O que é neuromarketing e como usar esse conceito na empresa?

Na imagem, uma mulher segura uma lâmpada e aponta para a cabeça

Neuromarketing é uma área da ciência que estuda o comportamento do consumidor e busca influenciá-lo a partir do funcionamento cerebral e da psicologia. O termo foi criado pelo professor de marketing Ale Smidts, da Universidade Erasmo de Roterdã, nos Países Baixos. Graças a esses estudos, as empresas podem utilizar conceitos das neurociências para estimular a decisão de compra em seus clientes.


Você já ouviu falar em neuromarketing? Esse é um conceito que utiliza recursos da neurociência com a finalidade de criar estratégias de marketing de sucesso. Basicamente, por meio de ações impulsionadas pelo neuromarketing, é mais provável que os consumidores sintam-se mais atraídos em adquirir um produto ou serviço.

Então, se você tem um negócio digital e quer aumentar o faturamento da sua empresa, entender mais sobre esse tema pode ser muito vantajoso. Por isso, continue a leitura do nosso artigo porque vamos te explicar tudo sobre o assunto! Vamos lá?

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O que é neuromarketing?

Neuromarketing é uma estratégia na qual conteúdos publicitários são projetados para evocar uma reação emocional no cérebro de uma pessoa. Utilizando a técnica, é mais fácil para as marcas entenderem quais são os sentimentos de seus clientes — e o que os leva a fazer uma compra.

De modo geral, o neuromarketing é uma área do marketing que usa pesquisa neurocientífica e comportamento do consumidor para melhorar a eficácia de uma estratégia e, como resultado, aumentar as vendas. Em outras palavras, é onde o marketing encontra a ciência baseada em evidências.

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Quem criou o neuromarketing?

Originalmente, o neuromarketing foi criado pelo professor de Marketing Ale Smidts da Universidade Erasmo de Roterdã, nos Países Baixos. Ele também é diretor do Centro de Estudos Neuroeconômicos da mesma instituição.

No entanto, quem popularizou essa área do conhecimento foi o médico e pesquisados de Harvard Gerald Zaltman. Isso porque ele foi o primeiro a utilizar aparelhos de ressonância magnética para fazer pesquisas de mercado com fins de marketing.

Professor Doutor Ale Smidts, criador do neuromarketing, no Fórum de Neuromarketing 2012 em Amsterdã, Holanda. Fonte: ERIM.

Professor Doutor Ale Smidts, criador do neuromarketing, no Fórum de Neuromarketing 2012 em Amsterdã, Holanda. Fonte: ERIM.

Como o neuromarketing funciona?

O neuromarketing funciona projetando e direcionando mensagens de marketing para ativar algo profundo nas emoções, na consciência das pessoas. Se bem feito, pode criar sentimentos calorosos em seus cérebros e, consequentemente, transformá-los em clientes.

Nesse sentido, o neuromarketing opera por meio do uso de tecnologias que observam a atividade cerebral e a biometria do ser humano, como frequência cardíaca, movimento dos olhos, ressonância magnética do cérebro e codificação facial.

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Qual a importância do neuromarketing para um negócio?

O neuromarketing oferece o caminho mais direto para entender e, portanto, mudar o comportamento de um usuário, que é o objetivo central do marketing.

Sendo assim, concentrando-se no comportamento das pessoas, você pode contornar preconceitos conscientes e identificar reações automáticas que tendem a ser universais em todos os seres humanos.

Resumidamente, a pesquisa neurocientífica ajuda os profissionais de marketing a entender seu público-alvo de uma maneira mais profunda. Como consequência, isso leva a melhores estratégias de marketing e aumento de vendas.

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Quais são as vantagens do neuromarketing?

Agora que você já sabe o que é neuromarketing, vamos entender quais são os benefícios de utilizar essa estratégia no seu negócio. Confira abaixo:

1. Estratégias de marketing mais eficientes

Quando lemos um livro ou assistimos a um filme, sempre há certas partes que nos desencadeiam reações diferentes. Da mesma forma, o neuromarketing oferece às empresas a oportunidade de explorar essas reações com base no conteúdo que fornecem a seus clientes.

