolamento social, o uso explodiu e vários restaurantes adquiriram as plataformas;
  • Maturidade: após a pandemia, o uso normalizou;
  • Declínio (possível): aplicativos menos populares tiveram queda de uso e abandono.

💡Saiba mais: Como montar um delivery em casa?

iPhone (modelo específico)

  • Introdução: Apple lança um novo modelo com grande expectativa no mercado;
  • Crescimento: alta demanda e picos de faturamento;
  • Maturidade: o produto estabiliza em vendas após alguns meses;
  • Declínio: modelo se torna antigo com o lançamento da nova versão.

Pronto para aplicar o ciclo de vida do produto?

Ao longo deste artigo você entendeu o ciclo de vida do produto como uma ferramenta essencial para otimizar estratégias de marketing e vendas da sua empresa.

Então, lembre-se de acompanhar cada fase do ciclo com atenção para prolongar a vida útil do seu produto e ajustar as abordagens da sua empresa.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre ciclo de vida do produto

Ciclo de vida do produto é um conceito criado para descrever as fases pelas quais um produto passa desde seu projeto até a sua retirada de circulação no mercado. Entender o funcionamento desse ciclo é fundamental para as empresas planejarem estratégias de marketing e vendas mais adequadas.

As cinco fases do ciclo de vida do produto são: desenvolvimento, introdução, crescimento, maturidade e declínio.

Entender as fases do ciclo de vida do produto é importante já que cada fase exige estratégias diferentes de marketing, precificação, inovação e posicionamento.

Sim, com estratégias de reposicionamento, inovação ou mudança de público, alguns produtos conseguem sair do declínio e voltar a crescer. É o que acontece com itens retrô/vintage.

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