Como fazer contabilidade para dropshipping no Brasil em 2025

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Pontos principais do artigo:
  • Para seguir a legislação, ao começar com a operação de dropshipping é necessário ter um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica);
  • O processo de contabilidade para dropshipping no Brasil envolve a abertura da empresa, escolha do regime tributário, definição do CNAE, emissão de notas fiscais e apuração de impostos;
  • Com a Nuvemshop você pode vender sem se preocupar com estoque, embalagens ou entregas. Teste a plataforma por 7 dias grátis e abra sua loja de dropshipping ainda hoje!

Você sabe o que é contabilidade para dropshipping? O mercado de dropshipping atingiu US$ 331 bi em 2024 e vai crescer a 22,5 % CAGR até alcançar US$ 2,06 tri até 2033.

Além disso, segundo dados do NuvemCommerce 2025, o e-commerce brasileiro continuou sua trajetória de evolução em 2024, crescendo 16% superando os R$ 200 bilhões de faturamento. Ou seja, esses dados evidenciam o crescimento do e-commerce no Brasil e a consolidação do dropshipping no mercado.

Pensando nisso, neste conteúdo, vamos entender como funciona a contabilidade da sua loja de dropshipping, qual o valor dos impostos e dicas sobre como abrir uma empresa. Preparado? 📝

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O que é dropshipping?

Dropshipping é um modelo de logística em que o lojista não precisa ter os produtos no estoque próprio para realizar as vendas. Funciona da seguinte forma: a compra é feita na loja virtual e o fornecedor fica responsável por embalar e enviar o produto para o cliente.

A grande vantagem é não precisar se preocupar com a gestão logística dos produtos. Além disso, o dropshipping demanda baixo investimento para começar e ainda é possível vender diversos tipos de mercadorias. Neste modelo, o vendedor é responsável pelo atendimento ao cliente, vendas e pelo marketing do negócio.

Se você quer saber mais sobre o assunto, recomendamos a leitura do nosso e-book gratuito sobre dropshipping. Veja:

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Como fazer a contabilidade para dropshipping?

A contabilidade para dropshipping costuma gerar algumas dúvidas. Apesar do lojista não lidar diretamente com o estoque nem com o envio dos produtos, é importante que todas as transações sejam registradas corretamente com atenção a impostos, emissão de notas fiscais e controle financeiro.

1. Abra sua empresa

Para seguir a legislação, ao começar com a operação de dropshipping é necessário ter um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) escolhendo um dos tipos de empresa disponíveis no país, como:

  • Microempresa (ME): faturamento anual permitido é de até R$ 360 mil;
  • Empresário Individual (EI): faturamento anual superior a R$ 60 mil, não há separação entre o patrimônio da pessoa física e da jurídica;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): empreendedor único titular, patrimônio tem separação entre pessoal e empresarial.
  • Sociedade Limitada (LTDA): indicada para dois ou mais sócios.

Lembrando que o Microempreendedor Individual (MEI) não pode ser usado para dropshipping. Isso porque, só pode ter MEI quem se encaixa dentro das profissões regulamentadas pelo programa. Além disso, o faturamento anual de quem faz dropshipping costuma ultrapassar o limite anual de R$ 81 mil do MEI.

Além disso, é importante lembrar que, caso decida operar com o CPF (Cadastro de Pessoa Física), você fica sujeito a alíquotas de imposto de renda que podem chegar a 27,5%, além de até 20% de INSS sobre o lucro, o que se torna inviável à medida que o negócio cresce.

Como pessoa jurídica, com o CNPJ, o percentual de imposto é muito menor, por isso recomendamos que regularize a sua empresa.

💡Saiba mais: Quais são os tipos de contabilidade que existem?

2. Escolha o regime tributário

Para operar é necessário optar por um regime tributário: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, a escolha depende do volume de venda e da margem de lucro. Confira:

Simples Nacional

Ideal para micro e pequenas empresas, oferece sistema simplificado de tributação com alíquotas reduzidas. É indicado para quem tem faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.

Lucro Presumido

Indicado para empresas com faturamento até R$ 78 milhões por ano e que têm uma margem de lucro previsível. A tributação é feita sobre uma base de cálculo presumida (percentual fixo sobre a receita).

Lucro Real

Recomendado para empresas com faturamento acima de R$ 78 milhões ou para aquelas que precisam controlar detalhadamente despesas e receitas para apurar o lucro real. No dropshipping, geralmente não é o regime mais comum devido à complexidade.

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3. Defina o CNAE

O CNAE para dropshipping varia de acordo com o tipo de produto que vai ser comercializado. Se você pretende fazer dropshipping de roupas, deve escolher o CNAE 4781-4/00, por exemplo, que se refere ao comércio varejista de vestuário.

Assim, para definir o CNAE da sua empresa, use o sistema de busca da CONCLA (Comissão Nacional de Classificação) oferecido pelo IBGE: busque pela atividade economia para encontrar o código correspondente.