Não importa se estamos falando sobre as páginas de conversão do seu site, artigos de blog, postagens nas redes sociais, campanhas de e-mail marketing, imagens ou vídeos.

Todos eles têm gatilhos mentais que podem ajudá-lo a criar melhores conteúdos para o seu público, de forma a agradá-los e os tornarem .

2. Descoberta de respostas inconscientes dos consumidores

Em um dia normal, a maioria de nós passa por uma jornada de emoções. Algumas delas são rápidas e fugazes, outras podem demorar, mas, normalmente, mal as notamos. No entanto, esses sentimentos e emoções podem influenciar nosso comportamento, como o que escolhemos comprar.

Nesse contexto, os métodos de neuromarketing podem ajudar a descobrir os gatilhos para essas respostas emocionais de maneira mais fácil.

3. Otimização da tomada de decisão

Quando você entende o que os consumidores estão pensando, ou ao menos o que eles desejam, é mais fácil tomar decisões baseadas em dados reais. Com isso, você consegue criar um plano de ação mais assertivo, visto que você já sabe qual será a percepção dos consumidores frente a isso.

4. Melhora da experiência do consumidor

O objetivo do neuromarketing é mergulhar a fundo na reação do cérebro do consumidor quando ele está diante de um anúncio de um determinado produto ou serviço. Sendo assim, ao entender os gostos e desejos do comprador, fica mais fácil melhorar a experiência do cliente.

Nesse sentido, é possível criar uma estratégia com base nas preferências do comprador para que ele tenha mais chances de adquirir o item que você está comercializando.

💡 Saiba mais: Aprenda a fazer a personalização da experiência de compra do consumidor

Como utilizar neuromarketing na sua estratégia?

O neuromarketing pode ser muito benéfico nas suas estratégias de vendas. Por isso, vamos aprender como utilizar esse recurso no seu negócio. Veja abaixo:

Use termos simples para incentivar a ação

Se você precisa convencer um cliente a realizar algum tipo de tarefa, você deve descrever essa tarefa de um jeito simples e fácil de ler. Isso porque quanto mais difícil for a ação, a probabilidade de as pessoas tomarem medidas será menor.

Então, quando for utilizar gatilhos mentais a fim de influenciar um consumidor, deixe a informação mais clara possível. Explique o conceito, mostre as vantagens e o incentive a realizar uma ação de maneira facilitada.

Utilize o olhar para direcionar a atenção em imagens

Se você estiver utilizando o neuromarketing para fazer uma arte para rede social, por exemplo, você pode — e deve — escolher uma imagem que desperte a atenção dos consumidores. Nesse caso, use o olhar das pessoas na foto para indicar uma ação.

Resumidamente, as pessoas vão olhar para o elemento em que você destacar no anúncio. Portanto, certifique-se de usar cores chamativas na arte para chamar a atenção do espectador.

Assim, ficará mais fácil para o cliente saber qual ação tomar com base no que a imagem está indicando.

💡 Saiba mais: O que é marketing nas redes sociais e como fazê-lo?

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Ganhe confiança dos clientes por meio da prova social

Ganhar a confiança dos consumidores é fundamental se você quer estabelecer uma relação próxima com eles.

Por isso, utilize recursos de prova social que mostrem que o seu item ou serviço é confiável e que as pessoas terão bons resultados com ele.

Além desse, você pode lançar mão de outros gatilhos mentais que atingem diretamente o cérebro, como o gatilho de urgência, o de escassez e o de autoridade.

Tudo certo sobre o neuromarketing?

Sendo utilizado da maneira correta, o neuromarketing pode trazer muitos benefícios para qualquer estratégia de marketing. Sendo assim, esperamos que o artigo de hoje tenha respondido suas dúvidas sobre o tema.

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Perguntas frequentes

Neuromarketing é um conceito que utiliza recursos da neurociência com a finalidade de criar estratégias de marketing de sucesso.

  1. Estratégias de marketing mais eficientes;
  2. Descoberta de respostas inconscientes dos consumidores;
  3. Otimização da tomada de decisão;
  4. Melhora na experiência do cliente.

  • Utilize termos simples para incentivar a ação;
  • Use o olhar para direcionar a atenção em imagens;
  • Ganhe a confiança dos clientes por meio da prova social.

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