25/06/2015

5 conselhos para melhorar seus anúncios no MercadoLivre e conseguir mais vendas

Estratégias para aumentar vendas na internet.

O MercadoLivre é uma grande vitrine para seus produtos, já que todos os dias muitas pessoas utilizam o site para buscar aquilo que necessitam. Isto faz com que, ao mesmo tempo, haja uma grande quantidade de vendedores competindo por destaque.

Portanto, é preciso prestar atenção às suas publicações para que elas recebam mais visitas e tenham maiores possibilidades de efetivar vendas.

1. Escreva bons títulos e descrições

Na segunda aula, quando mostramos como publicar produtos no MercadoLivre em quatro passos, falamos sobre a importância dos títulos e descrições dos anúncios. Agora, vamos a exemplos concretos. Observe o seguinte título:

Exemplo de anuncio MercadoLivre

A única informação do título é “Nokia Lumia 520” e, embora permita que o público tenha uma ideia do produto, ela não é suficiente. O ideal é que o título por si só possa contar exatamente o que é oferecido; desta forma, quando uma pessoa fizer uma busca, não precisará ir até a página do produto para saber se ele é interessante ou não.

Se o título do seu produto é pouco informativo, você corre o risco de que os usuários não visitem sua publicação, ou ainda que a vejam mas se frustrem rapidamente se não for o que estavam procurando.

Neste caso, teria sido melhor se o título mencionasse, por exemplo, que o produto está em perfeito estado e vem com todos os acessórios, qual a operadora de telefone correspondente e também algum dado técnico, como a capacidade de espaço de armazenamento disponível. Poderia ser: “Nokia Lumia 520 Vivo 2gb em perfeito estado, inclui todos os acessórios”.

Algo similar acontece com a descrição: este é o espaço para que você escreva à vontade e informe tudo o que puder sobre o produto com o objetivo de atrair um possível comprador, mas também seja sincero, já que o item pode possuir uma característica em particular (como um detalhe de fábrica ou um defeito de uso) que deve ser incluída. Compare o exemplo anterior com o seguinte:

Exemplo de anúncio MercadoLivre

O nível de detalhes é muito maior, já que não restam dúvidas do que está sendo vendido.

Ao invés de utilizar uma imagem com texto impresso, é aconselhável usar a opção “Apenas texto” no momento de elaborar a publicação, pois isso fará com que a página carregue mais rapidamente e seja melhor visualizada em dispositivos móveis. Quanto mais simples e claro for o texto, melhor.

Evite também copiar o conteúdo de outras publicações, pois isso prejudicará sua conta no site e você poderá ser penalizado.

2. Tire boas fotos dos seus produtos

A primeira coisa que as pessoas que encontrarem seu produto no MercadoLivre verão serão as imagens. Para chamar a atenção e gerar a confiança de que elas necessitam para comprar, é essencial tirar fotos de qualidade.

A seguir, damos alguns conselhos para que as fotos dos seus produtos sejam geniais:

  • Aproveite bem o espaço: certifique-se de que o produto está sendo enquadrado sem cortes e evite incluir outros objetos que atrapalhem a visão;
  • Mantenha a imagem “limpa”: não acrescente bordas, logos ou textos promocionais na foto;
  • Preste atenção à iluminação: utilize fontes de luz branca e um fundo claro. Evite o flash sempre que possível, pois ele gera uma luz muito artificial e reta sobre o produto;
  • Inclua mais de uma foto do mesmo produto: experimente vários ângulos e aproveite para mostrar os detalhes que parecerem interessantes;
  • Utilize fotos grandes: para que os compradores do MercadoLivre possam dar zoom, é aconselhável que as imagens tenham, no mínimo, 800×600 pixels. Se publicar mais de uma foto, assegure-se de que todas possuam o mesmo tamanho;
  • Gerencie seu tempo: é difícil tirar boas fotos se você o faz com pressa ou se esquece de ajustar cada detalhe. Tente se organizar para poder dedicar o tempo necessário a esta tarefa.

Caso não possa investir em equipamentos e comprar uma câmera profissional, aprenda a tirar fotos de qualidade para o seu e-commerce com o celular.

3. Aproveite ao máximo os anúncios de moda

Exemplo de anuncio MercadoLivre

Se estiver publicando produtos de vestuário, especifique as cores, tamanhos e quantidades de cada peça. Assim, os compradores terão mais informações disponíveis (o que te poupará muitas perguntas) e seu estoque estará atualizado a cada compra.

Além disso, procure incluir uma foto por cada variação de cor e descreva as peças o máximo possível, incluindo as medidas, o tipo de textura (se possui alguma estampa, por exemplo) e o material com que foram confeccionadas.

4. Ofereça frete grátis

Entregas gratuitas são um grande incentivo para atrair compradores às suas publicações do MercadoLivre. Ao enviar produtos usando o MercadoEnvios e oferecer frete grátis, eles aparecerão em destaque no site, tendo maior visibilidade e aumentando suas chances de concretizar vendas.

Exemplo de anuncio MercadoLivre

5. Não deixe nenhuma “ponta solta”

Além de tudo o que já dissemos, temos alguns outros conselhos:

  • Responda as perguntas feitas pelos compradores o mais rápido possível e de forma clara; isso permitirá que eles esclareçam suas dúvidas e se decidam sobre a compra mais rapidamente;
  • Se achar interessante, veja como fazer vídeos de qualidade para os produtos da sua loja. Isso gerará mais confiança por parte dos usuários;
  • Qualifique seus negociantes e peça para que eles façam o mesmo. Quanto mais pontos conseguir, melhores serão a sua reputação no site e o posicionamento dos seus anúncios.

Resumo

Ao vender no MercadoLivre, pagar por publicações mais caras não é a única forma de alcançar maior visibilidade entre seus concorrentes. Dedicando tempo e criatividade, é possível fazer com que seus produtos se destaquem e sua presença no site seja mais efetiva.

Vale a pena também criar a sua própria loja virtual para aumentar o alcance da sua marca. A plataforma oferecida pela Nuvem Shop conta com uma integração com o MercadoLivre e permite que você mantenha o seu estoque sincronizado entre os dois canais. Faça um teste grátis por 15 dias e comece a vender pela internet!

[Atualizado em 04/01/2018.]

Data da última atualização: 30/08/2018


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Leandro Sabater

Leandro gosta muito de ler, de música e de futebol. Sempre está pensando no que comer e, no seu ponto de vista, fruta não é uma sobremesa.


    • Rubemar Cavalcante

      Quando for divulga algo, se ponha no lugar do cliente, essa é a dica

      • nuvemshop

        Olá, Rubemar! Como vai?

        Realmente, se colocar no lugar do cliente é o ponto de partida para todas as questões citadas nesse artigo.

        Continue acompanhando o nosso blog para mais novidades sobre redes sociais, marketing e vendas online 🙂

        Até mais!

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