Como funciona a devolução no dropshipping: 6 estratégias para aplicar

imagem de caixa de mercadoria, representado a devolução no dropshipping

Pontos principais do artigo: 

  • Para lidar com a devolução no dropshipping, você precisa ter uma política de devolução eficaz e oferecer um canal de comunicação. Em seguida, tente entender o motivo da devolução da mercadoria, agilize o processo para satisfazer o cliente, forneça o reembolso ou a troca e, por fim, tenha um registro de todos os processos;
  • Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), quando um cliente adquire um produto, ele tem o direito de se arrepender e realizar a devolução em até sete dias, a contar da data do recebimento. A mesma regra vale para a devolução no dropshipping;
  • Se você ainda não vende por dropshipping, ao fazer um teste grátis de 30 dias na Nuvemshop, é possível começar na modalidade a partir de diversas integrações.

Em um primeiro momento, receber solicitações de troca e devolução no dropshipping pode parecer um ponto negativo para o negócio. No entanto, existem algumas estratégias que podem converter essa em uma boa oportunidade para conquistar vendas futuras, como ter uma política de cancelamento clara e eficaz, por exemplo.

Um documento bem estruturado mostra que a sua loja de dropshipping se preocupa com a satisfação do cliente. Isso ajuda a construir confiança entre o comprador e a empresa, uma vez que o consumidor sabe que terá a opção de devolver o produto caso não tenha atendido às suas expectativas.

Então, quer saber como lidar com a devolução no dropshipping? Continue com a leitura deste conteúdo que vamos te explicar tudo sobre o assunto. Vamos lá?

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Como lidar com a devolução no dropshipping?

Segundo a Lei 8.078, conhecida como Código de Defesa do Consumidor (CDC), quando um cliente adquire um produto, ele tem o direito de se arrepender e realizar a devolução em até sete dias, a contar da data do recebimento. A mesma regra vale para a devolução no dropshipping.

A loja, por sua vez, deve estornar o valor pago pelo cliente de forma integral, além de arcar com as despesas logísticas.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você lidar com a devolução de dropshipping em seu e-commerce. Confira a seguir:

1. Tenha uma política de devolução eficaz

Antes de tudo, é preciso ter uma política de troca e devolução bem definida e transparente. Isso inclui estabelecer prazos, condições e processos para cada caso específico.

No caso de produtos de dropshipping, verifique a política de devolução do fornecedor de sua loja virtual. Alguns parceiros podem ter as suas próprias regras para estes casos.

Sabendo disso e com base em suas próprias diretrizes, crie um documento claro e transparente para seus clientes. Depois, lembre-se de divulgar a sua política em uma área visível de seu site, de preferência na sua página inicial.

Dessa forma, o consumidor pode ter acesso às informações sobre a troca de produtos com facilidade, evitando qualquer desconforto que possa acontecer.

Caso você queira criar uma política de devolução de dropshipping de maneira mais rápida e fácil, confira modelos prontos em nossa ferramenta gratuita, o gerador de política de troca. Basta inserir algumas informações sobre a sua loja virtual e clicar em “Gerar texto”. Conheça:

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2. Ofereça um canal de comunicação

Disponibilize uma forma fácil e acessível para que os clientes entrem em contato e informem sobre a devolução do produto de sua loja de dropshipping. Isso pode ser feito por um número de telefone, redes sociais, e-mail, formulário de contato ou chat online.

Em seguida, responda prontamente às perguntas dos compradores e forneça todas as informações necessárias sobre o processo de devolução da mercadoria, como tipo de embalagem, endereço de retorno, método de envio, o código de rastreio, entre outras informações valiosas. Aqui, foque na resolução do problema.

Além disso, lembre-se de ser cordial. Afinal, de acordo com um estudo da Aberdeen, empresas que atendem com qualidade em vários canais retém 89% de seus consumidores, contra 33% daquelas que não oferecem qualidade em seu suporte.

💡Saiba mais: Estratégias de atendimento ao cliente: 20 dicas para colocar em prática

3. Tente entender o motivo da devolução da mercadoria

Ao lidar com uma devolução no dropshipping, tente entender com o cliente o motivo da ação. Isso pode ajudar a identificar problemas recorrentes com produtos ou serviços, permitindo que o negócio melhore a qualidade dos produtos.

Uma dica para isso é criar um formulário de pesquisa e enviá-lo depois do atendimento ao cliente. Mas, para isso, tenha certeza de que as perguntas são atrativas e objetivas.

💡Saiba mais: Como pedir feedback ao cliente?

4. Agilize o processo de devolução

Ao receber um pedido de devolução no dropshipping, agilize o processo de verificação e avaliação. Entre em contato com o fornecedor, verifique o prazo para envio do novo item e deixe o consumidor a par de todas as informações.

Quanto mais rápido o processo for concluído, mais satisfeito o cliente ficará. Dessa forma, compradores satisfeitos tendem a se tornar fiéis à sua marca.

Se você tem uma loja virtual na Nuvemshop, pode usar os aplicativos Aftersale e Troquecommerce para automatizar seu processo de troca e devolução de forma simples e prática. Com essas soluções, não é preciso acionar o SAC da empresa ou se preocupar com envios: tudo acontece de forma automática, inclusive a geração da logística reversa, rastreamento de pedidos e estorno do valor pago pelo cliente.

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5. Forneça o reembolso ou a troca

Após o fornecedor do dropshipping confirmar o recebimento do produto e analisar a sua condição, coordene o reembolso ou a troca com o cliente, conforme a política de devolução do seu negócio.

Certifique-se de cumprir os prazos estabelecidos e acompanhar com o consumidor o processo de devolução.

6. Tenha um registro das devoluções

Mantenha um registro detalhado de todas as devoluções de dropshipping para acompanhar o número, motivos e as resoluções. Isso ajudará a identificar padrões e ter informações valiosas para futuras decisões de negócios.

Procure registrar tudo em uma planilha de Excel, por exemplo. Uma sugestão é registrar as datas das devoluções, tipos de produtos estornados, motivo, prazo de resolução e o nível de satisfação do cliente. Com esses dados, é possível ter um entendimento sobre o macro da situação.

Pronto para lidar com as devoluções da sua loja de dropshipping?

Como vimos, a devolução no dropshipping é um direito do consumidor e toda loja deve estar preparada para fornecer essa opção ao cliente. Esse processo não precisa ser visto como algo negativo, já que é justamente no pós-venda que há grandes chances de fidelizar o seu público.

Além disso, certifique-se de manter uma comunicação clara com o cliente durante todo o processo para fornecer um atendimento de excelência.

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Perguntas frequentes

Para lidar com a devolução no dropshipping, você precisa ter uma política de devolução eficaz e oferecer um canal de comunicação. Em seguida, tente entender o motivo da devolução da mercadoria, agilize o processo para satisfazer o cliente, forneça o reembolso ou a troca e, por fim, tenha um registro de todos os processos.

Segundo a Lei 8.078, conhecida como Código de Defesa do Consumidor (CDC), quando um cliente adquire um produto, ele tem o direito de se arrepender e realizar a devolução em até sete dias, a contar da data do recebimento. A mesma regra vale para a devolução no dropshipping.

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