Qual a diferença entre página e perfil no Facebook?
Um perfil no Facebook é para uso pessoal, onde você se conecta com amigos, enquanto uma página é usada por empresas e figuras públicas para se conectar com um público mais amplo e ter acesso a recursos exclusivos, como a ferramenta de anúncios.
O Facebook é a maior rede social do mundo, com quase três bilhões de usuários ativos todos os meses, incluindo pessoas comuns e empresas. E,- para garantir um melhor uso da ferramenta, é importante entender as diferenças entre página e perfil no Facebook.
Se você vende pela internet, por exemplo, o ideal é que você crie uma página ou fanpage na rede social. Agora, se pretende utilizar o Facebook para fins pessoais, o melhor é ter um perfil. Cada uma dessas opções oferecem funcionalidades diferentes e é importante conhecer as suas particularidades antes de criar uma conta na plataforma.
E, se você quer entender melhor as diferenças entre perfil e página e saber qual é a escolha ideal para você, continue a leitura que nós te explicamos. 😉
O que é um perfil no Facebook?
O perfil do Facebook é a versão da plataforma para pessoas físicas, que era seu público principal no início. Funciona como uma “ficha” dentro do Facebook e contém informações pessoais, como: locais de estudo e trabalho, rede de amigos (limitada), dados de contato e uma linha do tempo que permite o compartilhamento de fotos, vídeos e mensagens.
Algumas facilidades adicionais do perfil do Facebook incluem lembretes de aniversários, agenda de eventos, grupos públicos e fechados, um marketplace exclusivo para os usuários, jogos e outras ferramentas de uso pessoal.
💡 Saiba mais: O que é e como funciona o Facebook Developers?
O que é uma página no Facebook?
Já a página a do Facebook é um recurso profissional. Nela, a proposta não é alimentar interesses e compartilhar seu cotidiano com amigos e conhecidos, mas apresentar conteúdo de forma mais comprometida e divulgar empresas e negócios na rede social.
Também conhecida como fanpage, entre seus recursos destacam-se o agendamento de publicações, a possibilidade de adicionar um local físico, múltiplos administradores e, consequentemente, assinatura em nome da marca, e não diretamente do autor.
Para e-commerces, por exemplo, é possível utilizar as ferramentas da página profissional para dar visibilidade aos produtos ou serviços comercializados. Com a ferramenta Facebook Shopping, sua página pode ter uma seção específica para exibir os itens, além de direcionar os visitantes para sua loja virtual em poucos cliques.
💡 Saiba mais:
- Como vender pelo Facebook?
- Passo a passo para criar uma call to action (CTA) no Facebook
Qual a diferença entre perfil e página no Facebook?
Confira, na tabela abaixo, as principais diferenças entre perfil e página no Facebook:
Perfil | Página |
Para uso pessoal | Para uso profissional |
Usuários adicionam como amigo | Usuários curtem |
Quantidade de amigos limitada | Quantidade de curtidas ilimitada |
Administrado por um único usuário | Administrado por múltiplos usuários |
Nível único de administração | Diferentes níveis de administração |
Personalização básica (avatar e capa) | Personalização avançada (CTAs) |
Informações de pessoa física | Informações de pessoa jurídica |
Envio de mensagens individual | Envio de mensagens em massa |
– | Abas especiais |
– | Estatísticas (Facebook Insights) |
– | Plataforma de anúncios (Facebook Ads) |
💡 Saiba mais:
- O que é Facebook Business e como criar uma página comercial?
- Como ativar o botão comprar agora no Facebook?
Minha empresa tem um perfil pessoal, e agora?
Se, por engano, você criou um perfil ao invés de uma página para o seu negócio, basta fazer a troca dentro da sua própria conta.
Esta mudança, além de melhorar a sua presença na rede social, é necessária para poder integrar sua loja virtual com o Facebook, cumprir com os termos e condições da plataforma e manter sua conta profissional em segurança.
Na Nuvemshop, por exemplo, você pode fazer a integração da sua loja virtual com o Facebook de forma nativa e também pelo Pixel do Facebook, uma extensão da rede social que permite que você analise dados sobre anúncios e conversões com mais facilidade.
Depois de fazer essa conexão, você poderá impulsionar suas vendas por meio do e-commerce do Facebook, criar anúncios a partir do seu catálogo de produtos com o Facebook Ads e criar um botão “Comprar agora” na sua página, levando seus clientes diretamente para o seu site de vendas. Assim, os consumidores terão acesso a inúmeros recursos na sua loja virtual, como cupons de desconto, diversas opções de formas de pagamento e promoções exclusivas.
💡 Saiba mais: Como transformar perfil em página no Facebook?
Tudo entendido sobre perfis e páginas no Facebook?
Agora que você já conhece as diferenças entre página e perfil do Facebook, está esperando o que para criar uma conta? Levar o seu negócio para as redes sociais é, sem dúvida, uma grande estratégia para conquistar espaço na internet e aumentar as vendas.
Plataformas como o Facebook e o Instagram, por exemplo, têm se mostrado grandes aliadas do e-commerce. Portanto, não perca tempo e potencialize a visibilidade da sua marca com a ajuda destas ferramentas.
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