LTV: o que é, porque é importante e como calcular o lifetime value do seu negócio

Você sabe quanto vale um cliente da sua loja? Essa pode ser uma pergunta difícil de ser respondida e que traz uma certa dúvida. sendo assim, o lifetime value é uma métrica super importante para a sua empresa, visto que define qual o valor que cada cliente gasta com a sua marca durante o período de compra.
É importante saber que esse é um número que está diretamente ligado com a lucratividade e saúde da organização. Ou seja, se você não cuidar do lifetime value, provavelmente você vai estar prejudicando o seu negócio a longo prazo.
Então, para que você saiba tudo sobre o assunto e entenda quais são as vantagens para a sua empresa, acompanhe a leitura desse conteúdo! 📝
O que é lifetime value?
A métrica lifetime value ou LTV, é aquela que define qual o valor do tempo de vida de um cliente dentro de uma empresa. De modo geral, diz respeito a quanto de dinheiro ele gasta desde o início do contato até o final, no recebimento do item dentro do destino desejado. Por isso, conhecemos o “valor de um consumidor” a partir desse cálculo.
Se você quer saber quanto, em média, seus clientes gastam ao adquirir um produto ou serviço e por quantos meses ele permanece fiel ao seu negócio, esse indicador de negócio é fundamental, pois ele também analisa o número de retenção de clientes. Apesar de ser muito importante conseguir novos consumidores, fidelizar os antigos é essencial.
💡 Saiba mais: Melhores estratégias sobre como fidelizar clientes
Exemplo de Lifetime Value
Imagine que, ao longo de um ano, seu cliente faz três compras e, após um tempo, não retorna mais à sua loja. Basicamente, cada compra teve um valor diferente, sendo a primeira de R$ 15, a segunda de R$ 110 e a última de R$ 120.
Nesse caso, você pode dizer que o lifetime value (ou LTV) dessa pessoa foi de R$ 245,00 que é a soma total dos valores gastos por ela durante todo o período que foi consumidora da sua loja.
Qual é a importância do lifetime value?
Não é preciso de muito estudo para saber que os cuidados com a saúde financeira de uma empresa devem ser frequentes e são um dos pontos que auxiliam em evitar com que ela vá à falência. Por isso, existem alguns pontos que são importantes analisar na estratégia de LTV.
Veja abaixo:
- Definição do orçamento máximo de marketing para economizar com aquisição e focar em fidelização;
- Entender quanto de receita pode ser gerado nos próximos meses baseado no histórico de vendas;
- Encontrar falhas que podem fazer com que seu cliente evite a sua loja e faça a compra em outro lugar;
- É possível encontrar novas oportunidades de aquisição e retenção de clientes.
Você pode cruzar os dados do lifetime value com outros dados relevantes para a sua empresa como o custo de aquisição do cliente (CAC) e assim, vai ficar fácil saber se o valor gasto para adquirir um novo consumidor compensa e é uma estratégia que gera lucro.
Como calcular o lifetime value?
Para calcular o lifetime value dos seus clientes, existe uma fórmula que pode facilitar o processo. No entanto, lembre-se que não é necessário fazer de todos individualmente, é importante saber essa conta para ter uma média. Veja o modelo:
LTV (ticket médio × média de compras por cliente a cada ano) × média de tempo de relacionamento
Quais métricas são importantes para o lifetime value?
O LTV é um indicador que precisa ser analisado com cuidado para ser efetivo, ou seja, compare todos os dados que forem coletados com outras métricas, assim, você entende a real situação da sua empresa e consegue identificar o que precisa ser melhorado. Confira abaixo algumas das métricas mais importantes:
Taxa de abandono
A taxa de abandono ou churn rate é um indicador que mede quantas pessoas cancelaram um produto ou serviço da sua empresa no período de um mês. Sendo assim, quanto maior é esse valor, menos será o seu lifetime value. Se você observar que essa taxa está muito alta, é preciso encontrar jeitos de aumentar a retenção de clientes.
CAC
O custo de aquisição ou CAC é uma das métricas mais importantes para comparar junto com o lifetime value, uma vez que se trata de um indicador que mostra quanto é gasto pela empresa para cada fechamento de venda. Ou seja, é um custo anterior à venda e deve ser sempre menor que o LTV.
Ticket médio
Esse também é um dado importante para o LTV, pois você consegue identificar táticas de como aumentar o valor gasto pelos seus clientes dentro da sua empresa. E o melhor é que nesse caso quando o lifetime aumenta, o ticket médio também.
Como aumentar o LTV do seu negócio?
É importante saber que o foco é fazer com que seus compradores sejam fiéis ao seu e-commerce e fiquem o maior tempo possível adquirindo seus produtos. Por isso, existem algumas ações que podem te ajudar nisso.
Confira:
Invista em marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo pode atrair vários clientes para a sua empresa, pois quem não gosta de ter acesso a boas informações, não é mesmo? Por isso, invista em SEO para blog, que é uma prática de otimização de sites que vai te ajudar a manter a sua marca sempre em primeiro lugar.
💡 Saiba mais: Como criar um blog de sucesso?
Fidelize seus clientes
Esse é um tópico que precisa de esforço e deve estar alinhado com os propósitos e a cultura da empresa, e deve ser levado a sério. Ou seja, além de ter um atendimento de qualidade, para ter a fidelização dos clientes vale investir no pós-venda seja com e-mail marketing, promoções ou descontos.
Implemente o Customer Success
Customer Success significa sucesso do cliente e é definido como todas as estratégias focadas em fazer com que seu cliente saia satisfeito e não tenha problemas nem durante a compra, nem após o uso do produto.
A transformação digital é importante
É preciso ficar atento a todas as novidades do mercado e pensar sempre em inovações que você pode trazer para a sua marca. Por isso, esteja disposto a abrir os horizontes e sempre priorizar a experiência e jornada do cliente, seja com um novo site ou até mesmo ferramentas para complementar o trabalho.
Foque na qualidade do atendimento
Um bom atendimento deve ser feito para todas as pessoas, porém, é importante identificar sempre quais são os seus clientes mais lucrativos e qual o perfil deles. Assim, você consegue colocar mais esforços neles e aumentar a taxa de compra, construindo um relacionamento duradouro e fiel.
Desse modo, se você quer saber mais sobre atendimento ao cliente, te convidamos a ler o nosso e-book gratuito sobre o tema:
Resumo
Essas são as principais dicas e informações sobre lifetime value, por isso, recomendamos que você siga todos os tópicos para ter sucesso e crescer a sua empresa cada vez mais. Por fim, esperamos que o conteúdo tenha sido útil para você, mas, antes de ir, confira um breve resumo sobre o artigo:
O que é lifetime value?
O lifetime value (LTV) é uma métrica usada para fazer o cálculo do faturamento que o cliente gera para a empresa depois que realiza as compras.
Qual é a importância do lifetime value?
O lifetime value é fundamental para garantir mais organização, controle financeiro e para saber se os seus produtos estão agradando o público.
Como calcular o lifetime value?
LTV (ticket médio × média de compras por cliente a cada ano) × média de tempo de relacionamento
Quais métricas são importantes para o lifetime value?
- Taxa de abandono
- CAC
- Ticket médio
Como aumentar o LTV do seu negócio?
- Invista em marketing de conteúdo
- Fidelize seus clientes
- Implemente o Customer Success
- A transformação digital é importante
- Foque na qualidade do atendimento
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