Antes de continuar, descubra o que os maiores nomes do mercado estão discutindo, planejando e apostando para crescer. Faça parte da nossa newsletter:

4. Emissão de nota fiscal

Mesmo sem a responsabilidade de armazenar e enviar o produto, sua empresa deve emitir nota fiscal para o cliente final, o documento é obrigatório para as vendas realizadas no Brasil.

É importante que o documento indique que o envio é feito por um terceiro (o fornecedor dropshipping) e essa regra vale tanto para fornecedores nacionais quanto internacionais.

💡 Saiba mais: Como emitir nota fiscal no dropshipping e regularizar suas vendas

5. Faça a apuração dos tributos mensais

Outro ponto importante para garantir a contabilidade dropshipping em dia é realizar a apuração mensal dos tributos, essa etapa evita possíveis multas e complicações legais.

Todo mês, é necessário analisar o faturamento da loja e calcular os tributos que devem ser pagos, o que pode variar de acordo com o regime tributário escolhido, os principais são:

  • DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional): no caso de empresas optantes pelo Simples;
  • PIS e COFINS: contribuições sociais sobre a receita;
  • ICMS: imposto estadual sobre circulação de mercadorias;
  • IRPJ e CSLL: impostos federais calculados sobre o lucro da empresa (em regimes como Lucro Presumido ou Lucro Real).

Após o cálculo, o contador deve emitir as guias de recolhimento e fazer os pagamentos em dia para evitar juros e penalidades.

Vale lembrar que para realizar esse processo é necessário contratar um profissional de contabilidade. Nesse momento é importante certificar-se de que ele conheça bem o seu modelo de negócio e entenda a sua operação. Isso evita problemas com a Receita Federal, assegurando que os impostos de dropshipping sejam pagos corretamente.

💡Saiba mais: Impostos de e-commerce: tudo o que você precisa saber

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Quanto vou pagar de impostos no dropshipping?

Como vimos anteriormente, a carga tributária no dropshipping depende se o fornecedor está no Brasil ou no exterior, além do regime tributário escolhido pela empresa. Veja:

Dropshipping nacional

Se você atua com fornecedores nacionais, a sua empresa é responsável pela venda final, o que significa que deve recolher tributos como todo e-commerce. Podem ser eles:

  • DAS no Simples Nacional: alíquota inicial em torno de 6% sobre o faturamento, podendo variar conforme a atividade está enquadrada;
  • ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços): é estadual e incide sobre a venda de produtos. No Simples Nacional, ele está embutido na alíquota do DAS;
  • PIS e COFINS (Lucro Presumido): incidem separadamente sobre o faturamento com alíquotas de 0,65% e 3%, respectivamente;
  • IRPJ e CSLL (Lucro Presumido): pode chegar a 13,33% sobre o lucro presumido.

💡Saiba mais: Vale a pena ter um e-commerce de dropshipping?

Dropshipping internacional

No modelo de dropshipping internacional, o produto é enviado diretamente do exterior para o consumidor final no Brasil. Por isso, a Receita Federal aplica taxas de importação, que devem ser pagas quando a mercadoria chega ao Brasil, antes da entrega ao destinatário.

Taxação para compras de até US$ 50

  • Incidem 20% de imposto de importação federal;
  • Essa regra vale para todas as compras, mesmo de pessoa física para pessoa física;
  • Antes, essas compras pagavam apenas ICMS estadual.

Taxação de compras acima de US$ 50

  • Primeiros US$ 50: taxados em 20%;
  • Valor excedente: taxado em 60%;
  • Ainda há uma taxa fixa de US$ 20, aplicada ao total do imposto.

É importante lembrar que essa regra vale tanto para envios via Correios quanto por transportadoras privadas.

💡Saiba mais: Como funciona e qual o valor do imposto cobrado por produtos importados?

O dropshipping é legal no Brasil?

O dropshipping é plenamente permitido no Brasil, considerado um modelo de negócios legal e legítimo, desde que o lojista cumpra com todas as obrigações fiscais e tributárias do país. Além disso, não há uma regulamentação específica para o dropshipping no Brasil até o momento.

Além disso, para conseguir realizar dropshipping de maneira correta, é necessário integrar sua loja online diretamente com aplicativos que tenham essa funcionalidade. Na Nuvemshop você tem a opção de instalar o Dropi ou o Drop Nacional que permitem realizar o dropshipping com acesso aos melhores fornecedores.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre contabilidade e impostos dropshipping

O processo de contabilidade para dropshipping no Brasil envolve a abertura da empresa, escolha do regime tributário, definição do CNAE, emissão de notas fiscais e apuração de impostos.

Os impostos no dropshipping são calculados com base no lucro da sua loja, ou seja, a soma do valor que recebeu de comissão pelos produtos vendidos.

Sim. Toda venda feita por CNPJ exige a emissão de Nota Fiscal, mesmo que o produto seja enviado por um fornecedor internacional.

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