23 estratégias para otimizar suas campanhas no Google AdWords

Estratégias otimizar campanhas links patrocinados

Você quer virar um grande mestre em anúncios patrocinados do Google? Pois bem, se sua resposta foi sim, você TEM que ler esse artigo até o final, pois a partir de agora traremos 23 dicas extremamente úteis para você otimizar suas campanhas do Google AdWords. Preparado? Vamos lá:

Otimizando palavras-chave

1. Utilize com frequência o relatório de termos de pesquisa para adicionar palavras-chave e palavras-chave negativas às suas campanhas. No vídeo abaixo, aprenda a localizar e gerar um relatório de termos de pesquisa:

2. Pause palavras-chave que geram um gasto elevado e convertem pouco. Se elas gastam muito e pouco convertem, para que mantê-las, afinal?

3. Explore variáveis de palavras-chave que trazem bom resultado. Se uma palavra-chave rende bons números, certamente suas variáveis devem seguir o mesmo caminho.

4. Utilize o Planejador de Palavras-Chave do Google. Através dele você conseguirá saber quantas buscas mensais têm determinadas palavras-chave e a partir daí poderá decidir quais termos melhor se aplicam às suas campanhas. Veja algumas ideias de como usar o Planejador de Palavras-Chave no vídeo abaixo:

Otimizando a campanha

5. Divida os grupos de anúncios em temáticas. Ter diversos grupos de anúncios com poucas palavras-chave em cada deixará sua conta bem mais organizada, além de trazer resultados mais exatos. Entenda melhor como funciona a estrutura de uma conta do Google Ads.

6. Aumente seu orçamento para que seus anúncios continuem aparecendo. Isso deve ser aplicado, sobretudo, quando seus anúncios estiverem de fora da primeira página por falta de investimento.

7. Ative o acompanhamento de conversões para saber quais campanhas, anúncios e palavras-chave trouxeram melhor resultado. Observe o vídeo abaixo e aprenda a configurá-lo:

8. Ative as ad extensions. Saiba mais sobre as ad extensions neste post ou observe o vídeo abaixo:

9. Crie uma campanha com as palavras-chave mais efetivas (que tenham um bom CPA) utilizando correspondência de frase ou exata. Aprenda mais sobre os tipos de correspondência de palavras-chave neste post ou observe o vídeo abaixo:

Otimizando o nível de qualidade

10. Inclua os termos mais buscados no Google nas suas palavras-chave e repita eles no texto do anúncio e também na página de destino. Por exemplo: se uma das suas melhores palavras-chave for “sapatos de couro”, procure repeti-la no texto do anúncio e na página de destino.

11. Crie uma nova campanha caso sua campanha atual esteja registrando resultados ruins.

Otimizando ofertas de CPC máximo

12. Aumente o CPC (Custo por Clique) de palavras-chave com alto índice de qualidade, mas de baixo posicionamento médio. Entenda o que é o índice de qualidade neste post ou assista ao vídeo abaixo:

13. Aumente o CPC de palavras-chave com bom CPA, mas de baixo posicionamento médio. Se determinada palavra tem um bom CPA, mas ainda está com um posicionamento baixo, dar uma elevada no CPC poderá solucionar esse problema.

14. Diminua o CPC de palavras-chave com baixo índice de qualidade e baixa porcentagem de conversões. Essas palavras provavelmente têm pouca relevância para sua campanha.

15. Diminua o CPC de palavras-chave de alto CPA. Se o CPA está alto, faz sentido você tentar gastar um pouco menos ao reduzir um pouco o CPC.

Otimizando anúncios

16. Lembra quando falamos sobre incluir palavras-chave no texto do anúncio? Pois bem, se possível, coloque elas diretamente no título da publicidade.

17. Se possível também, inclua o preço do produto no anúncio. Isso poupará você de cliques desnecessários.

18. Como sabemos, você tem duas linhas de 35 caracteres para descrever seus anúncios. Ao terminar de fazer a primeira linha, encerre ela com um ponto final, pois isso ajudará na estética da publicidade.

19. Disponibilize alguma oferta exclusiva ou desconto especial no anúncio – e lembre-se de incluir o preço daquilo que você está oferecendo!

20. SEMPRE inclua uma call-to-action no seu anúncio. Exemplo: “compre hoje com 20% de desconto”, ou “Inscreva-se agora”.

Otimizando para dispositivos móveis

21. Tenha um site dedicado aos dispositivos móveis; isso ajudará a melhorar o seu índice de qualidade.

22. Uma vez que grande parte das buscas hoje em dia acabam sendo feitas por dispositivos móveis, vale a pena incrementar sua oferta de CPC para eles.

Dica extra

23. Utilize o AdWords Editor para otimizar suas campanhas. Através desta ferramenta, que é gratuita, você poderá fazer várias mudanças de uma vez só nas suas campanhas e terá um maior controle sobre elas. Ele também permite que você mova elementos entre grupos de anúncios e campanhas e trabalhe offline. Use este link para baixar o AdWords Editor.

Resumo

Hoje vimos algumas dicas simples, rápidas e efetivas para você otimizar suas campanhas de links patrocinados. Gostou? Tem algum dúvida ou experiência que gostaria de compartilhar conosco? Comente na caixinha abaixo!

Até a próxima!


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Bruno Fernandes

Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.


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