O que é lifetime value e como calcular o dos seus clientes?

Na imagem, vemos uma calculadora e um calendário

Você sabe quanto vale um cliente da sua loja? Essa pode ser uma pergunta difícil e que pode ser solucionado com o cálculo do lifetime value, isso é, uma métrica que define qual o valor que cada consumidor gasta com a sua marca durante o período de compra.

De forma resumida, essa avaliação é importante para evitar prejuízos a longo prazo para a sua empresa, já que está diretamente relacionado com a lucratividade e a saúde da organização.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo e explicamos tudo sobre o lifetime value: o que é, vantagens e como calculá-lo. Então, vamos lá?

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O que é lifetime value?

Lifetime value, ou LTV, é uma métrica que define qual o valor do tempo de vida de um cliente dentro de uma empresa. De modo geral, diz respeito a quanto de dinheiro ele gasta desde o início do contato com uma loja até o recebimento do produto.

Portanto, se você quer saber quanto, em média, seus clientes gastam ao adquirir um produto ou serviço e por quantos meses ele permanece fiel ao seu negócio, esse indicador de negócio é fundamental.

💡 Saiba mais: 7  melhores estratégias sobre como fidelizar clientes.

Por que calcular o lifetime value é importante?

Calcular o lifetime value é essencial para melhores tomadas de decisões nas áreas de gestão e marketing de uma empresa, tais como:

  • Estabelecer o orçamento marketing para economizar com aquisição e focar na fidelização de consumidores;
  • Compreender o quanto de receita pode ser gerado nos próximos meses, baseado no histórico de vendas;
  • Encontrar falhas que podem fazer com que seu cliente desista de consumidor em sua loja e compre de um concorrente;
  • Entre outros.

Além disso, você pode cruzar os dados do lifetime value com outros dados relevantes para a sua empresa, como o Custo de Aquisição do Cliente (CAC). Dessa forma, fica fácil de saber se o valor gasto para adquirir um novo consumidor compensa e é uma estratégia que gera lucro.

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Como calcular o lifetime value?

Para calcular o lifetime value dos seus clientes, existe uma fórmula que pode facilitar o processo. Confira a seguir:

LTV = (ticket médio × média de compras por cliente a cada ano) × média de tempo de relacionamento

Em um exemplo simples, imagine uma plataforma de e-commerce que cobre, em média, R$ 50 de mensalidade de seus clientes. Estes, por sua vez, utilizam os serviços por 7 anos, em média. Quanto cada cliente investe, em média, ao longo de sua relação com a empresa? Vamos a fórmula:

LFV = R$ 50 x 12 mensalidades/ano x 7 anos = R$ 3,000

Ou seja, cada contrato rende, em média, R$ 3 mil à empresa.

Quais métricas são importantes para o lifetime value?

O LTV é um indicador que precisa ser analisado com cuidado para ser efetivo, ou seja, compare todos os dados que forem coletados com outras métricas.

Dessa forma, você entende a real situação da sua empresa e consegue identificar o que precisa ser melhorado. Confira abaixo algumas das métricas mais importantes:

Taxa de abandono

A taxa de abandono, ou churn rate, é um indicador que mede quantas pessoas cancelaram um produto ou serviço da sua empresa no período de um mês.

Sendo assim, quanto maior é esse valor, menos será o seu lifetime value. Se você observar que essa taxa está muito alta, é preciso encontrar jeitos de aumentar a retenção de clientes.

CAC

O custo de aquisição, ou CAC, é uma das métricas mais importantes para comparar junto com o lifetime value, uma vez que se trata de um indicador que mostra quanto é gasto pela empresa para cada fechamento de venda.

Ou seja, é um custo anterior à venda e deve ser sempre menor que o LTV.

Ticket médio

Esse também é um dado importante para o LTV, já que você consegue identificar táticas de como aumentar o valor gasto pelos seus clientes dentro da sua empresa.

E o melhor é que nesse caso quando o lifetime aumenta, o ticket médio também.

💡 Saiba mais: O que é ticket médio e com aumentá-lo em seu negócio?

Como aumentar o LTV do seu negócio?

É importante saber que o foco é fazer com que seus compradores sejam fiéis ao seu e-commerce e fiquem o maior tempo possível adquirindo seus produtos.

Por isso, existem algumas ações que podem te ajudar nisso. Confira:

Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo pode atrair vários clientes para a sua empresa. Afinal, quem não gosta de ter acesso a boas informações, não é mesmo?

Por isso, invista em SEO para blog, que é uma prática de otimização de sites que vai te ajudar a manter a sua marca sempre em primeiro lugar.

💡 Saiba mais: Como criar um blog de sucesso?

Fidelize seus clientes

Esse é um tópico que precisa de esforço e deve estar alinhado com os propósitos e a cultura da empresa.

Ou seja, além de ter um atendimento ao cliente de qualidade, para ter a fidelização dos clientes vale investir no pós-venda, seja com e-mail marketing, promoções ou descontos.

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Implemente o Customer Success

Customer Success significa sucesso do cliente. Essa métrica é definida como todas as estratégias focadas em fazer com que seu cliente saia satisfeito e não tenha problemas nem durante a compra, nem após o uso do produto.

Foque na qualidade do atendimento ao cliente

Um bom atendimento deve ser feito para todas as pessoas, porém, é importante identificar sempre quais são os seus clientes mais lucrativos e qual o perfil deles. Assim, você consegue colocar mais esforços neles e aumentar a taxa de compra, construindo um relacionamento duradouro e fiel.

Desse modo, se você quer saber mais sobre atendimento ao cliente, te convidamos a ler o nosso e-book gratuito sobre o tema:

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Tudo certo sobre o lifetime value?

Essas são as principais dicas e informações sobre lifetime value, por isso, recomendamos que você siga todos os tópicos para ter sucesso e crescer a sua empresa cada vez mais.

Gostou de saber o que é lifetime value e as principais características? Agora, nada melhor do que ter um site de qualidade, com layout incrível e responsivo. Crie uma loja grátis da Nuvemshop e garanta a melhor plataforma para fazer o seu negócio crescer. Esperamos por você! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre lifetime value

Lifetime value, ou LTV, é uma métrica que define qual o valor do tempo de vida de um cliente dentro de uma empresa. De modo geral, diz respeito a quanto de dinheiro ele gasta desde o início do contato com uma loja até o recebimento do produto.

O lifetime value é fundamental para garantir mais organização, controle financeiro e para saber se os seus produtos estão agradando o público.

LTV = (ticket médio × média de compras por cliente a cada ano) × média de tempo de relacionamento.

Invista em marketing de conteúdo e na fidelização dos seus clientes, oferecendo uma experiência de compra excelente. Considere implementar a técnica de Customer Success e invista nos seus canais digitais, sempre dedicando a atenção devida à qualidade do atendimento oferecido.

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